Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Assédio moral no trabalho e pressão constante. Como agir?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Assédio moral no trabalho e pressão constante. Como agir?

    Iniciei este ano um trabalho e a diretora dos RH teve uma conversa comigo onde me ameaçou de despedimento, e que se metesse baixa me despedia.

    Como era alvo de pressão constante passado uns tempos meti mesmo baixa, o tico e o teco estavam a precisar de descansar.

    Volto em breve ao trabalho, e já sei que vou ser mandado para outro local, pois a empresa tem mais localizações.

    Ou seja, vão fazer-me a vida negra. Tenho a conversa gravada onde segundo um advogado fui alvo de assédio moral e coação e intimidação.

    O que eu queria era ser despedido, mas ter acesso ao subsídio de desemprego para procurar uma empresa em condições. Obviamente que já ando a procurar outro emprego. Queria evitar colocar um advogado e gastar dinheiro nisso.

    O que posso fazer? O que me aconselham a fazer? Algum advogado por aqui? Já sei que mal volte ao trabalho estou bem lixado, mas ao me ameaçarem só atiçaram o fogo...e confesso que por uns problemas pessoais também fui bastante a baixo (ajudou e contribuiu para colocar baixa).

    Obrigado a quem puder ajudar

    #2
    Conta lá os pormenores todos! No que é que falhaste?

    Comentário


      #3
      A não ser que tenhas um acordo de rescisão podes abandonar a empresa em qualquer altura e procurar um emprego que melhor se adeque ao teu perfil psicológico.

      Comentário


        #4
        Entrar à hora e sair à hora. Horas extras pelo salário mínimo não. Quando entrei estava a receber subsídio de desemprego, não saio sem acesso ao mesmo, e se me for eu a despedir perco isso

        Comentário


          #5
          A conversa foi gravada com autorização de todos os intervenientes?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioBY Ver Post
            A conversa foi gravada com autorização de todos os intervenientes?
            Nope. Foi à revelia

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
              Entrar à hora e sair à hora. Horas extras pelo salário mínimo não. Quando entrei estava a receber subsídio de desemprego, não saio sem acesso ao mesmo, e se me for eu a despedir perco isso
              E procurar outro trabalho e sair desse com garantia de entrada noutro?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioBY Ver Post
                E procurar outro trabalho e sair desse com garantia de entrada noutro?
                Esse é o objetivo, mas ainda não consegui

                Comentário


                  #9
                  Eu costumo dizer que para resolver um problema temos de o criar.
                  Saí recentemente de um emprego onde não me sentia bem. Sem direito a fundo de desemprego nem garantias de coisa nenhuma.
                  Depois de sair, fiz pela vida e já trabalho, no mesmo ramo (que adoro) e com condições (muito) melhores.
                  Temos de arriscar.
                  Editado pela última vez por VSilva; 18 August 2022, 07:41.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                    Iniciei este ano um trabalho e a diretora dos RH teve uma conversa comigo onde me ameaçou de despedimento, e que se metesse baixa me despedia.

                    Como era alvo de pressão constante passado uns tempos meti mesmo baixa, o tico e o teco estavam a precisar de descansar.

                    Volto em breve ao trabalho, e já sei que vou ser mandado para outro local, pois a empresa tem mais localizações.

                    Ou seja, vão fazer-me a vida negra. Tenho a conversa gravada onde segundo um advogado fui alvo de assédio moral e coação e intimidação.

                    O que eu queria era ser despedido, mas ter acesso ao subsídio de desemprego para procurar uma empresa em condições. Obviamente que já ando a procurar outro emprego. Queria evitar colocar um advogado e gastar dinheiro nisso.

                    O que posso fazer? O que me aconselham a fazer? Algum advogado por aqui? Já sei que mal volte ao trabalho estou bem lixado, mas ao me ameaçarem só atiçaram o fogo...e confesso que por uns problemas pessoais também fui bastante a baixo (ajudou e contribuiu para colocar baixa).

                    Obrigado a quem puder ajudar
                    Já expirou o período experimental?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
                      Já expirou o período experimental?
                      Há meses.. Comecei em Janeiro, fim do contrato em Janeiro 2023

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                        Há meses.. Comecei em Janeiro, fim do contrato em Janeiro 2023
                        Sendo a termo certo com duração de 1 ano o período experimental é de apenas 30 dias. É pena, senão podias ir-te embora.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
                          Sendo a termo certo com duração de 1 ano o período experimental é de apenas 30 dias. É pena, senão podias ir-te embora.
                          Eu tenho de dar pre aviso de 30 dias, mas venho de mãos a abanar. Sem acesso ao subsídio de desemprego não saio de lá

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                            Eu tenho de dar pre aviso de 30 dias, mas venho de mãos a abanar. Sem acesso ao subsídio de desemprego não saio de lá
                            Constato que colocas sempre a questão no âmbito de obter o subsidio de desemprego. Foca-te em arranjar outro trabalho. E se o atual é mesmo muito mau, há muitos cafés e hoteis que precisam urgentemente de mão de obra.

                            Comentário


                              #15
                              O foco terá de ser a rápida entrada noutro emprego, pré aviso legal neste, e adeus.

                              Não sei que tipo de "horas extra" falamos, nem a actividade, mas existem sempre funções que podem acarretar alguma flexibilidade, e que sem ela, a coisa não funcionará.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                Eu tenho de dar pre aviso de 30 dias, mas venho de mãos a abanar. Sem acesso ao subsídio de desemprego não saio de lá
                                Acho que estás sem grandes hipóteses.... sem saber pormenores a entidade patronal tem a faca e o queijo na mão... a não ser que te chateies muito. Mas isto vai ter consequências na carteira e saúde.

                                Tenta baixar o nível de tensão, falando a bem com a RH e dizer que queres ir embora e se dá ir para subsidio desemprego.

                                Comentário


                                  #17
                                  Flexibilidade deve ser de ambas as partes. Quando nem o ordenado é pago a tempo e horas...

                                  Obviamente que o objetivo é sair deste e entrar noutro diretamente

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tendo começado em janeiro, já tens acesso a subsídio de desemprego? É 6 meses?

                                    Comentário


                                      #19
                                      eu não seria capaz de aguentar esse assédio e pressão diária

                                      não seria ficar sem o subsídio de desemprego que me faria ficar, desculpa dizer mas não, não é justificação !!!!

                                      como disseram atrás a hotelaria/restauração estão a desesperar por mão de obra

                                      desempregado nunca ficarias, e melhores condições certamente irias conseguir, nem que seja mudar de ares e lidar com outras pessoas

                                      a não que o teu propósito seja estar mesmo em casa com subsídio

                                      aí sim, justifica a tua decisão
                                      Editado pela última vez por Altar; 17 August 2022, 18:10.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tudo leva a crer que és calão, desculpa lá mas o que é preciso nestes casos é mais trabalho!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Atenção que ele não quer mudar de emprego no imediato. Quer antes aceder ao subsídio de desemprego e só depois procurar emprego. Chamem-lhe burro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ainda não voltaste, mas já sofres por antecipação?

                                            Volta e depois decides.

                                            Tens sempre as opções de:
                                            1) aguentar e não chorar
                                            2) procurar alternativas e depois vir embora
                                            3) vir embora e depois procurar alternativas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Colega, toma uma atitude, esse não é o único emprego à face da terra. Por motivos de organização interna a empresa onde a minha mulher trabalhava fez o mesmo a uns quantos colaboradores apenas porque sim, nada a ver com desempenhos profissionais. Ela chegou um dia em que não aguentou em vez de ir para o serviço foi para o posto médico, foi atendida no dia e o médico disse que não estava em condições de trabalhar e deu-lhe baixa, nesse dia ela começou à procura de trabalho, entretanto estas coisas por vezes duram e decidimos que ela deveria sair, apresentou a carta e disseram, mas tens de trabalhar 60 dias e ela disse claro que sim, tomem lá mais baixa. no final da história arranjou novo emprego antes dos 60 dias mais perto de casa muito melhor e hoje parece outra pessoa, os outros engoliram os 60 dias de baixa e pagaram férias, férias não gozadas e todos os proporcionais certinhos inclusive a formação, ainda se tentaram esquecer de umas linhas, mas assim que peguei no recibo e como trabalho na área disse logo para ela contestar. Por isso, pula fora nem que orientes algo temporário até algo melhor, já que se recebes o SMN pior não ficas, no minimo isso vais buscar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A minha sugestão é:
                                                Procurar outro emprego e sair desse o quanto antes.
                                                Não te queres despedir sem ter certezas de ir para outro. Percebo.
                                                Mas então opta por procurar activamente pa te livrares disso o quanto antes.

                                                E não deixes que façam de ti gato sapato.

                                                eu nos primeiros 2 anos de carreira era carne pa canhão.
                                                Mas aprendi, e depois fiquei desempregado.
                                                Mas desde então, já foram 2 empregos de sucesso e nunca deixei que se armassem em parvos.
                                                Mas demorei 2 anos a aprender ok? ng nasce ensinado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  ...

                                                  Apenas a título de curiosidade, que nada tem a ver com a situação deste tópico, agora lembrou-me de uma história que me contaram este ano:

                                                  Uns amigos nossos que têm uma banca na praça de onde a gente "costuma até gastar", contaram-nos algumas peripécias relacionadas com a falta de malta interessada em vergar a mola...

                                                  Um dos casos foi o de um indivíduo que lá apareceu vindo do FD que desde o início não mostrou assim lá grande vontade em aprender o ofício. Ao fim de umas semanas, o cavalheiro foi ao médico e ter-lhe-á sido passada baixa psiquiátrica, situação em que se manteve até ao fim do período de contrato, garantindo o salário completo (excepto os três primeiros dias e o sub. de refeição)! Eles bem espernearam nas instâncias respectivas, mas "ganharam as mesmas..."

                                                  Em conversa com colegas deles, da mesma área mas de uma localidade ali perto (...), estes nossos amigos descobriram que já no ano anterior o mesmo indivíduo teve um "Burnout" e *... perdão, lixou a maior parte vigência contratual que celebrou com um colega de profissão, banca de peixe na praça, agindo do mesmo modo...

                                                  Realmente, quem está de fora nem imagina o quão stressante é uma banca de peixe!...

                                                  Desculpem lá o off topic, mas agora lembrou-me desta...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                                    Flexibilidade deve ser de ambas as partes. Quando nem o ordenado é pago a tempo e horas...

                                                    Obviamente que o objetivo é sair deste e entrar noutro diretamente
                                                    O ordenado é pago com quanto atraso? Depois de dia 8? Menos? Mais?

                                                    A única vez que rescindi com justa causa foi por ordenados em atraso. E muito paciente fui eu: em 2 anos e meio, o montante em atraso chegou a 13 meses...
                                                    Editado pela última vez por RAD; 17 August 2022, 19:35.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                                      Entrar à hora e sair à hora. Horas extras pelo salário mínimo não. Quando entrei estava a receber subsídio de desemprego, não saio sem acesso ao mesmo, e se me for eu a despedir perco isso
                                                      Foram as condições que aceitaste à entrada, certo? Pelo que escreves entraste em conflito com a empresa por causa disso. É normal que te queira fazer a folha...

                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      Atenção que ele não quer mudar de emprego no imediato. Quer antes aceder ao subsídio de desemprego e só depois procurar emprego. Chamem-lhe burro.
                                                      Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                      Tudo leva a crer que és calão, desculpa lá mas o que é preciso nestes casos é mais trabalho!
                                                      Ora bem...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mete a ACT ao barulho, pode ser que te possam ajudar...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Com ambiente desses, não vejas isso como um problema mas sim como uma oportunidade de procurares algo que te realize profissionalmente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Trabalhei durante os últimos 7 anos na mesma empresa, os últimos 3 anos foram infernais, não houve reconhecimento monetário, nem sequer jantares de fim de ano já se faziam, ou sequer brindes de natal se davam.
                                                            Os ordenados são pagos sempre aos dias 8 a 13 e os subsídios de alimentação já nem vê-los.
                                                            Chegou a um ponto onde já tudo diz mal de tudo, onde cheguei a assistir aos sócios a pancada e os berros são constantes por todo o lado. Chamam nomes aos colaboradores que já estão na lista negra (eu estou lá quase no topo) e a última vez tive mesmo que dizer a um patrão para me desamparar da loja que ele estava a habilitar a ganhar um rosto novo.

                                                            Como é um trabalho especializado, só eu e outro rapaz é que sabemos realizar o trabalho (secção crucial para a empresa poder dar o produto acabado ao cliente e assim receber) no entanto esse rapaz teve uma lesão grave pelo que neste momento a empresa necessita dos meus serviços mais que nunca, e foi numa reunião onde disseram que os subsídios de férias seriam pagos com atraso, mas que tínhamos que aguentar, e com a seguinte frase de um dos patrões: " há gajos aqui que não merecem sequer levar um cêntimo para casa, pelo que o atraso até lhes faz bem, e ficaria muito contente se amanhã tivesse ali 10 cartas de demissão no escritório" (somos 22 e já fomos 40 colaboradores) e nessa mesma semana soube que um dos outros sócios foi falar mal de mim para um prestador de serviços da minha área, azar do caneco, disse a um dos colaboradores dessa empresa que ele era 1000x melhor que eu! Azar é que ele não sabia que ele era meu primo e veio contar-me. Foi nessa altura, que percebi que me tinha que fazer a vida, e que até ali não o tinha feito, porque tinha o trabalho a porta de casa com tudo de bom e mau que isso envolve! E já que querem jogar sujo então também joguei sujo.
                                                            Comecei a procura com afinco com desejo de arranjar algo para os lixar. Consegui arranjar uma proposta com melhores condições noutra empresa.
                                                            Passados mais de um mês de ter tomado essa decisão, de me ter sentido com graves crises de ansiedade, e ter perdido 10kg num mês devido ao stress, decidi a semana passada por a carta de despedimento, mesmo sabendo que sou o único no agregado familiar que trás o rendimento para casa, com família para sustentar e a correr o risco de chegar ao fim dos 60 dias de aviso prévio e passar pela cabeça várias vezes e se a outra empresa me diz que afinal já não precisa de mim?
                                                            Mas posso dizer que desde a semana passada que não me sentia tão bem comigo mesmo e com uma decisão que tomei a mais de 3 anos! Posso ficar sem emprego, sem subsídio, ou ter que ir pedir sopa, mas o gosto que me deu de dar a carta em mãos ao patrão e ver a expressão dele de pânico porque agora não tem ninguém para acabar o trabalho para os clientes, valeu cada quilo que perdi!
                                                            Por vezes temos que fazer uns All-In na vida e arriscar!

                                                            Peço desculpa pelo testamento mas tinha que partilhar este meu sentimento de felicidade!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X