Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Novo: acesso ao curso de Medicina para licenciados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Novo: acesso ao curso de Medicina para licenciados

    Eis a hipótese para aqueles que sonharam algum dia vir a serem médicos:


    citação:Concurso especial de acesso a Medicina para licenciados

    O Governo aprovou esta quarta-feira a [u]criação de um concurso especial de acesso ao curso de medicina a licenciados em qualquer outra área, desde que esteja garantido o «adequado nível de conhecimento nas cadeiras nucleares»</u>.

    Segundo adiantou o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, o novo concurso especial «é um mecanismo adicional de acesso ao curso de medicina».

    «É uma solução idêntica ao que existe já em outros países», sublinhou Pedro Silva Pereira, na conferência de imprensa realizada no final da reunião semanal do Conselho de Ministros.

    De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, o decreto-lei agora aprovado «vem permitir que os licenciados, em qualquer área, que pretendam ingressar no curso de medicina disponham de uma nova via, além do regime geral de acesso e do concurso especial, para titulares de um curso superior».

    «Assim, alarga-se as áreas de formação que permitem a admissão no curso de Medicina, desde que se garanta adequado nível de conhecimento nas cadeiras nucleares que são condição de ingresso», lê-se no comunicado.

    Na nota, recorda-se também que «os fundamentos científicos da prática clínica e da investigação biomédica se baseiam cada vez mais na interacção com áreas científicas como a física, a biologia, a química ou a matemática, mas também com outras áreas, como as humanidades, o direito ou a economia».

    «Esta nova modalidade de ingresso poderá ainda contribuir para que as escolas seleccionem também candidatos com particular apetência para áreas de investigação, o que se considera fundamental», é ainda referido.

    O novo concurso especial resultou «de diálogo com a comissão científica internacional que vem acompanhando o desenvolvimento do ensino da Medicina em Portugal desde 1999, tendo sido, ainda, ponderados os pontos de vista das faculdades, institutos e escolas que ministram o curso de Medicina».

    DD

    Acho que é bastante justo, embora já se esteja a espera que não haverá facilidades...

    #2
    Bom bom era criarem mais vagas

    Comentário


      #3
      Sim, acho mais importante os conhecimentos em provas prestadas do que as médias estupidamente altas!

      Comentário


        #4
        O Pessoal de dentaria deve estar todo contente [:P]

        Comentário


          #5
          fonte?

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por zerorpm

            fonte?
            Está lá: DD (Diário Digital)

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Pé Leve

              Sim, acho mais importante os conhecimentos em provas prestadas do que as médias estupidamente altas!

              As "medias estupidamente altas" são o resultado de se prestar provas nomeadamente e entre outras a matemática a química e a biologia e que não são nada fáceis por sinal.

              Vendo os valores por onde ficaram as médias nacionais, alunos desta qualidade são de facto uma mais valia.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Foliv

                citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                Sim, acho mais importante os conhecimentos em provas prestadas do que as médias estupidamente altas!

                As "medias estupidamente altas" são o resultado de se mostrar conhecimento nas provas prestadas, nomeadamente e entre outras a matemática a química e a biologia, e que não são nada fáceis por sinal.

                Vendo os valores por onde ficaram as médias nacionais, alunos desta qualidade são de facto uma mais valia.

                Comentário


                  #9
                  Deixa-me ver...

                  Enfermagem, Farmácia e Veterenária. [8D]

                  Depois há os de Fisioterapia, Engª Informática e Gestão.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Foliv

                    citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                    Sim, acho mais importante os conhecimentos em provas prestadas do que as médias estupidamente altas!

                    As "medias estupidamente altas" são o resultado de se prestar provas nomeadamente e entre outras a matemática a química e a biologia e que não são nada fáceis por sinal.

                    Vendo os valores por onde ficaram as médias nacionais, alunos desta qualidade são de facto uma mais valia.

                    Bem, só saberemos quando eles prestarem provas!...;)

                    Comentário


                      #11
                      O pessoal de medicina dentária, farmácia, enfermagem, técnicos da área de saúde, etc. e tal que não entraram em medicina é que vão dar pulos de contentes... [}]

                      Comentário


                        #12
                        Olá.

                        Estou a ponderar candidatar-me à FMUP (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) no concurso especial para portadores de licenciatura no próximo ano lectivo.

                        Possuo um doutoramento em engenharia e tenho actualmente 29 anos. Segundo os critérios da fórmula de acesso da FMUP para este concurso, este ano lectivo o ultimo classificado entrou com 15 pontos (segundo essa fórmula eu tinha 17 pontos, portanto entrava "à vontade"). A questão é que já tenho 29 anos e não quero andar a cravar mais dinheiro aos meus pais, até porque actualmente tenho um emprego estável (mas que detesto) onde ganho 1500 euros por mês e eles não são propriamente ricos. Portanto a pergunta para quem pensa candidatar-se a este regime é "onde é que se vai buscar o dinheiro para financiar o curso durante 6 anos?". Existem aqueles créditos para estudantes, mas só dão até 25000 euros, ou seja, 416 euros por mês. Tal como eu, devem existir muitos candidatos na mesma situação (tenho um filho bebé e uma casa para pagar). Será possivel que em pleno sec. 21 o dinheiro (ainda) seja impedimento de seguir sonhos e formação?

                        Sinto-me numa encruzilhada em que não sei o que fazer... quero seguir o meu sonho, sei que em principio consigo entrar na FMUP, mas por outro lado não sei como sustentar esse sonho...

                        Gostava de ouvir comentários relativamente a este post. Obrigado!

                        Comentário


                          #13
                          Boas,

                          primeiro que tudo acho que fazes muito bem em pensares nessa hipótese se é o teu objectivo, também tive de lutar por esse sonho e nem imagino o que é trabalhar, provavelmente para a vida inteira, em algo que se odeia!

                          Quanto à tua dúvida, tenho uma amiga que entrou em medicina por esse sistema, tinha o curso de enfermagem e já trabalhava à dois, aos 26 anos entrou em medicina e como já não podia pedir aos pais trabalha ao mesmo tempo que estuda. Não faço ideia se é sequer possível na tua situação, até porque é uma situação completamente distinta, mas o dinheiro não cai do céu e alguma coisa se tem de fazer, o único que posso dizer é que pelo que vejo dela não é nada fácil mas no final compensa o esforço!

                          E sim, penso que hoje em dia, especialmente, existe quem deixe de ter acesso a formação por razões monetárias.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                            As "medias estupidamente altas" são o resultado de se prestar provas nomeadamente e entre outras a matemática a química e a biologia e que não são nada fáceis por sinal.

                            Vendo os valores por onde ficaram as médias nacionais, alunos desta qualidade são de facto uma mais valia.
                            O sistema de ensino está completamente desfasado da realidade, os tais alunos das notas altas nem sempre são os mais indicados...Medicina sempre foi cativante para quem quer ganhar dinheiro!

                            Uma colega do secundário da minha irmã entrou com média de 19 e tal na FMUP...a chatice é que não podia ver sangue!!!

                            Um amigo meu tirou Medicina, grande crânio e tal...mas não era eu que me punha nas mãos dele!


                            Marco, é pena abandonares a Engenharia mas se achas que é essa a tua vocação, força! Com vontade tudo se faz e com certeza que conseguirás arranjar algum part-time que te dê para tirares uns trocados enquanto estiveres a tirar o curso...vida mais relaxada fica para depois. Conheço quem, nos dias em que havia Medicina à noite, fosse Bancário durante o dia e aluno na FMUP à noite, hoje é cirurgião!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por marcoaraujo Ver Post
                              Olá.

                              Estou a ponderar candidatar-me à FMUP (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) no concurso especial para portadores de licenciatura no próximo ano lectivo.

                              Possuo um doutoramento em engenharia e tenho actualmente 29 anos. Segundo os critérios da fórmula de acesso da FMUP para este concurso, este ano lectivo o ultimo classificado entrou com 15 pontos (segundo essa fórmula eu tinha 17 pontos, portanto entrava "à vontade"). A questão é que já tenho 29 anos e não quero andar a cravar mais dinheiro aos meus pais, até porque actualmente tenho um emprego estável (mas que detesto) onde ganho 1500 euros por mês e eles não são propriamente ricos. Portanto a pergunta para quem pensa candidatar-se a este regime é "onde é que se vai buscar o dinheiro para financiar o curso durante 6 anos?". Existem aqueles créditos para estudantes, mas só dão até 25000 euros, ou seja, 416 euros por mês. Tal como eu, devem existir muitos candidatos na mesma situação (tenho um filho bebé e uma casa para pagar). Será possivel que em pleno sec. 21 o dinheiro (ainda) seja impedimento de seguir sonhos e formação?

                              Sinto-me numa encruzilhada em que não sei o que fazer... quero seguir o meu sonho, sei que em principio consigo entrar na FMUP, mas por outro lado não sei como sustentar esse sonho...

                              Gostava de ouvir comentários relativamente a este post. Obrigado!
                              O meu comentário é: consulta um psiquiatra ou em alternativa deixa de inventar histórias.

                              Que me lembre ( e tenho boa memória) desde que entraste neste fórum já fizeste mestrados em Aveiro, MBAs não sei aonde, doutoramentos, já deste aulas no superior, já trabalhaste em grandes consultoras já quiseste ir pá força aérea ( há pouco tempo) etc etc...

                              A ser tudo verdade, que fizeste o doutoramento, que trabalhas 80horas semanais ( como dizes algures), que tens um filho pequeno, penso que deves estar "burnout".

                              Precisas de tratamento ou então conta-nos a verdade. Estamos aqui para ajudar. A net tem destas coisas. Muitas vezes criam-se personagens ligeiramente diferentes da realidade.

                              Certo?
                              Editado pela última vez por neoxic; 12 December 2009, 10:25.

                              Comentário


                                #16
                                O das 80h não é o Tadeu?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                  O das 80h não é o Tadeu?
                                  É o marco mesmo. Já te dou o link.

                                  Não apanhei este tb:
                                  http://forum.autohoje.com/off-topic/...ml#post2561832

                                  O nosso amigo tb queria ser projectista de instalações eléctricas, há 1 ano. Agora melhorou: quer ser médico.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                    É o marco mesmo. Já te dou o link.

                                    Não apanhei este tb:
                                    http://forum.autohoje.com/off-topic/...ml#post2561832

                                    O nosso amigo tb queria ser projectista de instalações eléctricas, há 1 ano. Agora melhorou: quer ser médico.
                                    É multi-facetado

                                    EDIT: Se calhar vendeu o nick?!

                                    EDIT2: Mas olha, ele tem em coerência a licenciatura

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                      É multi-facetado

                                      EDIT: Se calhar vendeu o nick?!

                                      EDIT2: Mas olha, ele tem em coerência a licenciatura
                                      Tem. Estudou de facto em Aveiro e está provavelmente a fazer o doutoramento. Mas não o acabou nem que o menino jesus venha a terra.

                                      Tenho dúvidas que seja já pai (neste momento exacto).

                                      Mas é um personagem interessante

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                        O sistema de ensino está completamente desfasado da realidade, os tais alunos das notas altas nem sempre são os mais indicados...Medicina sempre foi cativante para quem quer ganhar dinheiro!

                                        Uma colega do secundário da minha irmã entrou com média de 19 e tal na FMUP...a chatice é que não podia ver sangue!!!

                                        Um amigo meu tirou Medicina, grande crânio e tal...mas não era eu que me punha nas mãos dele!


                                        Marco, é pena abandonares a Engenharia mas se achas que é essa a tua vocação, força! Com vontade tudo se faz e com certeza que conseguirás arranjar algum part-time que te dê para tirares uns trocados enquanto estiveres a tirar o curso...vida mais relaxada fica para depois. Conheço quem, nos dias em que havia Medicina à noite, fosse Bancário durante o dia e aluno na FMUP à noite, hoje é cirurgião!
                                        Engraçado; um dos meus melhores amigos entrou em medicina com 19, alto crânio na matemática, o típico "nerd", hoje é um dedicado interno de cirurgia e EU metia-me nas mãos dele todos os dias. Como ele conheço mais uns tantos "nerds" do meu tempo de liceu que estão perfeitamente inseridos nas várias especialidades que escolheram, com as competências adequadas para executar com profissionalismo o seu trabalho.

                                        Comentário


                                          #21

                                          MiguelCosta (marcoaraujo), és tu pah...???



                                          Edd

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                            MiguelCosta (marcoaraujo), és tu pah...???



                                            Edd
                                            Este já deve ser o filho do MiguelCosta, entretanto cresceu imensamente devido a novo milagre na familia, doutorou-se e quer ser médico para provar que o pai está morto. A parte dos esquemas electricos é só para disfarçar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                              O meu comentário é: consulta um psiquiatra ou em alternativa deixa de inventar histórias.

                                              Que me lembre ( e tenho boa memória) desde que entraste neste fórum já fizeste mestrados em Aveiro, MBAs não sei aonde, doutoramentos, já deste aulas no superior, já trabalhaste em grandes consultoras já quiseste ir pá força aérea ( há pouco tempo) etc etc...

                                              A ser tudo verdade, que fizeste o doutoramento, que trabalhas 80horas semanais ( como dizes algures), que tens um filho pequeno, penso que deves estar "burnout".

                                              Precisas de tratamento ou então conta-nos a verdade. Estamos aqui para ajudar. A net tem destas coisas. Muitas vezes criam-se personagens ligeiramente diferentes da realidade.

                                              Certo?
                                              Vinha cá dizer algo parecido!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                Vinha cá dizer algo parecido!!
                                                Eu acho que a história dele é parcialmente verdadeira até pq existe alguém com o mesmo nome e trabalhou efectivamente na área em q diz trabalhar.

                                                O que acho é que ele inventou um personagem ligeiramente diferente daquilo q ele é. Tenho a certeza absoluta disso sobretudo pela imaturidade q tem vindo a demonstrar ao longo dos tempos.

                                                Uma coisa é certa, o historial dele está no fórum à vista de todos e é fácil encontrar inumeras contradições.

                                                Pode tb estar com um problema e por isso mesmo: ele que se explique.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                  Eu acho que a história dele é parcialmente verdadeira até pq existe alguém com o mesmo nome e trabalhou efectivamente na área em q diz trabalhar.

                                                  O que acho é que ele inventou um personagem ligeiramente diferente daquilo q ele é. Tenho a certeza absoluta disso sobretudo pela imaturidade q tem vindo a demonstrar ao longo dos tempos.

                                                  Uma coisa é certa, o historial dele está no fórum à vista de todos e é fácil encontrar inumeras contradições.

                                                  Pode tb estar com um problema e por isso mesmo: ele que se explique.
                                                  Penso o mesmo. Acredito que muito seja verdade, a base. Mas há ali coisas muito, mas mesmo muito estranhas Vou ver nos meus contactos la de ET em Aveiro se alguém o conhece.

                                                  Quanto à pergunta dele. Com 29 anos e doutoramento, ainda quer mais dinheiro para ir estudar? E depois quando acabar medicina e vir que quer ser professor de história? Mais uma bolsa? E quem paga isso tudo?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                    Engraçado; um dos meus melhores amigos entrou em medicina com 19, alto crânio na matemática, o típico "nerd", hoje é um dedicado interno de cirurgia e EU metia-me nas mãos dele todos os dias. Como ele conheço mais uns tantos "nerds" do meu tempo de liceu que estão perfeitamente inseridos nas várias especialidades que escolheram, com as competências adequadas para executar com profissionalismo o seu trabalho.
                                                    É só a confirmação do que disse, nem todos se tornam maus médicos, mas que os há, isso é inquestionável! E que o sistema é injusto...sem dúvida!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                      É só a confirmação do que disse, nem todos se tornam maus médicos, mas que os há, isso é inquestionável! E que o sistema é injusto...sem dúvida!
                                                      Qual o sistema mais justo do que avaliação de exames que são iguais para todos no país? Não é 100 justo, mas não vejo como adicionar "vocação" e outras coisas à equação irá aumentar a justiça.

                                                      A selecção é feita da mesma forma que para a maioria dos cursos, os melhores têm prioridade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                        Eu acho que a história dele é parcialmente verdadeira até pq existe alguém com o mesmo nome e trabalhou efectivamente na área em q diz trabalhar.

                                                        O que acho é que ele inventou um personagem ligeiramente diferente daquilo q ele é. Tenho a certeza absoluta disso sobretudo pela imaturidade q tem vindo a demonstrar ao longo dos tempos.

                                                        Uma coisa é certa, o historial dele está no fórum à vista de todos e é fácil encontrar inumeras contradições.

                                                        Pode tb estar com um problema e por isso mesmo: ele que se explique.
                                                        Ilustra aí melhor o que queres dizer. Não encontrei nada disso que dizes, pelo que vejo aqui no fórum fala sobretudo de estudos e das áreas onde diz trabalhar, muitas vezes até tecnicamente

                                                        E também encontrei 2 perfis com o seu nome no linkedin relativamente a 2 sitios onde disse que trabalha/trabalhou.

                                                        Acho que existe um grande trauma aqui no AHO pós-Miguel Costa.

                                                        Até pode ser um grande sociopata que ao longo de 2 anos manteve uma personagem e até criou perfis em sites de RH para corroborar a sua história, e que agora até foi discreto o suficiente para nem sequer criar um tópico com o que disse e sim usar um tópico existente.

                                                        Mas continuo a preferir correr o risco de estar a ser enganado (é-me igual ao litro, que diferença faz?) do que estar eu enganado e falar com 7 pedras na mão sem razões para isso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                          Qual o sistema mais justo do que avaliação de exames que são iguais para todos no país? Não é 100 justo, mas não vejo como adicionar "vocação" e outras coisas à equação irá aumentar a justiça.

                                                          A selecção é feita da mesma forma que para a maioria dos cursos, os melhores têm prioridade.
                                                          Na minha opinião e segundo a tradição portuguesa ainda ia dar mais hipóteses ao factor C.

                                                          Prefiro de longe o sistema actual.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É mesmo estúpido!

                                                            Ao entrarem este alunos, vão ocupar vagas, logo, vai haver menos vagas para os alunos que entram com a nota do secundário, logo, as médias vão subir...

                                                            Mas é fixe, quem já tem um curso, assim fica também com medicina, e assim já pode exigir ser tratado por Sr. Doutor e fantasiar com os seus sonhos de Dr. House...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X