Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BUPi - Balcão Único do Prédio

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    BUPi - Balcão Único do Prédio

    Alguém está familiarizado com isto?

    Tenho a App através da qual recolhi os limites do terreno em causa e depois queria inserir através da plataforma mas não consigo fazer o download dos dados recolhidos via App.

    O que é que me está a falhar?

    https://bupi.gov.pt/

    https://apps.apple.com/pt/app/bupi/id1624349613

    #2
    Usei a versão web para fazer o desenho à mão, sobre a imagem de vista aérea de um terreno.

    Nem sabia que havia app para recolher dados ...

    Comentário


      #3
      Isso serve exatamente para quê?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por combozip Ver Post
        Isso serve exatamente para quê?
        [emoji16][emoji16][emoji16]

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por combozip Ver Post
          Isso serve exatamente para quê?
          Registo na conservatória de terrenos rústicos. Sem isso não se consegue fazer o registo. O meu Município aderiu em abril.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
            Usei a versão web para fazer o desenho à mão, sobre a imagem de vista aérea de um terreno.

            Nem sabia que havia app para recolher dados ...

            Um consegui fazer isso porque a localização é fácil. Outro é mais complicado identificar o local exato via web ou googlemaps...

            Comentário


              #7
              Eu já tive que fazer um, um monte, não foi fácil fazer os limites uma vez que está coberto de árvores e desconfio que quando for lá o vizinho vai reclamar. Tentei pôr os metros quadrados do registo. Sendo que tive que ir ao local medir mais ou menos a passo o terreno para ter uma ideia. Mas o terreno é torto que se farta. (não quis neste momento fazer levantamento topográfico.
              https://www.jn.pt/nacional/centenas-...-14933080.html

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                Eu já tive que fazer um, um monte, não foi fácil fazer os limites uma vez que está coberto de árvores e desconfio que quando for lá o vizinho vai reclamar. Tentei pôr os metros quadrados do registo. Sendo que tive que ir ao local medir mais ou menos a passo o terreno para ter uma ideia. Mas o terreno é torto que se farta. (não quis neste momento fazer levantamento topográfico.
                https://www.jn.pt/nacional/centenas-...-14933080.html
                Mas fizeste o desenho on line ou importaste o ficheiro com o desenho?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                  Mas fizeste o desenho on line ou importaste o ficheiro com o desenho?
                  Fui à Câmara municipal e fiz lá com o técnico o desenho na hora, basicamente fiz tudo. Embora comecei o processo online só para experimentar e consegui desenhar, mas não dei ok. (antes tinha testado no goggle maps para ter uma ideia, com a opção medir). Mas o que o técnico me disse é que tinha que fazer tudo de novo lá na hora.
                  Foi uma coisa rápida, 10 minutos. No fim imprimiu o documento, assinou e vim embora.
                  Editado pela última vez por paulofer; 21 June 2022, 22:14.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                    Fui à Câmara municipal e fiz lá com o técnico o desenho na hora, basicamente fiz tudo. Embora comecei o processo online só para experimentar e consegui desenhar, mas não dei ok. (antes tinha testado no goggle maps para ter uma ideia, com a opção medir). Mas o que o técnico me disse é que tinha que fazer tudo de novo lá na hora.
                    Foi uma coisa rápida, 10 minutos. No fim imprimiu o documento, assinou e vim embora.
                    Pois a ideia também era ir à Câmara, mas só daqui a 2 ou 3 meses é que se conseguia a marcação... Para já submeti 3 terrenos mais fáceis e vamos ver o que dá.
                    Faltam 2 que sei exatamente onde são mas são pinhais junto de pinhais e no Gmaps é complicado de identificar os limites.

                    Vou ter que voltar lá e fazer a marcação com a App e partir daí para depois replicar via web. A menos que entretanto descubra como é que faço o download da App para o site.
                    Se não der tenho mesmo que ir à Câmara.

                    Comentário


                      #11
                      Grande regabofe. Aceitam registo de terrenos com limites traçados à mão e em cima do joelho?

                      Comentário


                        #12
                        Está em estudo a actualização do IMI ( para subir, obviamente) dos terrenos rústicos.
                        Mas primeiro têm de perceber a quem apresentam a conta.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                          Grande regabofe. Aceitam registo de terrenos com limites traçados à mão e em cima do joelho?
                          É à vontade do freguês, tu vais lá e podes dizer que o terreno do vizinho é todo teu. Não há mal nisso, o que conta é a escritura, mas em todo o caso dará sempre umas boas discussões e pode chegar para haver tiros entre vizinhos.
                          O objetivo parece-me que é mais para IMIs e afins e para limpeza de terrenos por exemplo. No fim e apesar de tudo parece-me uma ação que pode trazer alguns benefícios práticos. Embora também me parece óbvio que milhares de terrenos não serão identificados, estão abandonados há anos ou décadas, embora até possam ter dono.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                            É à vontade do freguês, tu vais lá e podes dizer que o terreno do vizinho é todo teu. Não há mal nisso, o que conta é a escritura, mas em todo o caso dará sempre umas boas discussões e pode chegar para haver tiros entre vizinhos.
                            O objetivo parece-me que é mais para IMIs e afins e para limpeza de terrenos por exemplo. No fim e apesar de tudo parece-me uma ação que pode trazer alguns benefícios práticos. Embora também me parece óbvio que milhares de terrenos não serão identificados, estão abandonados há anos ou décadas, embora até possam ter dono.
                            Cada dono identificado é mais uma vitima para IMI e multas pela não limpeza de terrenos!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                              Grande regabofe. Aceitam registo de terrenos com limites traçados à mão e em cima do joelho?
                              Os marcos estão lá. A marcação via App faz-se a partir daí... e estão as coordenadas de cada marco. Se existirem dúvidas esclarece-se a partir dos marco e das coordenadas.

                              A questão é que atualmente não consegues fazer o registo na conservatória sem essa marcação.
                              Editado pela última vez por Omega; 22 June 2022, 10:28.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                É à vontade do freguês, tu vais lá e podes dizer que o terreno do vizinho é todo teu. Não há mal nisso, o que conta é a escritura, mas em todo o caso dará sempre umas boas discussões e pode chegar para haver tiros entre vizinhos.
                                O objetivo parece-me que é mais para IMIs e afins e para limpeza de terrenos por exemplo. No fim e apesar de tudo parece-me uma ação que pode trazer alguns benefícios práticos. Embora também me parece óbvio que milhares de terrenos não serão identificados, estão abandonados há anos ou décadas, embora até possam ter dono.
                                Se repararem bem já existe mesmo muita coisa identificada e gradualmente os municípios vão aderir todos. Daqui a algum tempo ninguém consegue negociar este tipo de terrenos sem a georreferenciação feita, não só pela aderência gradual de todos os municípios mas também por uma questão de cautela da parte de quem compra.

                                Comentário


                                  #17
                                  Este cadastro é das coisas mais mal feitas que já vi.. (e estou muito por dentro desta área)...

                                  É surreal o que se está a fazer...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                    Os marcos estão lá. A marcação via App faz-se a partir daí... e estão as coordenadas de cada marco. Se existirem dúvidas esclarece-se a partir dos marco e das coordenadas.

                                    A questão é que atualmente não consegues fazer o registo na conservatória sem essa marcação.
                                    Há muitos terrenos onde os marcos já não estão lá e outros em que estão fora do sitio.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                                      Este cadastro é das coisas mais mal feitas que já vi.. (e estou muito por dentro desta área)...

                                      É surreal o que se está a fazer...
                                      Eu ouvi umas histórias de que podes fazer o registo do terreno do lado e se durante 10 anos ninguém reclamar o terreno é teu.

                                      Ouvi dizer, atenção. Vale o que vale.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                        Se repararem bem já existe mesmo muita coisa identificada e gradualmente os municípios vão aderir todos. Daqui a algum tempo ninguém consegue negociar este tipo de terrenos sem a georreferenciação feita, não só pela aderência gradual de todos os municípios mas também por uma questão de cautela da parte de quem compra.
                                        Por aqui ainda tem poucos terrenos referenciados, mas começou há pouco tempo.
                                        Em todo o caso isto a médio prazo vai ser feito a perto de 100%, parece-me óbvio.

                                        Nem sabia que pela app dava para fazer a geo referenciação, o que está a ser feito agora é completamente a olho.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                                          Eu ouvi umas histórias de que podes fazer o registo do terreno do lado e se durante 10 anos ninguém reclamar o terreno é teu.

                                          Ouvi dizer, atenção. Vale o que vale.
                                          Usucapião. Sempre se pôde fazer. Por outros meios.

                                          A casa dos meus avós construida em terreno comprado "de boca" e onde viveram mais de 40 anos teve de ser registada assim, mas com testemunhas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                                            Eu ouvi umas histórias de que podes fazer o registo do terreno do lado e se durante 10 anos ninguém reclamar o terreno é teu.

                                            Ouvi dizer, atenção. Vale o que vale.
                                            Isso parece-me história do diz que disse. Não tem qualquer base legal.
                                            Para o registo precisas da escritura ou algum documento legal. Podes no máximo acrescentar terreno ao teu.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                                              Este cadastro é das coisas mais mal feitas que já vi.. (e estou muito por dentro desta área)...

                                              É surreal o que se está a fazer...
                                              Olá colega. [emoji6]

                                              Desenho em orto com pixel de 25 cm, com cartografia de base facultativa e validação em campo "só para tirar dúvidas" é um bocadinho de facilitismo a mais, de facto.

                                              Por outro lado, com as especificações dos cadastros anteriores íamos demorar mais 100 anos para fazer a metade norte do país.

                                              O ideal seria o meio-termo, ou agora, ou como "refinamento" da base que está neste momento em curso, mas já sei que isso não vai acontecer.

                                              E os objectivos de 80%-90% de matrizes rústicas em 18 ou 24 meses? Nem em sonhos!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                Isso parece-me história do diz que disse. Não tem qualquer base legal.
                                                Para o registo precisas da escritura ou algum documento legal. Podes no máximo acrescentar terreno ao teu.
                                                Pois, mas aldrabices e falsificação de documentos não é novidade.
                                                Por um lado este método pode trazer benefícios e identificar algumas ilegalidades.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                                                  Eu ouvi umas histórias de que podes fazer o registo do terreno do lado e se durante 10 anos ninguém reclamar o terreno é teu.

                                                  Ouvi dizer, atenção. Vale o que vale.
                                                  É um tema que gostava de informação concreta se conseguissem desenvolver.

                                                  Mais para o lado de quem tem os terrenos. Não da aldrabice.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                    Alguém está familiarizado com isto?

                                                    Tenho a App através da qual recolhi os limites do terreno em causa e depois queria inserir através da plataforma mas não consigo fazer o download dos dados recolhidos via App.

                                                    O que é que me está a falhar?

                                                    https://bupi.gov.pt/

                                                    https://apps.apple.com/pt/app/bupi/id1624349613
                                                    boa tarde,

                                                    posso tentar ajudar, já fiz esse trabalho de levantamento nos terrenos (mata/pinhal) do meu Pai, mas explicar por escrito todo o processo não é fácil e estou sem muito tempo para isso.
                                                    Resumidamente:

                                                    1 - app que permita exportar dados para kml ou kmz (em android uso o GPS Logger)
                                                    2- ir ao terreno e fazer o levantamento
                                                    3- exportar os dados da app para um ficheiro kml e importá-lo para "os meus mapas" no Google Maps (em pc e implica ter conta Google)
                                                    4- depois de importar os dados e implantá-los no Gmaps (ou no google Earth, mas aqui é mais complicado)
                                                    5- analisar se se facto os dados recolhidos correspondem minimamewnte à realidade. Aqui, ajuda muito conseguir ter pontos de referência visíveis no Google Maps (como valetas, estradas ou caminhos, marcos...) e ter noção das distâncias entre esses pontos de referência e os limites do terrenos que pretendemos localizar. Tirar medidas reais a fita métrica desses pontos às extremas do terreno ajuda em muito
                                                    6- Com o trabalho feito no GMaps, exportar o ficheiro final e enviar para o BUPi. A partir daí os técnicos do BUPi conseguem implantar o kml exportado do GMaps para o levantamento do Município e com algum rigor fazer a implantação (quando digo algum rigor que se entenda que estes levantamentos por app's têm margens de erro e os dados obtidos com a importação para o GMaps não são totalmente georeferenciados, que pode levar a alguns desvios face à realidade. No entanto, quem implementou o BUPi tem completa noção destas dificuldades e sabe que para medidas exactas e sem erro só com levantamento topográfico).

                                                    Caso possa ajudar envie PM que encontramos uma maneira de falar.

                                                    Cumps

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                      Olá colega. [emoji6]

                                                      Desenho em orto com pixel de 25 cm, com cartografia de base facultativa e validação em campo "só para tirar dúvidas" é um bocadinho de facilitismo a mais, de facto.

                                                      Por outro lado, com as especificações dos cadastros anteriores íamos demorar mais 100 anos para fazer a metade norte do país.

                                                      O ideal seria o meio-termo, ou agora, ou como "refinamento" da base que está neste momento em curso, mas já sei que isso não vai acontecer.

                                                      E os objectivos de 80%-90% de matrizes rústicas em 18 ou 24 meses? Nem em sonhos!
                                                      Ora boas..

                                                      O Cadastro é um tema quente em Portugal há décadas, foi-se empurrando com a barriga até que agora pensava-se que se encontrou uma solução milagrosa, o problema é que os milagres não existem e os problemas vão ter de ser resolvidos à posteriori.

                                                      Estou de acordo que só teríamos cadastro daqui a 100 anos especialmente a norte com o problema do minifúndio, mas está de tudo não me parece a melhor solução, optou-se pela solução barata. Quanto aos erros era bom que o problema fosse o orto com erro de 25cm/pixel, quando os dados de campo são levantados com um telemóvel com erros de 3/4/5 metros em campo aberto, em floresta nem é bom pensar, ou quando nem há dados de campo e traça-se uma linha pelo meio de um pinhal..

                                                      Este processo é ridículo e está a ser feito de forma tão amadora que me deixa completamente "maluco", num tema que é tão importante para o todos nós...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bem.... está visto que em algumas regiões vai ser fácil um espertalhão se tornar latifundiário.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu ainda vou pensar melhor no que faço!

                                                          Tenho na "terrinha" vários terrenos (pinhais e afins...) em que nem sei se me vou dar ao trabalho de regularizar as coisas (herdamentos, partilhas à mistura, escrituras que não foram feitas...).

                                                          Só para que se tenha uma ideia, há algum tempo regularizei um pequeno terreno agrícola (nem meio hectare, mas tinha valor afetivo) e a escritura e emolumentos blá, blá, custou mais de 300 Euros!!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                            Eu ainda vou pensar melhor no que faço!

                                                            Tenho na "terrinha" vários terrenos (pinhais e afins...) em que nem sei se me vou dar ao trabalho de regularizar as coisas (herdamentos, partilhas à mistura, escrituras que não foram feitas...).

                                                            Só para que se tenha uma ideia, há algum tempo regularizei um pequeno terreno agrícola (nem meio hectare, mas tinha valor afetivo) e a escritura e emolumentos blá, blá, custou mais de 300 Euros!!!
                                                            Os 300€ foi barato. Se houver regularizações a fazer, com heranças pelo meio e décadas ás vezes custa mais que o valor do terreno. Fora que depois é preciso fazer limpezas dos terrenos todos os anos, às vezes mais que uma vez. Há terrenos hoje em dia que a sua posse é um encargo e não um ativo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X