Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TGV - Sim ou Não

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    TGV - Sim ou Não

    Foi hoje novamente apresentado o projecto do TGV.
    Custos do projecto:

    Lisboa-Madrid: 3 mil milhões de euros
    Lisboa-Porto: 4,7 mil milhões de euros
    Porto-Vigo: 1,4 mil milhões de euros

    É realmente um projecto necessário ao país ou é uma obra faraónica ?

    #2
    A ligação Lisboa- Porto daria jeito a muita gente...mas vendo o dinheiro necessário e tendo em conta a quantidade de gente com automóveis neste país...Acho que basta Lisboa-Madrid

    Comentário


      #3
      acho que não serve para nada. podiam gastar o mesmo dinheiro a renovar o resto dos comboios e transportes publicos, em vez de fazer uma super hiper linha de comboio que serve uma reduzidissima percentagem da população.

      Comentário


        #4
        Depende muito depois da logistica feita.

        Repara, se for feito Porto-Lisboa em 60 minutos ou parecido não ha desculpa para alguem do Porto nao trabalhar em Lisboa.

        Eu falo pela minha área (prestacao de serviços informaticos). Como Portugal nesta area tem 90% do mercado em Lisboa (culpa do governo mas isto e offtopic) o TGV vai melhorar mto esta mobilidade.
        Até pq um TGV devera ter terminais para ligar portateis e nessas 2 horas (2 horas e meia) de ligaçao (ida e volta) pode ler-se o mail, consultar n coisas especialmente se houver net nele.

        E como digo. Depende depois do aproveitamento.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

          A ligação Lisboa- Porto daria jeito a muita gente...mas vendo o dinheiro necessário e tendo em conta a quantidade de gente com automóveis neste país...Acho que basta Lisboa-Madrid
          Já existe o Alfa-Pendular, que digasse de passagem estão a ser investidos ainda mais milhões para poder atingir os 220km/h em mais algumas zonas, chega e sobra.


          Como já tinha dito noutro tópico qualquer, Lisboa -> Madrid chegava perfeitamente para nos ligarmos à rede europeia de Alta velocidade, mas se a memória não me falha, havia um rumor que se Espanha cedeu na questão das pescas por mais 10anos, foi porque nós cedemos na questão do TGV, enfim, politiquises...

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Superfast

            Depende muito depois da logistica feita.

            Repara, se for feito Porto-Lisboa em 60 minutos ou parecido não ha desculpa para alguem do Porto nao trabalhar em Lisboa.

            Eu falo pela minha área (prestacao de serviços informaticos). Como Portugal nesta area tem 90% do mercado em Lisboa (culpa do governo mas isto e offtopic) o TGV vai melhorar mto esta mobilidade.
            Até pq um TGV devera ter terminais para ligar portateis e nessas 2 horas (2 horas e meia) de ligaçao (ida e volta) pode ler-se o mail, consultar n coisas especialmente se houver net nele.

            E como digo. Depende depois do aproveitamento.
            Pois, o problema é que o "passe" ia sair mais caro que um possivel ordenado

            Comentário


              #7
              Teria lógica se fosse uma/varias ligação/ões Norte-Sul ou litoral-interior, da maneira que está projectado só vai acentuar a nossa perifericidade em relação a UE e afastar ainda mais as varias regiões entre si.

              O que em termos económicos será mais um factor de arrasto.




              Comentário


                #8
                Construam TGV , estádios de futebol , Aeroportos da OTA , Subrarinos , etc....

                Enquanto os Hospitais estão velhos e com falta de pessoal, a polícia anda com carros podres a perseguir BMW 535D de car-jacking , as pistolas encravam , e os rádios comunicadores são maiores que um telemóvel de há 15 anos atrás....ah e já agora.. não esquecer que as lanchas dos traficantes de droga espanhóis, andam o dobro das da marinha portuguesa....depois querem apanha-los...se forem a nado é mais rápido...etc etc etc....enquanto os velhos vão ficando sem reforma, e os novos vamos lá ver se um dia a terão , os impostos aumentam, bla bla bla...


                " Tudo isto existe, tudo isto é triste , tudo isto é Fado...."

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Superfast
                  Repara, se for feito Porto-Lisboa em 60 minutos ou parecido não ha desculpa para alguem do Porto nao trabalhar em Lisboa.
                  se queres passar duas horas e meia por dia nos transportes só para ir para o trabalho... lá sabes. eu prefiro viver.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                    Construam TGV , estádios de futebol , Aeroportos da OTA , Subrarinos , etc....

                    Enquanto os Hospitais estão velhos e com falta de pessoal, a polícia anda com carros podres a perseguir BMW 535D de car-jacking , as pistolas encravam , e os rádios comunicadores são maiores que um telemóvel de há 15 anos atrás....ah e já agora.. não esquecer que as lanchas dos traficantes de droga espanhóis, andam o dobro das da marinha portuguesa....depois querem apanha-los...se forem a nado é mais rápido...etc etc etc....enquanto os velhos vão ficando sem reforma, e os novos vamos lá ver se um dia a terão , os impostos aumentam, bla bla bla...


                    " Tudo isto existe, tudo isto é triste , tudo isto é Fado...."
                    Já nem me lembrava disso...tens toda a razão! [^][xx(]
                    Deviam era arranjar o que está velho antes de criar novo...;)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                      Construam TGV , estádios de futebol , Aeroportos da OTA , Subrarinos , etc....

                      Enquanto os Hospitais estão velhos e com falta de pessoal, a polícia anda com carros podres a perseguir BMW 535D de car-jacking , as pistolas encravam , e os rádios comunicadores são maiores que um telemóvel de há 15 anos atrás....ah e já agora.. não esquecer que as lanchas dos traficantes de droga espanhóis, andam o dobro das da marinha portuguesa....depois querem apanha-los...se forem a nado é mais rápido...etc etc etc....enquanto os velhos vão ficando sem reforma, e os novos vamos lá ver se um dia a terão , os impostos aumentam, bla bla bla...


                      " Tudo isto existe, tudo isto é triste , tudo isto é Fado...."
                      Já nem me lembrava disso...tens toda a razão! [^][xx(]
                      Deviam era arranjar o que está velho antes de criar novo...;)
                      Exactamente.

                      Portanto a minha resposta fica entre a nº2 e a 3.

                      Comentário


                        #12
                        Luis falas do que nao sabes

                        Uma equipa de outsourcing tem de ir do Porto para Lisboa todas as segundas e voltar as sextas.

                        Falamos de 2 portagens mais gasoleo + carro mais tempo em viagens + hotel.

                        Não me digas que para 1 empresa nao e mais lucrativo o empregado ir e vir de TGV diariamente.

                        Um hotel sao 50 euros/dia minimo

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                          acho que não serve para nada. podiam gastar o mesmo dinheiro a renovar o resto dos comboios e transportes publicos, em vez de fazer uma super hiper linha de comboio que serve uma reduzidissima percentagem da população.
                          Nem mais.
                          A minha maria às vezes quando se desloca para Braga vai em cada carroça que nem vos conto...

                          Comentário


                            #14
                            Discurso complectamente com algumas opiniões

                            1º o TGV não serve aldeias nem interiores nem nada disso, é apenas uma ligação rapida entre grandes cidades;) aldeias é em comboios regionais.

                            2º irá andar sempre cheio visto o TGV concorrer directamente as saturadas linhas aérias;) ir de lisboa ao porto de TGV é mais "rapido" de ir de avião, mais barato pois leva um maior numero de pessoas e não se está dependente do petroleo e não poluí.

                            3ºO TGV segundo tem apoios comunitários por isso o custo é relativo e ligado a madrid e liboa porto permite uma eficaz ligação entre estas 3 importantes cidades. Mto importante hoje em dia.

                            4º portugal precisa de anualmente uma grande obra pelos menos para o país não "parar"... o TGV é uma mais valia pois o comboio é um meio de transporte com futuro rapido e comodo e não está dependente do petroleo como o avião.

                            portanto sou a favor pois é uma necessidade dos nossos tempos.

                            Comentário


                              #15
                              superfast, então achas melhor os trabalhadores arranjarem um carro para ir para o comboio no porto, depois irem para lisboa, arranjarem outro transporte em lisboa, e fazerem isso 2x por dia.
                              se a viagem demorar 1 hora, acrescenta 45 minutos a 1 hora para o resto dos transportes (casa-> comboio, comboio-> trabalho). isto se não for mais tempo. com 8 horas de trabalho, mais uma para almoço...

                              ficas com:
                              45 minutos percurso casa-comboio
                              1 hora comboio porto lisboa
                              45 minutos comboio trabalho
                              8 horas de trabalho
                              1 hora de almoço
                              45 minutos trabalho-comboio
                              1 hora lisboa porto
                              45 minutos comboio-casa

                              um magnífico total de 14 horas por dia.
                              e acho que não estou a exagerar.
                              juntando 8 horas de sono, dá um brilhante total de 2 horas para jantar, tomar banho e estar em casa.

                              Comentário


                                #16
                                nephilim, o comboio deve funcionar a ar, para não depender do petróleo [}]
                                e se achas que é importante "porque é preciso ter obras no país", esse é o pior argumento que existe: ora então vamos fazer obras imbecis só para gastar dinheiro nas empresas de construção?

                                Comentário


                                  #17
                                  Há coisas que fazem mais falta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                    nephilim, o comboio deve funcionar a ar, para não depender do petróleo [}]
                                    e se achas que é importante "porque é preciso ter obras no país", esse é o pior argumento que existe: ora então vamos fazer obras imbecis só para gastar dinheiro nas empresas de construção?
                                    o TGV não precisa de petroleo para nada...qdo o petrolaeo acabar o tgv continua;)

                                    obras que não fazem falta??? uma ligação rapida entre a eutropa e lisboa porto?

                                    Clatro k uma grande obra é trabalho para muita gente é importante para a economia e o desenvolvimento do país.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                      (...)
                                      4º portugal precisa de anualmente uma grande obra pelos menos para o país não "parar"... (...)
                                      Queres obras para o país não parar?

                                      Aldeias abandonadas ou envelhecidas, escolas, hospitais, faculdades e incentivos as famílias numerosas e famílias que pretendem ter filhos.

                                      E com o que sobra podemos pagar salários dignos da União Europeia a qual pertencemos.



                                      Comentário


                                        #20
                                        na minha opiniao e uma obra megalomana...nao tem sentido 1 porto lisboa de tgv...e preciso criar condiçoes para o alfa pendular atingir as velocidades ideais...e o que e que tras de novo o tgv? o portugues que mora em tras-os montes ou no alentejo tem demora o mesmo tempo a chegar as grandes cidades...por mim o q se fazia era 1 melhoramento daquilo que ja temos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          O termo "obra faraónica" está muito na moda neste país... foi preciso vir um ignorante qq introduzir este termo no dicionário para o povito andar com a expressão na ponta da língua, pronta a ser disparada assim que lhe surge a primeira oportunidade! :D:D:D:D

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                            superfast, então achas melhor os trabalhadores arranjarem um carro para ir para o comboio no porto, depois irem para lisboa, arranjarem outro transporte em lisboa, e fazerem isso 2x por dia.
                                            se a viagem demorar 1 hora, acrescenta 45 minutos a 1 hora para o resto dos transportes (casa-> comboio, comboio-> trabalho). isto se não for mais tempo. com 8 horas de trabalho, mais uma para almoço...

                                            ficas com:
                                            45 minutos percurso casa-comboio
                                            1 hora comboio porto lisboa
                                            45 minutos comboio trabalho
                                            8 horas de trabalho
                                            1 hora de almoço
                                            45 minutos trabalho-comboio
                                            1 hora lisboa porto
                                            45 minutos comboio-casa

                                            um magnífico total de 14 horas por dia.
                                            e acho que não estou a exagerar.
                                            juntando 8 horas de sono, dá um brilhante total de 2 horas para jantar, tomar banho e estar em casa.
                                            E nos dias de greve...vais de autocarro. :D

                                            Comentário


                                              #23
                                              Nem o Alfa faz toda a viagem à velocidade, para quê o tgv?

                                              Comentário


                                                #24
                                                para madrid, ainda vá-que-que-não-vá, para alem disso...puro desperdicio de dinheiro

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Será que é possível racionalmente chegar a alguma conclusão numa altura em que o PSD e o CDS optaram por politizar completamente esta questão e usa-la como arma de arremesso?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Como cidadão entendo que, dadas as grandes dificuldades económicas que o país atavessa, sabe-se lá, ainda, por quanto tempo, o governo decidir um investimento desta ordem de grandeza - sendo, o retorno, a longo prazo, provavelmente, já os PS não governará - está completamente fora do horizonte financeiro do País. Quem irá utilizar este meio de transporte?.

                                                    De certo que será caro e nada accessível ao cidadão de classe baixa/média, mas, sim para os de maiores recursos.
                                                    TGV - significa, como sabem, "tranportes de grande velocidade" porém, eu entendo que deve passar a chamar-se "talvez grande velocidade".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                      Discurso complectamente com algumas opiniões

                                                      portanto sou a favor pois é uma necessidade dos nossos tempos.
                                                      é uma necessidade ? E termos maternidades, hospitais, esquadras, escolas, etc em pleno funcionamento também não é uma necessidade dos nossos tempos ? francamente, o TGV faz tanta falta como es estádios do Euro 2004....
                                                      Se já nem o Alfa pendular compensou, quanto mais um TGV....

                                                      Há prioridades bem mais importantes...

                                                      Tu achas que para Portugal crescer, precisa de TGV's... eu acho que antes disso, tem que haver hospitais em condições , polícia , etc...afinal, isso é a base da pirâmide...Coisas como o TGV estão no topo.. e o mais importante é a base....

                                                      realmente o TGV é rápido...mas as vezes, quanto mais depressa, mais devagar.. olha o exemplo do Concord....era tão rápido, e tão inovador, que acabou por não render nada....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Na minha opiniao nao é uma necessidade..nenhuma das linhas..é mais uma obra so para nao sermos os unicos da europa a nao ter tgv..a 1ª prioridade é melhorar as ja existentes e a 2ª prioridade é todas as outras prioridades que ja foram mencionadas aqui..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                                          citação:Originalmente colocada por Superfast
                                                          Repara, se for feito Porto-Lisboa em 60 minutos ou parecido não ha desculpa para alguem do Porto nao trabalhar em Lisboa.
                                                          se queres passar duas horas e meia por dia nos transportes só para ir para o trabalho... lá sabes. eu prefiro viver.
                                                          Concordo com o Capelo, há que separar o tempo da viagem Estação (Porto) - Estação (Lisboa) do tempo da viagem Casa (Porto) - Trabalho (Lisboa).

                                                          O comboio entre Corroios e Entrecampos demora 20 minutos.... mas eu da minha casa à faculdade demoro 45 (em hora de ponta). Ou seja, demoro mais do dobro do tempo em outros transportes do que no comboio propriamente dito. Moro ao pé de duas estações de comboio, imagina pessoal de Gaia ou Matosinhos a trabalhar em Lisboa, a ter que apanhar um TGV todos os dias... [8)]

                                                          Num país da dimensão de Portugal, um TGV nunca irá ser uma necessidade. Façam antes um upgrade ao que nos temos por cá.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                            citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                            Discurso complectamente com algumas opiniões

                                                            portanto sou a favor pois é uma necessidade dos nossos tempos.
                                                            é uma necessidade ? E termos maternidades, hospitais, esquadras, escolas, etc em pleno funcionamento também não é uma necessidade dos nossos tempos ? francamente, o TGV faz tanta falta como es estádios do Euro 2004....
                                                            Se já nem o Alfa pendular compensou, quanto mais um TGV....

                                                            Há prioridades bem mais importantes...

                                                            Tu achas que para Portugal crescer, precisa de TGV's... eu acho que antes disso, tem que haver hospitais em condições , polícia , etc...afinal, isso é a base da pirâmide...Coisas como o TGV estão no topo.. e o mais importante é a base....

                                                            realmente o TGV é rápido...mas as vezes, quanto mais depressa, mais devagar.. olha o exemplo do Concord....era tão rápido, e tão inovador, que acabou por não render nada....
                                                            por incrivel que parece a tendencia é para se fechar as maternidades.. o que tb é algo estranho...

                                                            eu sempre disse k o sistema de saude é o nosso calcanhar de aquiles...

                                                            mas não vamos misturar as coisas, o TGV é uma obra nos sectores de transportes e uma mais valia e vem competir directamente com o avião como acontece nos outros paises.
                                                            permite a expansão de negocios e a facilidade em deslocações é importante haver uma alternativa terrestre ao avião.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X