Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clonagem humana... O que pensam deste tema, pela abordagem infra sugerida?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Clonagem humana... O que pensam deste tema, pela abordagem infra sugerida?

    Não, não proponho falarmos de transtornos de personalidade ou da criação de vários egos, consciente ou inconscientemente, seja para que fim fôr em que, profusas vezes, as múltiplas personalidades servem propósitos nem sempre claros e frequentemente pouco saudáveis...

    O que proponho é falar-se objectivamente da clonagem de seres humanos, tema, aliás profusamente abordado em artigos científicos, obras de ficção e, claro, na cinematografia (ficção / antecipação científica), quer pela perspectiva científica, quer pelas questões éticas que, naturalmente, levanta!

    “Na moda”, ao que parece, entre as classes (muito) abastadas relativamente à “duplicação” de “pets”, cujos valores parece que atingirão valores "estratosféricos", sobre a clonagem relativamente a humanos parece que “nada se sabe”!... Mas, será mesmo assim?...

    Dessarte, partilho o seguinte artigo que “pega” no tema por uma perspectiva interessante e de algum modo esclarecedora, sendo certo que a clonagem em si, como processo, não parece ser abordada apenas pela circunscrição à reprodução de uma cópia fenotípica e genotípica idêntica ao ser humano original, mas, também, à recriação de órgãos compatíveis para transplante… (também aí com todas as questões que se levantam)

    Leiam e opinem:

    A ideia da existência de clones humanos pode parecer tentadora ou se assemelhar a um pesadelo, dependendo de como se encara a existência de uma pessoa exatamente idêntica a você, mas com personalidade e desejos próprios. Apesar de todas as questões envolvidas — incluindo as éticas e legais —, cabe se perguntar o porquê da clonagem humana não ter se popularizado.



    Antes de seguirmos, vale explicar o que significa a expressão clonagem. Este é um termo bastante amplo, usado para diferentes processos. Em comum, todos buscam produzir "cópias geneticamente idênticas de uma entidade biológica", segundo definição do National Human Genome Research Institute (Nhgri).

    Por que não existem clones humanos?

    Independente dos desafios tecnológicos, "penso que não há uma boa razão para fazer clones [humanos]”, explicou Hank Greely, professor de direito e genética da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em entrevista para a revista Live Science. Além disso, existem inúmeras implicações éticas, legais e sociais que impedem a existência de clones.

    No momento, não se sabe quais riscos estaria exposto um ser humano clonado. Por exemplo, este indivíduo poderia apresentar falhas genéticas e condições que o levariam a morrer mais rápido que a sua versão original. "Como os riscos associados à clonagem reprodutiva em humanos apresentam uma probabilidade muito alta de perda de vidas, o processo é considerado antiético", explica a Enciclopédia Britânica. Em outra perspectiva, a clonagem ainda pode ser considerada uma violação dos princípios de dignidade humana, liberdade e igualdade.

    Clonagem não é criação de cópias idênticas

    Aqui, é importante explicar que um clone compartilha apenas o mesmo material genético, mas isso não significa que os dois, três ou 10 indivíduos iguais terão os mesmo pensamentos e opiniões. "Todos nós conhecemos clones — gêmeos idênticos são clones um do outro — e, portanto, todos sabemos que os clones não são a mesma pessoa", lembra o pesquisador Greely.

    Nesse sentido, um clone teria apenas a mesma composição genética que outra pessoa, mas a subjetividade do indivíduo, como a moral, não seria compartilhada. Isso porque, além do material genético, um ser humano é constituído pelo meio em que se desenvolveu e pelos estímulos que recebeu ao longo de sua vida. Dessa forma, clones compartilhariam apenas os aspectos físicos.

    Um clone humano poderia ser útil?

    Para Greely, "não há nenhum [benefício] que devamos estar dispostos a considerar" para a clonagem humana. Novamente, o professor reforça que pensar em qualquer uso é impossível sem se dissociar das questões éticas.

    Sem a moral e sem a ética da ciência, “um benefício teórico seria criar humanos geneticamente idênticos para fins de pesquisa”, pondera Greely. Por exemplo, a ideia de usar embriões clonados para "produzir células-tronco embrionárias humanas idênticas às células de um doador foi amplamente discutida no início dos anos 2000", lembra.

    Só que este já é um desafio superado pela ciência. Hoje, pesquisadores podem contar com as chamadas células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs). Basicamente, estas são células "adultas" que foram reprogramadas e cumprem a mesma função das células-tronco.

    Banco de órgãos universal

    Outra questão poderia ser um banco universal de órgãos. Aqui, é preciso explicar que, a partir da criação de clones, elas passariam a ser considerados humanos, independente da forma pela qual vieram ao mundo. Nessas circunstâncias, seria extremamente antiético matá-los para que um outro ser pudesse sobreviver. Afinal, quem definiria qual das versões é a mais humana?

    Nesse ponto, a ciência avança em estudos que buscam desenvolver órgãos substitutos em laboratório ou mesmo em outros animais, como os porcos. Nos próximos anos, a situação deve ser completamente outra, sem envolver qualquer tipo de clones humanos.

    Observação: sim, é verdade que questões éticas sobre a morte de porcos, por exemplo, também merecem ser discutidas, mas este não é um problema envolvendo especificamente a clonagem. A questão é como a sociedade humana enxerga as outras espécies.

    Ovelha Dolly e outros mamíferos clonados

    "Em 1979, pesquisadores produziram os primeiros camundongos geneticamente idênticos, dividindo embriões no tubo de ensaio e, em seguida, implantando os embriões resultantes nos úteros de camundongos adultos", explica o Nhgri.

    Apesar do ineditismo do feito com os roedores, a história da ovelha Dolly é que ficou mundialmente conhecida e é considerada como um marco no campo da clonagem desde 1996. Isso porque o processo todo ocorreu a partir de uma célula somática ("adulta"). Desde então, muito se especulou sobre o avanço das técnicas e, hoje, é produção de clones é muito mais simples do que naquela época.

    Atualmente, inúmeros mamíferos já foram clonados a partir de células somáticas, como:


    Suposto clone humano

    Na recente história da clonagem, circulou o boato da criação de um suposto clone humano. Em 2002, a cientista Brigitte Boisselier afirmou ter criado o primeiro humano, a partir de técnicas de clonagem. O indivíduo foi nomeado de Eva. No entanto, ela nunca forneceu evidências sobre o feito, que acabou sendo desmentido publicamente.
    Fonte: Live Science, Nhgri e Enciclopédia Britânica
    Fonte do artigo

    #2
    Pensei em algo completamente diferente ao ler o titulo deste tópico

    Comentário


      #3
      Pensei que era um tópico sobre p André Pinto ou o v7…sendo assim, vou-me embora.

      Comentário


        #4
        Completamente a favor da clonagem das habitantes de Ermesinde.

        Comentário


          #5
          ah porra pensava que isto era sobre o tópico da crise e as várias reencarnações do alface e cia.

          Comentário


            #6
            Clonagem Humana

            Comentário


              #7
              Eu estou on topic.

              Comentário


                #8
                Com a quantidade de loucos que há neste mundo, muitos deles ricos e poderosos, pensar-se que ninguém está a trabalhar nisto já há algum tempo é ser-se um bocado ingénuo. Não pode é ser feito abertamente, tem que ser na obscuridade. "Avanços" neste tipo de temática só com consenso científico e ético, mas acaba sempre por ser demasiado polémico para sequer haver um debate sobre o assunto com vista a colocar isto em prática.

                A fazer-se, claro que do ponto de vista médico as vantagens podem ser dramáticas. Mas será sempre muito difícil que haja consenso ao nível ético. Pelo menos para já certamente que apenas curtas minorias olhem para isto como algo fazível.

                Tenho mais esperanças naquilo que seria outro tipo de clonagem, a clonagem virtual, ou digital, por assim dizer. Que através da inteligência artificial, computadores quânticos, por aí for, seja possível aceder-se a uma reprodução 100% fiel do organismo de cada um de nós, a partir do nosso código genético ou dna.

                Parecendo que não, teria usos muito importantes na medicina. Desde logo, até eu recolheria benefícios desta ferramenta, pois (como quem acompanha o tópico da saúde estará ao corrente) seria fundamental para mim conhecer a configuração original de uma parte do meu corpo, da qual não tenho registos sobre como era há 2 anos atrás e sem essa informação não está a ser possível chegar-se a um diagnóstico.

                Mas isto já é estar a entrar um bocado em off-topic. On-topic, além daquilo que disse no início, acrescento que isto da clonagem em conjunto com a eventual possibilidade de sucesso no transplante de cérebros de um corpo para outro, pode ainda dar pano para muitas mangas.

                Os “donos do mundo”, com mais ou menos legitimidade, estarão certamente bastante interessados e dificilmente nenhum deles não estará já a investigar e a colocar em prática o que vai saindo das investigações. É tudo aliciante demais e os níveis de psicopatia são mais altos no grupo dos 1% mais ricos do mundo.

                -

                Comentário


                  #9
                  A mim nem me aquece nem me arrefece, mas depois se os mods descobrem arriscam-se a ban...

                  Comentário


                    #10
                    O título gera confusão. Parece ser um tópico onde só os clones podem postar.

                    Não o sendo, aqui estou eu....

                    Clonagem sou absolutamente contra. Contra qualquer manipulação genética.

                    Quando elas se começarem a lembrar de trazer de volta às mãezinhas, eles votam logo pela proibição da clonagem.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                      Com a quantidade de loucos que há neste mundo, muitos deles ricos e poderosos, pensar-se que ninguém está a trabalhar nisto já há algum tempo é ser-se um bocado ingénuo. Não pode é ser feito abertamente, tem que ser na obscuridade. "Avanços" neste tipo de temática só com consenso científico e ético, mas acaba sempre por ser demasiado polémico para sequer haver um debate sobre o assunto com vista a colocar isto em prática.

                      A fazer-se, claro que do ponto de vista médico as vantagens podem ser dramáticas. Mas será sempre muito difícil que haja consenso ao nível ético. Pelo menos para já certamente que apenas curtas minorias olhem para isto como algo fazível.

                      Tenho mais esperanças naquilo que seria outro tipo de clonagem, a clonagem virtual, ou digital, por assim dizer. Que através da inteligência artificial, computadores quânticos, por aí for, seja possível aceder-se a uma reprodução 100% fiel do organismo de cada um de nós, a partir do nosso código genético ou dna.

                      Parecendo que não, teria usos muito importantes na medicina. Desde logo, até eu recolheria benefícios desta ferramenta, pois (como quem acompanha o tópico da saúde estará ao corrente) seria fundamental para mim conhecer a configuração original de uma parte do meu corpo, da qual não tenho registos sobre como era há 2 anos atrás e sem essa informação não está a ser possível chegar-se a um diagnóstico.

                      Mas isto já é estar a entrar um bocado em off-topic. On-topic, além daquilo que disse no início, acrescento que isto da clonagem em conjunto com a eventual possibilidade de sucesso no transplante de cérebros de um corpo para outro, pode ainda dar pano para muitas mangas.

                      Os “donos do mundo”, com mais ou menos legitimidade, estarão certamente bastante interessados e dificilmente nenhum deles não estará já a investigar e a colocar em prática o que vai saindo das investigações. É tudo aliciante demais e os níveis de psicopatia são mais altos no grupo dos 1% mais ricos do mundo.

                      -
                      Imagina um clone do Putino, quando ainda nem conseguimos matar o original.

                      Comentário


                        #12
                        Acredito que mais depressa vamos poder transferir subconscientes seja para outro corpo ou até para uma máquina do que vamos conseguir clonar um humano de forma completa e eficaz.

                        Comentário


                          #13
                          Seria útil quando o CR7 tinha 25 anos, hoje em dia já não chegaria para ganharmos um mundial

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                            Com a quantidade de loucos que há neste mundo, muitos deles ricos e poderosos, pensar-se que ninguém está a trabalhar nisto já há algum tempo é ser-se um bocado ingénuo. Não pode é ser feito abertamente, tem que ser na obscuridade. "Avanços" neste tipo de temática só com consenso científico e ético, mas acaba sempre por ser demasiado polémico para sequer haver um debate sobre o assunto com vista a colocar isto em prática.

                            A fazer-se, claro que do ponto de vista médico as vantagens podem ser dramáticas. Mas será sempre muito difícil que haja consenso ao nível ético. Pelo menos para já certamente que apenas curtas minorias olhem para isto como algo fazível.

                            Tenho mais esperanças naquilo que seria outro tipo de clonagem, a clonagem virtual, ou digital, por assim dizer. Que através da inteligência artificial, computadores quânticos, por aí for, seja possível aceder-se a uma reprodução 100% fiel do organismo de cada um de nós, a partir do nosso código genético ou dna.

                            Parecendo que não, teria usos muito importantes na medicina. Desde logo, até eu recolheria benefícios desta ferramenta, pois (como quem acompanha o tópico da saúde estará ao corrente) seria fundamental para mim conhecer a configuração original de uma parte do meu corpo, da qual não tenho registos sobre como era há 2 anos atrás e sem essa informação não está a ser possível chegar-se a um diagnóstico.

                            Mas isto já é estar a entrar um bocado em off-topic. On-topic, além daquilo que disse no início, acrescento que isto da clonagem em conjunto com a eventual possibilidade de sucesso no transplante de cérebros de um corpo para outro, pode ainda dar pano para muitas mangas.

                            Os “donos do mundo”, com mais ou menos legitimidade, estarão certamente bastante interessados e dificilmente nenhum deles não estará já a investigar e a colocar em prática o que vai saindo das investigações. É tudo aliciante demais e os níveis de psicopatia são mais altos no grupo dos 1% mais ricos do mundo.
                            Bem visto! Excelente perspectiva e nada off topic, na minha opinião. Talvez a clonagem virtual ou digital devesse, até, ser obrigatória e servir exclusivamente como base de apoio para todo o acompanhamento do indivíduo, desde aspectos relacionados com o crescimento e desenvolvimento ao longo dos anos, até a todas as questões relacionadas com a saúde, prevenindo todo e qualquer desvio que os organismo pudesse ter nas diversas patologias. Com esta permanente leitura do organismo, poderia haver uma base para, aí sim, a clonagem rápida de qualquer órgão que considerasse na sua criação o expurgar de qualquer problema, genético ou outro, causador do problema e sem o risco de rejeição.

                            By the way, obrigado pela primeira participação digna desse registo neste tópico.

                            ...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                              O título gera confusão. Parece ser um tópico onde só os clones podem postar.

                              Não o sendo, aqui estou eu....

                              Clonagem sou absolutamente contra. Contra qualquer manipulação genética.

                              Quando elas se começarem a lembrar de trazer de volta às mãezinhas, eles votam logo pela proibição da clonagem.
                              Define "manipulação genética"! É que, hás-de convir, que ela é absolutamente imprescindível e está em uso na gravidez assistida em laboratório, concretamente na prevenção de defeitos congénitos...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                                Completamente a favor da clonagem das habitantes de Ermesinde.
                                As gajas são bouas, mas mesmo bouas!?

                                Comentário


                                  #17
                                  Clonagem biológica não sei. Já para um organismo androide ou cyborgue talvez. A nossa pele envelhece e enruga, os nossos sentidos perdem apuro e todas as células perdem integridade. Se eu fosse estupidamente rico e essa tecnologia tivesse um preço e estivesse ao alcance, porque não transferir o a consciência para um corpo que não sente frio, que não precisa de dormir e que basicamente não se sente estafado e que até mantem todos os sentidos afinadíssimos, durante décadas e décadas...?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                    Clonagem biológica não sei. Já para um organismo androide ou cyborgue talvez. A nossa pele envelhece e enruga, os nossos sentidos perdem apuro e todas as células perdem integridade. Se eu fosse estupidamente rico e essa tecnologia tivesse um preço e estivesse ao alcance, porque não transferir o a consciência para um corpo que não sente frio, que não precisa de dormir e que basicamente não se sente estafado e que até mantem todos os sentidos afinadíssimos, durante décadas e décadas...?
                                    A questao que fica, é se transferindo a consciencia, continuarias a ser tu, ou se seria um outro alguém baseado em ti.

                                    Comentário


                                      #19
                                      eis o grande mistério

                                      o que é a consciência ?!

                                      e onde é que ela reside ?

                                      no cérebro dirão quase todos

                                      mas no hemisfério direito ou esquerdo ? é que há pessoas conscientes sem um dos hemisférios, há relatos médicos disso

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os escritores de FC já se divertem com o tema há uns bons anos. Amostra: https://en.wikipedia.org/wiki/Fat_Farm

                                        Sem falar de "teleportações" e outros meios de deslocação instantânea: https://scifi.stackexchange.com/ques...r-space-travel

                                        Algures havia uma história em que uma religião proibia os fiéis de viajarem por transmissão de informação, porque era suicídio.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Extrapolando quando forem bem sucedidos nessa técnica, primeiro para o publico em geral manter-se-à omisso. Numa primeira fase pode ser reciclar os mais abastados (vide filme A Ilha com o mcgregor e scarlett johanson)ou o 6º dia do arnold ou noutra faceta, os stormtroopers do costume.

                                          Recriar um familiar perdido para uma doença...ou um filho...?

                                          Para já menos ambiciosos nos animais de estimação...bem a dolly era uma animal para alguém estimar...

                                          Comentário


                                            #22
                                            A grande questão é, se um Elon Musk, um Bill Gates, um Jeff Bezos, etc, se lembra (e é claro que já se lembraram) de estudar a possibilidade de recriar em laboratório uma "copia" fiel do seu corpo, no estado em que este se encontrava com por exemplo 30 anos de idade e se conseguem "transferir" (mais transplantar) o seu cérebro para esse corpo.

                                            “Descarregar” a informação constante do cérebro para o outro corpo, mais no sentido de cópia e não de transferência, penso que não é de grande interesse, pois não lhes permitiria sentir-se no outro corpo. Haveria outra pessoa igual e com as mesmas memórias e aptidões, mas seria como ter um irmão gémeo, em que por muito igual que o irmão seja, é um ser totalmente independente do seu irmão.

                                            Agora se em laboratório, com recurso a inteligência artificial e computadores quânticos, vier a ser possível através do código genético de cada um, produzir órgãos e outras partes do corpo que se possam depois transplantar para a própria pessoa, isso sim, pode ser revolucionário.

                                            Também se fala numa cápsula que está a ser desenvolvida (há quem diga que já existe e já cumpre o seu propósito) em que a pessoa fica durante uns dias e que quando lá sai está num estado absoluto de boa saúde, a todos os níveis. Acho que lhes chamam “med beds”. Mas, isso sim, já é muito off-topic.

                                            -

                                            Comentário


                                              #23
                                              Jack47 isso das "med beds" já é tipo CR7 ou Phelps da natação...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                                                A grande questão é, se um Elon Musk, um Bill Gates, um Jeff Bezos, etc, se lembra (e é claro que já se lembraram) de estudar a possibilidade de recriar em laboratório uma "copia" fiel do seu corpo, no estado em que este se encontrava com por exemplo 30 anos de idade e se conseguem "transferir" (mais transplantar) o seu cérebro para esse corpo.

                                                “Descarregar” a informação constante do cérebro para o outro corpo, mais no sentido de cópia e não de transferência, penso que não é de grande interesse, pois não lhes permitiria sentir-se no outro corpo. Haveria outra pessoa igual e com as mesmas memórias e aptidões, mas seria como ter um irmão gémeo, em que por muito igual que o irmão seja, é um ser totalmente independente do seu irmão.

                                                Agora se em laboratório, com recurso a inteligência artificial e computadores quânticos, vier a ser possível através do código genético de cada um, produzir órgãos e outras partes do corpo que se possam depois transplantar para a própria pessoa, isso sim, pode ser revolucionário.

                                                Também se fala numa cápsula que está a ser desenvolvida (há quem diga que já existe e já cumpre o seu propósito) em que a pessoa fica durante uns dias e que quando lá sai está num estado absoluto de boa saúde, a todos os níveis. Acho que lhes chamam “med beds”. Mas, isso sim, já é muito off-topic.

                                                -
                                                Talvez não...

                                                O propósito deste típico centra-se na perspectiva de que a ciência um dia consiga mecanismos que atenuem o envelhecimento, vençam a doença e, de certa forma, "enganem a morte". A correspondente abordagem dessa mesma discussão pelo prisma da clonagem humana é, diria, apenas uma das facetas desse desiderato e antigo sonho da Humanidade, eventualmente cada vez mais (quase...) ao alcance pelo menos de alguns!...

                                                As abordagens negativas, tais como a utilização deste tipo de tecnologia, quando existir, são sempre possíveis, aliás como toda a tecnologia permite na correspondente hipótese de mau uso... Mas a ideia, mesmo, é falar deste tema pelas várias abordagens que envolvem o mesmo objectivo, por exemplo...:

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                  eis o grande mistério

                                                  o que é a consciência ?!

                                                  e onde é que ela reside ?

                                                  no cérebro dirão quase todos

                                                  mas no hemisfério direito ou esquerdo ? é que há pessoas conscientes sem um dos hemisférios, há relatos médicos disso
                                                  Esta é uma questão conexa com o que estamos a falar e há muitas teorias àcerca desse tema... Do que já li (e com uma natural e enorme margem de erro grosseiro da minha parte), a consciência ou o "eu" será assim algo como que um "sistema operativo" e as possibilidades (...) tangíveis dependem da qualidade do hardware, sendo que o seu alcance (inteligência e demais capacidades cognitivas...) será tanto maior quando melhor for o hardware (a estrutura cerebral)...:

                                                  A localização da consciência humana é um mistério milenar. Mas uma nova teoria científica indica onde ela está. Para o professor Johnjoe McFadden, da Universidade de Surrey, na Inglaterra, acredita que a consciência esteja na energia eletromagnética gerada pelos impulsos elétricos que ocorrem entre os neurônios.
                                                  A hipótese científica de McFadden foi publicada no periódico
                                                  Neuroscience of Consciousness
                                                  . “Como a matéria cerebral se torna consciente e consegue pensar é um mistério que tem sido ponderado por filósofos, teólogos, místicos e pessoas comuns por milênios. Eu acredito que esse mistério foi agora resolvido, e que a consciência é a experiência dos nervos se conectando ao campo eletromagnético autogerado do cérebro para conduzir o que chamamos de 'livre arbítrio' e nossas ações voluntárias", afirmou McFadden em comunicado.

                                                  O pesquisador, que é PhD em bioquímica pela universidade britânica Imperial College, já colaborou na produção de mais de dez livros e tem mais de 100 trabalhos científicos publicados sobre temas como tuberculose, doenças idiopáticas, genética bacteriana e modelagem computacional da evolução.

                                                  Para comprovar a tese, entretanto, são necessárias fortes evidências que podem ser obtidas em novas pesquisas com o uso de do mapeamento da atividade cerebral chamado magnetoencefalografia e de exames de eletroencefalograma, que avalia a atividade elétrica do cérebro.
                                                  Fonte

                                                  Já li um outro artigo que avança esta abordagem, mas não estou a conseguir encontrá-lo agora...

                                                  Resumindo (muito) o "eu" parece ser algo incorpóreo... quiçá "transportável" entre diversos organismos diferentes, que bem podem ser clones do "hospedeiro" original...

                                                  Quiçá!... Talvez a ciência continue na senda de confirmar alguns dogmas religiosos, ou pelo menos Platão...
                                                  Editado pela última vez por PeLeve; 14 June 2022, 16:35.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                    eis o grande mistério

                                                    o que é a consciência ?!

                                                    e onde é que ela reside ?

                                                    no cérebro dirão quase todos

                                                    mas no hemisfério direito ou esquerdo ? é que há pessoas conscientes sem um dos hemisférios, há relatos médicos disso
                                                    Se tiveres um disco com bad sectors também o conseguirás usar ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                      Esta é uma questão conexa com o que estamos a falar e há muitas teorias àcerca desse tema... Do que já li (e com uma natural e enorme margem de erro grosseiro da minha parte), a consciência ou o "eu" será assim algo como que um "sistema operativo" e as possibilidades (...) tangíveis dependem da qualidade do hardware, sendo que o seu alcance (inteligência e demais capacidades cognitivas...) será tanto maior quando melhor for o hardware (a estrutura cerebral)...:
                                                      eu partilho a 100% dessa opinião, dessa teoria

                                                      o EU, a nossa consciência, é tipo software instalado no hardware do nosso corpo

                                                      inicialmente tudo é simples em todos, tipo versão 1.0, e à medida que crescemos o software é atualizado com as nossas experiências e vivências e etc....upgrades

                                                      upgrades tal como no windows, uns atrás dos outros, alguns bons outros maus, além do software extra que nós instalamos que piora ainda mais a coisa para a estabilidade do sistema

                                                      sim, partilho dessa ideia, somos um sistema integrado, complexo

                                                      é como se Deus nos instalasse a versão 1.0 e depois, dependendo do nosso hardware ( corpo, estrutura cerebral ) evoluímos de formas diferentes

                                                      os deficientes, têm o mesmo software 1.0 tal como todos mas será tipo isto :

                                                      https://www.neowin.net/news/booting-...s-three-hours/

                                                      3 horas a fazer booting

                                                      e é isso que eles devem sentir no dia a dia

                                                      e quando Jesus disse :

                                                      "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus"

                                                      quer dizer se calhar livrarmo-nos de todo o software malicioso e upgrades desnecessários que fizemos ao longo da vida

                                                      até o windows fica pesado e lento com tanta porcaria que às vezes instalamos

                                                      e quando à consciência, ao nosso software, alguns cientistas dizem residir nos MICROTÚBULOS dentro dos neurónios, onde as leis da física quântica se manifestam

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                        As gajas são bouas, mas mesmo bouas!?
                                                        Acabava-se com os ciúmes... Uma para ti, outra para mim

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                          eu partilho a 100% dessa opinião, dessa teoria

                                                          o EU, a nossa consciência, é tipo software instalado no hardware do nosso corpo

                                                          inicialmente tudo é simples em todos, tipo versão 1.0, e à medida que crescemos o software é atualizado com as nossas experiências e vivências e etc....upgrades

                                                          upgrades tal como no windows, uns atrás dos outros, alguns bons outros maus, além do software extra que nós instalamos que piora ainda mais a coisa para a estabilidade do sistema

                                                          sim, partilho dessa ideia, somos um sistema integrado, complexo

                                                          é como se Deus nos instalasse a versão 1.0 e depois, dependendo do nosso hardware ( corpo, estrutura cerebral ) evoluímos de formas diferentes

                                                          os deficientes, têm o mesmo software 1.0 tal como todos mas será tipo isto :

                                                          https://www.neowin.net/news/booting-...s-three-hours/

                                                          3 horas a fazer booting

                                                          e é isso que eles devem sentir no dia a dia

                                                          e quando Jesus disse :

                                                          "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus"

                                                          quer dizer se calhar livrarmo-nos de todo o software malicioso e upgrades desnecessários que fizemos ao longo da vida

                                                          até o windows fica pesado e lento com tanta porcaria que às vezes instalamos

                                                          e quando à consciência, ao nosso software, alguns cientistas dizem residir nos MICROTÚBULOS dentro dos neurónios, onde as leis da física quântica se manifestam
                                                          É também essa a intuição que tenho...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                            eu partilho a 100% dessa opinião, dessa teoria

                                                            o EU, a nossa consciência, é tipo software instalado no hardware do nosso corpo

                                                            inicialmente tudo é simples em todos, tipo versão 1.0, e à medida que crescemos o software é atualizado com as nossas experiências e vivências e etc....upgrades

                                                            upgrades tal como no windows, uns atrás dos outros, alguns bons outros maus, além do software extra que nós instalamos que piora ainda mais a coisa para a estabilidade do sistema

                                                            sim, partilho dessa ideia, somos um sistema integrado, complexo

                                                            é como se Deus nos instalasse a versão 1.0 e depois, dependendo do nosso hardware ( corpo, estrutura cerebral ) evoluímos de formas diferentes

                                                            os deficientes, têm o mesmo software 1.0 tal como todos mas será tipo isto :

                                                            https://www.neowin.net/news/booting-...s-three-hours/

                                                            3 horas a fazer booting

                                                            e é isso que eles devem sentir no dia a dia

                                                            e quando Jesus disse :

                                                            "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus"

                                                            quer dizer se calhar livrarmo-nos de todo o software malicioso e upgrades desnecessários que fizemos ao longo da vida

                                                            até o windows fica pesado e lento com tanta porcaria que às vezes instalamos

                                                            e quando à consciência, ao nosso software, alguns cientistas dizem residir nos MICROTÚBULOS dentro dos neurónios, onde as leis da física quântica se manifestam
                                                            Depois há a malta que cada vez que tem upgrades de firmware está sempre a crashar... alguns devem de estar a precisar de um defrag.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X