Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Modulo Relé!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Modulo Relé!

    Boas,

    Necessito de colocar algo entre um hidrogerador de corrente e uma pilha de 1,5V AA. Será que o relé desde que não receba energia do hidrogerador matém o circuito eléctrico desligado?

    Alguém me pode ajudar!

    #2
    Se calhar eu até posso ajudar, mas não percebi patavina da dúvida. O que qeures fazer, o que é que a pilha tem a ver com o hidrogerador, isso vai alimentar o quê...?

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por ClioII

      Se calhar eu até posso ajudar, mas não percebi patavina da dúvida. O que qeures fazer, o que é que a pilha tem a ver com o hidrogerador, isso vai alimentar o quê...?
      hehehe, desculpa lá. É que circuitos eléctricos não é a minha área. Aquilo é um gerador click HDG. O hidrogerador tem a função de criar energia suficiente para abrir as electroválvulas para o gaz e criar a faisca necessária para acender o piloto. A verdade porém é que além de este possivelmente ter o dinamo cansado. Nunca funcionou muito bem, demorando muito tempo a abrir o circuito. Resolvi experimentar a alimentar o circuito com uma pilha. Lógico que passou a funcionar na perfeição. O problema está em que a corrente está sempre a passar e passei a ter de desligar o esquentador sempre que não o estou a usar. O ideal seria colocar algo que assim que a água abrisse, abrisse também o circuito eléctrico e fechasse assim que a água deixasse de correr e consecutivamente o dinamo do hidrogerador.

      Desculpa se a explicação é fraca.

      Achas que podes ajudar?

      Comentário


        #4
        pq é que não colocas um interruptor?

        É mais "limpinho" e não dá assim tanto trabalho.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por neoxic

          pq é que não colocas um interruptor?

          É mais "limpinho" e não dá assim tanto trabalho.
          Um interruptor já existe mas tenho que ligar e desligar o esquentador á mão! Ou estás a falar de algum interruptor automático?

          Comentário


            #6
            Deixa ver se eu percebo a tua dúvida bem:

            O esquentador tem um hidrogerador. Esse hidrogerador tem como função gerar energia eléctrica sempre que há um certo caudal de água a correr na canalização (torneira aberta). Essa energia assim gerada vai alimentar os restantes elementos eléctricos do esquentador.

            No entanto, notas que a energia fornecida pelo hidrogerador é insuficiente para o efeito. Queres, portanto, alimentar os circuitos com uma ou duas pilhas externas que resolvem o assunto.

            Esperas, portanto, que o hidrogerador, ainda que fraco, seja o suficiente para actuar um relé, que por sua vez ligará/desligará a alimentação da pilha.

            SE o que está acima é verdade, o teu raciocínio é inteiramente válido.

            Não precisas, nem convém, utilizar um relé para grandes correntes. De qualquer forma, tens alguma noção da tensão que obténs com o hidrogerador? Em função dessa tensão, terás que utilizar um relé com uma tensão de funcionamento da bobina comparável.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por ClioII

              Deixa ver se eu percebo a tua dúvida bem:

              O esquentador tem um hidrogerador. Esse hidrogerador tem como função gerar energia eléctrica sempre que há um certo caudal de água a correr na canalização (torneira aberta). Essa energia assim gerada vai alimentar os restantes elementos eléctricos do esquentador.

              No entanto, notas que a energia fornecida pelo hidrogerador é insuficiente para o efeito. Queres, portanto, alimentar os circuitos com uma ou duas pilhas externas que resolvem o assunto.

              Esperas, portanto, que o hidrogerador, ainda que fraco, seja o suficiente para actuar um relé, que por sua vez ligará/desligará a alimentação da pilha.

              SE o que está acima é verdade, o teu raciocínio é inteiramente válido.

              Não precisas, nem convém, utilizar um relé para grandes correntes. De qualquer forma, tens alguma noção da tensão que obténs com o hidrogerador? Em função dessa tensão, terás que utilizar um relé com uma tensão de funcionamento da bobina comparável.
              Posso medir mas penso que será na ordem de 1V.

              Comentário


                #8
                1V parece-me muito "curto". Os esquentadores com pilha normalmente usam duas em série, portando 3V. Desconheço também que existam relés com tensões de funcionamento abaixo dos 3V (até pode ser que atraquem com 2V, por exemplo, mas não é garantido).

                Poderia sugerir-te um esquema para contornar uma tensão tão baixa do gerador de saída (se é que é assim tão baixa). Mas "se circuitos eléctricos não é a tua área" se calhar o melhor é estar quieto pois já meteria electrónica.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por ClioII

                  1V parece-me muito "curto". Os esquentadores com pilha normalmente usam duas em série, portando 3V. Desconheço também que existam relés com tensões de funcionamento abaixo dos 3V (até pode ser que atraquem com 2V, por exemplo, mas não é garantido).

                  Poderia sugerir-te um esquema para contornar uma tensão tão baixa do gerador de saída (se é que é assim tão baixa). Mas "se circuitos eléctricos não é a tua área" se calhar o melhor é estar quieto pois já meteria electrónica.
                  Eu julgo que será cerca de 1V que ele está a gerar. Pois uma unica pilha abre o circuito.

                  Comentário


                    #10
                    De qualquer forma, não há nada como medir.


                    Já agora, e só por via de umas cócegas que tenho aqui acerca do problema, faz a medição da tensão quer em DC quer em AC.

                    Já agora (outra vez), usa diferentes caudais (aberturas de torneira diferentes).

                    Depois coloca cá as medidas! ;)

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X