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É possível fazer baixar o preço de um produto?...

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    É possível fazer baixar o preço de um produto?...

    Será possível?

    Eu explico, tem acontecido visitar em alguns sites de materiais diversos (...) determinados produtos específicos (por exemplo de informática) que, ao fim de alguns dias, acabam por aparecer como produtos em promoção desses mesmos sites!

    Será que o número de vezes que cada produto é visualizado poderá determinar algum tipo de política de venda mais "agressiva" colocando as lojas precisamente esses produtos nas promoções?

    No fundo a pergunta é, até que ponto nós podemos, ou não, influenciar os preços dessa maneira?...

    #2
    Sinceramente não sei...mas teoricamente e num mercado "perfeito" quanto maior a procura menor o preço das coisas (lei da oferta e da procura), embora todos saibamos que 90% das vezes isso não acontece.[8)]
    No exemplo que deste, da informática, acontece muito isso por causa da concorrência...quando uma loja mete um preço num site há logo outra a meter outro mais baixo (até um certo limite óbvio).[|)]

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Speedy

      Sinceramente não sei...mas teoricamente e num mercado "perfeito" quanto maior a procura menor o preço das coisas (lei da oferta e da procura), embora todos saibamos que 90% das vezes isso não acontece.[8)]
      Quanto maior a procura, maior o preço dos bens e serviços! E nao é teóricamente, é mesmo na prática. ;)

      Quanto à questão, custa-me a crer que assim seja. Parece-me que as promoções surgem consoante a necessidade de escoar determinado stock de produtos, ou fazer face a um concorrente que pôs o mesmo produto em promoção...

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por MS

        citação:Originalmente colocada por Speedy

        Sinceramente não sei...mas teoricamente e num mercado "perfeito" quanto maior a procura menor o preço das coisas (lei da oferta e da procura), embora todos saibamos que 90% das vezes isso não acontece.[8)]
        Quanto maior a procura, maior o preço dos bens e serviços! E nao é teóricamente, é mesmo na prática. ;)
        No curto prazo...

        No longo prazo uma maior procura pode levar a preços mais baixos.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por mundano

          citação:Originalmente colocada por MS

          citação:Originalmente colocada por Speedy

          Sinceramente não sei...mas teoricamente e num mercado "perfeito" quanto maior a procura menor o preço das coisas (lei da oferta e da procura), embora todos saibamos que 90% das vezes isso não acontece.[8)]
          Quanto maior a procura, maior o preço dos bens e serviços! E nao é teóricamente, é mesmo na prática. ;)
          No curto prazo...

          No longo prazo uma maior procura pode levar a preços mais baixos.
          É mais ou menos isso. Uma maior procura leva a um aumento directo dos preços, o que faz com que surjam mais empresas a oferecer esse produto e consequentemente, diminui o preço.

          Aqui sim entra a história do mercado "perfeito". Se o mercado for "imperfeito", já se está mesmo a ver ... é sempre a subir ... ;)

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Speedy

            Sinceramente não sei...mas teoricamente e num mercado "perfeito" quanto maior a procura menor o preço das coisas (lei da oferta e da procura), embora todos saibamos que 90% das vezes isso não acontece.[8)]
            No exemplo que deste, da informática, acontece muito isso por causa da concorrência...quando uma loja mete um preço num site há logo outra a meter outro mais baixo (até um certo limite óbvio).[|)]
            olha que n é bem assim...

            proncipalmente na área dos transportes,... tenho profs a dizerem que a querra é tão grande... que o preço pedido plo serviço é + barato que o proprio serviço!

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Speedy

              Sinceramente não sei...mas teoricamente e num mercado "perfeito" quanto maior a procura menor o preço das coisas (lei da oferta e da procura), embora todos saibamos que 90% das vezes isso não acontece.[8)]
              No exemplo que deste, da informática, acontece muito isso por causa da concorrência...quando uma loja mete um preço num site há logo outra a meter outro mais baixo (até um certo limite óbvio).[|)]
              Sim, mas esta "lei" diz respeito às compras realizadas e não à expectativa de compra que a "simples" visualização de um produto "denuncia"!;)

              Comentário


                #8
                e assim cai por terra a base económica que diz que o consumidor é racional!

                [}][}][}]

                e com ela toda a teoria económica....

                com que entao com mais procura baixam os preços?!!?

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por MS

                  É mais ou menos isso. Uma maior procura leva a um aumento directo dos preços, o que faz com que surjam mais empresas a oferecer esse produto e consequentemente, diminui o preço.

                  Aqui sim entra a história do mercado "perfeito". Se o mercado for "imperfeito", já se está mesmo a ver ... é sempre a subir ... ;)

                  Já vi que meti o pé na argola, mas não é preciso crucificarem-me![8D]
                  O que o MS disse neste post era o que eu queria dizer, para quem não percebeu. E não é assim? Claro que hoje em dia é diferente.

                  A massificação de um produto não o torna mais barato? Se muitos produtores fizerm algo e o venderem a um preço elevado, quem fica com aquilo são os próprios produtores.

                  Ao longo dos anos 90 o caso dos computadores como foi? Começaram a ter uma grande procura pelo que, mais empresas começaram a produzir materiais, então houve mais concorrência e os preços baixaram...eu não percebo nada de políticas de mercado (como já viram) mas não é assim um bocado?

                  E agora estamos a assistir à massificação dos televisores plasma e lcd, que já são muito menos caros que há um ou dois anos atrás....
                  ;)

                  Comentário


                    #10
                    Pé Leve o preço pode baixar por influencia do comprador claro que é possivel.

                    tens o preço da unidade... se encomendares um numero grande, (10, 100, 1000) eles baixam-te logo o preço as vezes quase para metade consoante as margens de lucro e a quantidade que comprares.;)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Speedy

                      citação:Originalmente colocada por MS

                      É mais ou menos isso. Uma maior procura leva a um aumento directo dos preços, o que faz com que surjam mais empresas a oferecer esse produto e consequentemente, diminui o preço.

                      Aqui sim entra a história do mercado "perfeito". Se o mercado for "imperfeito", já se está mesmo a ver ... é sempre a subir ... ;)

                      Já vi que meti o pé na argola, mas não é preciso crucificarem-me![8D]
                      O que o MS disse neste post era o que eu queria dizer, para quem não percebeu. E não é assim? Claro que hoje em dia é diferente.

                      A massificação de um produto não o torna mais barato? Se muitos produtores fizerm algo e o venderem a um preço elevado, quem fica com aquilo são os próprios produtores.

                      Ao longo dos anos 90 o caso dos computadores como foi? Começaram a ter uma grande procura pelo que, mais empresas começaram a produzir materiais, então houve mais concorrência e os preços baixaram...eu não percebo nada de políticas de mercado (como já viram) mas não é assim um bocado?

                      E agora estamos a assistir à massificação dos televisores plasma e lcd, que já são muito menos caros que há um ou dois anos atrás....
                      ;)
                      depende do produto, dos entraves à entrada no mercado, etc, etc

                      para baixar o preço tem de aumentar a oferta, e a variaçao da oferta tem de ser maior que a variaçao da procura. Se apenas a procura aumentar e nao houver capacidade/vontade de resposta pela oferta tamos lixados...

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por GJP

                        citação:Originalmente colocada por Speedy

                        Sinceramente não sei...mas teoricamente e num mercado "perfeito" quanto maior a procura menor o preço das coisas (lei da oferta e da procura), embora todos saibamos que 90% das vezes isso não acontece.[8)]
                        No exemplo que deste, da informática, acontece muito isso por causa da concorrência...quando uma loja mete um preço num site há logo outra a meter outro mais baixo (até um certo limite óbvio).[|)]
                        olha que n é bem assim...

                        proncipalmente na área dos transportes,... tenho profs a dizerem que a querra é tão grande... que o preço pedido plo serviço é + barato que o proprio serviço!
                        A isso dá-se o nome de dumping e é ilegal

                        O dumping é a forma mais comum de comportamento ilegal. Verifica-se quando mercadorias ou serviços são vendidos a preços inferiores ao seu custo de produção.

                        Comentário


                          #13

                          citação:É possível fazer baixar o preço de um produto?...
                          Nada mais fácil, quando os próprios verificam que o produto não tem saída, por a margem de lucro ser enorme e resolvem ter uma margem de lucro inferior, já vendem

                          Quando existem produtos que são sujeitos a descontos de 70% e mesmo assim não poderão perder dinheiro, só podemos deduzir que tem margens de lucro anómalas

                          Um caso concreto:

                          Precisei de comprar um produto relacionado com a aquariofilia, produto esse que em Portugal não baixava dos cento e tal euros, andei a pesquizar e exactamente o mesmo produto em Itália com portes ficou num quarto do preço

                          Se certos empresários portugueses não fossem tão...ganhavamos nós, eles e a economia portuguesa

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Duro

                            e assim cai por terra a base económica que diz que o consumidor é racional!

                            [}][}][}]

                            e com ela toda a teoria económica....

                            com que entao com mais procura baixam os preços?!!?
                            Não leste bem o que eu escrevi acima, pois não?...

                            As visualizações online de determinados produtos que não sejam correspondidas a proporcional número de compras dos mesmos poderão, parece-me, determinar que essas "expectativas de compra" se transformem em "probabilidades de compra"! Entendeste?...

                            É que os sites que publicitam online os seus produtos sabem quais são os produtos mais "procurados" (visualizados)!;)

                            Comentário


                              #15
                              Isto de análise tem muito que se lhe diga.

                              É mesmo uma area de software (datawarehousing e seu processamento).

                              Um produto nao tem o preço indexado ao seu valor de materia prima.

                              Tens de pagar o seu I&D (investigação e desenvolvimento) etc.

                              Não esquecer de 1 coisa. Tens 1 papelaria: Se conseguires procura para um lápis a pessoa vai precisar de 1 caderno, borracha, de mais lapis no futuro etc.

                              Isto é 1 area de pesquisa que existe no mercado e sao bem pagos (os consultores de...).

                              Não esquecer que muitos produtos ficam carissimos em stock. Um tlm com 6 meses provavelmente custa mais se ficar 1 semana em stock do q vender a preço de custo.

                              etc etc

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                citação:Originalmente colocada por Duro

                                e assim cai por terra a base económica que diz que o consumidor é racional!

                                [}][}][}]

                                e com ela toda a teoria económica....

                                com que entao com mais procura baixam os preços?!!?
                                Não leste bem o que eu escrevi acima, pois não?...

                                As visualizações online de determinados produtos que não sejam correspondidas a proporcional número de compras dos mesmos poderão, parece-me, determinar que essas "expectativas de compra" se transformem em "probabilidades de compra"! Entendeste?...

                                É que os sites que publicitam online os seus produtos sabem quais são os produtos mais "procurados" (visualizados)!;)
                                li.

                                tu é que se calhar nao leste algumas respostas que vieram depois.

                                ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                  citação:Originalmente colocada por Speedy

                                  Sinceramente não sei...mas teoricamente e num mercado "perfeito" quanto maior a procura menor o preço das coisas (lei da oferta e da procura), embora todos saibamos que 90% das vezes isso não acontece.[8)]
                                  No exemplo que deste, da informática, acontece muito isso por causa da concorrência...quando uma loja mete um preço num site há logo outra a meter outro mais baixo (até um certo limite óbvio).[|)]
                                  Sim, mas esta "lei" diz respeito às compras realizadas e não à expectativa de compra que a "simples" visualização de um produto "denuncia"!;)
                                  É muito possível que isso aconteça.

                                  Qualquer site que se preze faz análise aos logs, da qual é possivel inferir, por exemplo, que produtos têm a pior relação nº de vistas vs. nº de drop-outs (pessoal que abandona o site naquele altura).

                                  Depois tirarão as conclusões necessárias.

                                  Comentário


                                    #18
                                    [:I]A TEORIA do FITANÇO[:I].

                                    Solicito humildemente a [u]todos</u> os colegas do Fórum que vão até ao site da Nissan Portugal e ponham-se a fitar a NAVARA.
                                    Obrigado.

                                    P.S. DESPACHEM-SE PORRA.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                      Será possível?

                                      Eu explico, tem acontecido visitar em alguns sites de materiais diversos (...) determinados produtos específicos (por exemplo de informática) que, ao fim de alguns dias, acabam por aparecer como produtos em promoção desses mesmos sites!

                                      Será que o número de vezes que cada produto é visualizado poderá determinar algum tipo de política de venda mais "agressiva" colocando as lojas precisamente esses produtos nas promoções?

                                      No fundo a pergunta é, até que ponto nós podemos, ou não, influenciar os preços dessa maneira?...
                                      No retalho é perfeitamente possivel, agora em relação a fabricantes não é frequente.
                                      Existem vários factores que contribuem para a fixação dos preços, mas por norma o posicionamento do produto em relação à concorrência e a imagem da marca no mercado formam o preço. Depois é tudo uma questão de margens, opções por canais de distribuição, etc, etc.

                                      O preço de um bem manufacturado reflecte até às expectativas dos accionistas da marca do próprio bem! Dá que pensar...;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por J.R.

                                        [:I]A TEORIA do FITANÇO[:I].

                                        Solicito humildemente a [u]todos</u> os colegas do Fórum que vão até ao site da Nissan Portugal e ponham-se a fitar a NAVARA.
                                        Obrigado.

                                        P.S. DESPACHEM-SE PORRA.

                                        Se fizer-mos isso pelo menos temos direito a uma rodada de "Bojecas" ?

                                        :D :D :D

                                        Queres que o pessoal baixe isso até que valor ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por jcpr

                                          citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                          citação:Originalmente colocada por Speedy

                                          Sinceramente não sei...mas teoricamente e num mercado "perfeito" quanto maior a procura menor o preço das coisas (lei da oferta e da procura), embora todos saibamos que 90% das vezes isso não acontece.[8)]
                                          No exemplo que deste, da informática, acontece muito isso por causa da concorrência...quando uma loja mete um preço num site há logo outra a meter outro mais baixo (até um certo limite óbvio).[|)]
                                          Sim, mas esta "lei" diz respeito às compras realizadas e não à expectativa de compra que a "simples" visualização de um produto "denuncia"!;)
                                          É muito possível que isso aconteça.

                                          Qualquer site que se preze faz análise aos logs, da qual é possivel inferir, por exemplo, que produtos têm a pior relação nº de vistas vs. nº de drop-outs (pessoal que abandona o site naquele altura).

                                          Depois tirarão as conclusões necessárias.
                                          Exactamente!;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por J.R.

                                            [:I]A TEORIA do FITANÇO[:I].

                                            Solicito humildemente a [u]todos</u> os colegas do Fórum que vão até ao site da Nissan Portugal e ponham-se a fitar a NAVARA.
                                            Obrigado.

                                            P.S. DESPACHEM-SE PORRA.
                                            Atenção que isso acontece mesmo na grande maioria dos sites "a sério".

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                              Será possível?

                                              Eu explico, tem acontecido visitar em alguns sites de materiais diversos (...) determinados produtos específicos (por exemplo de informática) que, ao fim de alguns dias, acabam por aparecer como produtos em promoção desses mesmos sites!

                                              Será que o número de vezes que cada produto é visualizado poderá determinar algum tipo de política de venda mais "agressiva" colocando as lojas precisamente esses produtos nas promoções?

                                              No fundo a pergunta é, até que ponto nós podemos, ou não, influenciar os preços dessa maneira?...
                                              A teoria não é descabida, pode haver muitas visualizações e poucas vendas, ou sinónimo de produto que não agrada - por variadissimos aspectos, da qualidade ao design, etc. - ou precço elevado, o que em termos de agressividade pode resultar numa baixa de preço.


                                              Agora esta teoria começa a ir contra o regra da oferta e da procura.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por jcpr

                                                Atenção que isso acontece mesmo na grande maioria dos sites "a sério".
                                                Conforme os productos e mercados até... acredito;).
                                                Mas achei uma piada à situação, sorry.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Phoenix

                                                  citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                                  Será possível?

                                                  Eu explico, tem acontecido visitar em alguns sites de materiais diversos (...) determinados produtos específicos (por exemplo de informática) que, ao fim de alguns dias, acabam por aparecer como produtos em promoção desses mesmos sites!

                                                  Será que o número de vezes que cada produto é visualizado poderá determinar algum tipo de política de venda mais "agressiva" colocando as lojas precisamente esses produtos nas promoções?

                                                  No fundo a pergunta é, até que ponto nós podemos, ou não, influenciar os preços dessa maneira?...
                                                  A teoria não é descabida, pode haver muitas visualizações e poucas vendas, ou sinónimo de produto que não agrada - por variadissimos aspectos, da qualidade ao design, etc. - ou precço elevado, o que em termos de agressividade pode resultar numa baixa de preço.


                                                  Agora esta teoria começa a ir contra o regra da oferta e da procura.
                                                  Não acho que vá. A regra da oferta e da procura inclui também o preço como variavel.

                                                  A procura do produto X ao preço Y pode ser baixa, logo a relação procura/oferta baixa. A relação baixa, o preço baixa também.

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                                                    citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                    citação:Originalmente colocada por jcpr

                                                    Atenção que isso acontece mesmo na grande maioria dos sites "a sério".
                                                    Conforme os productos e mercados até... acredito;).
                                                    Mas achei uma piada à situação, sorry.
                                                    Conheço situações reais de coisas parecidas com estas

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                      [:I]A TEORIA do FITANÇO[:I].

                                                      Solicito humildemente a [u]todos</u> os colegas do Fórum que vão até ao site da Nissan Portugal e ponham-se a fitar a NAVARA.
                                                      Obrigado.

                                                      P.S. DESPACHEM-SE PORRA.
                                                      Vê lá se não acontece o inverso e aumentam o preço com a descrição "Quantidade Limitada" para fazer os otários caírem na esparrela [}][}][}]

                                                      ;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por jcpr

                                                        citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                        citação:Originalmente colocada por jcpr

                                                        Atenção que isso acontece mesmo na grande maioria dos sites "a sério".
                                                        Conforme os productos e mercados até... acredito;).
                                                        Mas achei uma piada à situação, sorry.
                                                        Conheço situações reais de coisas parecidas com estas
                                                        Essa fez-me lembrar uma historia veridica contada por um tio meu...

                                                        Ele era licenciado em farmácia e antigamente eram eles que fazia a maioria dos medicamentos etc.

                                                        ele e mais uns 4 pessoas da farmacia desenvolveram uma pasta de dentes...boa mas ninguem a conhecia.

                                                        resultado entrou no mercado e pouco vendeu...no inicio;)

                                                        o que se lembraram de fazer? durante dias fizeram um plano de todas as farmacias da capital e da zona envolvente e dividiram as farmacia pelas visitas diarias das mulheres de cada um..

                                                        elas chegavam á farmacia e pediam a tal pasta...o farmaceutico dizia k nao tinha elas ainda elogiavam a tal pasta...umas horas entrava outra mulher a pedir a pasta...depois a outra... até que todas as farmacias viram necessidade e encomendaram caixas e caixas dessa pasta de dentes:D:D:D

                                                        numa altura em que havia pouca publicidade e poucas marcas esta situação resultava.;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Zur Besonderen Verwendung

                                                          citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                          [:I]A TEORIA do FITANÇO[:I].

                                                          Solicito humildemente a [u]todos</u> os colegas do Fórum que vão até ao site da Nissan Portugal e ponham-se a fitar a NAVARA.
                                                          Obrigado.

                                                          P.S. DESPACHEM-SE PORRA.
                                                          Vê lá se não acontece o inverso e aumentam o preço com a descrição "Quantidade Limitada" para fazer os otários caírem na esparrela [}][}][}]

                                                          ;)
                                                          Aí é o potencial comprador que tem de estar com atenção!...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pé-leve

                                                            Os ciclos de vida dos produtos de tecnologia são muito curtos. Como em qq produto, é normal chegarem com um preço mais elevado (para pagar o investimento) e vão baixando de preço devido a novos produtos que saem e pq com o investimento pago, fica-se apenas com o custo de produção.

                                                            Existem várias formas de ver a coisa. Há empresas quem compram por exemplo 10000 Unidades. Estabelecem um preço apetecivel para o mercado e vendem o produto a esse preço, baixando conforme o mercado assim o ditar. Imagina que ao 7500 unidades vendidas pagaram todo o investimento (nao so de produto e transporte, mas também pessoal, etc). As ultimas 2500 unidades são vendidas a um preço mais baixo para promover rapidament o volume, o market share e para procurar que não existam restos de stock.

                                                            Existe tambem outra situação. A Loja aposta num produto que vende bem. Digamos que inicialmente stock 20 unidades e que acabar por vender 100 por mês. Se for um produto que n esteja para ficar descontinuado, pode negociar a compra de 300 ou 400 unidades, baixar o preço de venda e manter ou até aumentar a margem.

                                                            Também pode acontecer outra coisa... Muitos produtos (Memorias, tinteiros, processadores) sofrem da rodinha do Iva, em que empresas fazem falcatruas para baixar os preços, criando assim um grey market... se num produto novo nao existe nesse mercado, se for apetecível, é uma questão de tempo

                                                            Comentário

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