Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cristóvão Colombo era português

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cristóvão Colombo era português

    Cada vez mais se chega a uma conclusão: Cristóvão Colombo era português, e não Genovês ou até Espanhol.

    A edição desta semana da Courrier Internacional adianta mais: era originário de Cuba, no Alentejo.

    Há ainda um artigo interessante que pode ser consultado em http://www.dightonrock.com/colombo_era_100.htm.

    #2
    [:0][:0]

    Se for verdade, mais um caso de sucesso de emigrantes no estrangeiro...[8D]

    Comentário


      #3
      já conhecia esse site mas obrigado por o mostrares a mais pessoas

      Comentário


        #4
        http://www.apol.net/dightonrock/colo...baportugal.htm

        O navegador Cristóvão “Colombo” será português, alentejano, nascido na Cuba? A tese, algo surpreendente para quem se habituou à versão oficial, tem alguns defensores, entre os quais se destaca o investigador Mascarenhas Barreto. A polémica promete alastrar, já que oficialmente aquele descobridor nasceu em Génova, Itália, de origem humilde. Estranho é que um homem do povo possa ter embarcado numa cruzada de magnitude inquestionável e que tivesse sido recebido pelos Reis Católicos de Espanha e pelo nosso Rei D. João II, como poucos nobres o eram. Mistérios que começam no próprio nome do descobridor das Américas: Cristóforo Colombo, Cristobal Colón ou Cristóvão Colom? A tese de Mascarenhas Barreto é o resultado de 15 anos de uma verdadeira epopeia em busca do verdadeiro “Colombo” – que nem italiano sabia falar ou escrever...

        O navegador, para ocultar a sua verdadeira origem, pelos motivos que adiante se compreenderão, utilizava nos seus documentos uma sigla cabalística cuja decifração em latim é:

        “Fernandus, ensifer copiae Pacis Juliae, illaqueatus cum Isabella Sciarra Camarae, mea soboles Cubae sunt”

        que significa: “Fernando, que detém a espada do poder em Pax Julia, ligado com Isabel Sciarra da Câmara, são a minha geração de Cuba”, ou seja

        “Fernando, duque de Beja e Isabel Sciarra da Câmara são os meus pais de Cuba”

        (...)

        A sigla cabalística fala das origens reais de Colom, cujo verdadeiro nome era Salvador Fernandes Zarco, e designa Cuba como sua terra natal, sendo de sublinhar que na altura do seu nascimento, não existia, nem em Itália nem em Espanha, nenhum outro lugar com esta denominação.

        Os nomes que Colom foi atribuindo aos lugares das Antilhas que descobriu correspondem, na sua maioria, a topónimos portugueses, quase sempre do Alentejo, nomeadamente S.Bartolomeu, S.Vicente, S.Luís, Sta.Luzia, Guadiana, Porto Santo, Mourão, Isabel, Sta. Clara, S.Nicolau, Vera Cruz, Espírito Santo, Guadalupe, Conceição, Cabo de S. João, Cabo Roxo, S.Miguel, Sto.António, Sto.Domingo, Sta.Catarina, S.Jorge, Trindade, Ponta Galera, S.Bernardo, Margarida, Ponta de Faro, Boca de Touro, Cabo Isabel, ilha dos Guinchos, Salvador, Santarém, Cuba, Curaçao e Belém, entre outras.

        Sendo certo que alguns destes nomes são comuns em português e castelhano, outros só existiam na língua portuguesa, como Brasil, Santarém, Curaçao, Faro, Belém, Touro, e Ponta

        [u]Ora, se o navegador Cristóvão Colom tivesse nascido em Génova, porque motivo nunca atribuiu a nenhuma das suas descobertas um nome em honra das cidades famosas de Itália.</u>

        Cuba, em português antigo “coba” significava “torre” e não tinha qualquer significado noutro país.

        Cristóvão Colom deu, à maior ilha que encontrou o nome de Cuba, sua terra natal, tendo explorado toda a ilha excepto o limite oeste pois temia que tivesse ligação com o Oceano Pacífico e que a partir daí fosse possível alcançar a Índia, que ele não desejava entregar aos espanhóis.





        Interessante...

        Comentário


          #5
          que interessa isso descobriu a america ao serviço dos espanhois, mais um fuga de cerebros lol

          Comentário


            #6
            Já á muito tempo que nos circulos académicos se fala dessa teoria que tem tantas pernas - ou mais - para andar que as de ser de origem Genovesa ou mesmo Espanhola.

            O problema tem a ver com a projecção que a coroa Espanhola conseguiu imprimir aos factos das descobertas Castelhanas, conseguindo assim colar o C.Colon e dando-lhe uma origem nacional.


            http://jn.sapo.pt/2006/10/29/sul/cri..._alentejo.html


            Aliás as suas origens são ardilosamente "ocultadas" pelos historiadores Espanhois, alías é de todo fora do comum que alguém que passou grande parte da sua vida ao serviço da Coroa Espanhola, tendo morrido em Valladolid só seja conhecido o locla do Óbito e não do Nascimento.


            citação:Cristóvão Colombo (local incerto, c. 1451 — Valladolid, 20 de Maio de 1506) foi um navegador e explorador que alcançou a América em 12 de Outubro de 1492 sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha. Crendo que a terra era uma esfera relativamente pequena, empreendeu a sua viagem através do Oceano Atlântico com o objectivo de atingir a Índia, tendo na realidade descoberto as ilhas das Caraíbas (Caribe) e, mais tarde, as costas do Golfo do México na América Central.

            O lugar de nascimento de Colombo é incerto e as suas origens permanecem envoltas em enigma sem que surjam documentos decisivos.

            A partir de finais do século XIX, e do centenário de 1892, foi considerado natural de Génova. Actualmente, historiadores diversos levantam a hipótese de ele ser português, catalão, basco, galego e mesmo grego, e quase certamente de ascendência judaica.

            Conhecia as línguas antigas e o hebraico; não escrevia italiano, mas sim uma forma aportuguesada do castelhano. Segundo a tese portuguesa, provavelmente a mais consistente, Cristóvão Colombo seria Salvador Fernandes Zarco (que existiu de facto), nobre ilegítimo natural da vila alentejana de Cuba em Portugal, e familiar de João Gonçalves Zarco, antigo navegador português de ascendência judaica - o que justifica o facto de ter baptizado ilhas com o nome de São Salvador e Cuba (para além de muitas outras cujo nome se relaciona com a sua família e região), o facto nunca escrever italiano mas sim um castelhano aportuguesado (ainda hoje corrente em comunicações entre portugueses e espanhóis), conhecer o hebraico e ter ligações às regiões da Ilha da Madeira e do Alentejo (tal como o seu antepassado).

            Mantinha um diário em latim e outro em grego. Colombo é uma forma latinizada do seu apelido. Na sua assinatura hierática lê-se Xpo ferens ("portador de Cristo") além de siglas que originaram interpretações variadas, mais convencionais ou esotéricas. Quem defende que Colombo era Salvador Fernandes Zarco associa com naturalidade a referência de Cristo ao seu nome próprio (Cristo veio ao mundo como um salvador) bem como a expressão "ferens", associada a "Fernandes", e uma das siglas mais utilizadas, onde as letras S, F e Z se vislumbram com facilidade. Colombo seria até um nome errado, pois nas suas assinaturas aparece o símbolo ":" ("colon" em muitas linguas como o castelhano e o inglês), que justifica o seu nome em castelhano: "Colón".
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Crist%C...C3%A3o_Colombo

            Comentário


              #7
              Se lerem o Codex 632 do José Rodrigues dos Santos vão ficar a saber mais sobre isso, apesar de ser uma obra de ficção, eu gostei muito e fiquei mm a pensar se não há ai algum fundo de verdade ao ponto de os Espanhois ocultarem o local de nascimento ou mm apontarem Genova como seu local de nascimento.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Luís Dias

                que interessa isso descobriu a america ao serviço dos espanhois, mais um fuga de cerebros lol

                Mas deu nomes portugueses às suas descobertas: S.Bartolomeu, S.Vicente, S.Luís, Sta.Luzia, Guadiana, Porto Santo, Mourão, Isabel, Sta. Clara, S.Nicolau, Vera Cruz, Espírito Santo, Guadalupe, Conceição, Cabo de S. João, Cabo Roxo, S.Miguel, Sto.António, Sto.Domingo, Sta.Catarina, S.Jorge, Trindade, Ponta Galera, S.Bernardo, Margarida, Ponta de Faro, Boca de Touro, Cabo Isabel, ilha dos Guinchos, Salvador, Santarém, Cuba, Curaçao e Belém, entre outras... [8D]

                Comentário


                  #9
                  é portugues e nao se fala mais nisso!

                  andam-se a descobrir muitõs factos históricos nestes últimos anos: as caravelas afundadas antes de james cook chegar à austrália, os chineses e os vikings na américa, colombo ser portugues...

                  há que mudar os livros de história!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por MrGrieves

                    citação:Originalmente colocada por Luís Dias

                    que interessa isso descobriu a america ao serviço dos espanhois, mais um fuga de cerebros lol

                    Mas deu nomes portugueses às suas descobertas: S.Bartolomeu, S.Vicente, S.Luís, Sta.Luzia, Guadiana, Porto Santo, Mourão, Isabel, Sta. Clara, S.Nicolau, Vera Cruz, Espírito Santo, Guadalupe, Conceição, Cabo de S. João, Cabo Roxo, S.Miguel, Sto.António, Sto.Domingo, Sta.Catarina, S.Jorge, Trindade, Ponta Galera, S.Bernardo, Margarida, Ponta de Faro, Boca de Touro, Cabo Isabel, ilha dos Guinchos, Salvador, Santarém, Cuba, Curaçao e Belém, entre outras... [8D]
                    No meio dessa lista enorme de descobertas, pelo menos o Porto Santo, foi descoberto, não por Cristovão Colombo, mas sim, por João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo (em 1418), este último, capitão donatário da referida ilha.
                    Segundo a História, Cristovão Colombo terá habitado a ilha de Porto Santo, onde terá casado com a filha de Bartolomeu Perestrelo.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por brunoclio

                      citação:Originalmente colocada por MrGrieves

                      citação:Originalmente colocada por Luís Dias

                      que interessa isso descobriu a america ao serviço dos espanhois, mais um fuga de cerebros lol

                      Mas deu nomes portugueses às suas descobertas: S.Bartolomeu, S.Vicente, S.Luís, Sta.Luzia, Guadiana, Porto Santo, Mourão, Isabel, Sta. Clara, S.Nicolau, Vera Cruz, Espírito Santo, Guadalupe, Conceição, Cabo de S. João, Cabo Roxo, S.Miguel, Sto.António, Sto.Domingo, Sta.Catarina, S.Jorge, Trindade, Ponta Galera, S.Bernardo, Margarida, Ponta de Faro, Boca de Touro, Cabo Isabel, ilha dos Guinchos, Salvador, Santarém, Cuba, Curaçao e Belém, entre outras... [8D]
                      No meio dessa lista enorme de descobertas, pelo menos o Porto Santo, foi descoberto, não por Cristovão Colombo, mas sim, por João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo (em 1418), este último, capitão donatário da referida ilha.
                      Segundo a História, Cristovão Colombo terá habitado a ilha de Porto Santo, onde terá casado com a filha de Bartolomeu Perestrelo.
                      Porto Santo, na costa norte Venezuela: http://www.indexmundi.com/z/?lat=10....ve&c=venezuela.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por MrGrieves

                        citação:Originalmente colocada por brunoclio

                        citação:Originalmente colocada por MrGrieves

                        citação:Originalmente colocada por Luís Dias

                        que interessa isso descobriu a america ao serviço dos espanhois, mais um fuga de cerebros lol

                        Mas deu nomes portugueses às suas descobertas: S.Bartolomeu, S.Vicente, S.Luís, Sta.Luzia, Guadiana, Porto Santo, Mourão, Isabel, Sta. Clara, S.Nicolau, Vera Cruz, Espírito Santo, Guadalupe, Conceição, Cabo de S. João, Cabo Roxo, S.Miguel, Sto.António, Sto.Domingo, Sta.Catarina, S.Jorge, Trindade, Ponta Galera, S.Bernardo, Margarida, Ponta de Faro, Boca de Touro, Cabo Isabel, ilha dos Guinchos, Salvador, Santarém, Cuba, Curaçao e Belém, entre outras... [8D]
                        No meio dessa lista enorme de descobertas, pelo menos o Porto Santo, foi descoberto, não por Cristovão Colombo, mas sim, por João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo (em 1418), este último, capitão donatário da referida ilha.
                        Segundo a História, Cristovão Colombo terá habitado a ilha de Porto Santo, onde terá casado com a filha de Bartolomeu Perestrelo.
                        Porto Santo, na costa norte Venezuela: http://www.indexmundi.com/z/?lat=10....ve&c=venezuela.
                        Ahhhh! Mas isso já é "Puerto" Santo, logo, não é português[|)]

                        Comentário


                          #13
                          Lógico, foi colonizado por espanhóis! :D[8][8][8]

                          Se formos por essa lógica, Guadalupe hoje é Guadeloupe, São Vicente é St. Vicent, Trindade é Trinidad...

                          Estamos a falar de nomes aplicados há 500 anos...

                          Comentário


                            #14
                            Há seculos que se diz que o homem era português, mas os historiadores querem manter o "seu Colombo" italiano...

                            Colombo é visto como um herói por muitos, já imaginaram se os italianos de repente "descobrissem" que o seu heroi italiano era... português? "Mais vale esconder"...

                            Comentário


                              #15
                              descobriram a polvora no tempo das energias alternativas .... lol... isso ja se sabia à algum tempo...

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por GJP

                                descobriram a polvora no tempo das energias alternativas .... lol... isso ja se sabia à algum tempo...
                                seguindo o teu lema , a pólvora foi descoberta pelos chineses

                                Comentário


                                  #17
                                  Uma pessoa cresce a pensar que Portugal é pequenino e que por exemplo Cuba no alentejo nada tem haver com a verdadeira ilha paradisiaca, e afinal a nossa aldeola é que deu origem o nome à terra do Fidel. É bem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu sempre pensei que o C.C. era português. Se bem me lembro ele queria descobrir a India dando a volta ao mundo, o Rei achou que o gajo era maluco, então o C.C. achou que o nosso pais vizinho dava-lhe ouvidos, o El Rei vizinho la lhe deu os barcos de borracha e ele segui para a india ... por isso é que há indios na América.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por k_pt

                                      Eu sempre pensei que o C.C. era português. Se bem me lembro ele queria descobrir a India dando a volta ao mundo, o Rei achou que o gajo era maluco, então o C.C. achou que o nosso pais vizinho dava-lhe ouvidos, o El Rei vizinho la lhe deu os barcos de borracha e ele segui para a india ... por isso é que há indios na América.
                                      :D:D:D[}][}][}][}]

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por The_MoBsTeR

                                        Há seculos que se diz que o homem era português, mas os historiadores querem manter o "seu Colombo" italiano...

                                        Colombo é visto como um herói por muitos, já imaginaram se os italianos de repente "descobrissem" que o seu heroi italiano era... português? "Mais vale esconder"...
                                        Esses italianos vem ter uma fixação por Portugal, 1º foi Sto. Antonio agora o Colombo.

                                        Mas diz-se que os Reis portugueses nunca deram ouvidos ao Colombo pois já conheciam a existencia da terra para aqueles lados a algum tempo, por essa razão é que fizeram tanta força no tratado de Tordesilha em que a linha que dividia o mundo ficasse meia duzia de milhas para oeste, os Espanhois nunca perceberam porque é que os portugueses tinham tanto interesse em mais um bocado de oceano, o intresse era em apanhar o Brasil do lado portugues, pois diz-se que já nessa epoca Portgual sabia da existencia do Brasil.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Engraçado, sempre ouvi dizer que era Português...

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por ricardop

                                            Se lerem o Codex 632 do José Rodrigues dos Santos vão ficar a saber mais sobre isso, apesar de ser uma obra de ficção, eu gostei muito e fiquei mm a pensar se não há ai algum fundo de verdade ao ponto de os Espanhois ocultarem o local de nascimento ou mm apontarem Genova como seu local de nascimento.
                                            Realmente é mto bo o livro e o q tem mais piada é q se baseia em factos reais...

                                            Comentário


                                              #23
                                              :\ A história que eu li ou ouvi foi de que o Cristovao Colombo pediu aos reis portugueses "patrocinio" para uma viagem á india. No concurso a essa viagem ganhou o Vasco da Gama porque tinha um plano mais pensado (naquela altura era dificil navegar sem costa á vista como Colombo queria fazer). Colombo foi então pedir aos reis de Espanha que lhe deram naus e meios para uma viagem. Ele lá a fez... chegou a ilhas na zona da américa central e morreu a pensar que tinha atingido a Índia xD hehehe.

                                              Penso que naquela altura valia de tudo para chegar á India e como os portugueses estavam mais perto disso os espanhois apoiaram um plano "louco" do Colombo, que acabou por dar resultado noutro sentido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por ziNde

                                                :\ A história que eu li ou ouvi foi de que o Cristovao Colombo pediu aos reis portugueses "patrocinio" para uma viagem á india. No concurso a essa viagem ganhou o Vasco da Gama porque tinha um plano mais pensado (naquela altura era dificil navegar sem costa á vista como Colombo queria fazer). Colombo foi então pedir aos reis de Espanha que lhe deram naus e meios para uma viagem. Ele lá a fez... chegou a ilhas na zona da américa central e morreu a pensar que tinha atingido a Índia xD hehehe.

                                                Penso que naquela altura valia de tudo para chegar á India e como os portugueses estavam mais perto disso os espanhois apoiaram um plano "louco" do Colombo, que acabou por dar resultado noutro sentido.
                                                Portugal devia era ter feito um "renting" de naus ...uma para o vasco da gama outra para o cristovao colombo...e arranjavam prai mais 10 bacanos interessados no biscate...e siga... descobrir esta cena toda...
                                                Agora tanta coisa a comprar a pronto naus etc...pagar seguros...manutençao etc...e so descobriram a india...o brasil etc q hj em dia pouco rentabilizam o investimento feito no passado [}]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  por acaso o colombo levou 3.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    ouvi dizer que o nelson mandela era do porto

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Luís Dias

                                                      que interessa isso descobriu a america ao serviço dos espanhois, mais um fuga de cerebros lol
                                                      Entre tantas outras... è regra no nosso pais...Enfim...[8]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu quando era puto lembro-me de ouvir uma história simplificada em que dizia-se que colombo era português e que queria uns barcos para partir, mas que o rei da altura não achou apropriado e que não lhe deu os barcos. Sendo assim ele foi para Espanha, onde arranjou apoios e partiu para descobrir o mundo.

                                                        Ou seja, basta mudar nomes, datas e funções e a história poderia acontecer nos dias de Hoje.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                                          Eu quando era puto lembro-me de ouvir uma história simplificada em que dizia-se que colombo era português e que queria uns barcos para partir, mas que o rei da altura não achou apropriado e que não lhe deu os barcos. Sendo assim ele foi para Espanha, onde arranjou apoios e partiu para descobrir o mundo.

                                                          Ou seja, basta mudar nomes, datas e funções e a história poderia acontecer nos dias de Hoje.
                                                          a história que eu ouvi n é mt diferente dessa, mas o colombo é que dizia que era para o lado da america, como foi e o vdg dizia que era plo outro lado... e o rei deu razão ao vdg... já nesta altura o vdg causava picos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por baratowsky

                                                            citação:Originalmente colocada por GJP

                                                            descobriram a polvora no tempo das energias alternativas .... lol... isso ja se sabia à algum tempo...
                                                            seguindo o teu lema , a pólvora foi descoberta pelos chineses

                                                            lol Às tantas :D:D:D

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X