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Violação da lei da protecção de dados num banco!

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    Violação da lei da protecção de dados num banco!

    Fiquei estupefacto com a situação descrita e vivida por uma amiga minha, que me contou ontem ao jantar...

    Um sujeito fez um depósito por engano na conta dela. Como ela recebe sempre transferência e depósitos por parte de clientes, naturalmente não se apercebeu que tenha sido por engano.
    Ora alguns dias depois o banco contactou-a para ir ao balcao, assinar uns papeis, de modo ao dinheiro ser restituído. A minha amiga não podia nessa semana dado estar no estrangeiro (roaming) e avisou que logo que tivesse oportunidade ia tratar do assunto.
    Algum tempo depois, esqueceu-se disso (longe de mim pensar que foi por mal, dado tratar-se da irrisória soma de 120eur) e recebeu uma chamada de um tipo dizendo-lhe que tinha todos os dados dela e que ia apresentar queixa à polícia!! [:0]

    Ela não deu autorização para que o banco desse os dados dela. Logo aí penso haver violação da lei da protecção de dados. Nunca uma situação desta poderia levar a violar-se a lei.


    Que que dizem vocês? O que fariam numa situação destas? Algum entendido na matéria?
    A minha amiga é um pouco "atada", e tem receio de fazer o que quer que seja. Já eu não penso assim!! Mas que história é esta?!?

    Só tenho algumas dúvidas no seguinte: em situações como esta ela pode ser acusada de apropriação de dinheiro? É que, no fundo, a culpa não foi dela! Ainda por cima, quando eu faço depósitos, verifico SEMPRE se o titular da conta está correcto...

    Obrigado!

    #2
    Ela que va la regularizar a situação. a Unica pessoa a lixar-se no fim é o empregado bancario, que alem de resituir o dinheiro do bolso dele, anda vai ter responderr por violação do Sigilo bancario , e no fim tem direito a despedimento por justa causa , e o nome quimado na banca por N anos.

    Portanto ela que va la e não se stress com isso.

    Comentário


      #3
      Queixa crime, imediatamente, contra o Banco e contra o autor da ameaça, efectuada na Secretaria do Ministério Público junto do Tribunal da Comarca onde ela reside!

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por pmct

        Ela que va la regularizar a situação. a Unica pessoa a lixar-se no fim é o empregado bancario, que alem de resituir o dinheiro do bolso dele, anda vai ter responderr por violação do Sigilo bancario , e no fim tem direito a despedimento por justa causa , e o nome quimado na banca por N anos.

        Portanto ela que va la e não se stress com isso.
        A situação está regularizada. A questão é saber se há motivo que justifique uma queixa nas autoridades (seja comissão nacional de protecção de dados, seja tribunais...).

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por MrGrieves

          Fiquei estupefacto com a situação descrita e vivida por uma amiga minha, que me contou ontem ao jantar...

          Um sujeito fez um depósito por engano na conta dela. Como ela recebe sempre transferência e depósitos por parte de clientes, naturalmente não se apercebeu que tenha sido por engano.
          Ora alguns dias depois o banco contactou-a para ir ao balcao, assinar uns papeis, de modo ao dinheiro ser restituído. A minha amiga não podia nessa semana dado estar no estrangeiro (roaming) e avisou que logo que tivesse oportunidade ia tratar do assunto.
          Algum tempo depois, esqueceu-se disso (longe de mim pensar que foi por mal, dado tratar-se da irrisória soma de 120eur) e recebeu uma chamada de um tipo dizendo-lhe que tinha todos os dados dela e que ia apresentar queixa à polícia!! [:0]

          Ela não deu autorização para que o banco desse os dados dela. Logo aí penso haver violação da lei da protecção de dados. Nunca uma situação desta poderia levar a violar-se a lei.


          Que que dizem vocês? O que fariam numa situação destas? Algum entendido na matéria?
          A minha amiga é um pouco "atada", e tem receio de fazer o que quer que seja. Já eu não penso assim!! Mas que história é esta?!?

          Só tenho algumas dúvidas no seguinte: em situações como esta ela pode ser acusada de apropriação de dinheiro? É que, no fundo, a culpa não foi dela! Ainda por cima, quando eu faço depósitos, verifico SEMPRE se o titular da conta está correcto...

          Obrigado!
          N partas do principio que é uma quantia irrisória...

          120 euros para ti pode ser o que estás disposto a gastar num jantar hoje à noite mas para outra pessoa pode significar passar fome ou não durante um mês.

          Qto aos dados, epah ele pode simplesmente ter tentado transferir de novo no MB para a mesma conta. O MB como sabem indica o nome da pessoa. Depois com o nome da pessoa pode procurar em N sitios (até mesmo a telecom) dados sobre a pessoa.

          Não culpem logo o banco pq existem mais formas de sacar os dados das pessoas sem ser pelo caixa do banco...

          RR

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por MrGrieves

            citação:Originalmente colocada por pmct

            Ela que va la regularizar a situação. a Unica pessoa a lixar-se no fim é o empregado bancario, que alem de resituir o dinheiro do bolso dele, anda vai ter responderr por violação do Sigilo bancario , e no fim tem direito a despedimento por justa causa , e o nome quimado na banca por N anos.

            Portanto ela que va la e não se stress com isso.
            A situação está regularizada. A questão é saber se há motivo que justifique uma queixa nas autoridades (seja comissão nacional de protecção de dados, seja tribunais...).
            Claro que ha.
            Quebra de sigilo bancario.
            Agora quem se lixa é o empregado, ao banco não lhe acontece nada:D

            Comentário


              #7
              Já agora qto à queixa ele pode apresentar à policia á vontade, ele é que fez ***** ( ou o caixa ).

              :-) cromo o gajo LOL.

              RR

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por SOneca-II

                citação:Originalmente colocada por MrGrieves

                Fiquei estupefacto com a situação descrita e vivida por uma amiga minha, que me contou ontem ao jantar...

                Um sujeito fez um depósito por engano na conta dela. Como ela recebe sempre transferência e depósitos por parte de clientes, naturalmente não se apercebeu que tenha sido por engano.
                Ora alguns dias depois o banco contactou-a para ir ao balcao, assinar uns papeis, de modo ao dinheiro ser restituído. A minha amiga não podia nessa semana dado estar no estrangeiro (roaming) e avisou que logo que tivesse oportunidade ia tratar do assunto.
                Algum tempo depois, esqueceu-se disso (longe de mim pensar que foi por mal, dado tratar-se da irrisória soma de 120eur) e recebeu uma chamada de um tipo dizendo-lhe que tinha todos os dados dela e que ia apresentar queixa à polícia!! [:0]

                Ela não deu autorização para que o banco desse os dados dela. Logo aí penso haver violação da lei da protecção de dados. Nunca uma situação desta poderia levar a violar-se a lei.


                Que que dizem vocês? O que fariam numa situação destas? Algum entendido na matéria?
                A minha amiga é um pouco "atada", e tem receio de fazer o que quer que seja. Já eu não penso assim!! Mas que história é esta?!?

                Só tenho algumas dúvidas no seguinte: em situações como esta ela pode ser acusada de apropriação de dinheiro? É que, no fundo, a culpa não foi dela! Ainda por cima, quando eu faço depósitos, verifico SEMPRE se o titular da conta está correcto...

                Obrigado!
                N partas do principio que é uma quantia irrisória...

                120 euros para ti pode ser o que estás disposto a gastar num jantar hoje à noite mas para outra pessoa pode significar passar fome ou não durante um mês.

                Qto aos dados, epah ele pode simplesmente ter tentado transferir de novo no MB para a mesma conta. O MB como sabem indica o nome da pessoa. Depois com o nome da pessoa pode procurar em N sitios (até mesmo a telecom) dados sobre a pessoa.

                Não culpem logo o banco pq existem mais formas de sacar os dados das pessoas sem ser pelo caixa do banco...

                RR

                Acabei de obter a confirmação que foi o gerente do balcão a dar o número de telefone da minha amiga à referida pessoa.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por pmct

                  citação:Originalmente colocada por MrGrieves

                  citação:Originalmente colocada por pmct

                  Ela que va la regularizar a situação. a Unica pessoa a lixar-se no fim é o empregado bancario, que alem de resituir o dinheiro do bolso dele, anda vai ter responderr por violação do Sigilo bancario , e no fim tem direito a despedimento por justa causa , e o nome quimado na banca por N anos.

                  Portanto ela que va la e não se stress com isso.
                  A situação está regularizada. A questão é saber se há motivo que justifique uma queixa nas autoridades (seja comissão nacional de protecção de dados, seja tribunais...).
                  Claro que ha.
                  Quebra de sigilo bancario.
                  Agora quem se lixa é o empregado, ao banco não lhe acontece nada:D
                  Pois, mas o empregado não tem nada que dar dados de ninguém a outra entidade, excepto por ordem do tribunal. Deve ser responsabilizado por isso, não achas?

                  Comentário


                    #10
                    Já agora, desde quando é que o que se passou é crime, ou incorrecto?

                    Ela não pediu nada, o dinheiro veio parar à conta dela, por meios perfeitamente legais... temos pena!

                    Se alguém se chegar ao pé de vocês, vos entregar 5.000€ e dali a 2 horas pedir-vos o dinheiro de volta, vocês devolvem?

                    Ela foi cordial em acordar que o devolvia, mas dada a valente estupidez da pessoa em causa, eu dizia-lhe logo que não lhe devolvia ponta de um corno!

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por MrGrieves

                      citação:Originalmente colocada por SOneca-II

                      citação:Originalmente colocada por MrGrieves

                      Fiquei estupefacto com a situação descrita e vivida por uma amiga minha, que me contou ontem ao jantar...

                      Um sujeito fez um depósito por engano na conta dela. Como ela recebe sempre transferência e depósitos por parte de clientes, naturalmente não se apercebeu que tenha sido por engano.
                      Ora alguns dias depois o banco contactou-a para ir ao balcao, assinar uns papeis, de modo ao dinheiro ser restituído. A minha amiga não podia nessa semana dado estar no estrangeiro (roaming) e avisou que logo que tivesse oportunidade ia tratar do assunto.
                      Algum tempo depois, esqueceu-se disso (longe de mim pensar que foi por mal, dado tratar-se da irrisória soma de 120eur) e recebeu uma chamada de um tipo dizendo-lhe que tinha todos os dados dela e que ia apresentar queixa à polícia!! [:0]

                      Ela não deu autorização para que o banco desse os dados dela. Logo aí penso haver violação da lei da protecção de dados. Nunca uma situação desta poderia levar a violar-se a lei.


                      Que que dizem vocês? O que fariam numa situação destas? Algum entendido na matéria?
                      A minha amiga é um pouco "atada", e tem receio de fazer o que quer que seja. Já eu não penso assim!! Mas que história é esta?!?

                      Só tenho algumas dúvidas no seguinte: em situações como esta ela pode ser acusada de apropriação de dinheiro? É que, no fundo, a culpa não foi dela! Ainda por cima, quando eu faço depósitos, verifico SEMPRE se o titular da conta está correcto...

                      Obrigado!
                      N partas do principio que é uma quantia irrisória...

                      120 euros para ti pode ser o que estás disposto a gastar num jantar hoje à noite mas para outra pessoa pode significar passar fome ou não durante um mês.

                      Qto aos dados, epah ele pode simplesmente ter tentado transferir de novo no MB para a mesma conta. O MB como sabem indica o nome da pessoa. Depois com o nome da pessoa pode procurar em N sitios (até mesmo a telecom) dados sobre a pessoa.

                      Não culpem logo o banco pq existem mais formas de sacar os dados das pessoas sem ser pelo caixa do banco...

                      RR

                      Acabei de obter a confirmação que foi o gerente do balcão a dar o número de telefone da minha amiga à referida pessoa.
                      Então se ainda por cima é um gerente a armar-se em chico esperto é f**** a torto e a direito...

                      Um empregado ainda poderia cair no erro, agora um gerente, tem é que ter juizo...

                      RR

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por SOneca-II

                        Já agora qto à queixa ele pode apresentar à policia á vontade, ele é que fez ***** ( ou o caixa ).

                        :-) cromo o gajo LOL.

                        RR
                        O problema é este:

                        citação:Algum tempo depois, esqueceu-se disso (longe de mim pensar que foi por mal, dado tratar-se da irrisória soma de 120eur) e recebeu uma chamada de um tipo dizendo-lhe que tinha todos os dados dela e que ia apresentar queixa à polícia!!
                        E há, em princípio, diversas molduras criminais para esta situação...

                        Comentário


                          #13
                          Vai ser dificil provar que houve violação da protecção de dados por parte do banco, se é que existiu.

                          Ao ser efectuado o deposito o cliente ficou com o respectivo talao de movimento, logo ai o cliente fica com o numero da conta na qual foi efectuado o deposito. Assim basta usar o velho truque da caixa multibanco e simular uma transferencia para se ficar a saber o nome do titular da conta, vais as paginas amarelas e se por acaso o telefone ate estiver no mesmo nome...

                          Isto é so uma hipotese para mostrar que não é necessario o banco infringir o que quer que seja para, neste caso, se poder chegar rapidamente a uma pessoa. Todavia acho que deves procurar saber como é que a pessoa chegou a tua amiga e depois agir.

                          Comentário


                            #14
                            OK enquanto eu escrevia ja confirmaste que foi o gerente... ja agora como confirmaram tal coisa?

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por ragazzito

                              OK enquanto eu escrevia ja confirmaste que foi o gerente... ja agora como confirmaram tal coisa?
                              A minha amiga quando tratou da restituição do dinheiro, fê-lo directamente com a pessoa em questão, sem o banco pelo meio.
                              Tudo foi resolvido entre adultos, e logicamente, ficaram com o contacto um do outro.
                              A minha amiga contactou a pessoa para questionar como tinha obtido o telefone, e esta confirmou que quem lhe deu foi o gerente.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por MrGrieves

                                citação:Originalmente colocada por ragazzito

                                OK enquanto eu escrevia ja confirmaste que foi o gerente... ja agora como confirmaram tal coisa?
                                A minha amiga quando tratou da restituição do dinheiro, fê-lo directamente com a pessoa em questão, sem o banco pelo meio.
                                Tudo foi resolvido entre adultos, e logicamente, ficaram com o contacto um do outro.
                                A minha amiga contactou a pessoa para questionar como tinha obtido o telefone, e esta confirmou que quem lhe deu foi o gerente.
                                Carta para a administração do banco e para a DECO.

                                Comentário


                                  #17
                                  Os bancos sao é uns ladrões, ainda onde paguei 3 euros e tal por um cheque avulso[8][8]

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por MrGrieves

                                    citação:Originalmente colocada por ragazzito

                                    OK enquanto eu escrevia ja confirmaste que foi o gerente... ja agora como confirmaram tal coisa?
                                    A minha amiga quando tratou da restituição do dinheiro, fê-lo directamente com a pessoa em questão, sem o banco pelo meio.
                                    Tudo foi resolvido entre adultos, e logicamente, ficaram com o contacto um do outro.
                                    A minha amiga contactou a pessoa para questionar como tinha obtido o telefone, e esta confirmou que quem lhe deu foi o gerente.

                                    Eu não tinha piedade...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Penso que não é necessário nenhuma autorização do titular da conta para o banco efectuar um estorno.
                                      Já me aconteceu uma vez o caixa do banco enganar-se e depositar 6.000 euros numa outra conta bancaria.
                                      Por sorte dele, a conta não foi movimentada durante esse periodo e foi feito o estorno do valor.
                                      Quanto á violação de dados por parte das instituições, que trabalha com elas sabe que isso é o prato do dia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                        Os bancos sao é uns ladrões, ainda onde paguei 3 euros e tal por um cheque avulso[8][8]
                                        o que é que isso tem a ver com a situação em causa?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Gerente do banco de gatas a levar bicos e a limpar o chão com a lingua!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            o sigilo bancario só existe para o estado e mais não digo...

                                            Comentário


                                              #23

                                              A minha mãe já fez com que um empregado bancário fosse despedido por ter divulgado movimentos recentes e saldos de conta a alguem não autorizado... e nem precisou de fazer queixa ao banco, apenas armou um pé de vento no balcão!

                                              Sinceramente até tive pena, mas é a vida! Dura lex sed lex.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sim, Dura lex sed lex, queixa crime para a frente!;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No minimo acabar com a(s) conta(s) bancária(s) nessa instituição.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Luís Dias

                                                    o sigilo bancario só existe para o estado e mais não digo...
                                                    Não tenhas a minima dúvida! Ainda esta semana tive acesso a informações pessoais de mais de 600 clientes do maior banco português... e mais também não digo! [8D]:D

                                                    Ah, e não trabalho nesse banco...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por MS

                                                      citação:Originalmente colocada por Luís Dias

                                                      o sigilo bancario só existe para o estado e mais não digo...
                                                      Não tenhas a minima dúvida! Ainda esta semana tive acesso a informações pessoais de mais de 600 clientes do maior banco português... e mais também não digo! [8D]:D

                                                      Ah, e não trabalho nesse banco...
                                                      ai dizes dizes.... a judite anda aí ... [}]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Luís Dias

                                                        o sigilo bancario só existe para o estado e mais não digo...
                                                        Olha, mais um que sabe como as coisas funcionam na vida real:D;) Sigilo bancário? Sim, sim...[}][}]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Queixa crime contra o banco..
                                                          E o palhaço que lhe telefonou, primeiro que aprenda a ver em que nome fica a transferência! Ela quando lhe restituir o dinheiro, ele ainda lhe deveria beijar os pés!


                                                          Quanto ao banco.. sem comentários!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por MrGrieves

                                                            citação:Originalmente colocada por ragazzito

                                                            OK enquanto eu escrevia ja confirmaste que foi o gerente... ja agora como confirmaram tal coisa?
                                                            A minha amiga quando tratou da restituição do dinheiro, fê-lo directamente com a pessoa em questão, sem o banco pelo meio.
                                                            Tudo foi resolvido entre adultos, e logicamente, ficaram com o contacto um do outro.
                                                            A minha amiga contactou a pessoa para questionar como tinha obtido o telefone, e esta confirmou que quem lhe deu foi o gerente.
                                                            Já agora, como é que a tua amiga teve acesso aos dados da outra pessoa envolvida ?

                                                            Telefone e ou morada ?

                                                            Comentário

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