Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Telemóvel pode causar esterilidade em homens

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Telemóvel pode causar esterilidade em homens



    O uso de telemóveis pode prejudicar a produção de espermatozóides e causar esterilidade, segundo um estudo do Centro de Pesquisa Reprodutiva dos EUA, publicado hoje na imprensa britânica.
    As ondas emitidas pelos telemóveis podem diminuir a quantidade, mobilidade e qualidade do esperma em quase 50%. Numa situação extrema os homens podem ficar estéreis, refere o estudo do centro de Cleveland, em Ohio.

    Os cientistas examinaram o esperma de 364 homens com problemas de fertilidade, tendo constatado que aqueles que mais usavam o telemóvel (mais de quatro horas por dia) tinham menor quantidade de esperma, 50 milhões por mililitro.

    A quantidade era maior (86 milhões por mililitro) e saudável entre os que não utilizavam o telemóvel.

    O estudo foi realizado em Mumbai, na Índia, onde os telemóveis não são utilizados por todos os grupos sociais.

    Segundo o professor Ashok Agarwal, que chefiou a equipa de investigação, nos quatro parâmetros (quantidade, mobilidade, viabilidade e morfologia) registaram-se «significativas diferenças entre os grupos».

    «As pessoas utilizam os telemóveis sem pensar nas consequências. Estes equipamentos podem ter um efeito devastador na fertilidade. Ainda tem que ser provado, mas pode ter um grande impacto, porque hoje fazem parte das nossas vidas», sublinhou Agarwal.

    Segundo o estudo, alguns dos homens que mais utilizavam o telemóvel tinham uma quantidade de esperma abaixo de 20 milhões por mililitro, limite que a Organização Mundial da Saúde (OMS) define para a infertilidade.

    O trabalho foi apresentado na segunda-feira à Sociedade Americana para a Medicina Reprodutiva em Nova Orleães, suscitando novas preocupações sobre a segurança dos telemóveis, diz hoje o jornal britânico The Independent.

    http://diariodigital.sapo.pt/news.as...id_news=247813

    #2
    Mas eles falam com o telemóvel no bolso das calças? :D

    Comentário


      #3
      Já li que o simples facto do telemóvel estar no bolso causa infertilidade.

      Comentário


        #4
        eu já li que também provoca infertilidade nas mulheres

        Comentário


          #5
          eu também já li que sem telemóvel as pessoas sentem-se perdidas!

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Peacelove

            eu já li que também provoca infertilidade nas mulheres
            Confirmo.

            Comentário


              #7
              Eu até já li que coze ovos! [}]

              De que "ovos" estariam a falar? [}]

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por ClioII

                Eu até já li que coze ovos! [}]

                De que "ovos" estariam a falar? [}]

                [}][}][}][}][}][}]

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Neptuno_74

                  citação:Originalmente colocada por ClioII

                  Eu até já li que coze ovos! [}]

                  De que "ovos" estariam a falar? [}]

                  [}][}][}][}][}][}]
                  :D:D:D

                  Comentário


                    #10
                    Por acaso sempre que posso evito andar com o telemovel no bolso...se levar comigo uma mala, levo lá o telemóvel, e se for a conduzir ponho-o num espaço na consola central...

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X