Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Missa do Galo em Castelhano em Miranda do Douro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Missa do Galo em Castelhano em Miranda do Douro

    Notícia muito curiosa que vem hoje no Público.

    Miranda do Douro celebra missa do galo em espanhol
    Ana fragoso


    Por falta de sacerdotes em Bragança, mirandeses convidaram padre espanhol para celebrar a eucaristia

    Por falta de padres disponíveis na diocese de Bragança-Miranda, e porque o sacerdote da paróquia de Miranda do Douro se encontra hospitalizado, a câmara municipal, em conjunto com os mordomos da fogueira do galo, convidaram este ano um padre espanhol para celebrar a missa do galo na cidade.
    Sérgio Mendes, um dos mordomos da fogueira do galo, conta que houve uma tentativa, junto do paço episcopal, para encontrar na região um padre disponível para realizar a celebração. Não obtendo uma resposta positiva, os rapazes solteiros, que têm a seu cargo a organização da fogueira e da missa, recorreram ao presidente da câmara. "Falámos com o presidente, porque existia aqui um grande problema e a população podia ficar sem missa do galo. O presidente conhecia um padre na vizinha Espanha, convidou-o e ficámos com o problema resolvido", explica Sérgio Mendes, um dos mordomos.
    O autarca Manuel Rodrigo encara a solução com naturalidade: "O que importa é a fé das pessoas e a importância desta missa para a gente de Miranda", afirma. O padre que vai realizar esta eucaristia já conhece Miranda e os mirandeses, tendo participado em celebrações conjuntamente com o sacerdote da paróquia. Não domina a língua portuguesa, mas esse não é um problema para os mirandeses, que, devido à proximidade e às relações comerciais que têm com Espanha, têm um completo domínio da língua espanhola. "Percebe-se perfeitamente, o idioma não é um problema", afiança o edil.
    Manuel Rodrigo diz "compreender" a situação do bispo da diocese, que, tendo poucos sacerdotes, "não pode exigir a nenhum deles que deixe de celebrar a missa do galo na respectiva paróquia para ir celebrar a missa a Miranda". Aliás, esta solução é do agrado dos mirandeses: "É melhor ter uma missa em espanhol à meia-noite, como dita a tradição, do que realizar a missa às quatro da tarde com um padre português, como estava previsto", referiu uma comerciante local. "O que interessa é a missa. Nós já estamos habituados aos médicos espanhóis, agora que venham também os padres", acrescentou outra habitante.
    O bispo de Bragança-Miranda remeteu o assunto para o secretário episcopal, que justificou a situação com a falta de padres. Quanto à presença de um sacerdote espanhol, o mesmo responsável adiantou que a Igreja é universal e a missa terá o mesmo valor e a mesma dignidade.
    Em Miranda do Douro, a noite de consoada passa-se essencialmente na rua. Depois do jantar, as famílias reúnem-se em volta da fogueira do galo para, de seguida, assistirem à missa. A população em peso participa nesta eucaristia. Resta saber se o padre espanhol está preparado para aceitar "a tradição" dos homens da terra, que, no final da missa, mas ainda dentro da igreja, cantam as "lhonas" ao Menino, que não são mais do que temas religiosos, transformados em cantigas com vocabulário menos ortodoxo.


    Os "Tius" de Miranda é que são uns desenrascados!!!
    [^][^][^]

    #2
    Acho porreiro.

    Se lá estivesse tambem ia para a fogueira do galo

    Comentário


      #3
      Os trasmontanos sempre foram pessoas muito "desenrascadas".

      Comentário


        #4
        A crise existe na escassez de pessoal médico e enfermagem .

        Agora atinge também o Clero.

        Qualquer dia só se ouve falar Castelhano fora dos grandes centros urbanos.

        Comentário


          #5
          A Missa do Galo em Miranda é muito bonita..
          E depois têm uma fogueira toda a noite acesa..
          [^][^][^]
          Em Trás os Montes, quando não ha cão, caça-se com gato..:D

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X