Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BMW acaba com concessionários na Europa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    BMW acaba com concessionários na Europa

    Isto faz algum sentido? Ou será a melhor opção de mercado actualmente?

    BMW acaba com concessionários na Europa

    BMW acaba com concessionários na Europa

    A BMW é um dos mais recentes construtores a alterar a forma de distribuir os seus veículos. Em vez dos concessionários tradicionais, surgem as vendas directas, os agentes e os preços fixos.


    Durante o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, evento nas margens do Lago di Como em que a BMW esteve presente, a marca revelou o que planeia para o futuro, em termos de modelos. Mas foi mais longe, uma vez que Pieter Nota, o director do Grupo BMW (que inclui igualmente a Mini e a Rolls-Royce) para as Vendas e Marketing avançou com mais alguns dados importantes.

    Em causa está o modelo de distribuição dos veículos do grupo alemão, que até hoje dependeu dos concessionários para determinar o preço, gerir os descontos, atender os clientes e vender-lhes o veículo da sua escolha, a que depois garantiriam a assistência. Segundo Nota, o grupo vai optar pela distribuição directa, à semelhança da decisão anunciada pela Mercedes, o que se pode traduzir por preços fixos e vendas online, controladas pelo construtor, com os concessionários a passarem a agentes e os vendedores a especialistas automóvel, não vocacionados para vender, mas sim para servir os clientes, ajudando-os e esclarecendo-os de todos os pormenores sobre os modelos.


    Pieter Nota não especificou exactamente quando irá acontecer a alteração, tendo o Observador contactado a BMW Portugal, de onde recebeu uma informação similar: “o assunto está ainda em discussão e a ser tratado”. De recordar que
    além da Mercedes, também a Audi, o restante Grupo Volkswagen e a Stellantis vão aderir ao agenciamento, em 2022 ou 2023, consoante o caso.

    #2
    Poupam dinheiro.
    Não é assim que a Tesla actua?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Tux Ver Post
      Poupam dinheiro.
      Não é assim que a Tesla actua?
      Pela perspectiva da marca,... sim, talvez! Mas, será que serve perfeitamente os interesses dos clientes? Onde ficará aquela visita ao stand, andar à volta do carro, o "test drive", o negociar o preço,... e, depois, a manutenção, como fica?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
        Pela perspectiva da marca,... sim, talvez! Mas, será que serve perfeitamente os interesses dos clientes? Onde ficará aquela visita ao stand, andar à volta do carro, o "test drive", o negociar o preço,... e, depois, a manutenção, como fica?
        Onde é que leste que isso vai desaparecer?

        Comentário


          #5
          Vão passar a vendê-los nas ''feiras do ar livre'' do hipermercados, ou nos eventos, tipo Nauticampo?







          Fui...

          Comentário


            #6
            Pelos últimos modelos,joint ventures com funerárias?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
              Pela perspectiva da marca,... sim, talvez! Mas, será que serve perfeitamente os interesses dos clientes? Onde ficará aquela visita ao stand, andar à volta do carro, o "test drive", o negociar o preço,... e, depois, a manutenção, como fica?
              A Tesla vende online e consegues fazer test drive etc etc etc
              A verdade é que a maioria dos stands estão ultrapassados com pessoal que pouco percebe e nem sabe o que estão a vender.

              Comentário


                #8
                Recentemente só tenho ido a stands porque numa pesquisa tradicional não aparecem os carros 0km, de serviço, etc..

                E muitas vezes, ou 99%, faço melhores negócios assim do que a procurar semi-novos ou usados que estão a pedir barbaridades por eles.

                Mas agora como agora até já tenho o contacto de alguns vendedores, também envio email diretamente e eles depois apresentam-me o que existe e muitas vezes nem ao stand vou.. logo esta noticia não me choca nada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                  Onde é que leste que isso vai desaparecer?
                  Não li em lado nenhum, mas fiquei com essa dúvida, talvez porque a "loja física" tenderá a desaparecer e o negociar, p.e., os preços de aquisição, retomas terão outras dificuldades de realização online, diria...:

                  ...o grupo vai optar pela distribuição directa, à semelhança da decisão anunciada pela Mercedes, o que se pode traduzir por preços fixos e vendas online...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
                    A Tesla vende online e consegues fazer test drive etc etc etc
                    A verdade é que a maioria dos stands estão ultrapassados com pessoal que pouco percebe e nem sabe o que estão a vender.
                    Originalmente Colocado por Revolution Ver Post
                    Recentemente só tenho ido a stands porque numa pesquisa tradicional não aparecem os carros 0km, de serviço, etc..

                    E muitas vezes, ou 99%, faço melhores negócios assim do que a procurar semi-novos ou usados que estão a pedir barbaridades por eles.

                    Mas agora como agora até já tenho o contacto de alguns vendedores, também envio email diretamente e eles depois apresentam-me o que existe e muitas vezes nem ao stand vou.. logo esta noticia não me choca nada.
                    Vocês vem isto à vossa realidade individual. O mercado não é individual e o cliente particular tem uma expressão reduzida.

                    Eu só lido com frotas e um modelo igual ao da Tesla, no enquadramento corporate e sem contexto multimarca, claramente não funciona.

                    Reduzir o enquadramento a "Ah e tal, os vendedores não fazem falta e cada vez percebem menos do que vendem" é olhar apenas para um tipo de venda que neste momento, globalmente, no mercado nacional, não vale em muitas marcas 10% do que a marca vende.
                    Editado pela última vez por PeugeotSales; 31 May 2022, 17:46.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
                      A Tesla vende online e consegues fazer test drive etc etc etc
                      A verdade é que a maioria dos stands estão ultrapassados com pessoal que pouco percebe e nem sabe o que estão a vender.
                      Concordo. Tenho visto isso mesmo amiúde...

                      A questão é que esta mudança será uma pequena "revolução" para a qual tenho algumas dúvidas sobre se esses mesmos profissionais ultrapassados para o que agora existe não estarão ainda mais depois! Ou será que "vai tudo de vela"?...

                      No caso da Tesla, a marca nasceu desse modo, não sofreu alterações como as que estão em cima da mesa para as outras marcas que operavam num modelo clássico, de muitas décadas e que ía funcionando! Vamos ver como corre um sistema onde é o construtor (que não terá contacto com o cliente final) é quem fará a gestão de todos os fluxos de vendas! Não sou contra a evolução, estou é curioso para ver como esta se opera!

                      Comentário


                        #12
                        Só me choca terem levado tantos anos para verem o óbvio. A malta dos stands só lá está para vender créditos, mais nada, a vasta maioria percebe zero do assunto.... e num mundo em que nem há carros para vender....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                          Só me choca terem levado tantos anos para verem o óbvio. A malta dos stands só lá está para vender créditos, mais nada, a vasta maioria percebe zero do assunto.... e num mundo em que nem há carros para vender....
                          Também querem dar assistência milionária.

                          Comentário


                            #14
                            Considerando que (provavelmente) nunca irei poder ter um BMW novo, é notícia que resvala na carapaça da minha indiferença

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                              Só me choca terem levado tantos anos para verem o óbvio. A malta dos stands só lá está para vender créditos, mais nada, a vasta maioria percebe zero do assunto.... e num mundo em que nem há carros para vender....
                              Bom para o ex primeiro.
                              O Sócrates conseguirá certamente vender aquilo que nem sequer existe.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                Considerando que (provavelmente) nunca irei poder ter um BMW novo, é notícia que resvala na carapaça da minha indiferença


                                O problema (...) é que esta parece ser uma tendência geral...

                                Comentário


                                  #17
                                  Basicamente querem mais margem como é óbvio.

                                  Interessante será perceber a atitude dos concessionários.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post


                                    O problema (...) é que esta parece ser uma tendência geral...
                                    Mas é um problema porquê?

                                    Imagina que gastas milhões a desenvolver um produto, outros tantos a publicitar o produto, e depois vês uma força de vendas inconsistente que faz um péssimo trabalho a representar a marca?

                                    Não faria mais sentido controlares o processo de ponta a ponta? Se queres um produto premium e uma experiência premium, não podes deixar a parte mais importante do processo (o cliente) nas mãos de "sapateiros"...

                                    Comentário


                                      #19
                                      acabam-se os descontos e as margens do retalho

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                        acabam-se os descontos e as margens do retalho
                                        Tal como o visionário Musk faz. O preço é este e ponto final.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tudo bem, comprasse online então deixam de existir retomas?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                            acabam-se os descontos e as margens do retalho
                                            E sinceramente, óptimo!

                                            O último carro pelo qual andei em negociações este ano, por acaso um Bmw, foram quase 3 semanas de troca de emails e telefonemas para chegar a um preço completamente diferente do inicial.

                                            Chegado ao fim do processo estava farto do processo, das desculpas do vendedor e até referi que deviam de fazer como a Tesla, um preço fixo e está feito, tinha-nos poupado aos dois imenso tempo.

                                            Há uns anos até gostava destas negociações e tentava sempre levar ao limite a coisa, mas hoje em dia já não tenho paciência para estes jogos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BmwE90 Ver Post
                                              E sinceramente, óptimo!

                                              O último carro pelo qual andei em negociações este ano, por acaso um Bmw, foram quase 3 semanas de troca de emails e telefonemas para chegar a um preço completamente diferente do inicial.

                                              Chegado ao fim do processo estava farto do processo, das desculpas do vendedor e até referi que deviam de fazer como a Tesla, um preço fixo e está feito, tinha-nos poupado aos dois imenso tempo.

                                              Há uns anos até gostava destas negociações e tentava sempre levar ao limite a coisa, mas hoje em dia já não tenho paciência para estes jogos.
                                              Igual aqui, fiquei com raiva à marca por causa do stand bmw onde comprei o carro, bando de vigaristas mentirosos. Um comercial arruinou a experiência para a marca.

                                              Nos últimos meses tenho andado a tentar marcar um test drive a um modelo, ligam, marcamos, cancelam, ligam, marcamos, cancelam, ligam, marcamos, cancelam... Aí pela 4a ou 5a vez disse-lhes para esquecerem, perdi o interesse. Era um Mini elétrico. Cada vez que recebem um, está logo vendido, num sistema de "quase" real time distribution a comercial só lá está a empatar e a chatear os clientes...

                                              Comentário


                                                #24
                                                BMW acaba com concessionários na Europa

                                                Originalmente Colocado por BmwE90 Ver Post
                                                E sinceramente, óptimo!

                                                O último carro pelo qual andei em negociações este ano, por acaso um Bmw, foram quase 3 semanas de troca de emails e telefonemas para chegar a um preço completamente diferente do inicial.

                                                Chegado ao fim do processo estava farto do processo, das desculpas do vendedor e até referi que deviam de fazer como a Tesla, um preço fixo e está feito, tinha-nos poupado aos dois imenso tempo.

                                                Há uns anos até gostava destas negociações e tentava sempre levar ao limite a coisa, mas hoje em dia já não tenho paciência para estes jogos.
                                                Mais um sem paciência para isso deste lado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Simples e transparente. Preços fixos para toda a gente ou quando muito, se colocar um NIF de empresa ter algum desconto de frota.
                                                  Um bom configurador e não é preciso vendedores para nada.
                                                  Mas julgo que vão manter (e concordo) instalações com viaturas em exposição e consultores para clarificar duvidas, fazer teste-drive, etc.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Deixam só aqueles tipos que explicam o produto.

                                                    Com os elétricos a assistência pós venda também vai ter menos complexidade

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                      Igual aqui, fiquei com raiva à marca por causa do stand bmw onde comprei o carro, bando de vigaristas mentirosos. Um comercial arruinou a experiência para a marca.

                                                      Nos últimos meses tenho andado a tentar marcar um test drive a um modelo, ligam, marcamos, cancelam, ligam, marcamos, cancelam, ligam, marcamos, cancelam... Aí pela 4a ou 5a vez disse-lhes para esquecerem, perdi o interesse. Era um Mini elétrico. Cada vez que recebem um, está logo vendido, num sistema de "quase" real time distribution a comercial só lá está a empatar e a chatear os clientes...
                                                      Isso foi deus que te guiou no caminho certo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                        Tudo bem, comprasse online então deixam de existir retomas?
                                                        A Tesla faz retomas, mas pelo que tenho lido os valores são baixos, está a aparecer serviços para venda de carros usados com o https://www.compramososeucarro.pt, no futuro poderá passar por aqui a solução.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mais um passo no sentido de deixarmos de ter lojas abertas ao publico.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                                            A Tesla faz retomas, mas pelo que tenho lido os valores são baixos, está a aparecer serviços para venda de carros usados com o https://www.compramososeucarro.pt, no futuro poderá passar por aqui a solução.
                                                            Se for como a webuyanycar por estes lados ou a carmax, bem que podes esperar por valores extremamente baixos para o habitual do mercado.

                                                            Haverá como há sempre, quem, por uma questao de ser mais rápido e prático, os acabe por vender a essas empresas que depois os leiloam, mas geralmente creio que será mais no sentido de vender usado enquanto particular até que o valor do mesmo seja próximo de "zero" e já mais valha a pena mandar para a sucata.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X