Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portatil desliga-se do nada... Porque será?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Portatil desliga-se do nada... Porque será?

    Heys


    Ando aqui com um problema técnico, um portátil, (toshiba) agora deu-lhe para desligar do nada, e não sei porquê, problemas de temperatura não deve ser, a confiar no hardware control até está em valores mais baixos que no verão.

    O desligar que falo é simplesmente ouvir o "click" do disco rígido a desligar e o computador a apagar, depois se o ligar no segundo a seguir é tudo normal.

    Já tinha acontecido o mesmo há 1 ano, também por esta altura, mas como não tinha nenhum programa de controlo de temperatura, associei isso a temperaturas elevadas.

    Desconfio, devido a erros que ocorreram recentemente em alguns programas (erro por permissão de escrita negada) que o problema seja, ou na RAM ( um flip-flop danificado p.e.) ou no disco rígido.

    Existe algum programa que teste a RAM e/ou disco rígido?

    No linux ele nunca me foi abaixo, mas uso muito menos o linux que o windows, o que poderá ser por coincidência... ou não... isto também só me acontece de inverno, coincidências ou não não sei.

    Alguém tem algum palpite do que pode ser?

    #2
    bateria?

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Blue2004eyes

      bateria?
      Não me parece, está ligado à corrente e com a bateria colocada, e quando desliga oiço o disco a desligar, se fosse a bateria penso que não ia ouvir o barulho do disco a desligar.

      Comentário


        #4
        tenta ver as configurações do sistema ou no windows se tem alguma coisa relativo a iniciar/encerrar sessão

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Blue2004eyes

          tenta ver as configurações do sistema ou no windows se tem alguma coisa relativo a iniciar/encerrar sessão
          Duvido que o windows tenha algo que "ordene" um desligar tão rápido perdendo-se informação a correr, penso, posso estar errado, que só a bios é que pode fazer isto, mas supostamente, só o fazia em casos de p.e. temperatura muito elevada o que não é o caso, o que me leva a suspeitar de uma falha de hardware, principalemente na RAM que segundo consta são muito dificils de detectar devido aos erros aleatórios que provoca.

          Mas não sei como testar a RAM... provavelmente nem deve haver maneira de a testar por software.

          Comentário


            #6
            está dentro da garantia? se tiver,leva á loja...

            se não tiver,tenta ver que te podem dizer

            Comentário


              #7
              eu aposto que o disco esteja a dar a últimas...

              o portátil tem duas memórias ou só uma?

              experimenta tentar correr o windows só com uma delas e vê se o mesmo aconteçe ;)

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Blue2004eyes

                está dentro da garantia? se tiver,leva á loja...

                se não tiver,tenta ver que te podem dizer
                Está fora, ia ser giro, já estou mesmo a ver "ora é uma placa mãe, 1 ram e mais nao sei o que são 700€... olhe já viu a nova coleção de portateis?"

                para depois ficar tudo na mesma...

                Comentário


                  #9
                  pois..tenta o outro conselho dado aqui.

                  Comentário


                    #10
                    Constuma ser o controlador de energia do portatil....
                    O disco é facil de testar , saca o speedfan e faz o teste pelo s.m.a.r.t.

                    Cumps

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por panpipe

                      eu aposto que o disco esteja a dar a últimas...

                      o portátil tem duas memórias ou só uma?

                      experimenta tentar correr o windows só com uma delas e vê se o mesmo aconteçe ;)
                      tem duas de 512, realmente não era má ideia, mas há alguma forma de o por a correr só através de uma sem ter que abrir o portátil e remover uma memória?

                      Comentário


                        #12
                        existe o programa "memtest" arranca a partir de uma pen e testa a ram. Demora bastante tempo o teste.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Artur Costa

                          Constuma ser o controlador de energia do portatil....
                          O disco é facil de testar , saca o speedfan e faz o teste pelo s.m.a.r.t.

                          Cumps
                          controlador de energia.. é possível, porque esqueci-me de referir que ele de vez em quando, faz o seguinte: passa para o modo bateria ligado à corrente,com um pequeno piscar do ecrá ( que nao acontece se desligar apenas a corrente) diz que tem uma autonomia de 100horas, e volta logo fim de poucos segundos ao modo normal...

                          Isso do controlador de energia... é por software/hardware, alguma peça nova?

                          ( obrigado pelos programas, vou fazer o donwload e quando poder corro os testes)

                          Comentário


                            #14
                            MAs a questão é... Só acontece no Windows... Ou acontece mais no Windows?

                            Se só acontece no windows.. deverá ser algo a nivel do software.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por neoxic

                              existe o programa "memtest" arranca a partir de uma pen e testa a ram. Demora bastante tempo o teste.
                              x2 É um programa que corre sem sistema operativo e que testa a integridade das memórias. Convém corrê-lo durante algum tempo, principalmente se os problemas são aleatórios, o que parece ser o caso.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por mundano

                                MAs a questão é... Só acontece no Windows... Ou acontece mais no Windows?

                                Se só acontece no windows.. deverá ser algo a nivel do software.

                                Até agora só no windows, mas isto é algo que só me aconteceu umas 4vezes no total, 2 delas logo hoje, as outras 2 o ano passado, e como uso, vá lá, 90% do tempo windows, pode apenas ser coincidência, ou não ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas isso acontece sempre no mesmo local?
                                  A mim por vezes acontece mas só quando estou em casa, na Universidade tenho o portatil quase sempre ligado nunca aconteceu. Penso ser picos de corrente. E ele desliga-se como protecção.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por sunn

                                    Mas isso acontece sempre no mesmo local?
                                    A mim por vezes acontece mas só quando estou em casa, na Universidade tenho o portatil quase sempre ligado nunca aconteceu. Penso ser picos de corrente. E ele desliga-se como protecção.
                                    realmente é sempre no mesmo local... mas está ligado a uma tomada daquelas que tem um fusivel protector, supostamente não deveria ser disto.

                                    Mas lá está, na maior parte do tempo ele não saí daqui, pode ser apenas coincidençia.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Experimenta deixar o pc ligado um dia em linux e vê se o problema também acontece.
                                      O próprio linux no boot deve ter uma opção memtest, que testa exaustivamente a RAM, deixa a correr esse teste durante a noite e no dia seguinte verifica se passou ou se houve erros.
                                      Em relação ao Windows desliga o reinicio automático, o Windows ultrapassou o problema dos BSOD (Blue Screen of Death) introduzindo uma rotina de reinicio automático, quando há um ecran azul o utilizador nem o chega a ver porque o hardware simplesmente vai abaixo, em principio devia arrancar o pc automaticamente de novo, mas há certos computadores em que tal pode não acontecer.
                                      Se desligares esse reinicio automático, caso seja probema de software, em vez do pc vir abaixo fica-te com o blue screen no ecran.
                                      Mais uma coisa, esses softwares de monitorização da temperatura dos portáteis, muitas vezes tem uma opção quer permite baixar a tensão do processador, o objectivo é diminuir o consumo de energia do portátil e aumentar consequentemente a autonomia, mas caso a tensão esteja muito baixa há o perigo do computador ir simplesmente abaixo, tal como descreves...

                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Aquecimento ? É o que acontecia com o meu...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Essa tomada tem terra?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aquecimento é o mais normal para fazer os portáteis desligar.
                                            Abrir tentar dar uma limpeza ao cooler, se possível tirar o cpu e por massa térmica nova... ;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              troca de 4 condensadores por baixo do processador

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por kaly173 Ver Post
                                                troca de 4 condensadores por baixo do processador
                                                Wow... Quase dez anos depois...

                                                Comentário


                                                  #25

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por kaly173 Ver Post
                                                    troca de 4 condensadores por baixo do processador
                                                    Não será o leitor de cartões perfurados, ou disquetes 5,25"?

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X