Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ordens Profissionais, há necessidade de tantas?...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ordens Profissionais, há necessidade de tantas?...

    Ele é Bastonário dos médicos, dos dentistas, dos enfermeiros, dos advogados, dos engenheiros...

    Mas não seria já altura de pôr ordem nas Ordens e criar uma só que seja mais unificadora e ... económica, afinal precisamos de poupar, ou nen por isso?...

    #2
    Para que é que servem as Ordens? Eu não estou inscrito na "minha" e nem faço tenção de estar...

    Comentário


      #3
      Também não estou a planear inscrever-me na CTOC...mas terei de pensar bem nisso...

      Comentário


        #4
        As ordens fazem falta, isso é ponto assente.

        Criar uma só ordem, de forma a regular todas as profissões, bem, a mim parece-me um pouco complicado, tendo em vista a abrangência proporcionada por tantas profissões.

        Cada uma com as suas caracteristicas.

        O governo está a criar a lei de quadro (penso que seja este o nome), com vista a uniformizar dentro do possível, claro, a criação das ordens em portugal.


        Cump.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Pé Leve

          Ele é Bastonário dos médicos, dos dentistas, dos enfermeiros, dos advogados, dos engenheiros...

          Mas não seria já altura de pôr ordem nas Ordens e criar uma só que seja mais unificadora e ... económica, afinal precisamos de poupar, ou nen por isso?...
          Isso seria, na minha opinião, completamente utópico, as ordens tem interesses e objectivos muito diferentes, sendo o maior a regulação e defesa da sua classe profissional e seus interesses. Os vulgos LOBBIES!
          Depois quem paga as ordens directamente são os membros que pagam as quotizações. Se isso é reflectido nos honorários? Acho que não faz grande diferença.

          citação:Bruno Grilo Posted - 31/10/2006 : 10:00:45
          --------------------------------------------------------------------------------
          Também não estou a planear inscrever-me na CTOC...mas terei de pensar bem nisso...
          Pois tens de pensar mesmo, na minha opinião só vale a pena se pretenderes mesmo assinares contabilidades, no entanto por 11€ por mês, e se tiveres condições de acesso, só o Cd'zinho mensal com a legislação actualizada etc... já compensa (caso necessites para a tua actividade profissional).
          Eu sou membro da CTOC, que ainda não é uma ordem, e, infelizmente ainda não têm a força da maioria das ordens. É só ver a questão dos honorários minimos, a Autoridade da Concorrência vetou os honorários minimos a praticar pelos TOC'S, o que cria vários problemas de concorrência desleal (fábricas de contabilidade) e da falta de qualidade inerente a essa situação que vem denegrir a classe.
          O mesmo se passou com os dentistas. Os seus honorários também foram chumbados e levaram com a bela da coima.

          Agora as tabelas dos Xô Dôtores vigoram. Aí se vê o peso de certas ordens, não culpo essas classes, mas sim as outras (incluindo a minha Câmara por não ter o mesmo poder para fazer valer os seus direitos).


          Cumps

          Comentário


            #6
            É que há muitos bastões!







            citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

            Também não estou a planear inscrever-me na CTOC...mas terei de pensar bem nisso...
            Não penses, inscreve-te...

            Comentário


              #7
              Os arquitectos tinham uma Associação que foi transformada em Ordem.

              Mas é mais conhecida pela Desordem!

              Paga-se 95€ de joia e 23€ por mês. E um arquitecto só pode assianr projectos se estiver inscrito na ordem e tiver as cotas pagas. Ou seja só posso fazer a minha profissão se pagar. LOL

              E há 2 anos era ainda pior. Sempre que fazia um projecto, tinha de pedir na ordem um papel a informar que estava "apto" a fazer o projecto X para o cliente Y na zona H. Ou seja a ordem ficava a saber exactamente o que é que eu estava a fazer e para quem... Para além de ganharem rios de dinheiro com essas declarações.

              Comentário


                #8
                Por haver por aí muitos casos como estes, é o governo vai implementar legislação para a criação das ordens.

                Quanto às que se encontram jé em vigor não sei se haverá alterações....


                Cump.

                Comentário


                  #9
                  Pelo menos em algumas tenho a certeza que não haverá mexidas.
                  São mesmo intocáveis....

                  Comentário


                    #10
                    Cada macaco no seu galho...

                    Mas Pé Leve, porque carga de água vens agora duvidar da existência de tais orgãos [?] Esta não percebi...

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

                      Também não estou a planear inscrever-me na CTOC...mas terei de pensar bem nisso...
                      pois... eu estou inscrito na CTOC e até agora só serviu para lhes dar dinheiro.. são +/- 10€/mes É UM ROUBO.
                      mas o pior é que nunca fiz uso da inscrição. Nem tenciono fazer...
                      Mas por outro lado, não sei o dia de amanhã e por isso poderei vir a precisar... tou nun dilema.. depois não sei se poderei voltar a ficar membro com todos os direitos sem ter pago umas mensalidades pelo meio

                      Comentário


                        #12
                        Giro Giro seria juntarem a Ordem dos Arquitectos com a dos Engenheiros Civis, isso é que era...

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por boost

                          citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

                          Também não estou a planear inscrever-me na CTOC...mas terei de pensar bem nisso...
                          pois... eu estou inscrito na CTOC e até agora só serviu para lhes dar dinheiro.. são +/- 10€/mes É UM ROUBO.
                          mas o pior é que nunca fiz uso da inscrição. Nem tenciono fazer...
                          Mas por outro lado, não sei o dia de amanhã e por isso poderei vir a precisar... tou nun dilema.. depois não sei se poderei voltar a ficar membro com todos os direitos sem ter pago umas mensalidades pelo meio

                          Um Roubo?!

                          Desculpa lá, mas 11€ por mês levas uma revista e um cd, com toda a legislação actualizada e mais uma série de informações utéis, que custam muito mais se assinares uma revista técnica tipo Verlag Dashöfer, não é caro. Informa-te do preço das quotizações de outras classes e cais para o lado!
                          Se falares do novo regulamento de controlo de qualidade isso sim é roubo. Somos obrigados a fazer um minimo de formações Na CTOC, ou seja, outras formações não contam! Nem que estejas a fazer uma pós-graduação em fiscalidade por exemplo. Isto só se aplica a quem está a exercer efectivamente, por isso está descançado.
                          Agora o valor da quota é justo são 11 €. E já inclui um valor (1€) para o fundo de pensões. E não falo do seguro de responsabilidade civil (também incluido), porque segundo consta, não está a funcionar muito bem.... mas isso já é outra conversa (seguradoras...)

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                            Giro Giro seria juntarem a Ordem dos Arquitectos com a dos Engenheiros Civis, isso é que era...
                            Ui..... Isso era pior que o RAW!

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                              Giro Giro seria juntarem a Ordem dos Arquitectos com a dos Engenheiros Civis, isso é que era...
                              Vai na volta até corria bem. LOL

                              Até pq muitos arq até gostavam pq a OE tem melhores condições que a OA. E as cotas são menos caras e não há uma série de "merdices" que há na OA.

                              Comentário


                                #16
                                eu tornei-me TOC em 2002, quando acabei o bachalerato e ainda ia a fazer a licenciatura.

                                Inscrevi-me na altura e mantive as quotas sempre, mesmo sem uso nenhum, pois ainda estou no meu emprego antigo.

                                Mas em janeiro vou começar a fazer uso do curso e assinar umas contabilidades para uma pessoa amiga que tem uma empresa (pequena) de contabilidade.

                                E como dize, pelo menos são os 11€ e tem-se direito ao Cd que sempre vale algo. E melhor se não o tivesse feito, teria agora de me inscrever e se calhar muitas mais dificuldades..

                                PS: Já agora, quem é TOC e tem experiencia, me pode aconselhar um bom livro ou material, para desenferrujar os meus dados, pois sempre foram 4 anos a leste ou quase de contabilidade.. Mas quero ganhar conhecimentos e começar a dar valor ao curso que tanto me custou a tirar, pois trabalhar por turnos, ter familia e filho, na altura, e ainda andar a tirar o curso á noite, ai a uns 25km de casa, foi dificil mesmo.. e 9-10 anos depois de acabar o 12º... (Trabalho numa Laboratorio de uma empresa quimica, lol)

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por jmpub

                                  eu tornei-me TOC em 2002, quando acabei o bachalerato e ainda ia a fazer a licenciatura.

                                  Inscrevi-me na altura e mantive as quotas sempre, mesmo sem uso nenhum, pois ainda estou no meu emprego antigo.

                                  Mas em janeiro vou começar a fazer uso do curso e assinar umas contabilidades para uma pessoa amiga que tem uma empresa (pequena) de contabilidade.

                                  E como dize, pelo menos são os 11€ e tem-se direito ao Cd que sempre vale algo. E melhor se não o tivesse feito, teria agora de me inscrever e se calhar muitas mais dificuldades..

                                  PS: Já agora, quem é TOC e tem experiencia, me pode aconselhar um bom livro ou material, para desenferrujar os meus dados, pois sempre foram 4 anos a leste ou quase de contabilidade.. Mas quero ganhar conhecimentos e começar a dar valor ao curso que tanto me custou a tirar, pois trabalhar por turnos, ter familia e filho, na altura, e ainda andar a tirar o curso á noite, ai a uns 25km de casa, foi dificil mesmo.. e 9-10 anos depois de acabar o 12º... (Trabalho numa Laboratorio de uma empresa quimica, lol)
                                  Desculpem o OFF.
                                  Antes de ires investir uns €'s passa pelo fórum CTOC, pesquisa, e vais ver que consegues esclarecer muitas dúvidas. Estamos sempre a aprender.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Ment0r

                                    citação:Originalmente colocada por boost

                                    citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

                                    Também não estou a planear inscrever-me na CTOC...mas terei de pensar bem nisso...
                                    pois... eu estou inscrito na CTOC e até agora só serviu para lhes dar dinheiro.. são +/- 10€/mes É UM ROUBO.
                                    mas o pior é que nunca fiz uso da inscrição. Nem tenciono fazer...
                                    Mas por outro lado, não sei o dia de amanhã e por isso poderei vir a precisar... tou nun dilema.. depois não sei se poderei voltar a ficar membro com todos os direitos sem ter pago umas mensalidades pelo meio

                                    Um Roubo?!

                                    Desculpa lá, mas 11€ por mês levas uma revista e um cd, com toda a legislação actualizada e mais uma série de informações utéis, que custam muito mais se assinares uma revista técnica tipo Verlag Dashöfer, não é caro. Informa-te do preço das quotizações de outras classes e cais para o lado!
                                    Se falares do novo regulamento de controlo de qualidade isso sim é roubo. Somos obrigados a fazer um minimo de formações Na CTOC, ou seja, outras formações não contam! Nem que estejas a fazer uma pós-graduação em fiscalidade por exemplo. Isto só se aplica a quem está a exercer efectivamente, por isso está descançado.
                                    Agora o valor da quota é justo são 11 €. E já inclui um valor (1€) para o fundo de pensões. E não falo do seguro de responsabilidade civil (também incluido), porque segundo consta, não está a funcionar muito bem.... mas isso já é outra conversa (seguradoras...)
                                    Lá está...pagar 11€ por uma coisa que o dep. financeiro aqui na empresa já recebe...e como tal tenho acesso!

                                    PS: mas são cd que dão um jeitaço!!!![:X]

                                    PS2: se acham 11€ caro posso dizer-vos qual é a quota da ordem dos farmacêuticos para um farmacêutico recém admitido...querem saber ou não?:D
                                    Ficam a saber que é mais do que na Ordem dos médicos...[xx(]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quem paga as ordens são os seus associados, não o estado e não é por uma mensalidade q vai até os 15€ a mais cara do país, q os honorários com os clientes vai aumentar.

                                      E impensável criar uma unica ordem, as ordens existem para defender a sua classe profissional, inclusive lembro-me q há uns anos atrás a ordem dos médicos contemplava os dentistas e actualemente não, pq estes sentiram q tendo uma ordem própria poderiam concentrar-se melhor na resolução dos seus problemas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        AS ORDENS NÃO CUSTAM DINHEIRO AO ESTADO!!!!!
                                        Quem paga são os única e exclusivamente o membros...

                                        AS ordens servem para REGULAMENTAR as profissões.....

                                        Cada ordem é que determina o que define um profissional da area:
                                        um médico, engenheiro, biólogo, enfermeiro, economista, etc, só pode assim ser chamado, se a ordem respectiva reconhecer a sua habilitação e capacidade.

                                        A regulamentação profissional, estabelece criterios de serviço, responsabilidades, direitos e deveres, bem como prestam serviço ao cidadão comum caso tenha alguma reclamação a fazer sobre um dos seus membros, tem serviços PUNITIVOS ao membros que desrespeitem os estatutos da carreira.

                                        Exemplos:

                                        1º lá porque se tira um curso em engenharia não quer dizer que se possa chamar de engenheiro a essa pessoa.
                                        estes são "somente" licenciados ou bachareis em engenharia ATÉ se inscreverem na ordem,
                                        mas para isso acontecer o curso respectivo tem que ser reconhecido pela ordem, se não for não se podem chamar engenheiros

                                        O reconhecimento de cursos pelas, é baseado EXCLUSIVAMENTE em critérios de QUALIDADE de formação:
                                        Que universidade era, qual o currículo das disciplinas, a habilitação dos professores, o equipamento existente nas faculdades
                                        ...tudo isto é levado em conta para que um curso seja reconhecido, isto para evitar que cursos sejam inventados somente para dar o titulo de engº, tais como cursos de engª politica, engª administrativa.

                                        Assim, um verdadeiro engenheiro, reconhecido pela ordem, ou qualquer outro membro da respectiva ordem, são os unicos que podem EXERCER A PROFISSÂO sobre a qual tiveram formação academica.
                                        um licenciado em engenharia de um curso não reconhecido NÃO PODE EXERCER de acordo com o que a define, a profissão.

                                        Um caso real, o dos homeopatas:
                                        O que define um homeopata? o que é preciso para ser um? que tipo de formação tem que se ter? Quais os direitos e deveres de um homeopata, e que funções tem?

                                        como sabem, a homeopatia, curandice, mediums e adivinhos, são"profissões não regulamentadas, portanto QUALQUER UM pode exerce-las sem ter que prestar provas a ninguém, basta abrir um tasco desses e começar a facturar, podem ser bons podem ser maus, podem ser aldrabões, podem ter ou não os poderes, ou podem ser vigaristas,

                                        Nestes casos, como se distinguem os bons dos maus? a quem recorrer? Que direitos tem o cliente destes serviços??

                                        È nesta área que intervêm as ordens:
                                        são instituições de bem, e ao protegerem a profissão estão automaticamente a proteger quem recorre a ela.

                                        Sem ordems ou equivalentes, as profissões ficam não regulamentadas e sem critérios mínimos de qualidade.


                                        Quanto á unificação das mesmas, seria totalmente inútil e contra producente, pois traria somente prejuízos e complicações a quem a ela recorreria.

                                        Cada profissão tem os seus requisitos próprios, não sendo muitos destes, compatíveis com os das outras ordens.



                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu ia dizer que sou Eng. Mecânico mas afinal fico-me pelo Licenciado em Eng. Mecânica.

                                          Quando estava para acabar o curso, informei-me sobre o que era preciso para pertencer à Ordem.

                                          -Ora bem... dado que o curso que tirei é acreditado pela OE, não preciso de fazer provas de selecção (conhecimentos?). considero isto um critério justo. Só é "Engenheiro" quem tem um curso acreditado ou quem tenha prestado provas de conhecimento.

                                          -Precisava então, somente, de fazer um curso de ética (?) e pagar as quotas. Não tendo tido tempo nem paciência e por não ver necessidade em estar inscrito na Ordem para trabalhar em qq empresa (ninguém pede Eng. Mecânicos inscritos na ordem, é mm mto mto raro), não me inscrevi e pronto.

                                          Não tenho curso de ética, não sou eng. Sou licenciado em Engenharia sem ética.

                                          cumps

                                          P.S. - Que vergonha... esqueci-me do estágio...[8)] tem de se fazer um estágio, e ter um "patrono" e n sei q mais... eh pa... Não há pachorra...

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por colin

                                            Eu ia dizer que sou Eng. Mecânico mas afinal fico-me pelo Licenciado em Eng. Mecânica.

                                            Quando estava para acabar o curso, informei-me sobre o que era preciso para pertencer à Ordem.

                                            -Ora bem... dado que o curso que tirei é acreditado pela OE, não preciso de fazer provas de selecção (conhecimentos?). considero isto um critério justo. Só é "Engenheiro" quem tem um curso acreditado ou quem tenha prestado provas de conhecimento.

                                            -Precisava então, somente, de fazer um curso de ética (?) e pagar as quotas. Não tendo tido tempo nem paciência e por não ver necessidade em estar inscrito na Ordem para trabalhar em qq empresa (ninguém pede Eng. Mecânicos inscritos na ordem, é mm mto mto raro), não me inscrevi e pronto.

                                            Não tenho curso de ética, não sou eng. Sou licenciado em Engenharia sem ética.

                                            cumps

                                            P.S. - Que vergonha... esqueci-me do estágio...[8)] tem de se fazer um estágio, e ter um "patrono" e n sei q mais... eh pa... Não há pachorra...
                                            Então, segundo alguns não podes exercer a profissão :D

                                            O curso que estou a tirar também dá acesso directo á OE, mas a utilidade em termos práticos é zero, ou tendencialmente zero.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:AS ORDENS NÃO CUSTAM DINHEIRO AO ESTADO!!!!!
                                              Quem paga são os única e exclusivamente o membros...

                                              Falso!

                                              Pelo menos a OA tem receitas vindas da "Procuradoria", que faz parte das custas processuais.

                                              As ordens entraram há pouco tempo em moda devido à constante erosão da imagem dos sindicatos.

                                              Para mim não faz sentido nenhum uma classse profissonal ter uma Ordem e simultaneamente um ou vários sindicatos.

                                              Mas enfim, são modas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ena tantos TOCS!! :D

                                                Também faço parte da Camara dos TOCS e da APEMIP. Quando foi dito pelo Mentor que o controlo da qualidade é algo abusivo, tenho que o contestar.

                                                É uma vergonha sim, que hajam inscritos em várias ordens, que trabalham completamente desactualizados e não sabem sequer mexer num pc, escrever um email, pois pararam no tempo. No fundo trabalham como á 20 anos atrás se trabalhava. Não pode ser.

                                                Concordo plenamente com o controlo de qualidade, que é algo que também existe noutras ordens (camaras ou associações).

                                                Ainda queria alertar os TOCS para o facto de quando se inscreveram, a lei era uma. Agora as condiçoes de acesso são outras.
                                                Actualmente quem se desvincular, terá que iniciar o processo de inscrição, que actualmente passa por estagio, provas de acesso, e apenas após aproveitamento poderá inscrever-se.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por colin

                                                  Eu ia dizer que sou Eng. Mecânico mas afinal fico-me pelo Licenciado em Eng. Mecânica.

                                                  Quando estava para acabar o curso, informei-me sobre o que era preciso para pertencer à Ordem.

                                                  -Ora bem... dado que o curso que tirei é acreditado pela OE, não preciso de fazer provas de selecção (conhecimentos?). considero isto um critério justo. Só é "Engenheiro" quem tem um curso acreditado ou quem tenha prestado provas de conhecimento.

                                                  -Precisava então, somente, de fazer um curso de ética (?) e pagar as quotas. Não tendo tido tempo nem paciência e por não ver necessidade em estar inscrito na Ordem para trabalhar em qq empresa (ninguém pede Eng. Mecânicos inscritos na ordem, é mm mto mto raro), não me inscrevi e pronto.

                                                  Não tenho curso de ética, não sou eng. Sou licenciado em Engenharia sem ética.

                                                  cumps

                                                  P.S. - Que vergonha... esqueci-me do estágio...[8)] tem de se fazer um estágio, e ter um "patrono" e n sei q mais... eh pa... Não há pachorra...
                                                  Um colega meu do trabalho fez-se membro da ordem há pouco tempo por causa do empréstimo da casa e só precisou de fazer esse curso de ética.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    As "ordens" são grupos de interesse que visam proteger os membros... O chato é se estás em desacordo com as "ordens"... LOL

                                                    A Máfia tem práticas semelhantes LOL

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Estou perplexo, mas ao mesmo tempo muito satisfeito por ver aqui tantos TOC's.

                                                      Eu trabalho para um TOC, como técnico de contabilidade de nivel 3 (ou será 4? não tenho a certeza, mas tirei o curso), num escritório pequeno de contabilidade e a minha patroa diz maravilhas da CTOC, está satisfeita, tanto com os workshops, como com o CD que já referiram (é o nosso anjo da guarda, ainda ontem andámos feitos malucos à procura dele porque precisávamos consultar umas leis e não sabiamos onde estava o bicho; fomos dar com ele já na drive).

                                                      Mas, daqui a um ano ou dois, pretendo ingressar num curso superior para me formar como TOC também e, assim, poder assinar contabilidades e, quem sabe, abrir o meu próprio escritório.

                                                      E quando isto acontecer, a CTOC irá ganhar um novo associado: eu.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                                        As "ordens" são grupos de interesse que visam proteger os membros... O chato é se estás em desacordo com as "ordens"... LOL

                                                        A Máfia tem práticas semelhantes LOL

                                                        Se lesses o tópico todo antes de postar, saberias em concreto quais as funções das ordens e a importância da sua função....

                                                        "...são instituições de bem, e ao protegerem a profissão estão automaticamente a proteger quem recorre a ela."

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu acho que há é poucas. Tenho pena que não haja uma para os profissionais de informática, que impedisse quem não fosse da ordem de fazer trabalhos de informática. E que colocasse com honorários mínimos 500€ ao dia.

                                                          Essa é que era essa!

                                                          Ou uma para os professores, para os pedreiros, para os padeiros, ...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por jcpr

                                                            Eu acho que há é poucas. Tenho pena que não haja uma para os profissionais de informática, que impedisse quem não fosse da ordem de fazer trabalhos de informática. E que colocasse com honorários mínimos 500€ ao dia.

                                                            Essa é que era essa!

                                                            Ou uma para os professores, para os pedreiros, para os padeiros, ...
                                                            EXACTAMENTE!!!
                                                            São poucas as existentes face á diversidade de profissões existentes...

                                                            É necessário colocar "cada macaco no seu galho" de maneira que as profissões sejam exercidas por quem verdadeiramente as pode exercer, com habilitação tecnica e/ou académica para o fazer...impedindo a Chico espertice, e os jeitosos polivalentes que não respondem perante nada nem ninguém, ocupando lugares quem verdadeiramente percebe do assunto.

                                                            enquanto tal não acontecer, em ultima analise quem sofre é quem recorre as serviços de um determinado profissional que não está devidamente certificado para realizar a função que faz...

                                                            A regulamentação profissional é essencial para a qualificação, responsabilização e uniformização da prestação do serviço, em termos qualitativos...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X