Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Governo introduz portagens em três Scut

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Governo introduz portagens em três Scut

    O Governo vai introduzir portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (Scut) do Norte Litoral, da Costa de Prata e do Grande Porto já em 2007, anunciou hoje o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

    De acordo com Mário Lino, a introdução das portagens é sustentada pelo Produto Interno Bruto "per capita" e pelo índice de poder de compra das regiões atravessadas, bem como o tempo de percurso das vias alternativas.

    "Concluímos que as regiões daquelas três Scut já estavam acima daqueles três critérios em simultâneo", afirmou o ministro.

    A única excepção é o troço Viana do Castelo-Caminha, na Scut do Litoral Norte, onde os critérios referidos por Mário Lino não foram cumpridos. Neste itinerário os utilizadores vão continuar a beneficiar do modelo Scut.

    In Público Online, 16 de Outubro de 2006

    Não, não é 1º de Abril, é mesmo verdade... Já vai sendo tempo de acabar com esta pouca vergonha que são as SCUTs...

    #2
    Ou paga tudo ou não paga ninguem meus amigos, essa de haver excepções custa-me um bocado a engolir.

    Quero ver onde vão colocar o raio das portagens na A42, ainda mal foi inaugurada e já vão ter que dar cabo daquilo para criar condições para as portagens.

    Comentário


      #3
      Espero que a A29 não seja contemplada, pelo menos por enquanto, deve ser a única auto estrada que acaba/começa numa rotunda e acaba/começa numa curva apertadíssima

      Comentário


        #4
        Também está incluida!

        Lá se vai a poupança na viagem Porto-Lisboa para o ano vai ser mais práctico ir pela A1.

        Comentário


          #5
          e logo na portagens na A28, com o transito que tem...

          ja estou a ver mais um ponto cronico de engarrafamentos[xx(].

          Comentário


            #6
            As que são abrangidas não me causam mossa...

            Comentário


              #7
              Nao me acredito, o socrates disse que ia manter como prometeu. Ao acontecer isto vai haver cortes de estradas

              Nao concordo [8][8][8],No exemplo da costa o unico acesso depois é a antiga 109 que agora ate tem passeios, estao sempre pessoas e animais a passar. nao existem condiçoes para acontecer algo nessa zona

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                As que são abrangidas não me causam mossa...
                A mim causam, mas como eu disse ou paga tudo ou deixem conforme está.

                Isto de haver excepções só provocará conflitos.

                Comentário


                  #9
                  Portagem na A28 é uma estupidez, antes de ser A28 já era IC1 e o que mudou??melhoraram de alguma forma a infraestrutura rodoviaria?Não!!!eu só a tenho de fazer ao fds mas quem a faz todos os dias??que itinerario alternativo existe para ir de viana ao porto e vice-versa??esta estada já está mais do que amortizada e funciona como meio dinamizador da Região Minho, isto só vem provar que o nosso País é bipolar. E já não falo no que se passa no interior.

                  Comentário


                    #10
                    O Socrates prometeu SCUTS.

                    Há um critério que define uma SCUT e as 3 AE que agora foram anunciadas já não são consideradas SCUT pq não cumprem com esse critério.

                    Acho muito bem que metam portagens nessas AE.

                    Eu não as uso, logo não tenho nada que andar a pagar portagem nelas.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por BlackXR3i

                      Nao me acredito, o socrates disse que ia manter como prometeu. Ao acontecer isto vai haver cortes de estradas

                      Nao concordo [8][8][8],No exemplo da costa o unico acesso depois é a antiga 109 que agora ate tem passeios, estao sempre pessoas e animais a passar. nao existem condiçoes para acontecer algo nessa zona
                      Por acaso, o que ele disse é que ia manter as SCITS nas regiões mais desfavorecidas...


                      De qualquer forma, é triste que o pais não tenha uma rede minimamente decente de estradas rapidas e gratuitas..

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por BlackXR3i

                        Nao me acredito, o socrates disse que ia manter como prometeu. Ao acontecer isto vai haver cortes de estradas

                        Nao concordo [8][8][8],No exemplo da costa o unico acesso depois é a antiga 109 que agora ate tem passeios, estao sempre pessoas e animais a passar. nao existem condiçoes para acontecer algo nessa zona
                        Vai-te habituando...o socrates prometeu mmuta coisa que não cumpre.

                        Comentário


                          #13
                          Tenho uma vaga ideia de que quando a cor do governo era outra, e em que o mesmo "pôs a nu" que afinal as SCUT eram um buraco financeiro herdado do anterior governo PS (Guterres), o PS se opôs ferozmente à introdução de portagens nas SCUT... da mesma forma que se opôs à reintrodução das portagens na CREL.

                          Aparentemente falar de fora (estando na oposição) é fácil...

                          A dita é a mesma, o cheiro é que é diferente ...

                          (sim, o post no "portugaldiario" é meu).

                          Regards,

                          Comentário


                            #14
                            Aqui está a manha e a habilidade dos nossos governantes. Eu sempre fui contra as Scuts mas também não concordo com o que se passa neste momento com as auto-estradas nem com os preços praticados.

                            O único objectivo de passar os IC's para Auto-estradas é este que agora vemos.
                            Mais, como já foi dito acima, o caso da A28 é paradigmático do que está a acontecer. Pega-se num IC feito e mais que pago, muda-se o nome e volta-se a cobrar. Qual é a alternativa a este IC?? Outra AE ainda mais cara? [8)]

                            Outro caso: AE Pevidém/Vizela <-> Vila do Conde custa 2.60€ por +/- 40kms.
                            AE Pevidém/Vizela <-> Porto, +/- 50kms, custa 2.05€.

                            Na minha opinião, todos devemos pagar as AEs mas esta conduta dos governantes e estes preços são um absurdo.

                            Comentário


                              #15
                              Quem faz Gaia/Estarreja e vice-versa todos os dias como eu, vai ser bonito! Vamos voltar ao que era antigamente com a 109 com um transito impossivel durante a semana e ainda mais ao fim de semana. Se ao menos fosse uma estrada em condições, pelo menos antes de fazerem a A29 era cada buraco e então as tampas de saneamento bem levantadas era um espectaculo

                              Comentário


                                #16
                                O que é triste é que o IP3 (gratuito) passou a A24 (a ser paga daqui a uns anos). O IC1 passou a A17 e A29, etc, actualmente gratuita mas a ser paga brevemente. Estamos pior do que há alguns anos atras. E a culpa é das SCUT e de quem as inventou.

                                Comentário


                                  #17
                                  claro que não são consideradas scuts, ele mudou-lhes o nome...se eu te chamar antonio deixas de ser o Hugo Pereira??

                                  Comentário


                                    #18
                                    Vocês me desculpem, mas aconselho-vos vivamente a consultar esta página do PORTAL DO GOVERNO sobre as SCUTS.

                                    Não ponham frases nas bocas dos politicos, pq nesta página do GOVERNO pode-se constatar bem o que é pretendido com as SCUTS para o futuro.

                                    http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT...C_Doc_Scut.htm

                                    Agora não digam asneiras pf, pq confundem a malta do forum e lança-se o boato.

                                    Comentário


                                      #19
                                      sao todos uma grande pilha de bos** de M**** os politicos neste pais... o que estes gajos fazem pa chupar o dinheiro ao povo!
                                      Fazem isto porque nao sao eles qe tem qe passar diariamente nestas estradas alem de nao serem eles qe pagam portagens! ta se td mais a ***** pro povao venha é o nosso ao fim do mes é isso o qe eles querem!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        isso vai apanhar a A25?

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                                          Vocês me desculpem, mas aconselho-vos vivamente a consultar esta página do PORTAL DO GOVERNO sobre as SCUTS.

                                          Não ponham frases nas bocas dos politicos, pq nesta página do GOVERNO pode-se constatar bem o que é pretendido com as SCUTS para o futuro.

                                          http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT...C_Doc_Scut.htm

                                          Agora não digam asneiras pf, pq confundem a malta do forum e lança-se o boato.
                                          Eu já tinha lido e já tinha escrito aqui um enorme relatório, e francamente estava a estranhar o conteúdo tão "anti-SCUT". Por muita estupidez que este (des)governo PS tem feito, costumam ter mais cuidado mediático quando dão tiros nos pés (tentam sempre desculpar a acção)... então fui ver (por curiosidade) a data desse documento:

                                          "2004-12-23"

                                          Qual era a cor do governo nessa altura ? Eu ajudo, era o XVI Governo Constitucional, encabeçado pelo Santana Lopes. [8]

                                          Essa página de facto reflecte o que O GOVERNO DA ALTURA pretendia com as SCUT no futuro, dado ter chegado à conclusão de que o modelo das mesmas (implementadas pelo PS, na altura) era insutentável (conforme explicado nesse documento).

                                          Acaba por ser engraçado (humor negro...) que o PS esteja agora a confirmar o que o PSD tinha dito quando governo ... e que o PS na altura tanto criticou ...

                                          Caro Hugo, uma dose do seu remédio: informe-se e não lance boatos.

                                          Regards,

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu não lançei boatos nenhums. Eu sei bem o que se passa com as Scuts e sou contra elas qd os objectivos para que as mesmas foram construidas são atingidos.

                                            Não gosto é de ver num forum de automoveis, desrepeito seja por quem for.

                                            A malta vem para aqui desabafar as suas frustações e não sabem nem querem saber o que realmente se passa.

                                            Se ainda ajudasse a esclarecer... agora há posts que é de fugir.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Helder Alexandre

                                              sao todos uma grande pilha de bos** de M**** os politicos neste pais... o que estes gajos fazem pa chupar o dinheiro ao povo!
                                              Fazem isto porque nao sao eles qe tem qe passar diariamente nestas estradas alem de nao serem eles qe pagam portagens! ta se td mais a ***** pro povao venha é o nosso ao fim do mes é isso o qe eles querem!!
                                              Isso espremido em miudos dá ZERO...

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                                isso vai apanhar a A25?
                                                Eventualmente há-de chegar o dia...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                                                  Eu não lançei boatos nenhums. Eu sei bem o que se passa com as Scuts e sou contra elas qd os objectivos para que as mesmas foram construidas são atingidos.

                                                  Não gosto é de ver num forum de automoveis, desrepeito seja por quem for.

                                                  A malta vem para aqui desabafar as suas frustações e não sabem nem querem saber o que realmente se passa.

                                                  Se ainda ajudasse a esclarecer... agora há posts que é de fugir.
                                                  Caro Hugo, infelizmente o seu post (do qual fiz quote) enquadra-se perfeitamente na categoria dos posts que são "de fugir".

                                                  Em relação a "desrespeitos", lamento mas não consigo respeitar mentirosos, que mentem em função do que lhes dá mais jeito (leia-se "políticos").
                                                  Esta "histórinha" das SCUT é só mais uma prova de que o PS tem estado a mentir à descarada sobre esse assunto já desde os tempos do Guterres. Merecem respeito ? Não me parece.

                                                  Saber o que se passa ? Eu sei: finalmente o PS foi obrigado a desenterrar a cabeça da areia e assumir que de facto as SCUT são um buraco financeiro (como o anterior governo tinha dito, e está descrito no documento que referiu), e que os portugueses vão ser obrigados a pagar pela monumental cagada engendradada pelo governo Guterres.

                                                  E mais, caro Hugo ... como não me acredito que o governo baixe nos impostos, os utilizadores/pagadores vão pagar portagem a duplicar (portagem + os seus impostos), e os restantes contribuintes continuarão a pagar portagem com os seus impostos.
                                                  Faltou esse "pequeno detalhe" na explicação do ministro, não acha ?

                                                  Regards,

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                                                    O Socrates prometeu SCUTS.

                                                    Há um critério que define uma SCUT e as 3 AE que agora foram anunciadas já não são consideradas SCUT pq não cumprem com esse critério.

                                                    Acho muito bem que metam portagens nessas AE.

                                                    Eu não as uso, logo não tenho nada que andar a pagar portagem nelas.

                                                    Então, já que as pessoas que as vão usar estão a pagar esse uso, quero que lhes baixem os impostos. A desculpa de que quem não usa não tem que pagar é muito boa mas vamos pagar todos os mesmos impostos e também o uso destas estradas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acho.

                                                      No entanto, este governo baseia-se no novo documento do qual apresento aqui um resumo retirado do publico.

                                                      Estudo defende que Scut são boas para economia e orçamento
                                                      19.09.2006 - 09h19 Pedro Ribeiro PÚBLICO


                                                      Um novo estudo da autoria dos economistas Alfredo Marvão Pereira e Jorge Andraz conclui que as auto-estradas sem custos para o utilizador (Scut) são "perfeitamente justificáveis do ponto de vista económico" e que o investimento em Scut "não parece criar problemas de sustentabilidade ao Orçamento do Estado".

                                                      "O impacto económico e orçamental do investimento em Scut" é editado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento - instituição presidida por João Cravinho, deputado socialista e ministro das Obras Públicas nos governos Guterres. O livro apresenta-se como "uma avaliação empírica dos impactes económico e orçamental dos investimentos em auto-estradas em regime Scut".

                                                      Há sete Scut em Portugal: Beira Interior, Beiras Litoral e Alta, Grande Porto, Litoral Norte, Costa de Prata, Algarve e Interior Norte - uma rede de 921 quilómetros de alcatrão. No modelo "tradicional" do "utilizador-pagador" as auto-estradas financiam-se com portagens; nas Scut o Estado entrega a construção, financiamento, exploração e manutenção da estrada a uma empresa privada, pagando um montante anual que depende do tráfego.

                                                      Nos últimos anos, as Scut têm estado no centro do debate político devido aos encargos que geram para o Estado. Segundo um estudo de 2005 do Tribunal de Contas, os encargos com as Scut serão este ano de 329 milhões de euros; em 2007, passarão para 589 milhões de euros.

                                                      Mas isso sai barato, argumenta o estudo de Marvão Pereira e Jorge Andraz. O documento argumenta que "os investimentos em Scut geram efeitos no produto largamente superiores ao custo envolvido"; e isto é verdade não só no investimento total, mas também "ao nível de cada Scut". Mais: há "efeitos de spillover regionais". Ou seja, não são só as regiões onde os investimentos foram feitos que beneficiam das Scut; as regiões onde não houve investimento beneficiam ainda mais.

                                                      Cada milhão investido rende 18,06 milhões

                                                      Para este cálculo, Marvão Pereira e Jorge Andraz usam um modelo econométrico em que "o investimento de um milhão de euros" em infra-estruturas rodoviárias rende "no longo prazo" (a 30 anos) "um aumento acumulado do Produto de 18,06 milhões". Nas contas dos dois economistas, tendo as Scut um custo total de 10.855 milhões de euros, o seu efeito a longo prazo no Produto Interno Bruto (PIB) será de 42.839 milhões de euros. E até ao défice as Scut ajudaram: com encargos para o Estado de 7195 milhões de euros, as Scuts contribuíram para gerar 8996 milhões de euros de receitas fiscais.

                                                      Conclusão dos autores: "Não se justifica a importância atribuída [no debate político] à possível introdução de portagens nas Scut." Esta ideia é até "altamente questionável do ponto de vista económico".

                                                      No prefácio do estudo, João Cravinho escreve que, "apesar da hegemonia liberal alcançada há duas décadas, a maior parte das redes europeias de auto-estradas continuam livres de portagens", e que é possível "proceder à reengenharia das concessões" de forma a diminuir os "encargos anuais a pagar pelo Orçamento do Estado".

                                                      As Scut foram uma "bandeira" dos governos Guterres. O PSD tem defendido que elas foram um erro. Contactado pelo PÚBLICO, o deputado do PSD Miguel Frasquilho disse ainda não conhecer o estudo: "Quem sabe se, lendo o estudo, não mudo de opinião."

                                                      Mas, por agora, a opinião de Frasquilho é esta: "Não sou adepto do princípio das Scut. Prefiro o modelo utilizador-pagador. Além disso, a partilha dos riscos entre público e privado não foi conduzida da melhor maneira, quis-se fazer obra depressa e não se acautelou o interesse do Estado. Há sempre a hipótese de renegociar, de portajar ou de [alterar] o regime Scut - mas isso envolverá sempre indemnizações aos privados".

                                                      Marvão Pereira e Jorge Andraz, os autores do estudo apresentado ontem, já realizaram outros trabalhos onde defendem as vantagens económicas do investimento público. Em 2002, no trabalho Investimento público em infra-estruturas de transporte e o seu desempenho em Portugal, os economistas concluíam que o investimento público de um euro induzia, no longo prazo, um aumento de 9,5 euros na riqueza produzida. As conclusões deste trabalho foram utilizadas, já em 2005, no documento de orientação estratégica do Programa de Investimentos em Infra-Estruturas Prioritárias (PIIP). Com base neste último documento, o Governo aprovou o PIIP para o período 2005-2009 e comprometeu-se a investir 25 mil milhões de euros. Agora, a avaliação do impacte das Scut surge a pedido do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento. Uma organização presidida pelo deputado socialista João Cravinho, o mesmo que durante o primeiro Governo de António Guterres foi o "pai" das auto-estradas sem custos para o utilizador.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        As AE devem ser todas pagas por quem as utiliza!!! faz algum sentido, uma pessoa que não tem carro nem tão pouco carta, que viva lá pra trás do sol posto a trabalhar no campo, tenha que pagar com os seus impostos as AE daqueles que têm posses para ter carro e possibilidade de usar as AE????
                                                        Já basta o que está mal!!! não vale a pena piorar as coisas.
                                                        Além das AE, as entradas nas cidades tb deviam ter portagem electronica, taxada consoante o tempo de permanencia e o PB do veiculo (com excepções obviamente).
                                                        A rede de transportes deveria ser de melhor qualidade e ter um preço simbólico, assim como os estacionementos na periferia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por antoniop

                                                          citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                                                          O Socrates prometeu SCUTS.

                                                          Há um critério que define uma SCUT e as 3 AE que agora foram anunciadas já não são consideradas SCUT pq não cumprem com esse critério.

                                                          Acho muito bem que metam portagens nessas AE.

                                                          Eu não as uso, logo não tenho nada que andar a pagar portagem nelas.
                                                          Então, já que as pessoas que as vão usar estão a pagar esse uso, quero que lhes baixem os impostos. A desculpa de que quem não usa não tem que pagar é muito boa mas vamos pagar todos os mesmos impostos e também o uso destas estradas.
                                                          Baixar os impostos a quem deixa de usufruir de SCUTs??? Que raio de ideia peregrina é essa??? Baseado em quê??? Porque raio haverá alguém de pagar menos impostos porque tinha uma SCUT à porta e agora deixou de ter??? Estou curioso em saber quer raio de argumentário suporta ideia tão disparatada...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            será que a A17 tb vai ser?é que só de mira a aveiro tem umas 6 saidas no minimo...
                                                            e a A25?
                                                            como vou para a guarda?sem alternativas viaveis acho que nao deviam ser pagas...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X