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    futura A32 desagrada a autarquias - Aprovada

    Contrariando a vontade das câmaras municipais de Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia, o Governo aprovou já o traçado da futura auto-estrada (A32) - ligação entre Oliveira de Azeméis e Vila Nova de Gaia -, optando pela alternativa que se encontra mais a nascente, que a maioria dos municípios envolvidos rejeitam. A Autarquia de Arouca é a única a aplaudir esta decisão.

    Durante a discussão pública da Declaração de Impacte Ambiental, as três autarquias, lideradas por sociais-democratas, tomaram uma posição unânime na defesa do designado traçado "A", argumentando que este era o que melhor se articulava com a rede viária existente, o que permitia um melhor ordenamento do território e o que respeitava os espaços que tinham sido reservados para o efeito nos respectivos planos directores municipais. Mas o Governo, através do secretário de Estado, Humberto Rosa, emitiu a Declaração de Impacte Ambiental favorável ao designado traçado "B+B1".

    Uma declaração com efeitos vinculativos a nível do licenciamento que, na prática, obriga a Estradas de Portugal a licenciar este traçado. O documento seguiu já para as autarquias envolvidas, para que a população o possa consultar. Em breve, estará também disponível no site do Instituto do Ambiente.

    O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques, considera que se trata de "uma escolha errada". Mas, adianta, "não vai ser por mim que vai ser criada qualquer guerra para justificar o atraso no início da obra".

    Castro Almeida, presidente da Câmara de S. João da Madeira, que também se mostra contrário ao traçado escolhido, não adianta muitos comentários à decisão afirmando, apenas, estar a analisar "a melhor forma de defender os interesses do concelho".

    Opinião contrária tem o presidente da Câmara de Arouca, Artur Neves, considerando que o Governo foi sensível "às pretensões dos municípios do Interior". O autarca adianta que foram tidos em conta os projectos e estudos técnicos, que levam as estruturas governativas a privilegiarem os municípios do Interior, "em consonância com o que devem ser os desígnios nacionais".

    Quase 20 freguesias

    O traçado A, que

    compreende uma distância total de 33 quilómetros, atravessava 19 freguesias e estava mais próximo das grandes redes viárias como a Estrada Nacional (EN1). O Traçado B+B1, por sua vez, tem 35 quilómetros, atravessando 18 freguesias. Prevê, igualmente, um percurso favorável ao interior da região. Parte do concelho de Oliveira de Azeméis, passando por Pindelo (Lavoura e Cova da Bouça), Nogueira do Cravo (Monte Redondo, Coelheira e Cimo de Vila), Macieira de Sarnes e Cesar. Já no que diz respeito ao concelho de Santa Maria da Feira, atravessa Milheiros de Poiares,

    Romariz, Pigeiros,

    Guisande, Louredo, Gião, Vila Maior e Canedo. Em Vila Nova de Gaia, a via passa por Sandim, Crestuma, Olival, Pedroso e Vilar de Andorinho. Estão, ainda, previstos dez viadutos ao longo do traçado. SR

    Fonte:
    http://jn.sapo.pt/2006/12/23/porto/t...autarquia.html

    #2
    Eu por mim acho mais bem escolhido o troço B+B1 (tenho raizes em Arouca, sou suspeito)
    mas a ideia é esta:

    Sao joao da madeira ja têm a A29 e A1 directa. Para que querem mais 1?

    So para terem ideia Ermesinde - Arouca sao cerca de 70 kms. Demor 15 a 20 ate sao joao da madeira (Saida Carvalhos) e depois 40 até Arouca (estrada nacional munida de curvas)

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Superfast

      Sao joao da madeira ja têm a A29 e A1 directa. Para que querem mais 1?
      X2

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        #4
        Aprovada moção sobre futura A32


        A Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira aprovou, por maioria, uma moção do PSD sobre a futura auto-estrada (A32), que ligará Oliveira de Azeméis a Vila Nova de Gaia. No documento, alerta-se o Governo para a necessidade de criar vários pontos de acesso àquela via.

        Depois de ser pública a oposição da Câmara Municipal ao traçado escolhido pelo Governo, a Assembleia aprovou a moção onde se solicita que sejam contempladas as necessárias vias de acesso à A32, com especial relevo para o designado Eixo das Cortiças, a ser construindo numa zona de forte implantação do sector corticeiro e que contribuirá para o descongestionamento da Estrada Nacional (EN1).

        Os membros da Assembleia Municipal querem que seja dada prioridade ao processo da concessão Douro Litoral para que o prolongamento do IC24 (com traçado já há muito tempo definido) e a A32 "sejam rapidamente uma realidade".

        É, ainda, solicitado a construção de acessibilidades complementares que respondam "minimamente" aos objectivos inicialmente consignados, nomeadamente no respeitante ao ordenamento do território e à captação de

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          #5
          Acho muito bem que a A32 passe por Arouca. SJMadeira e Feira já têm acesso por duas autoestradas a Gaia. Não se admite que Arouca que fica a cerca de 40km de Gaia, se leve uma eternidade para lá chegar [8)]

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