Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dieta, como ajudar alguém que exagera?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dieta, como ajudar alguém que exagera?

    Esta situação não se passa comigo mas sim com a minha melhor amiga... Ela é e sempre foi desde que a conheço magra, e quando veio estudar cá para Lisboa ganhou uns 3/4 kgs e que nem se notava pois ela nem é baixa e até lhe deram uma certa graça ;). Enfim... ainda não percebi bem se por iniciativa sua ou da mãe foi a um nutricionista e começou uma dieta rigorosa mas gradual, nos primeiros tempos mal comia, seguia uma alimentação totalmente definida pela nutricionista etc. Lembro-me até que na altura dos exames almoçávamos juntos, e como eram exames orais em que passavamos 5/6 horas fechados em salas, com o stress, calor (imaginam salas com 30 graus de fato p.ex.[8]) e à saida só pensava num Big Mac quentinho e numa Coca-Cola fresquinha... e então iamos ao Mac e ela fazia um esforço enorme para comer saladas, e aquilo sinceramente fazia-me impressão, eu não percebo como é que uma nutricionista colocou-a nesta dieta! Sinceramente não percebo! Ultimamente ela já come mais, diz que já "quase" come tudo o quer, o que não é verdade, por exemplo, só come pão integral, grelhados, etc. Por exemplo, eu vou buscá-la a casa às 13h30m e desde essa hora até as 18h30/19h altura em que a deixo em casa ela come apenas um iogurte daqueles light XPTO até ao jantar... Eu tento sempre que ela coma algo mais, fruta até, mas não consigo mesmo, nem eu nem o resto dos nossos amigos.[8] E o pior, pelo menos a que eu assisti aconteceu ontem, tivemos jantar de turma e tinhamos de seguida festa da nossa faculdade, ela jantou até bem, um bife com batatas fritas e arroz, mas como não lancha e como já deviam ter passado umas 8 horas desde a última refeição ela começou a sentir-se mal, cheia de tonturas e nem conseguia estar em pé, tivemos que a sentar num banco num jardim... Eu fui levá-la a casa porque da maneira que estava nem eu nem ninguem ficava descansado se não a deixassemos em casa, no caminho eu (com a ajuda de mais dois nossos amigos) tentei chamá-la à razão, mas ela já tem na cabeça aquela ideia da dieta e que estava a precisar de perder peso e disse ainda que o que come actualmente é normal mas que tem estas tonturas várias vezes nos últimos tempos. Eu estou mesmo muito preocupado com ela, eu sei que há aqui muitos de vós que conhecem bem as dietas, que as fazem, e pedia até ajuda às senhoras do forum porque nós não sabemos mesmo como a ajudar, ela não ouve ninguém no que toca à alimentação, e a mãe parece-me que não está a ajudar muito à situação [8].

    Cumprimentos e um bom fim de semana a todos, Filipe

    #2
    Que raio de nutricionista era esse?

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

      Que raio de nutricionista era esse?
      É uma nutricionista... o que talvez não ajudou, pois todos nós sabemos como as mulheres são com o peso ;).
      É que no inicio foi uma dieta mesmo exagerada! E ainda hoje, ela ia apanhar o comboio para ir passar o fim de semana a casa e eu tentei que ela fosse ao bar comprar qualquer coisa para comer até chegar a casa e ela não quis, e ainda me lembro da resposta: "a minha dieta...", eu ainda lhe disse para comprar nem que fosse uma fruta quando passasse num café mas sei muito bem que não comeu mais nada [8]

      Comentário


        #4
        Pois pelos vistos o problema da tua amiga começa em casa! Mesmo que haja uma dieta é sempre esencial consumir alimentos de todos os grupos alimentares. Uma coisa é começar a comer coisas saudaveis, outra coisa é nao comer e passar fome!!!

        Se ela nao aceita a ajuda dos amigos mais proximos, tenta falar com a mae dela e chamá-la á razao, ou tentar ir com ela a uma consulta no nutricionista. Se achares que o nutricionista nao vale nada contesta os metodos dele/a. OU vai com ela a um psicologo, isso pode transformar.se num disturbio alimentar se nao for acompanhado de inicio.

        Comentário


          #5
          Ela se calhar para além de anorética é mentirosa...

          Comentário


            #6
            Acho muito estranho que o nutricionista lhe tenha receitado uma dieta do tipo que ela está a fazer. Será que ela não entendeu aquilo que ele lhe disse? Nunca deverá estar muito tempo sem comer e as refeições devem ser ligeiras, é isso que o senso comum diz.

            Carne e peixe grelhados, saladas, verduras cozidas no vapor, fruta, pão e arroz integrais são um bom alimento desde que se sigam as proporções da roda dos alimentos.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por ebay

              Ela se calhar para além de anorética é mentirosa...
              Anorética eu acho que não é, até porque ela ainda que pouco sempre come qualquer coisa, mas eu acho que ela faz mesmo muito sacrificio para cumprir o que a nutricionista mandou... Mentirosa ela não é, até porque ela disse-me logo que anda tinha imensas vezes tonturas como aquela, e como foi logo a seguir ao jantar eu acho que é capaz de ter sido do tempo que esteve sem comer...

              Comentário


                #8
                Na volta a nutricionista é que é anorética...

                Mas não compreendo a dieta feita por essa nutricionista, acho-a demasiado exagerada e por conseguinte perigosa para a pessoa pois esses passos não se dão ( estar muito tempo sem comer, etc.)

                Comentário


                  #9
                  vais ver que ela nunca pôs os cotos na dita nuticionista...

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por ebay

                    vais ver que ela nunca pôs os cotos na dita nuticionista...
                    Ou isso ou não entendeu aquilo que ela lhe disse.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                      Acho muito estranho que o nutricionista lhe tenha receitado uma dieta do tipo que ela está a fazer. Será que ela não entendeu aquilo que ele lhe disse? Nunca deverá estar muito tempo sem comer e as refeições devem ser ligeiras, é isso que o senso comum diz.

                      Carne e peixe grelhados, saladas, verduras cozidas no vapor, fruta, pão e arroz integrais são um bom alimento desde que se sigam as proporções da roda dos alimentos.
                      Mas foi essa a dieta que a nutricionista mandou... todos nós estranhámos, porque era para perder pouquissimo peso e era uma coisa tão intensa. É daquelas graduais, que dizem que depois de fazer já podem comer de tudo, mas com ela não chegou a essa parte. [8]

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por ebay

                        vais ver que ela nunca pôs os cotos na dita nuticionista...
                        Não, isso ela foi, já várias vezes, tem consulta todos meses se não estou em erro.

                        Comentário


                          #13
                          Blackshadow, à cerca de um ano a minha mãe fez uma dieta rigora onde foi acompanhada por nutricionistas de uma clínica bem conhecida (e não é a espanhola ). Perdeu mais de dez quilos em poucos meses.
                          A alimentação dela foi toda reorientada e é verdade que nos primeiros tempos tinha que comer pouco mas também é verdade que o próprio médico a obrigou a comer sempre em intervalos de 2horas. A minha mãe foi obrigada a fazer: pequeno-almoço, lanche a meio da manhã, almoço, 2lanches de tarde, jantar e ceia antes de dormir.

                          Quanto à tua amiga, ou o médico é péssimo (se fosse a ti, ia a uma consulta com a tua amiga e se achares aquilo estranho, pede-lhe o certificado) ou a tua amiga não está a falar verdade. Eu não quero chamá-la mentirosa, mas sabes que com estas coisas das dietas..
                          Já agora, se ela não for lá com falinhas mansas podes sempre falar-lhe da modelo brasileira que faleceu.. Às vezes o choque resulta.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por mário silva

                            Blackshadow, à cerca de um ano a minha mãe fez uma dieta rigora onde foi acompanhada por nutricionistas de uma clínica bem conhecida (e não é a espanhola ). Perdeu mais de dez quilos em poucos meses.
                            A alimentação dela foi toda reorientada e é verdade que nos primeiros tempos tinha que comer pouco mas também é verdade que o próprio médico a obrigou a comer sempre em intervalos de 2horas. A minha mãe foi obrigada a fazer: pequeno-almoço, lanche a meio da manhã, almoço, 2lanches de tarde, jantar e ceia antes de dormir.

                            Quanto à tua amiga, ou o médico é péssimo (se fosse a ti, ia a uma consulta com a tua amiga e se achares aquilo estranho, pede-lhe o certificado) ou a tua amiga não está a falar verdade. Eu não quero chamá-la mentirosa, mas sabes que com estas coisas das dietas..
                            Já agora, se ela não for lá com falinhas mansas podes sempre falar-lhe da modelo brasileira que faleceu.. Às vezes o choque resulta.

                            Eu também acho estranho, eu sei que ela faz o que a nutricionista mandou... mas o que a nutricionista mandou ao inicio cortou em imensas coisas, os almoços eram quase sempre saladas com um pouquinho de x ou y... eu não percebo mesmo. Ela começou a dieta numa altura em que ainda falávamos pouco, mas eu digo-lhe sempre que a dieta que lhe recomendaram é exagerada, mas não há maneira dela ouvir alguém, e a mãe como disse não me parece que seja grande ajuda, até porque a mãe também fez à alguns anos a mesma dieta, mas a minha amiga é capaz de não ter tanta facilidade de adaptação. Eu só sei é que ontem ela deixou-me mesmo preocupado, eu fui deixá-la em casa, ela deitou-se no sofá e como mora com umas amigas que ficaram com ela e eu ainda voltei mais descansado para a festa da faculdade mas fiquei sempre com isto na cabeça, porque ela estava mesmo [xx(], ela mal falava connosco, e demasiado parada mesmo... enfim, obrigado pelas ajudas até agora

                            Cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              O problema das gajas de hoje em dia é que acham que as dietas resdolvem o problema...Uma gaja BOA chega lá é com exercicio!!!um cuidado com a alimentaçao, não essas dietas...
                              A minha namorada, consegui convence-la a correr 1h por dia e já lhe disse que o ideal é 1h30 (eu sei que ela anda mto quando corre e por isso nao é exagerado...) e está bastante melhor e diz-me que se sente elhor...

                              Comentário


                                #16
                                podes mostrar este topico a tua amiga, nunca se sabe se uma dieta extrema possa levar a casos mais complicados
                                http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=93207

                                Comentário


                                  #17
                                  Olha, essa dieta parece-me muito estranha. Eu já andei num nutricionista (porque tinha mesmo peso a mais, 15 kg na altura) e mais recentemente numa endocronologista, porque tive diabetes gestacional, e tanto um como o outro me prescreveram refeições de 2(3) em 2(3) horas. Eu tinha que fazer pequeno-almoço, 2 lanches durante a manhã, almoço, 2 lanches durante a tarde, jantar e ceia. Básicamente, comia pouco de cada vez mas, muitas vezes. E isso é fundamental para perder peso porque, se se passar muitas horas sem comer o que vai acontecer é que quando finalmente comemos, o corpo absorve tudo e mais alguma coisa para compensar a privação de alimento.
                                  Por outro lado cortaram-me os fritos, mas saladas e fruta eu podia comer o que me apetecesse (exceto na gravidez porque a fruta aumentava os níveis de açucar).
                                  Eu acho que se conseguires devias tentar saber o nome do médico e o seu contacto e primeiro contactares a ordem dos médicos para saber se ele é mesmo médico (http://www.ordemdosmedicos.pt/) e depois, se ele for mesmo médico, tentares ir lá falar com ele, nomeadamente para ver se a tua amiga percebeu bem o que tem que fazer e se ela lhe está a dar o feedback do que lhe está a acontecer. Se souberes qual o médico de clinica geral dela também o podes alertar, ela deve precisar de fazer análises para ver se está tudo bem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por dudinha

                                    Olha, essa dieta parece-me muito estranha. Eu já andei num nutricionista (porque tinha mesmo peso a mais, 15 kg na altura) e mais recentemente numa endocronologista, porque tive diabetes gestacional, e tanto um como o outro me prescreveram refeições de 2(3) em 2(3) horas. Eu tinha que fazer pequeno-almoço, 2 lanches durante a manhã, almoço, 2 lanches durante a tarde, jantar e ceia. Básicamente, comia pouco de cada vez mas, muitas vezes. E isso é fundamental para perder peso porque, se se passar muitas horas sem comer o que vai acontecer é que quando finalmente comemos, o corpo absorve tudo e mais alguma coisa para compensar a privação de alimento.
                                    Por outro lado cortaram-me os fritos, mas saladas e fruta eu podia comer o que me apetecesse (exceto na gravidez porque a fruta aumentava os níveis de açucar).
                                    Eu acho que se conseguires devias tentar saber o nome do médico e o seu contacto e primeiro contactares a ordem dos médicos para saber se ele é mesmo médico (http://www.ordemdosmedicos.pt/) e depois, se ele for mesmo médico, tentares ir lá falar com ele, nomeadamente para ver se a tua amiga percebeu bem o que tem que fazer e se ela lhe está a dar o feedback do que lhe está a acontecer. Se souberes qual o médico de clinica geral dela também o podes alertar, ela deve precisar de fazer análises para ver se está tudo bem.
                                    Eu já falei com ela hoje, tanto ontem como hoje ela já tem estado melhor do que na 5ª à noite... ela não queria marcar para tão cedo, mas depois de muita insistência minha lá marcou análises para 5ª, vamos lá a ver se está tudo bem... logo na 5ª não se sabe os resultados pois não? É que eu de análises e tudo o resto não percebo nada, felizmente até hoje acho que só fiz análises uma ou duas vezes quando jogava futebol, e como tal já nem me lembro como é que tudo se desenrola ;).
                                    Quanto à dieta, ela até comia várias vezes, mas era uma ou duas daquelas bolachas de dieta ou lá o que era durante a tarde, mas agora eu reparo que durante a tarde inteira é so aquele iogurte light liquido, é que se fosse dos outros sempre a alimentava mais...
                                    Eu acho que ela também apanhou um enorme susto na 5ª, pelo que parece-me que vai ser mais fácil falar com ela sobre isto daqui para a frente.
                                    Quanto à nutricionista, se eu percebesse alguma coisa disso até era capaz de falar com ela, mas a minha amiga não anda numa nutricionista cá de Lisboa...

                                    Cumprimentos, Filipe

                                    Comentário


                                      #19
                                      Os nutricionistas não fazem parte da ordem dos médicos, são uma classe à parte. A não ser q seja médica endocrinologista.

                                      A dieta não me parece razoável. [xx(]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já fui a um nutricionista e não foi nada disso!!!

                                        E mais eu precisava de perder mais de 10kg. Tive uma dieta completa onde a grande alteração foi passar a fazer muitas mais refeições e reduzir nas quantidades, mas comendo de tudo de forma a manter o corpo bem nutrido!

                                        Posso-vos dizer que nunca passei fome e perdi mesmo os 10 kg.

                                        Parece-me que a tua amiga deve procurar algum nutricionista mais competente.

                                        Mas não estará ela também a aldrabar o que a nutricionista lhe disse? As vezes as mulheres são complicadas....

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por nuno_leao

                                          Já fui a um nutricionista e não foi nada disso!!!

                                          E mais eu precisava de perder mais de 10kg. Tive uma dieta completa onde a grande alteração foi passar a fazer muitas mais refeições e reduzir nas quantidades, mas comendo de tudo de forma a manter o corpo bem nutrido!

                                          Posso-vos dizer que nunca passei fome e perdi mesmo os 10 kg.

                                          Parece-me que a tua amiga deve procurar algum nutricionista mais competente.

                                          Mas não estará ela também a aldrabar o que a nutricionista lhe disse? As vezes as mulheres são complicadas....
                                          Eu acho que por esta altura ela já estaria na fase de poder comer tudo! Mas não é isso que acontece, parece-me que ela continuou a fazer a dieta...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenta pregar-lhe um susto, esclarecendo-a "à bruta" dos resultados, talvez ela caia em si...

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                              Tenta pregar-lhe um susto, esclarecendo-a "à bruta" dos resultados, talvez ela caia em si...
                                              Um valente susto já ela apanhou na 5ª... eu ontem falei a noite com ela e tentei ... e tentei e tentei que ela fosse fazer análises já na 2ª de manhã, mas temos que apresentar trabalho numa cadeira e ela lá me prometeu que na 5ª de manhã faz as análises, pelo menos isso. Só espero que esteja tudo bem, todos nós aprendemos com os erros ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                ela pode estar simplesmente com um disturbio alimentar, pode não ser anorexia, devido á dieta feita pela nutricionista.
                                                o melhor será irem com ela a um psicólogo especializado em disturbios alimentares. essa alimentação que ela está a fazer de certeza que lhe está a prejudicar o estado emocional!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por ruymoreira

                                                  ela pode estar simplesmente com um disturbio alimentar, pode não ser anorexia, devido á dieta feita pela nutricionista.
                                                  o melhor será irem com ela a um psicólogo especializado em disturbios alimentares. essa alimentação que ela está a fazer de certeza que lhe está a prejudicar o estado emocional!
                                                  Ruymoreira, agora que falaste no estado emocional por acaso até tiveste alguma razão... ela nos últimos tempos tem andado muito em baixo, mas ela teve/tem imensos problemas com o fim do namoro que já tinha à imenso tempo, mas isso já foi em Julho e até hoje ela nunca mais foi a mesma, eu sinceramente nunca tinha juntado 2+2 mas talvez isto tenha tido alguma influência no estado emocional.
                                                  Enfim... esta situação toda tem tido algum efeito em mim, porque gosto imenso dela e preocupo-me com ela, mas daqui para a frente todos nós na turma vamos ter maior cuidado e atenção para com ela.

                                                  Ruymoreira, obrigado pela ajuda e um bom fim de semana

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Blackshadow

                                                    citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                                    Tenta pregar-lhe um susto, esclarecendo-a "à bruta" dos resultados, talvez ela caia em si...
                                                    Um valente susto já ela apanhou na 5ª... eu ontem falei a noite com ela e tentei ... e tentei e tentei que ela fosse fazer análises já na 2ª de manhã, mas temos que apresentar trabalho numa cadeira e ela lá me prometeu que na 5ª de manhã faz as análises, pelo menos isso. Só espero que esteja tudo bem, todos nós aprendemos com os erros ;)
                                                    Vai insistindo com ela, para que não desarme, podes muito bem ter-lhe salvo a vida!;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                                      citação:Originalmente colocada por Blackshadow

                                                      citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                                      Tenta pregar-lhe um susto, esclarecendo-a "à bruta" dos resultados, talvez ela caia em si...
                                                      Um valente susto já ela apanhou na 5ª... eu ontem falei a noite com ela e tentei ... e tentei e tentei que ela fosse fazer análises já na 2ª de manhã, mas temos que apresentar trabalho numa cadeira e ela lá me prometeu que na 5ª de manhã faz as análises, pelo menos isso. Só espero que esteja tudo bem, todos nós aprendemos com os erros ;)
                                                      Vai insistindo com ela, para que não desarme, podes muito bem ter-lhe salvo a vida!;)
                                                      Pé Leve, espero bem que não tenha chegado a esse ponto, espero que ela não tenha nada, e que esta situação não se volte a repetir. Mas daqui para a frente como disse vamos ter muito maior atenção com o que ela come, mas sem que ela repare claro ;), até porque os próximos tempos serão dificeis, temos exames na faculdade, ela faz exame de código esta 4ª e se algo corre mal ela vai precisar ainda de mais atenção. Eu acho que já a convenci a levar também fruta para comer a meio da tarde, vamos lá a ver.

                                                      Obrigado pela ajuda Pé Leve e um bom fim de semana

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Blackshadow

                                                        Desculpa se te pareço alarmista.

                                                        Uma pessoa nessas circunstâncias precisa de ajuda de uma equipa especilalizada, de um NUTRICIONISTA QUALIFICADO - repara no enfase que aqui dou - e de um excelente psicologo ou terapeuta.

                                                        Isto sob pena de tu e os que a rodeiam a verem definhar e ela achar que está normal, será o principo de sérior problemas de onde o retorno nem sempre é fácil, acredita, conviver com uma pessoa com problemas de anorexia ou bolimia é bastante complexo e dificil.

                                                        Aconselha-a a procurar uma segunda opinião em relação á opinião desse nutricionista.

                                                        Acho que em Stª Maria existem equipas especializadas nesta problemática.

                                                        Para mim poderá fazer toda a diferença.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não quero ser chato. Mas qual é a altura dela e o peso dela?

                                                          é que esse Nutricionista de médico deve ter pouco.-

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Blackshadow
                                                            Vê esta noticia de novo caso de anorexia que levou á morte.NOTICIA

                                                            Por isso os cuidados serão sempre poucos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X