Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OPA Sonae PT

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    OPA Sonae PT

    Anacom chumba OPA da Sonae

    O Regulador das Telecomunicações deu parecer negativo às condições impostas por Abel Mateus para deixar passar a operação. Amado da Silva considera os remédios “incontroláveis”.

    Alda Martins

    O regulador das comunicações está contra as linhas gerais do projecto de decisão de Abel Mateus na OPA que a Sonae lançou sobre a Portugal Telecom (PT), segundo apurou o Diário Económico.
    No entender da Anacom, o projecto de decisão da AdC é um modelo meramente teórico, irrealizável, e onde não foram cumpridos os requisitos mínimos que o regulador tinha mencionado em pareceres anteriores. Apesar do parecer da Anacom não ser vinculativo, a última tomada de posição da equipa de Amado da Silva refere que a argumentação que consta do projecto de decisão é, em alguns aspectos, de aplicação incontrolável. Isto é, a Anacom está a dizer à Autoridade da Concorrência (AdC) que, quando lhe couber a si (Anacom) a aplicação dos “remédios”, o mercado poderá não ficar tão concorrencial como supõe a AdC.
    Confrontado com esta informação, o presidente da Anacom, José Amado da Silva, recusou divulgar o conteúdo da posição que entregaram na passada quinta-feira à AdC, mas explicou que “o que quisemos sempre, no caso da decisão avançar, foi que não existissem surpresas quanto ao nosso entendimento. Assim, todos sabem com o que contam. Estou, por isso, bastante aberto. Não estou despreocupado, porque o assunto é sério. Se a AdC entender que nos deve ouvir… Quero que tudo corra o melhor possível”.
    Quando anunciou que se iria pronunciar sobre o projecto de decisão, a Anacom referiu que, ao abrigo do art. 39º da Lei da Concorrência ainda tinha uma palavra a dizer sobre a OPA. A Anacom lembrava que nenhum dos pareceres enviados à AdC apresentava “qualquer posição final sobre a operação”. E acrescentava que, ao abrigo da lei, a AdC “deve solicitar ao respectivo regulador que se pronuncie sobre tal decisão final”. De forma a “acautelar o exercício das competências atribuídas ao regulador sectorial”, acrescenta.
    Apesar das duas entidades terem uma colaboração estreita, o facto é que há aspectos do projecto de decisão da AdC que parecem levantar preocupações à Anacom, nomeadamente os “remédios” a aplicar no caso de ser autorizada a junção entre a TMN e a Optimus. Se Abel Mateus decidir pelo “sim” à operação, será depois a Anacom que tem a palavra final sobre o tema do espectro radioeléctrico. Ou seja, de que forma e em que quantidade é que a Sonaecom terá que se desfazer de parte das frequências que hoje utiliza. Mas além dos aspectos que são da sua exclusiva competência, é à Anacom que competirá grande parte da supervisão dos “remédios” a aplicar e, aí, as dúvidas parecem ser maiores.
    Se é legitimo pensar que cabe à AdC a decisão final e que tudo o que Abel Mateus decidir teve em conta não só a ajuda da Anacom, mas também as suas posições sobre a matéria, não será menos válido admitir que Abel Mateus não fará “tábua rasa” de quaisquer que ainda sejam as preocupações da Anacom.

    #2
    É um deleite ver o ESTADO a funcionar neste país.....

    Comentário


      #3
      Com esta é que o Paulo Azevedo vai mesmo mudar de País...

      Claro que com esta idade e a ganhar uns 550,000 € por ano, não pode ir para um País qualquer.

      Tem que ter lá o paizinho por perto.:D:D

      Comentário


        #4
        Ate que enfim.

        Green light



        A Sonaecom anunciou que recebeu a notificação da Autoridade da Concorrência de não se opor à oferta lançada sobre a Portugal Telecom.

        Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, a Sonaecom refere que recebeu da Autoridade da Concorrência (AdC) a notificação "relativa à decisão de não oposição" à oferta pública de aquisição (OPA) lançada sobre a Portugal Telecom.

        in negocios.pt

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Blue2004eyes

          É a decisão final sobre a aquisição da Portugal Telecom pela Sonaecom



          A Autoridade da Concorrência (AdC) decidiu não se opor à aquisição da Portugal Telecom pela Sonaecom.
          A decisão final foi divulgada, esta sexta-feira, e confirma a aprovação da fusão entre as operadoras móveis Optimus e TMN, a vertente do negócio que maior polémica tem gerado.

          Apesar das diversas críticas apontadas à potencial criação de um operador móvel com mais de 60 por cento do mercado, a AdC reafirma que os compromissos assumidos pela Sonaecom garantem que "da operação projectada não resulta a criação ou o reforço de posição dominante da qual podiam resultar entraves significativos à concorrência efectiva".

          Numa decisão final que chega quase 10 meses após o anúncio da operação, a AdC confirma os remédios para o mercado móvel que já tinham sido anteriormente elencados.

          Entre eles, a devolução dos direitos de utilização de frequências do espectro radioeléctrico e respectivas licenças (de modo a permitir a entrada no mercado de um novo terceiro operador móvel) e a alienação de antenas. Fica igualmente expresso que a Sonaecom vai assegurar a entrada de operadores móveis virtuais (MVNO) "a quaisquer terceiros que se mostrem interessados em constituir-se como tal".

          A Sonaecom compromete-se ainda a atenuar as condições de fidelização de clientes e a "criar condições para atenuação dos efeitos de rede [diferenciação tarifária das chamadas dentro e fora da rede], ao nível tarifário", refere a AdC, sem adiantar mais pormenores sobre estas condições.

          Decisão da AdC é "histórica para o país"

          O presidente AdC, Abel Mateus, salienta que, a concretizar-se a OPA, haverá uma redução dos preços das telecomunicações da ordem dos 14 por cento.

          O presidente da entidade reguladora prevê que a existência de três grandes grupos de telecomunicações no país, dois dos quais a operar no serviço de telefone fixo, e com a possibilidade criada para a entrada de operadores virtuais nas redes móveis, a prestação dos serviços de telecomunicações vai ser mais competitiva.

          Abel Mateus classificou a decisão da AdC de "histórica para o país" e salientou a importância do sector das telecomunicações, cujas vendas totais, de 7,5 mil milhões de euros, representam 5,6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) português.

          fonte: jn

          Comentário


            #6
            Excelentes Noticias...

            Comentário


              #7
              Quem agora ri, espero que um dia não andem a dizer, " Antigamente !!! "

              Comentário


                #8
                Parece que o pessoal da PT se uniu para criticar a Sonae.

                http://diarioeconomico.sapo.pt/edici...lo/723634.html

                "Tomás Henriques: Ao Sr do Norte, mesmo que consiga comprar a PT, vamos-lhe fazer a vida negra na empresa"

                Comentário Triste...

                É impressão minha, ou os funcionários da PT estão com medo de saber o que é trabalhar?!

                Comentário


                  #9
                  É o belmiro pode ter muitos defeitos, mas os senhores da PT parecem ser bem piores...

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Lsk


                    "Tomás Henriques: Ao Sr do Norte, mesmo que consiga comprar a PT, vamos-lhe fazer a vida negra na empresa"

                    Será que o tipo ainda não percebeu que vai mudar de patrão? Deve estar deactualizado.. É que hoje em dia, quem não trabalha é despedido.. Como espera ele fazer a vida negra ao Belmiro? [}]

                    Comentário


                      #11
                      Tópicos relacionados

                      Sonae autorizada a juntar TMN e Optimus

                      OPA à PT força tecnológicas portuguesas a mudar

                      Consórcio prepara-se para lançar Oferta pela PT

                      PT decide spin off PTM - que bomba!

                      Comentário


                        #12
                        "Tomás Henriques: Ao Sr do Norte, mesmo que consiga comprar a PT, vamos-lhe fazer a vida negra na empresa"

                        Ao sr. do Norte?? Que tristeza.. se calhar esse sr. do Sul deve tar enraivecido por a partir de agora ser mandado por um sr do Norte..

                        Comentário


                          #13
                          Espero bem q a OPA seja bem sucedida. Não nos podemos esquecer q ainda falta a aprovação dos accionistas e o desbloqueio dos estatutos.

                          Comentário


                            #14
                            Espero que a OPA não seja bem sucedida. 1º porque a Sonae não vai comprar nada, são empresas Espanholas que estão por detras do negocio, o Belmiro é apenas uma mascara.
                            Mas supondo que até é o Belmiro que está a comandar a OPA (sabemos bem que não é..) Está a oferecer 9,50eur por acções que estão cotadas a 9,82eur? Mas ele está a gozar com a cara dos accionistas ou que?

                            Comentário


                              #15
                              o belmiro já atingiu o seu objetivo: a separação do cobre do Cabo.

                              tudo o que venha a mais é lucro...

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Domination

                                Espero que a OPA não seja bem sucedida. 1º porque a Sonae não vai comprar nada, são empresas Espanholas que estão por detras do negocio, o Belmiro é apenas uma mascara.
                                Mas supondo que até é o Belmiro que está a comandar a OPA (sabemos bem que não é..) Está a oferecer 9,50eur por acções que estão cotadas a 9,82eur? Mas ele está a gozar com a cara dos accionistas ou que?

                                as accçoeds so estão a esse preço desde o preaviso da OPA em fev de 2006 !!!
                                Depois que esta poir detras da Sonae não são espenhois , são franceses :D

                                e por fim ninguem goza com nada, se o preço não agradar não vende.
                                mas eu tenho a senção ue se a opa falhar as acçoes vem ca pros 7, 5€ o que ja é bem bom para um mamute como a PT

                                Comentário


                                  #17
                                  A separação da tvcabo da pt é óptima, a tvcabo já arrancou com o voip e surge agora com uma verdadeira oferta triple-play, a par da artelecom, da cabovisão e da clix/novis. Ou seja, em determinadas zonas do país, o cliente pode escolher quatro serviços completos, isto sem falar da oni, pt, e da oferta de voz/dados dos operadores moveis.

                                  Quanto à OPA sou contra, porque a PT é a empresa que mais investe na investigação e as empresas do seu grupo são os que oferecem os melhores serviços, embora mais caros. Não há telefone como a PT nem serviço de net como a Telepac.

                                  Quanto aos operadores moveis, se a três é o que é, a dois faço ideia.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O Jornal de Negócios apurou que um accionistas de referência da Portugal Telecom (PT) está a desfazer-se da sua posição no mercado, vendendo acções, inclusive a 9,77 euros, um valor abaixo da cotação da PT nas últimas sessões.

                                    A PT [Cot] seguia a cair 0,1% para cotar 10,16 euros, tendo chegado a registar uma queda máxima de 3,93% para os 9,77 euros.

                                    O Jornal de Negócios apurou que um accionista de referência da operadora de telecomunicações está a desfazer-se da sua posição no mercado com venda de vários blocos, tendo chegado mesmo a alienar acções a 9,77 euros, um valor 27 cêntimos acima da OPA da Sonaecom.




                                    quems era ?:D

                                    Comentário


                                      #19
                                      Será que foi um tipo que tem uma colecção de arte dele mas sustentada pelo estado????

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por J.R.

                                        Será que foi um tipo que tem uma colecção de arte dele mas sustentada pelo estado????
                                        Tu...

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por J.R.

                                          Será que foi um tipo que tem uma colecção de arte dele mas sustentada pelo estado????
                                          Segundo li, ele ia tentar fazer o contrario....

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por J.R.

                                            Será que foi um tipo que tem uma colecção de arte dele mas sustentada pelo estado????
                                            por acaso tamebm pensei nesse

                                            :D

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Unreal

                                              citação:Originalmente colocada por J.R.

                                              Será que foi um tipo que tem uma colecção de arte dele mas sustentada pelo estado????
                                              Segundo li, ele ia tentar fazer o contrario....
                                              é bluff
                                              a pt com aquele buraco todo que la tem
                                              assim grosso modo não vale mais de 8 euros pro acção e ja é um pau.
                                              seria preciso reduzir 30% do pessoal e ter um business plan decente para manter a cotação actual.
                                              se a OPA falhar vai sempre sempre a descer :D

                                              Comentário


                                                #24
                                                Força Belmiro!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                                  citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                  Será que foi um tipo que tem uma colecção de arte dele mas sustentada pelo estado????
                                                  Tu...
                                                  Não pah !!!

                                                  É um tal que fechou umas empresas ali para o lado do Sobralinho-Alverca.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por pmct

                                                    O Jornal de Negócios apurou que um accionistas de referência da Portugal Telecom (PT) está a desfazer-se da sua posição no mercado, vendendo acções, inclusive a 9,77 euros, um valor abaixo da cotação da PT nas últimas sessões.

                                                    A PT [Cot] seguia a cair 0,1% para cotar 10,16 euros, tendo chegado a registar uma queda máxima de 3,93% para os 9,77 euros.

                                                    O Jornal de Negócios apurou que um accionista de referência da operadora de telecomunicações está a desfazer-se da sua posição no mercado com venda de vários blocos, tendo chegado mesmo a alienar acções a 9,77 euros, um valor 27 cêntimos acima da OPA da Sonaecom.




                                                    quems era ?:D

                                                    Isto é bom para fazer os accionistas pensar, para se aperceberem da volatilidade dos mercados e acima de tudo da vulnerabilidade q a PT.

                                                    Eu continuo a achar q a OPA vai ser bem sucedida. A PT não tem um partner em q se possa pôr ás cavalitas.

                                                    A única coisa q a PT tem são mtas socs de advogados a trabalhar com eles só neste assunto. E q eu saiba as SAdvogados ainda não podem comprar empresas...:D

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                                      citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                                      citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                      Será que foi um tipo que tem uma colecção de arte dele mas sustentada pelo estado????
                                                      Tu...
                                                      Não pah !!!

                                                      É um tal que fechou umas empresas ali para o lado do Sobralinho-Alverca.

                                                      O que eu quero dizer é que o JR é muito subtil...[}]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não venham com nacionalismos bacocos pois qualquer empresa cotada em bolsa esta sujeita a uma OPA feita por uma entidade estrageira.
                                                        Isto inclue PT, EDP, GALP, entre outras.
                                                        Pelo menos com a Sonae, o centro de decisão continuará em Portugal.
                                                        A qualquer altura estas empresas podem passar para as mãos, por exemplo, dos espanhois, que já são os maiores accionistas de parte destas empresas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A Portugal Telecom [pt] soma 0,29% para os 10,21 euros no dia em que o WestLB reduziu a recomendação para as acções da operadora de "manter" para "vender" enquanto a PT multimédia [Cot], que cai 0,68% para os 10,20 euros, trava maiores ganhos.


                                                          o Belmiro vai ganhar isto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tá ganho... quem acompanha minimamente o mercado sabe perfeitamente que o preço das acções da PT está completamente distorcido pelo efeito OPA... só não vai vender que comprou recentemente... até porque é sensato vender as da actual PT para comprar as da "futura" PT...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X