Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Referendo sobre o Aborto - Saiu hoje a legislação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Referendo sobre o Aborto - Saiu hoje a legislação

    Eu sei que já houve por aqui um tópico/sondagem sobre o aborto, penso que do AndMiguel, mas dava várias hipóteses de resposta e foi anterior à declaração do Tribunal Constitucional sobre a constitucionalidade e legalidade do referendo. Isto é para um debate em que participarei, e gostava de obter num universo mais extenso uma ideia dos resultados que iremos obter no referendo de Fevereiro.

    A resposta será simplesmente "Sim" ou "Não".

    Se possivel digam o porquê da vossa decisão.

    Antes de mais o meu muito obrigado, Filipe


    A pergunta a referendar será mais ou menos esta (não a tenho na memória mas...) [u]"Concorda com a despenalização do aborto até às 12 semanas efectuado em estabelecimento de saúde legalmente estabelecido para o efeito?"</u>

    #2
    Eu vou votar não... Por várias razões:

    a) penso que a pergunta é ambigua, foi mal concebida, é imprecisa, pouco clara e pouco objectiva. "Despenalização" não é o mesmo que liberalização, ao despenalizarmos um acto este deixa de ser susceptivel de sanção, ainda que seja ilicito. Na liberalização pura e simplesmente torna-se o acto licito. Muitas das pessoas não sabe o significado da palavra "despenalização" como demonstrado por uma televisão à uns dias.
    Um resultado maioritariamente "Sim" pode ser entendido como a eliminação da incriminação do aborto, da mesma forma que pode ser entendido como forma de liberalização.
    Um resultado negativo por sua vez pode levar ao entendimento que o aborto pura e simplesmente deve ser considerado ilicito, o que leva "por consequente" à criminalização do aborto terapêutico, criminológico, etc.
    Portanto tanto o Sim como o Não levam a um extremo, neste referendo não há meio-termo.
    A pergunta não é neutral relativamente às posições dominantes em debate.

    b) caso não saibam, no Acórdão do Tribunal Constitucional (suscitado pelo PR) foi determinada a constitucionalidade tanto duma resposta afirmativa como negativa, quando o TC não devia tomar esta posição. O TC pura e simplesmente devia analisar a pergunta a referendar e após o referendo fiscalizar a constitucionalidade da decisão tomada, e não em sede de fiscalização preventiva da constitucionalidade...

    c) ao descriminalizarmos/liberalizarmos o aborto estamos a pôr em causa um principio fundamental de todo o Direito e toda a sociedade que é o Principio da Inviolabilidade da Vida Humana, penso que presente no art. 24º da nossa Constituição.

    na minha opinião são já vários os vicios presentes aqui neste referendo...

    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      Não! Porque aborto = matar uma vida humana!

      Comentário


        #4
        Eu votei SIM.

        (Agora vou esperar para ter de moderar este tópico)

        Comentário


          #5
          Eu respondi sim.

          Já agora sendo a MULHER a principal visada e prejudicada com tal acto, o referendo não deveria dirigir-se somente a ela ?

          Acho que mulher nenhuma com os 5 bem medidos recorre a uma acto destes somente por pura incuria, ou meio anticoncepcional.

          Não sei digo eu ...

          Comentário


            #6
            Vou votar SIM, apesar de não concordar com o que muita gente faz, que é utilizar o aborto como método contraceptivo.
            Acredito que toda a gente conheça alguem, que já fez um ou mais abortos. Acho que na sociedade em que nos encontramos é inconcebível que tal aconteça e penso que deveria haver realmente uma aposta muito forte na educação e mentalização, começando imediatamente a nível escolar, para o uso dos diversos métodos contraceptivos que não só evitam os filhos como também evitam doenças sexualmente transmissiveis, o que na altura do "bem-bom" já ninguém se lembra.

            Comentário


              #7
              Eu respondi que sim porque acho que toda gente tenha o direito de escolher por elas proprias e não ser limitadas por outras pessoas que não aceitam.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por 407 Coupé

                Vou votar SIM, apesar de não concordar com o que muita gente faz, que é utilizar o aborto como método contraceptivo.
                Acredito que toda a gente conheça alguem, que já fez um ou mais abortos. Acho que na sociedade em que nos encontramos é inconcebível que tal aconteça e penso que deveria haver realmente uma aposta muito forte na educação e mentalização, começando imediatamente a nível escolar, para o uso dos diversos métodos contraceptivos que não só evitam os filhos como também evitam doenças sexualmente transmissiveis, o que na altura do "bem-bom" já ninguém se lembra.
                Se houver quem um faça, nem deve chegar a 1%.

                O Aborto para além de caro (para a maioria), é um experiência traumatizante para qualquer mulher, e pode trazer problemas físicos e psicológicos a médio e longo prazo.

                Por isso não acedito que vá haver quem va lá de 3 em 3 meses só pelo facto de ter dinheiro.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                  Se houver quem um faça, nem deve chegar a 1%.
                  Acredito que se houvesse uma percentagem certa das pessoas que fazem abortos devido a descuidos ou por não ser a altura certa de terem uma criança, seria bem superior a 1%.

                  Mas concordo contigo, ninguém vai fazer um aborto porque lhe apetece e acredito a 100% que ninguém saia depois de um aborto e seja a mesma pessoa que era anteriormente.

                  Comentário


                    #10
                    Não

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Excalibur

                      Já agora sendo a MULHER a principal visada e prejudicada com tal acto, o referendo não deveria dirigir-se somente a ela ?
                      E fazem-nos sozinhas? Depois pagam as contas sozinhas?

                      Quanto à questão, não me parece que o sistema de saúde esteja minimamente preparado para isto nem me parece existir garantias que possa estar a curto prazo!
                      Mais, se já foi feito 1 referendo porquê outro? Vão fazer vários até que o resultado que lhes interessa seja alcançado?

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por 407 Coupé

                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                        Se houver quem um faça, nem deve chegar a 1%.
                        Acredito que se houvesse uma percentagem certa das pessoas que fazem abortos devido a descuidos ou por não ser a altura certa de terem uma criança, seria bem superior a 1%.

                        Mas concordo contigo, ninguém vai fazer um aborto porque lhe apetece e acredito a 100% que ninguém saia depois de um aborto e seja a mesma pessoa que era anteriormente.
                        Sim sem dúvida que devido a descuidos ou por não ser a altura certa, eu até apostava que seria mais de 50%!!

                        O que disse é que não acredito que haja em esteja no bem bom e diga " Que se lixe o preservativo, se engravidar faço um aborto!"

                        Comentário


                          #13
                          SilverArrow: Obviamente que ng parte para uma relação sexual com a ideia que nao faz mal engravidar, mas há ainda muita gente que tem a política do "cuspir para fora" sem recurso a qualquer tipo de contraceptivo e às vezes..... [8]

                          Comentário


                            #14
                            Mas isso sempre houve e vai continuar a haver.

                            "Se me amas fazemos sem preservativo...."

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Excalibur

                              Eu respondi sim.

                              Já agora sendo a MULHER a principal visada e prejudicada com tal acto, o referendo não deveria dirigir-se somente a ela ?

                              Acho que mulher nenhuma com os 5 bem medidos recorre a uma acto destes somente por pura incuria, ou meio anticoncepcional.

                              Não sei digo eu ...
                              Concordo com o Excalibur.

                              È um assunto que diz respeito á mulher e ver os homens e padres com conversas de xaxa sobre o assunto é no minimo um absurdo.
                              Absurdo tb é ainda alguem pensar que um aborto é um meio de contracepção[:0]

                              De qualquer forma sou contra este tipo de referendos[)]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                Eu votei SIM.

                                (Agora vou esperar para ter de moderar este tópico)
                                Boas Silver,

                                eu sei que é um tema controverso mas espero que não chegue a esse ponto

                                De qualquer das formas obrigado pela ajuda, Abraço

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                  citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                  Eu respondi sim.

                                  Já agora sendo a MULHER a principal visada e prejudicada com tal acto, o referendo não deveria dirigir-se somente a ela ?

                                  Acho que mulher nenhuma com os 5 bem medidos recorre a uma acto destes somente por pura incuria, ou meio anticoncepcional.

                                  Não sei digo eu ...
                                  Concordo com o Excalibur.

                                  È um assunto que diz respeito á mulher e ver os homens e padres com conversas de xaxa sobre o assunto é no minimo um absurdo.
                                  Absurdo tb é ainda alguem pensar que um aborto é um meio de contracepção[:0]

                                  De qualquer forma sou contra este tipo de referendos[)]
                                  Imagina que um homem engravida uma mulher e esta não quer ter o filho ao contrário dele que à 10 anos esperava por isso... não achas que ele devia ter algo a dizer?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sou a favor da despenalização MAS não nestes moldes!

                                    1º: a lei já prevê casos em que se pode recorrer ao aborto, sob condições muito especificas, por isso o argumento da saúde da mulher , do filho, ou casos de violação já estão cobertos....

                                    2º tal como querem aprovar a lei, será usada como mais um mecanismo "anti-concepcional" ou seja primeiro fazem-nos e depois pensam nisso, passando para segundo plano o planeamento familiar...

                                    3º DEVE existir uma penalização efectiva a quem recorre ao aborto de uma forma sistemática, ou seja deixa-se fazer um primeiro, tolera-se um segundo, mas ao terceiro aborto DEVERIA proceder-se a uma ESTERILIZAÇÃO, isto para não permitir abusos e situações expostas no ponto 1.

                                    De notar ainda, que este tipo de estabelecimento autorizado, se fôr privado tudo bem, mas agora usar recursos PÚBLICOS ( médicos, hospitais, pessoal afim ) para proceder a abortos legalizados, enquanto há falta deste tipo de pessoal e de infra estruturas, e existem listas de espera para curar doenças, que teriam que ser desviados para realizar abortos seria um a profunda estupidez.

                                    DE resto não tenho nada contra nem contra a liberdade das mulheres ( desde que esta não colida com a liberdade dos outros) nem aborto até as 12 semanas, no fundo aquilo não é bébé nenhum, não passa de uma massa celular sem dor ou sentimentos, sentidos, é uma vida, temos é que regular os modos em que ele se realizar, e manter uma "penalização" em casos de abuso do sistema ( esterilização)

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Blackshadow


                                      Imagina que um homem engravida uma mulher e esta não quer ter o filho ao contrário dele que à 10 anos esperava por isso... não achas que ele devia ter algo a dizer?
                                      Ele (o pai) só tem direitos como pai qdo o filho nascer durante a gravidez um homem não tem poderes para mandar nada;)

                                      A gravidez de uma mulher só diz direito a ela.

                                      é esta a realidade!

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Foliv

                                        Sou a favor da despenalização MAS não nestes moldes!

                                        1º: a lei já prevê casos em que se pode recorrer ao aborto, sob condições muito especificas, por isso o argumento da saúde da mulher , do filho, ou casos de violação já estão cobertos....
                                        Tal como referi no 1º post depois do tópico, vamos lá a ver se em caso maioria do "Não" se esses casos não passam a ser criminalizados também... porque a pergunta é ambigua.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                          citação:Originalmente colocada por Blackshadow


                                          Imagina que um homem engravida uma mulher e esta não quer ter o filho ao contrário dele que à 10 anos esperava por isso... não achas que ele devia ter algo a dizer?
                                          Ele (o pai) só tem direitos como pai qdo o filho nascer durante a gravidez um homem não tem poderes para mandar nada;)

                                          A gravidez de uma mulher só diz direito a ela.

                                          é esta a realidade!
                                          Nephilim, não é bem assim, um feto tem pai e tem mãe, caso nasça ou não, não é uma coisa...
                                          Muitos têm equiparado o feto a uma pessoa, porque vive dentro da barriga da mãe, porque contacta com a mãe, porque pode ser ofendido/agredido, ainda que não tenha efeito exteriores nomeadamente uma relação com outros seres que não a mãe.
                                          Pelo que li, a questão nesse caso é que caso haja um aborto o feto é como se nunca tivesse existido, foi simplesmente uma coisa que desapareceu, mas caso haja nascimento este é apenas a confirmação da sua personalidade juridica (que é o que o torna pessoa enquanto tal), isto para dizer que o feto é uma pessoa à espera de confirmação, eu sei que isto pode parecer mau mas foi a melhor forma que encontrei para me exprimir... ;) pelo que tem tanto pai como mãe, e quando nasce a tutela pertence ao poder paternal, ou seja tanto ao pai como a mãe.

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                            Eu respondi sim.

                                            Já agora sendo a MULHER a principal visada e prejudicada com tal acto, o referendo não deveria dirigir-se somente a ela ?

                                            Acho que mulher nenhuma com os 5 bem medidos recorre a uma acto destes somente por pura incuria, ou meio anticoncepcional.

                                            Não sei digo eu ...
                                            Isso é um contrasenso!

                                            Se o referendo ou este assunto fosse apenas exclusivo à mulher, então nem havia assunto. E tambem não havia referendo....

                                            Sou contra o aborto mas tambem estou cansado de ouvir sempre os mesmos argumentos mais radicais e cegos quer pró quer anti...
                                            E por isso vou votar a favor da despenalização da mulher.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Até há padres que dizem que fazer um aborto, é mais grave que matar uma criança com 5 anos...

                                              Votei SIM , como é obvio....Um filho quando vem ao Mundo , é para vir em boas condições, quer familiares, quer sociais , etc... e por vezes , isso não acontece, e depois os pais não têm dinheiro para educar o filho , e já sabemos no que isso dá....

                                              Agora claro, não é abortar com vários meses de gravidez... o máximo de um mês acho que seria aceitável... se assim fosse

                                              Comentário


                                                #24
                                                Voto SIM

                                                Talvez assim se acabem com as escandalosas condições e negociatas em volta disto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Voto sim. Não concordo que seja usado como método contraceptivo, mas por outro lado há que combater as condições mediocres em que os abortos são feitos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Um referendo que nunca se fez aqui no fórum nem se discutiu acerca disto:D

                                                    Como já disse outras vezes, sou contra, salvo situações especiais, como a criança nascer com alguma deficiência, casos de violação...



                                                    Depois há aquela que é frequente "não tenho condições para sustentar só para o fazer"[8)]

                                                    ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu


                                                      Agora claro, não é abortar com vários meses de gravidez... o máximo de um mês acho que seria aceitável... se assim fosse
                                                      desculpa lá mas como só com um mes uma mulher sabe que está gravida?[:I]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                        citação:Originalmente colocada por paulinhuu


                                                        Agora claro, não é abortar com vários meses de gravidez... o máximo de um mês acho que seria aceitável... se assim fosse
                                                        desculpa lá mas como só com um mes uma mulher sabe que está gravida?[:I]
                                                        Pensa lá bem no erro q escreves-te. A gravidez dá-se com a ausencia de ovulaçao na mulher, pq o ovulo foi fecundado. Logo só qdo se dá a ausencia da menstruaçao é q se poderá pensar em gravidez.

                                                        Eu só consegui saber q estava grávida ao fim de dois meses e meio. E depois de uma ecografia. Sabes pq? Pq todos os testes inclusive os de sangue deram negativos. O corpo humano prega muitas partidas.

                                                        Nao penso q seja um assunto só de mulheres. Um filho é feito a dois, logo a decisao final é a dois. Alem disso os homens so sabem se nós quisermos.

                                                        Além disso no anterior referendo os homens foram em massa votar as mulheres nao. e muitas das q votaram, votaram nao. Infelizmente nem para elas sao boas.

                                                        Voto sim pela despenalização. O aborto nenhuma mulher o faz pq lhe apetece nem o utiliza como contracepção a menos q seja louca. Contra o aborto somos todos. Mas seria bom sermos tb contra a penalização, e contra o mercado paralelo dos médicos e clinicas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Lippe



                                                          Como já disse outras vezes, sou contra, salvo situações especiais, como a criança nascer com alguma deficiência, casos de violação...

                                                          isto é a pior coisa que uma pessoa que é contra o aborto pode dizer!!![8]

                                                          uma pessoa por ser diferente dos outros já pode morrer, mas se for um bébé normal não...


                                                          Hipocrisias...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Votei e votarei SIM

                                                            Acho que cada pessoa tem o direito de julgar o que quer fazer da sua vida, mesmo sabendo que o aborto pode ser muito traumatizante. Mas penso que é uma decisão de cada um.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X