Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Amizades depois dos entas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Amizades depois dos entas

    Porque será com olho com nostalgia para a facilidade com que na minha adolescência, construía amizades que, julgava eu, iriam perdurar para a vida toda?
    Para onde foram os melhores Amigos, aqueles a quem confidenciávamos os nossos sonhos, segredos e temores mais íntimos?

    Porque é tão difícil, se não impossível, fazer Amigos depois dos 30, 40, 50? O que nos aconteceu que nos tornou desconfiados e no dia a dia a erguermos escudos sempre que conhecemos alguém…? Ou serei apenas eu?

    Hoje deu-me esta neura. Um funcionário da escola onde andei na adolescência faleceu e isso fez-me pensar em como era um Senhor impecável que falava com o meu pequeno grupo de Amigos como se fosse um Pai. Uma coisa levou à outra e dei por mim triste por mais um bocadinho da minha história que se desfaz. Na inevitabilidade da Vida e como tudo é tão efémero...

    #2
    Sempre estive rodeado de imensa gente e no centro da organização de encontros e eventos. De há uns anos para cá deixei de o fazer e hoje dou por mim sozinho com grande frequência... Isso deixa-me doente!

    Comentário


      #3
      A maioria das pessoas nessas idades já estão casadas. E por ser casado alguns não gostam nem de sair com amizades. Só saem com esposa ou marido. Reposta simples

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por kortese Ver Post
        Sempre estive rodeado de imensa gente e no centro da organização de encontros e eventos. De há uns anos para cá deixei de o fazer e hoje dou por mim sozinho com grande frequência... Isso deixa-me doente!


        Comentário


          #5
          Quando adolescente sente-se aquela necessidade de ter amigos. Mais tarde sente-se mais a necessidade de ter um(a) bom(a) companheiro(a) de vida.

          Comentário


            #6
            É frequente eu sonhar que estou em festas da terriola ou outros eventos com muita gente que eu até conheço do dia a dia, mas todos esses sonhos têm uma coisa em comum: eu estou sempre sozinho.

            E não deixa de ser verdade, conheço muita gente, trabalho com muita gente, mas no final sou muito solitário.

            Comentário


              #7
              Eu ainda conservo um verdadeiro amigo, de resto o pessoal foi cada um para a sua casa construir a família.
              Mas sinto falta de ir aos cafés com eles.

              Comentário


                #8
                A aniquilação dos amigos pela família é muito mais pronunciada por cá.

                E começa logo em fases precoces do namoro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                  A aniquilação dos amigos pela família é muito mais pronunciada por cá.

                  E começa logo em fases precoces do namoro.
                  Tão verdade...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Quando adolescente sente-se aquela necessidade de ter amigos. Mais tarde sente-se mais a necessidade de ter um(a) bom(a) companheiro(a) de vida.
                    Quer dizer que para ti tanto dava o/a
                    [emoji4][emoji1]

                    Enviado do meu 5048Y_EEA através do Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Tão verdade...
                      When a man loves a woman
                      Can't keep his mind on nothing else
                      He'd change the world
                      For the good thing he's found
                      If she's bad, he can't see it
                      She can do no wrong
                      Turn his back on his best friend
                      If he put her down
                      Um dos comentários:

                      "Beatiful portrayal of the situation when a man is truly in love with a woman, total devotion brings so much pain and makes you alter your life to accomodate her, even if it means dropping good friends, I am in this current state, and she is bringing me misery, and I am turning my back on my best friends, DAMN GOOD SONG..."

                      Song facts "When a man loves a woman"

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                        Porque será com olho com nostalgia para a facilidade com que na minha adolescência, construía amizades que, julgava eu, iriam perdurar para a vida toda?
                        Para onde foram os melhores Amigos, aqueles a quem confidenciávamos os nossos sonhos, segredos e temores mais íntimos?

                        Porque é tão difícil, se não impossível, fazer Amigos depois dos 30, 40, 50? O que nos aconteceu que nos tornou desconfiados e no dia a dia a erguermos escudos sempre que conhecemos alguém…? Ou serei apenas eu?

                        Hoje deu-me esta neura. Um funcionário da escola onde andei na adolescência faleceu e isso fez-me pensar em como era um Senhor impecável que falava com o meu pequeno grupo de Amigos como se fosse um Pai. Uma coisa levou à outra e dei por mim triste por mais um bocadinho da minha história que se desfaz. Na inevitabilidade da Vida e como tudo é tão efémero...
                        Foi a sociedade que se alterou. Somos mais individualistas e temos menos tempo livre.

                        Na rua onde os meus pais moravam os vizinhos juntavam-se todos para ver as misses, o festival da canção e para piqueniques no 25 da Abril e 1.º de Maio.

                        Agora eu com os meus vizinhos é bom dia e chega.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                          A aniquilação dos amigos pela família é muito mais pronunciada por cá.

                          E começa logo em fases precoces do namoro.
                          Tão verdades, algumas pessoas se enviarem mensagem já sabia que era porque ficaram solteiras.

                          É normal ser mais dificil fazer amizades em adulto, normalmente os nosso amigos são ou de infância, ou de universidade, ou de um hobby qualquer, pessoas quão as quais passamos muito tempo juntos, crescemos, evoluímos, e aprendemos a confiar uns nos outros. Em adultos, na maioria das situações, as pessoas já não estão para isso, à terça não dá que joga o benfica, à quinta é o jantar de familia, no sababo vai passear não sei onde, não é a combinar coisas quando não se tem mais nada que fazer que se cria amizades, que é o que acontece na maioria dos adultos.

                          Comentário


                            #14
                            A vida das pessoas muda, alguns mudaram de zona outros até de país mais que uma vez como foi o meu caso, no entanto continuo a ter bons amigos que já vêm dos tempos em que era mais novo com quem mantenho contacto regular.

                            O amigo que conheço há mais anos e com quem continuo a manter contacto conheci teria eu uns 17 anos.

                            Comentário


                              #15
                              É uma questão essencialmente do nosso cérebro enquanto crianças adolescentes. Somos mais ingénuos com tudo o que de bom e mau isso trás.

                              Com a idade passamos a ver a coisa em perspetiva e pensamos mais, coisa que em tenra idade te passa ao lado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                Foi a sociedade que se alterou. Somos mais individualistas e temos menos tempo livre.

                                Na rua onde os meus pais moravam os vizinhos juntavam-se todos para ver as misses, o festival da canção e para piqueniques no 25 da Abril e 1.º de Maio.

                                Agora eu com os meus vizinhos é bom dia e chega.
                                É correlacionado com o GDP per capita

                                Comentário


                                  #17
                                  Em puto era mais ingénuo e tinha tempo livre.

                                  Hoje sou mais cínico e estou carregado de obrigações.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                    A vida das pessoas muda, alguns mudaram de zona outros até de país mais que uma vez como foi o meu caso, no entanto continuo a ter bons amigos que já vêm dos tempos em que era mais novo com quem mantenho contacto regular.

                                    O amigo que conheço há mais anos e com quem continuo a manter contacto conheci teria eu uns 17 anos.
                                    Temos de ser mais unidos [emoji847]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Como foi dito o namoro começa logo por afastar os amigos! Pois juntar dois amigos para beber umas cervejas e rir um bocado deixa de ser comum! Nos encontros, as namoradas por vezes depois a maioria das vezes começam a estar presentes e as conversas tornam se diferentes menos 'de mano para mano"!

                                      De qualquer maneira a vida é um livro muito giro! E aqueles amigos d longa data sao os com quem partilhamos as diferentes fases!
                                      No meu caso fiquei longe de muitos dos meus amigos e os grupos de whatsup são uma mais valia para ir falando diáriamente!


                                      Enviado do meu SM-N975F através do Tapatalk

                                      Comentário


                                        #20
                                        Fazer amizades nos dias de hoje?
                                        Difícil, diria quase impossível.
                                        É uma sociedade de consumo imediato e muito narcisista.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu acho que podemos fazer amizades em qualquer fase da vida, o importante é ter coisas em comum e os esforços serem de ambas as partes, mesmo havendo trabalho e familia.
                                          Ao longo da minha vida fui fazendo vários amigos, alguns estão mais presentes do que outros, mas faço sempre questão de manter contacto através do whatsapp e de outras redes sociais.

                                          Tenho um grupo de whatsapp, com 7 amigos que conheci durante os anos últimos anos de secundário, há mais 20 de anos e apesar de estarmos todos longe uns dos outros, falamos e trocamos fotos e videos de gajas quase que diariamente
                                          Editado pela última vez por MrEr; 10 June 2022, 02:16.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Quando adolescente sente-se aquela necessidade de ter amigos. Mais tarde sente-se mais a necessidade de ter um(a) bom(a) companheiro(a) de vida.
                                            Why not both?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                              A vida das pessoas muda, alguns mudaram de zona outros até de país mais que uma vez como foi o meu caso, no entanto continuo a ter bons amigos que já vêm dos tempos em que era mais novo com quem mantenho contacto regular.

                                              O amigo que conheço há mais anos e com quem continuo a manter contacto conheci teria eu uns 17 anos.
                                              Aqui na Escócia o pessoal é porreiro mas é muito difícil arranjares uma amizade “verdadeira”… quase sempre os amigos mais próximos são de outros países. Mas, entre os nativos, não interessa se és casado, com filhos etc, que eles andam sempre em actividades com os amigos de infância/universidade (copos, concertos, outdoor, etc)

                                              Felizmente mantive sempre o contacto com os amigos de Portugal, ainda no mês passado esteve comigo um grande grande amigo dos Açores, conhecemos-nos desde os 6 anos… Foi uma semana do tipo “dois putos Açorianos” no meio da Escócia

                                              Comentário


                                                #24
                                                Chega a uma altura em que não fazes amigos, simplesmente conheces e convives com os pais dos amigos dos teus filhos...

                                                Vale os grandes amigos de infância e alguns da universidade, que apesar da distância física, e depois deste período de afastamento geral, estou a tentar reatar os convívios periódicos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                                  Temos de ser mais unidos [emoji847]
                                                  Às vezes a vida não nos permite isso, não quer dizer que não estejamos lá.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Eluland Ver Post
                                                    Aqui na Escócia o pessoal é porreiro mas é muito difícil arranjares uma amizade “verdadeira”… quase sempre os amigos mais próximos são de outros países. Mas, entre os nativos, não interessa se és casado, com filhos etc, que eles andam sempre em actividades com os amigos de infância/universidade (copos, concertos, outdoor, etc)

                                                    Felizmente mantive sempre o contacto com os amigos de Portugal, ainda no mês passado esteve comigo um grande grande amigo dos Açores, conhecemos-nos desde os 6 anos… Foi uma semana do tipo “dois putos Açorianos” no meio da Escócia
                                                    A comunidade aquí é relativamente pequena mas há demasiada inveja e intrigas, pelo que a maioria fica logo de pé atrás.

                                                    Tenho o que considero um pequeno grupo de tugas que cá vivem e que os considero amigos, mas todos concordamos que a malta geralmente anda sempre a falar nas costas uns dos outros, especialmente se aparentares ter uma vida melhor que a deles.
                                                    Já cá vivo há uma carrada de anos, longe vão os tempos em que havia meia dúzia de tugas (os amigos que falo são desse tempo) e a malta até se ajudava.

                                                    Posso estar ser injusto mas é essa a opinião.

                                                    Cá, como dizes tenho mais amigos escoceses e de outros países que portugueses.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu tenho um grupo de amigos que ficou da universidade e com os quais estou com alguma regularidade.

                                                      Temos feito alguns eventos juntos e tentamos fazer, pelo menos uma vez por ano (interrompido pela pandemia) um picnic com as famílias completas, que são sempre uma festa, pois já nos conhecemos todos há muitos anos.

                                                      Tenho outro grupo de amigos, que ficou do secundário, mas que como estão na Madeira, raramente estou com eles, mas quando lá vou, normalmente encontramo-nos para jantar.

                                                      Aqui em Aveiro, os meus amigos são os amigos da minha esposa, basicamente

                                                      O facto de ter um jipe fez-me conhecer imensa gente, mas amigos mesmo, também são poucos.

                                                      Mas sim, é complicado. Ainda esta semana falei com dois amigos aqui de Aveiro sobre a possibilidade de irmos ver o Top Gun a Coimbra (não há cinemas em Aveiro, de momento) e um tem os filhos em casa no fim de semana e o outro ia ver o programa familiar...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Convivo o qb com pessoas, mas nao tenho amigos, sou introvertido gosto de estar só na minha companhia preferencialmente num local agradável em contacto direto com natureza.. Tenho por habito dizer que meu amigo é o dinheiro esse sim não se nega a nada, o resto é moralismo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não é preciso chegar aos entas para se ter crise de amigos. Eu cheguei aos intas e já estou nessa fase a algum tempo. Também amplificado pelo factor de casar/juntar/namorar cedo, e constituir família.

                                                          Sempre fui muito social, na escola tinha muitos "amigos" mas tinha especialmente 2 que andávamos sempre os 3. Éramos conhecidos como os 3 da vida airada. Fazíamos tudo juntos. Depois o mais velho arranjou namorada no seu país de origem (Canadá) e desmigrou para lá para ir ter com ela, orientou a sua vida com ela lá e nunca mais o vi. O outro, mais novo que eu, acabamos por perder o contacto quando ingressamos no trabalho e eu comecei a namorar. Passados uns anos ainda voltei a encontrá-lo, mas já não era a mesma coisa. Então jurei para mim mesmo que nunca mais me iria apegar a alguém "amigo" aquilo afectou-me, e não queria mais me sentir assim.

                                                          No fundo o facto de eu ter começado a namorar fez com que dedicasse o meu tempo a outra pessoa e muito menos aos meus amigos. Mesmo os restantes com quem me dava muito bem, vou estando a par das novidades pelo Facebook, muitos deles, como ainda são da minha idade ainda se juntam muito, á noite, no café, passam fins de semana fora, mas para mim, que tenho mulher e filhos, hoje prezo mais a minha vida pacífica com eles do que com esses amigos, o que considero perfeitamente normal.

                                                          Depois existe a outra vertente. Quando somos comprometidos acabamos por arranjar o núcleo de amigos do casal e não de cada um, ou seja damo-nos com alguns casais, por acaso são todos casais mais velhos, quase nos entas, jantamos de vez em quando na case de uns ou outros, mas não passa muito disso.
                                                          Fora isso, vou organizando todas as semanas um jogo de futebol com os homens, são duas horas e meia, que andamos ali a cansar, para desanuviar dos dias stressantes, para sair da rotina da família e assim, mas quando acaba, alguns vão comer bifanas á roullote, principalmente os solteiros, outros maioritariamente os casados seguem novamente para a rotina da vida com as mulheres e os filhos. A vida é mesmo assim...

                                                          Hoje o meu principal objetivo é ser amigo da minha mulher (não vá ela arranjar outro mais interessante [emoji23]) e acima de tudo, ser amigo dos meus filhos. Com esses é que tenho o dever de estar sempre disponível para eles no que precisarem.
                                                          Editado pela última vez por Pittboxer; 10 June 2022, 09:17.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Vocês tem de me dizer onde é que arranjam tempo com essas idades.

                                                            Ja agora, o meu pai arranjou amigos aos 70 a ir ver os jogos da bola do clube local.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X