Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Placas de cozinha: compensa o investimento? Vitrocerâmica VS Indução

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Placas de cozinha: compensa o investimento? Vitrocerâmica VS Indução

    A cozinha da casa que irei comprar, vem equipada com placas de aquecimento de Vitrocerâmica...

    Andei a fazer uma pesquisa e parece que o sistema por indução é muito mais eficiente...

    E sendo mais caro, o investimento é recuperável a curto prazo, quando comparado com a Vitrocerâmica normal ou o gás...?

    Alguém tem este sistema e/ou sabe das diferenças de consumos?

    #2
    A grande vantagem da indução é a rapidez que apresenta a aquecer...

    além de que não aquece a placa proprieamente dita...

    qt ao consumo... não sei responder, mas penso que será semelhante, comparando fichas técnicas dos equipamento será fácil chegar a uma conclusão...

    só para terminar, eu uso vitrocerâmica (normal) desde de 98... se pudesse agora, trocava por placa de indução...

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por mjm

      A cozinha da casa que irei comprar, vem equipada com placas de aquecimento de Vitrocerâmica...

      Andei a fazer uma pesquisa e parece que o sistema por indução é muito mais eficiente...

      E sendo mais caro, o investimento é recuperável a curto prazo, quando comparado com a Vitrocerâmica normal ou o gás...?

      Alguém tem este sistema e/ou sabe das diferenças de consumos?


      Tenho placa vitrocerâmica mista: de indução e normal.

      Se fosse hoje teria colocado apenas de indução:
      - é mais rápido
      - limpeza mais fácil (muiiiiitoooo fácilllll, mas mesmo fácillll)
      - mais bonita
      - caso retires o tacho da placa deixa de funcionar, não havendo perigo de continuar a consumir e provocar acidente.
      - quanto aos consumos não sei mas escolhi aquela que apresentava o mível nível de eficiência.
      - Tem um senão: os tachos devem ser próprios para indução

      Bons cozinhados;)

      Comentário


        #4
        Basicamente é tudo o que a MariaR indica. Só vejo vantagens na indução.

        Comentário


          #5
          Eu tenho o sistema misto (2 indução e 2 normal) e estou satisfeito. Pessoalmente acho que a vitro leva vantagem. Contudo, nalguns cozinhados prefiro não usar vitro.

          Comentário


            #6
            Um bom cozinheiro faz a comida com gaz, mas se querem não ter trabalho em limpar o fogão e gastar balurdios de electricidade é melhor a vitroceramica.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por MariaR

              Tenho placa vitrocerâmica mista: de indução e normal.

              Se fosse hoje teria colocado apenas de indução:

              - limpeza mais fácil (muiiiiitoooo fácilllll, mas mesmo fácillll)
              - mais bonita

              Não entendo estas duas vantagens que falaste! A limpeza é mais fácil porquê? Pelo que sei uma placa de indução é em design igual à de vitro normal, logo acho que é tão fácil limpar uma como a outra. Mais bonita, as placas de vitro normais que vi eram exactamente iguais às de indução que vi, apenas diziam "Induction".

              Equipei a minha cozinha à cerca de 3 semanas e escolhi Vitrocerâmica normal. As de indução eram mais caras e as vantagens não me pareceram que compensasse a diferença de preço.

              Mas indiscutivelmente é preferivel indução a uma normal.

              Comentário


                #8
                A limpeza torna-se mais fácil porque na indução não tens aquela fonte de calor enorme que misturada com restos dos alimentos forma crostas difíceis de limpar. E se for açúcar caramelizado, então é mesmo impossível.

                Quanto ao que a MariaR diz de ser mais bonito, não vejo como.

                Estão a ser agora lançadas novas placas de indução em que a área de aquecimento já não se restringe a uma zona onde estava a resistência ou o halogéneo, mas resulta apenas num efeito prático mais simpático, mas a estética é a mesma.

                O gás acaba por ser mais, como direi, mais adequado ao homem-cozinheiro, pois permite zonas de aquecimento maiores e mais rápidas. Suja-se mais, mas os homens nunca têm essa preocupação em mente. [8D]

                Não nos devemos esquecer que na zona do Porto foi muito influenciada pela política energética dos tempos de outrora, em que se incentivava ao consumo de electricidade a custos baixíssimos, e o gás foi perdendo influência.

                Curioso que só com o advento do gás natural nos anos 90 é que se começou a usar equipamentos a gás no Porto, mais ou menos em simultâneo com a Alemanha, pois nessa altura era difícil obter electrodomésticos a gás, made in Germany, ficando para os Italianos e Espanhóis essa tarefa, bem como os Franceses da De Dietrich.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por MariaR

                  citação:Originalmente colocada por mjm

                  A cozinha da casa que irei comprar, vem equipada com placas de aquecimento de Vitrocerâmica...

                  Andei a fazer uma pesquisa e parece que o sistema por indução é muito mais eficiente...

                  E sendo mais caro, o investimento é recuperável a curto prazo, quando comparado com a Vitrocerâmica normal ou o gás...?

                  Alguém tem este sistema e/ou sabe das diferenças de consumos?


                  Tenho placa vitrocerâmica mista: de indução e normal.

                  Se fosse hoje teria colocado apenas de indução:
                  - é mais rápido
                  - limpeza mais fácil (muiiiiitoooo fácilllll, mas mesmo fácillll)
                  - mais bonita
                  - caso retires o tacho da placa deixa de funcionar, não havendo perigo de continuar a consumir e provocar acidente.
                  - quanto aos consumos não sei mas escolhi aquela que apresentava o mível nível de eficiência.
                  - Tem um senão: os tachos devem ser próprios para indução

                  Bons cozinhados;)

                  É esse sistema misto que estou a pensar pôr, por ser mais barato e acho que os dois lugares de indução chegam...

                  Por que dizes que tinhas posto todos de indução?

                  Há quanto tempo tens e quanto custou?(se não te importares de dizer, claro;))

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por mjm

                    citação:Originalmente colocada por MariaR

                    citação:Originalmente colocada por mjm

                    A cozinha da casa que irei comprar, vem equipada com placas de aquecimento de Vitrocerâmica...

                    Andei a fazer uma pesquisa e parece que o sistema por indução é muito mais eficiente...

                    E sendo mais caro, o investimento é recuperável a curto prazo, quando comparado com a Vitrocerâmica normal ou o gás...?

                    Alguém tem este sistema e/ou sabe das diferenças de consumos?


                    Tenho placa vitrocerâmica mista: de indução e normal.

                    Se fosse hoje teria colocado apenas de indução:
                    - é mais rápido
                    - limpeza mais fácil (muiiiiitoooo fácilllll, mas mesmo fácillll)
                    - mais bonita
                    - caso retires o tacho da placa deixa de funcionar, não havendo perigo de continuar a consumir e provocar acidente.
                    - quanto aos consumos não sei mas escolhi aquela que apresentava o mível nível de eficiência.
                    - Tem um senão: os tachos devem ser próprios para indução

                    Bons cozinhados;)

                    É esse sistema misto que estou a pensar pôr, por ser mais barato e acho que os dois lugares de indução chegam...

                    Por que dizes que tinhas posto todos de indução?

                    Há quanto tempo tens e quanto custou?(se não te importares de dizer, claro;))

                    Já tenho esta placa à 3 anos e é da Siemens. Quanto ao preço não me recordo.
                    Escolheria tudo de indução porque de facto o sistema de indução, em face de tudo o que li, é ainda o mais eficiente e já existem todos os tipos de tachos, panelas, canecos, ..., preparados para indução.

                    Quanto a mim, particularemente, existe ainda um factor que é muito importante, à cerca de 4 anos atrás, por duas vezes saí de casa com o gáz ligado!!! Na placa com o sistema de indução, se retirares o tacho da mesma, ela desliga-se de imediato. Diminui o risco de quem cozinha, a pensar em simultâneo em mil coisas.

                    Continuo a pensar que este tipo de placa é óptima porque a sua limpeza é extraordinariamente simples. E considero ainda que é um eletrodoméstico muito bonito conjugado com os restantes.



                    Comentário


                      #11
                      Uma pessoa neste forum esta sempre a aprender.

                      Comentário


                        #12
                        mjm,

                        Se gostas mais de cozinhar com sistema a gáz, de preferência o natural e quiseres gastar um pouco mais de dinheiro, podes adquirir um sistema de módulos: a gáz, de indução e até grelhador. A vantagem é que quando não há electricidade não precisas de ir comer à rua.
                        Mas atenção, este sistema é mais caro e só compensa para quem utiliza muito a cozinha.

                        Comentário


                          #13
                          Estou a pensar colocar uma placa mista ( gás e vitroceramica "normal" ), para não ficar dependente só de uma coisa.

                          Em termos económicos, qual será a mais eficiente?

                          Comentário


                            #14
                            não gosto muito deste tipo de placas porque se torna mais dificil cozinhar nelas... em certos cozinhados é preciso ter atenção à temperatura, e temos de levantar o tacho/frigideira muitas vezes, e então a placa está sempre a desligar-se, e não aquece a frigideira quando a levantamos.

                            não consigo explicar bem, mas não gostei :D

                            Comentário


                              #15
                              é excelente cá em casa ja temos à 5 anos... e o que se gasta em electricidade n se gasta em gas... por isso fica ela por ela... mas para isso é preciso saber utilizar a placa e n estar sempre a todo o gás... é 1 excelente investimento

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                não gosto muito deste tipo de placas porque se torna mais dificil cozinhar nelas... em certos cozinhados é preciso ter atenção à temperatura, e temos de levantar o tacho/frigideira muitas vezes, e então a placa está sempre a desligar-se, e não aquece a frigideira quando a levantamos.

                                não consigo explicar bem, mas não gostei :D
                                Epah diz logo que não tens jeito para cozinhar

                                Em casa mora uma de indução.
                                Motivo: Porque sim.
                                Custou cerca de 1200 euros à uns 2 anos.
                                Mais o balurdio que foi preciso gastar a trocar a "tacharia" toda.
                                Sinceramente se fosse hoje julgo que optaria por uma placa "normal".
                                Até porque as crianças já têem idade para saber mexer nela, portanto é menos uma vantagem para a vitroceramica.
                                Em relação à limpeza não noto diferenças, é uma questão de saber utilizar as coisas.

                                Comentário


                                  #17
                                  As duas placas são da marca siemens...
                                  A diferença que tenho de pagar para pôr uma placa mista de indução em vez de ser uma só normal é de 300€...

                                  Alguém sabe ou tem uma estimativa de quanto tempo é necessário para recuperar esse investimento relativamente a uma normal?

                                  O problema é que agora de início darei pouco uso à placa pois s´a irei usar, na melhor das hipóteses, três dias por semana...


                                  Quanto à diferença entre gás e indução falaram-me que apesar de o gás ser ligeiramente mais barato, a facilidade de limpeza das de indução compensa...

                                  Comentário


                                    #18
                                    optei por pôr gás, tinha de refazer todo o sistema eléctrico, o que somando ao resto era muiiiiiito guito.

                                    mas estou satisfeito.

                                    o forno é misto, gás/eléctrico. mas sem turbina, o que é pena.

                                    Comentário


                                      #19
                                      E Fogões? Que acham deste

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ainda se usa disso?!?!?!?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Fogões deste tipo é o que se usa em qualquer cozinha a sério... (em versão industrial)



                                          Placas em vidro é para quem quer uma coisa bonita a decorar a cozinha e não pretende dar-lhe grande uso

                                          Comentário


                                            #22
                                            História da Electrolux

                                            1919
                                            - A Electrolux é formada pela fusão da Elektromekaniska com a Lux.
                                            1925
                                            - A Electrolux lança o primeiro refrigerador por absorção do mundo.

                                            1940
                                            - A II Guerra Mundial paralisa suas fábricas. Nesse período, produz filtros de ar para as forças armadas da Suécia.
                                            1948
                                            - Volta a produzir normalmente, e fabrica: motores elétricos, aspiradores de pó, refrigeradores, processadores de alimentos, motores de popa, máquinas de lavar industriais e outros.
                                            1956
                                            - Lança o primeiros freezer horizontal e o primeiro refrigerador por compressão, na Europa.
                                            1978
                                            - Aquisição da Husqvama, maior fabricante mundial de motoserras.
                                            1984
                                            - A aquisição da empresa italiana Zanussi - com mais de 10 mil empregados torna a Electrolux líder no mercado de electrodomésticos e equipamentos para restaurantes.
                                            1986
                                            - O grupo incorpora importantes marcas como: Frigidaire, Gibson, Kelvinator e White-Westinghouse. Com novas aquisições, expandem seus produtos para a jardinagem e reciclagem de metais.
                                            1988
                                            - Adquire 49% de participação no capital da Oberdorfer S.A.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ninguém cozinha por aqui

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                Placas em vidro é para quem quer uma coisa bonita a decorar a cozinha e não pretende dar-lhe grande uso
                                                Acho que é mais o contrário...
                                                QUem tem tempo para cozinhar, limpar, fazer em quantidade, talvez compense.
                                                As placas são práticas e fáceis de limpar. A minha é usada todos os dias.
                                                Hoje só me arrependo de não ter comprado uma placa com as 4 zonas de indução, ao invés de duas.
                                                Tendo indução, perde o sentido usar as outras "normais". É muito mais rápido, gasta menos, é mais seguro, e ao preço que as placas de indução se encontram hoje em dia, não faz sentido comprar das outras, numa altura em que a maioria dos utensílios já dão para indução.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                  Acho que é mais o contrário...
                                                  QUem tem tempo para cozinhar, limpar, fazer em quantidade, talvez compense.
                                                  As placas são práticas e fáceis de limpar. A minha é usada todos os dias.
                                                  Hoje só me arrependo de não ter comprado uma placa com as 4 zonas de indução, ao invés de duas.
                                                  Tendo indução, perde o sentido usar as outras "normais". É muito mais rápido, gasta menos, é mais seguro, e ao preço que as placas de indução se encontram hoje em dia, não faz sentido comprar das outras, numa altura em que a maioria dos utensílios já dão para indução.

                                                  Pois, mas a diferença entre uma placa de indução com duas posições para uma que seja de apenas de vitrocerâmica normal, é da ordem de mais de 250€, ou seja, é bastante significativo...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    comprei uma da zanussi com o design de uma placa de vitro/indução (vidro preto) mas com as vantagens do gás e estou muito satisfeito.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Cozinhar é a gás, o resto é conversa !

                                                      Especialmente se for numa coisa destas :


                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                        Não conheço, mas tem óptimo aspecto !

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                          Pois, mas a diferença entre uma placa de indução com duas posições para uma que seja de apenas de vitrocerâmica normal, é da ordem de mais de 250€, ou seja, é bastante significativo...
                                                          Para quem faz uso frequente, pela rapidez, economia, aspectos práticos (segurança, utilização, zona de aquecimento somente onde se encontra o tacho, temperatura da placa na zona de indução vs convencional), compensa e muito.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                            Cozinhar é a gás, o resto é conversa !

                                                            Especialmente se for numa coisa destas :


                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X