Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Têm Qualidade de Vida ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Têm Qualidade de Vida ?

    A qualidade de vida em Portugal está cada vez mais fraca, principalmente nos grandes centros urbanos, como por exemplo o Porto e Lisboa.

    No Natal, há pessoas que nos mandam msg de boas festas, algumas dessas pessoas dizem-nos muito, mas "nunca" estamos com elas, porque simplesmente não há tempo, nem atitude.

    O transito é impossível, os olhares, as expressões de quem anda na rua, stressados, com cara de quem vai a pensar nos problemas da sua vida...! É curioso que isto nada tem haver com ter ou não ter muito dinheiro, porque há quem tenha pouco dinheiro e uma grande qualidade de vida e o contrário(literalmente). A vida resume-se a ganhar dinheiro?

    Vivemos para o trabalho ou para estudar e pouco mais, e perde-se por vezes uma vida com coisas que nada têm haver com o sentido dela.

    É urgente partilhar, estar com os amigos que já não se vê há muito tempo, aproveitar um fim de semana para fazer uma escapadinha, ouvir "aquela" música, recuperar alguma paz de espirito e se possível alguma qualidade de vida.


    Nota: Espero que este tópico enriqueça com mais algumas opiniões e que quem o leia, possa pensar um pouco sobre a sua vida e sobre o rumo que ela está a tomar.



    M/Cumps

    #2
    Sim, tenho qualidade de vida.

    A vida não se resume a ganhar dinheiro mas a saber gastá-lo. :P

    A desculpa da falta de tempo quando as pessoas moram a meia hora umas das outras é uma desculpa esfarrapada.

    Comentário


      #3
      Antes de mais Parabéns pela reflexão!

      Coloco muitas vezes algumas dessa questões a mim mesmo e nunca arranjo uma resposta que me convença.

      Porque será que muitas das vezes passamos ao lado daquilo que é essencial? Toda a nossa vida é uma luta contra o tempo. E temos muito pouco tempo!

      Parece-me que não conseguimos tirar o melhor partido daquilo que realmente é importante. Tenho por vezes a sensação de ser um autómato e seguir a direcção de todos os outros. E não digo isto em termos de personalidade, nem em termos de atitudes, porque sei o que quero e o que não quero. Digo isto em termos mais latos.

      Por exemplo porque é que eu me hei-de matar a trabalhar até às tantas, quando o que me fazia feliz era estar com a minha namorada ou amigos. Não quero ser rico. Porque raio é que eu hei-de responder ao mendigo que não tenho moedas, se o que me fazia mais feliz era dar-lhe uma nota. Porque é que eu estou sempre a pensar no futuro e a condicionar o presente, se a minha vida é hoje e não amanhã? Se calhar amanhã não estou cá ou alguém que gosto não está!

      A pergunta acho que não é se tenho qualidade de vida, mas se a nossa vida tem QUALIDADE!

      A minha tem alguma, mas luto para que tenha mais!

      Comentário


        #4
        Qualidade de Vida - Uma Problemática do Desenvolvimento da Sociedade



        A ideia de qualidade de vida aparece na literatura, como um conceito que poderá ser classificado de "sincrético", quer dizer de uma visão de conjunto, confusa e compreensiva de um todo complexo. Este todo complexo reside numa perspectiva geral da questão social e da melhoria da condição humana, sob todas as suas formas e em cada um dos sectores da existência. Esta melhoria apresenta-se pois como um critério de base servindo para definir a orientação de todo o desenvolvimento duma sociedade, como segurança face a desenvolvimentos que não respeitam certos valores humanos e como expressão duma transformação obrigatória das formas e das modalidades de desenvolvimento que conhecemos historicamente.

        A qualidade de vida, enquanto elemento de análise do bem estar, aparece de alguma forma associada ao "grito de toque a reunir" de grupos e de indivíduos conscientes dos problemas sociais que temos conhecido nas últimas décadas, associados à actual opção de desenvolvimento das sociedades. A qualidade de vida é pois uma discussão de natureza económica, social, cultural e política, constituindo o seu discurso uma linha de pensamento em conflito com o discurso tradicional. Ele propõe uma nova prática - uma prática social centrada sobre a mudança.

        Uma mudança que passa por múltiplos campos do bem estar como a habitação, as condições de trabalho, a saúde, a alimentação, a educação, a cultura, os modos de vida urbana, os lazeres, etc. A qualidade de vida é, portanto, um objecto multidimensional do desenvolvimento social que polariza as formas de tratar tanto um conjunto de realidades concretas imediatas e quotidianas, como o conjunto dos mais diversos problemas que se colocam a longo prazo. Os lugares de aplicação deste objectivo são de tal forma diversos que é ilusório pensar que ele pode ser plenamente realizado num período de tempo imediato.Tal como no caso da democracia, trata-se de uma realidade de identificação social sempre possível de ser melhorarada e que opera, de certa maneira, como uma prática reguladora do desenvolvimento.

        É pois na dinâmica da acção social que a qualidade de vida pode encontrar um conteúdo real para a mudança da sociedade em que vivemos. Uma sociedade que, neste final de século, se caracteriza por um conjunto de transformações consideráveis que têm afectado a qualidade de vida dos indivíduos, especialmente dos que residem em meio urbano.

        As grandes urbes apresentam características e situações particulares e comuns assentes num mesmo padrão de referência, profundamente marcado pela convergência típica do modelo de homogeneização dos comportamentos. Por exemplo, ao nível da cidade, por uma lado, é a utilização intensa de parcelas do território urbano que conduz à proliferação de florestas de cimento, a perder de vista, de habitações estereotipadas e edifícios de escritórios, onde predominam os canhões de betão e de vidro e, por outro, é a utilização massiva do automóvel que conduz à poluição desenfreada.

        Nenhuma metrópole teve a sorte de escapar de maneira significativa a esta conjunção, que parece por agora fatídica senão - em muitos lugares - fatal.

        A forma como se desenvolve o tecido urbano é hoje preocupante. Os cidadãos, porque o sentem quotidianamente, começam a tomar consciência que a convergência do elevador e do automóvel conduz a uma forma de vida urbana caótica, em que a instabilidade e o custo se tornam intoleráveis. Este sistema, devora e esteriliza o espaço, e cria um envolvimento marcado por uma poluição constante e crescente, aumentando esta de maneira exponencial à medida que a região urbana continua a crescer. É neste contexto que os habitantes começam a dar os primeiros sinais de preocupação com o problema. Tanto na cidade como na periferia começa a haver uma exigência de melhores espaços de vida e de lazer, de novos e melhores serviços de saúde, de cultura e de educação. Mas a ainda não total disponibilidade destes, bem como a sua necessária acessibilidade são elementos maiores que faltam para garantir uma parte do bem estar e da qualidade de vida das populações.

        Independentemente da existência de uma ligeira oferta de bens e serviços públicos de qualidade, dos cidadãos terem mais consciência dos seus direitos e deveres socias e civícos, de se assistir a um ligeiro crescimento do rendimento médio das famílias, da melhoria do nível de instrução, do aumento da mobilidade física ou de um acesso facilitado a bens de consumo básicos, a exigência de uma melhor qualidade de vida não passa ainda de uma nova e mera aspiração. O desafio é tamanho. Os espaços de habitação e o acesso aos bens e serviços sociais de interesse público deverão ser bem diferentes. Os que hoje existem não passam nos padrões de certificação de qualidade que agora se exige para o bem estar dos indivíduos.

        Compete aos vários níveis de decisão contribuir decisivamente para criar o quadro multivariável para o desenvolvimento de um melhor quadro de vida, seja na habitação, na saúde, na educação, na cultura, no trabalho ou na ocupação do tempo livre. Fazê-lo numa perspectiva de desenvolvimento durável, muito mais do que a mera criação de condições gerais de conjuntura económica, é uma obrigação dos responsáveis dos vários patamares políticos que tomam decisões. Organizar os objectivos deste quadro, numa perspectiva de harmonização das intervenções para metas que permitam responder às aspirações dos cidadãos, é o que se espera como resposta às exigências impostas pelas modificações do quadro actual. A não ser assim, as aspirações de uma melhor qualidade de vida podem muito bem ser uma meta inatingível, deixando proliferar os germes que contaminam e transformam cada vez mais a vida numa civilização de betão edificado e de catedrais de consumo gigantescas que nos leva a questionar: será que mesmo com toda a riqueza produzida não somos capazes, ou não estamos ainda preparados, para fornecer, a toda a sociedade, uma civilização de bem estar ?

        Montréal, Março de 1999.

        António Mendes Lopes
        Centro Estudos Geográficos /Universidade de Lisboa
        Instituto Politécnico de Setúbal

        Autor do Artigo
        António Mendes Lopes
        Instituto Politécnico de Setúbal
        amlopes@netcourrier.com

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por MS

          Antes de mais Parabéns pela reflexão!

          Coloco muitas vezes algumas dessa questões a mim mesmo e nunca arranjo uma resposta que me convença.

          Porque será que muitas das vezes passamos ao lado daquilo que é essencial? Toda a nossa vida é uma luta contra o tempo. E temos muito pouco tempo!

          Parece-me que não conseguimos tirar o melhor partido daquilo que realmente é importante. Tenho por vezes a sensação de ser um autómato e seguir a direcção de todos os outros. E não digo isto em termos de personalidade, nem em termos de atitudes, porque sei o que quero e o que não quero. Digo isto em termos mais latos.

          Por exemplo porque é que eu me hei-de matar a trabalhar até às tantas, quando o que me fazia feliz era estar com a minha namorada ou amigos. Não quero ser rico. Porque raio é que eu hei-de responder ao mendigo que não tenho moedas, se o que me fazia mais feliz era dar-lhe uma nota. Porque é que eu estou sempre a pensar no futuro e a condicionar o presente, se a minha vida é hoje e não amanhã? Se calhar amanhã não estou cá ou alguém que gosto não está!

          A pergunta acho que não é se tenho qualidade de vida, mas se a nossa vida tem QUALIDADE!

          A minha tem alguma, mas luto para que tenha mais!



          Partilho totalmente essa ideia;)

          Comentário


            #6
            Sempre achei que as pessoas que vivem nas grandes cidades têm menos qualidade de vida.

            O trânsito é terrível, principalmente para aqueles que moram nos subúrbios e têm que andar várias horas de carro dum lado para o outro. Depois há a criminalidade. Se no Porto (que conheço bem) já é perigoso, imagino Lisboa.

            De qualquer das formas, o problema é que toda a gente parece querer fazer planos a longo prazo. Tenho colegas de curso que já têm um plano de vida totalmente definido. Matam-se a estudar para acabar o curso com boas notas. Para quê? Fará assim tanta diferença? Será assim que vão ser felizes? Serão as pessoas que têm melhores notas as mais felizes? Tenho ENORMES dúvidas disso...

            Toda a gente parece perder a vida inteira à conquista dum objectivo que nunca irá alcançar.
            A minha filosofia é diferente. Eu não acho que a felicidade se atinja por realizar um grande sonho ou objectivo. A felicidade é a soma de todos os pequenos momentos, das coisas simples. Coisas que parecem não ter importância no momento mas depois acabam por tornar-se as nossas melhores recordações.

            Mas também, ao contrário da maioria das pessoas, eu sou um optimista. Acho fabuloso que me tenha sido dada a oportunidade de viver e aproveito cada dia (naturalmente tenho como toda a gente dias piores e dias melhores).

            Não confundir esta filosofia de vida com a "viver cada dia como se fosse o último". Não é disso que se trata. Trata-se de aproveitar as coisas simples da vida.

            Comentário


              #7
              Se tenho qualidade de vida?

              não passo fome, tenho trocos na carteira e um carro que ande ... sim, tenho qualidade de vida

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Lukin


                Toda a gente parece perder a vida inteira à conquista dum objectivo que nunca irá alcançar.
                A minha filosofia é diferente. Eu não acho que a felicidade se atinja por realizar um grande sonho ou objectivo. A felicidade é a soma de todos os pequenos momentos, das coisas simples. Coisas que parecem não ter importância no momento mas depois acabam por tornar-se as nossas melhores recordações.

                Mas também, ao contrário da maioria das pessoas, eu sou um optimista. Acho fabuloso que me tenha sido dada a oportunidade de viver e aproveito cada dia (naturalmente tenho como toda a gente dias piores e dias melhores).
                Concordo plenamente. É óbvio que é sempre necessário criarmos uma margem de manobra para imprevistos e para os pequenos luxos, que ajudam à felicidade, mas nunca levar isso ao extremo e condicionar todo o percurso com enfoque num só objectivo!

                Comentário


                  #9
                  Sim, tenho qualidade de vida.

                  - Tenho saúde
                  - Tenho trabalho, embora nao ganhe muito
                  - Consigo-me sustentar com o que ganho
                  - Tenho família
                  - Tenho namorada
                  - Tenho amigos
                  - Uma a duas vezes por mês passeio um bocado ou dou uma volta por ai com a namorada ou com os amigos, convivo com a família com regularidade

                  Para mim são os principais componentes da qualidade de vida, se o são, posso admitir que sim, tenho qualidade de vida!!!

                  Comentário


                    #10
                    Neste momento não, saio todos os dias de casa antes das 8h e chego perto das 21h (com sorte!). Faço 65km para cada lado para ir trabalhar, gasto mais de 300€ do meu ordenado em gasóleo e portagens só pra ir trabalhar e como paga disto tudo vou ser despedido no início do ano!
                    A qualidade de vida vai ser ganha agora em Janeiro, estou na expectativa de arranjar um emprego perto de casa, ter tempo pra ir ao final da tarde dar uma corrida ou a um ginásio, chegar ao fds e não estar estourado a tal ponto que não me apetece ir saír..
                    Enfim, isto está um bocado mau, mas em 2007 vai melhorar!

                    Comentário


                      #11
                      1) Saúde: check (Ja foi melhor, maldito stress)
                      2) Familia: Check (das mulheres mais bonitas do mundo, e o filho mais lindo)
                      3) Trabalho: Check
                      4) Casa: Check (cara e boa demais até )
                      5) Carro que sempre quis: Check (mais ou menos claro ;) A4 1.6 avant 2000/Polo 2001)
                      6) Francezinha fora todas as sexta-feiras á noite com a esposa
                      7) Não faço contas ao inicio do mês, nem ao fim.

                      Eu não me posso queixar mesmo nada.



                      Comentário


                        #12
                        Depende do conceito de qualidade de vida de cada um.... Se for, levantar às 06h00 todos os dias para estar no emprego às 08h00, passar mais de 2h parado no trânsito todos os dias, não ter transportes que sirvam realmente de alternativa ao transporte prórpio (leia-se carro), gastar quase meio ordenado em gasóleo e portagens, gastar a outra metade na renda da casa, alimentação, água, luz, telefone, etc..., então sim, tenho uma qualidade de vida excelente (NOT) [8)][xx(][8]

                        Comentário


                          #13
                          voces confundem a qualidade de vida com bens materiais... não é que não conte, mas para mim é mais que isso... eu tb tenho tudo aquilo que quero neste momento... só falta mesmo é a qualidade de vida ;)

                          Comentário


                            #14
                            acima de tudo sou feliz!

                            vivo em duas cidades que gosto, estudo onde quero, tenho saúde, estou perto de quem amo, tenho tempo para fazer o que mais gosto (e atenção ao tempo, que hj em dia é um bem precioso), não há nada que realmente me faça falta, portanto posso dizer que tenho qualidade de vida!

                            obvio que podia ter mais 1001 coisas, mas todas supérfluas, logo sim... acho que tenho qualidade de vida!

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

                              voces confundem a qualidade de vida com bens materiais... não é que não conte, mas para mim é mais que isso... eu tb tenho tudo aquilo que quero neste momento... só falta mesmo é a qualidade de vida ;)
                              x2

                              Bens materiais tenho muitos, falta-me é tempo para usufruir dos mesmos. Quando tiver tempo para o fazer, então sim, passo a ter uma boa qualidade de vida...

                              Comentário


                                #16
                                Olhando para a minha vida de estudante em Coimbra ... aquilo é que era qualidade de vida. [^][^][^]

                                Mas não podia ser eterno, e há vantagens no facto de se começar a trabalhar ... Ganha-se independência financeira, começa-se uma carreira, começamos a pensar em criar uma familia. Conjugar isto tudo é que é dificil, e muitas vezes coloca-se o trabalho à frente das relações pessoais, à espera que isso nos traga alguns frutos no futuro.

                                Engraçado que quando pensamos se temos qualidade de vida, não pensamos tanto na carreira que temos, mas mais nos nossos amigos, familia e relações pessoais... ;);)

                                Comentário


                                  #17
                                  Agora que estudo em Lisboa, por lá não tenho grande qualidade de vida, é assaltos na rua onde estou, é barulho vindo de todo o lado, uma porcaria resumindo.

                                  Mas quando não estou em aulas e volto para o Algarve, sim, aí tenho qualidade de vida, a um custo de vida mais baixo dignasse de passagem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu moro e trabalho na cidade, e confesso que o trânsito nunca foi
                                    grande problema para mim. Estou habituado a acordar cedo, e prefiro
                                    entrar mais cedo no trabalho para sair mais cedo, também.
                                    Mesmo quando vinha de carro para Lisboa, a sair de Cascais às 7 da
                                    manhã o trânsito não passa de uma recordação.
                                    Mas já há 1 ano que venho de transportes, e também não é por isso que
                                    me stresso. Aliás, eu vejo pessoal a correr para o metro, desenfreados,
                                    e não consigo entender porquê, até porque há outro 2 ou 3 minutos
                                    depois. Eu vou sempre nas calmas.

                                    E é um bocado assim que encaro a vida. Tenho alguns planos para o futuro,
                                    mas nada de muito elaborado, até porque não sei se amanhã não me cai
                                    um piano em cima.
                                    Trabalho e tenho vindo a fazer uma carreira, com sucesso, mas nunca
                                    me submeti à famosa pescadinha-de-rabo-na-boca do "trabalhar para
                                    viver e viver para trabalhar".
                                    Se tenho um contracto de 8 horas/dia, é exactamente isso que faço.
                                    Há colegas meus que entram às 10 ou até mesmo às 11 da manhã, e uns
                                    fazem as 8 horas, outros mais... e outros menos, porque almoçam em
                                    2 horas e fartam-se de ir ao café.
                                    Eu chego aqui às 8 da manhã e às 17 piro-me, a não ser que tenha
                                    engatado aqui nalguma coisa que não descanso enquanto não resolver.

                                    Depois vou para casa e posso aproveitar o tempo que tenho para tratar
                                    de assuntos pessoais, dar um jeito na casa, ir ter com os amigos,
                                    fazer um biscate qualquer ou, nos dias em que estou mesmo cansado,
                                    ficar a ver umas séries ou uns filmes.

                                    Tenho um carro que comprei com o meu dinheiro (novo, mas nunca mais
                                    compro carros novos a não ser que tenha "demasiado" dinheiro) e
                                    comprei uma casa a 5 minutos de casa dos meus pais. Continuo perto
                                    de todos os amigos, continuo a morar em Cascais, onde cresci, e
                                    tenho tudo à mão: praiaa, jardins, autoestrada, shoppings, cafés,
                                    Sintra, belas paisagens, boas estradas cheias de curvas e gente
                                    bonita.

                                    Aos fins-de-semana costumo fazer um jantar lá em casa para alguns
                                    amigos, às 6ªs jogamos às cartas (que com o frio sai-se menos),
                                    mas também vou beber uns copos com o pessoal e jantar fora.

                                    Se tenho qualidade de vida? Sim, acho que tenho. Tenho até perspectivas
                                    de mudar de emprego e, caso isso aconteça, vou ficar mais perto de
                                    casa (de Lisboa passo para Miraflores), devo conseguir ir de carro
                                    todos os dias porque há ali um parque que acho que não se paga e
                                    levo comida de casa. Gasto menos dinheiro, ando mais à vontade,
                                    como comida mais saudável... ah, e fico com um horário de 7 horas
                                    diárias em vez de 8 ;)
                                    Se isto se concretizar, a vida há-de correr ainda melhor, espero.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Off-topic:Boxer eu trabalho em miraflores no arquiparque, e a menos que a empresa para onde vais tenha estacionamento,ou entres antes das 9 vai-te preparando para a aventura, eu tive um Mês até a empresa me dar lugar na gragem e por vezes era algo complicado tinha de deixar bastante longe.

                                      Ontopic: Não tenho a qualidade de vida que queria, estou no principio da vida, ganho razoavelmente mas não tenho tempo para o gozar, o transito e as viagens pra casa consomem-me muito a paciência, a familia está longe, os amigos lá nos vamos vendo e almoçando.

                                      Dias melhores virão.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Dias

                                        Off-topic:Boxer eu trabalho em miraflores no arquiparque, e a menos que a empresa para onde vais tenha estacionamento,ou entres antes das 9 vai-te preparando para a aventura, eu tive um Mês até a empresa me dar lugar na gragem e por vezes era algo complicado tinha de deixar bastante longe.

                                        Ontopic: Não tenho a qualidade de vida que queria, estou no principio da vida, ganho razoavelmente mas não tenho tempo para o gozar, o transito e as viagens pra casa consomem-me muito a paciência, a familia está longe, os amigos lá nos vamos vendo e almoçando.

                                        Dias melhores virão.
                                        Muito off-topic: eu costumo acordar às 6 e moro em Cascais, conto
                                        chegar ali bem antes das 8 da manhã. Devo ficar no edifício da
                                        Clínica Dr. Chaves, e vi que há um parque mesmo em frente, do outro
                                        lado da estrada. Já aí deixei o carro ao fim do dia, e acho que não se
                                        paga, certo?

                                        On-topic: apesar de ser giro trabalhar em Lisboa, ver muita gente,
                                        ter tudo aqui na zona e termos aquela azáfama da cidade, qualidade
                                        de vida para mim era trabalhar em Cascais, perto de casa.
                                        Podia ser mais "monótono", mas tinha tudo ali à mão e não perdia
                                        mais de 10 minutos entre casa e trabalho.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Boxer

                                          Muito off-topic: eu costumo acordar às 6 e moro em Cascais, conto
                                          chegar ali bem antes das 8 da manhã. Devo ficar no edifício da
                                          Clínica Dr. Chaves, e vi que há um parque mesmo em frente, do outro
                                          lado da estrada. Já aí deixei o carro ao fim do dia, e acho que não se
                                          paga, certo?
                                          Sim esse não é pago, mas está sempre "super-lotado", o que faz com que por vezes o estacionamento fique assim um pouco para o selvagem. De qualquer forma se vens cedo não deves ter problemas a confusão começa depois das 8.30, no estacionamento e até nos acessos, inclusive costuma-se gerar uma fila na siada da cril.


                                          Engine sorry pelo off topic.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Dias

                                            citação:Originalmente colocada por Boxer

                                            Muito off-topic: eu costumo acordar às 6 e moro em Cascais, conto
                                            chegar ali bem antes das 8 da manhã. Devo ficar no edifício da
                                            Clínica Dr. Chaves, e vi que há um parque mesmo em frente, do outro
                                            lado da estrada. Já aí deixei o carro ao fim do dia, e acho que não se
                                            paga, certo?
                                            Sim esse não é pago, mas está sempre "super-lotado", o que faz com que por vezes o estacionamento fique assim um pouco para o selvagem. De qualquer forma se vens cedo não deves ter problemas a confusão começa depois das 8.30, no estacionamento e até nos acessos, inclusive costuma-se gerar uma fila na siada da cril.


                                            Engine sorry pelo off topic.
                                            Pois, quando fui à última entrevista arranjei lá um lugarzinho fixe,
                                            já eram umas 17h, e quando saí apanhei precisamente essa fila do
                                            pessoal que vem da CRIL.
                                            Mas neste caso acho que rende continuar com o meu hábito de acordar
                                            cedo para ter um lugarzinho à porta do trabalho, e de borla, ainda
                                            por cima, o que vai sendo raro hoje em dia.
                                            Acho que é uma melhoria da qualidade de vida
                                            Só falta é ficar com o emprego.

                                            On Topic
                                            Já agora, isto leva-me a outra questão: o que será, hoje em dia,
                                            qualidade de vida no que toca a estabilidade profissional?
                                            Acham que, como as coisas andam, rende mais ficar no mesmo emprego
                                            durante 10 anos (se for possível), ou preferem mudar mediante uma
                                            oferta razoavelmente melhor?
                                            Eu tenho vindo a mudar, por vários motivos (porque o 1º emprego que
                                            arranjei foi trabalho temporário para o fim de um projecto, porque
                                            no 2º emprego me prometeram passar a efectivo sabendo, de início, que
                                            não o podiam fazer, e actualmente porque estou saturado da vida
                                            de consultoria), mas agora tenciono "criar raízes" num bom sítio e
                                            apostar mais na qualidade de vida.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O meu ordenado está muito longe de me satisfazer, não tenho casa própria e tenho um carro que gosto muito, mas relativamente "barato".
                                              Ou seja, se fosse só a pensar em bens materiais, a minha qualidade de vida era mediana.

                                              Mas como acho que isso pouco importa, considero que tenho uma bela qualidade de vida.
                                              Tenho uma família grande, que vive perto e visito sempre que me apetece;
                                              Estou com os meus amigos muitas vezes, até mais do que uma vez por semana;
                                              Tenho tempo para os cafézinhos AHO;:D
                                              Saio para onde quero e sempre que quero;
                                              Tenho saúde;
                                              Tenho emprego e gosto (relativamente) do que faço;
                                              Até tenho sorte de só entrar às 9:30 e morar perto do local de trabalho e de tudo. Vou a todo o lado sem me chatear com o trânsito;

                                              Comentário


                                                #24
                                                Qualidade de vida:

                                                Farto-me de trabalhar, mas gosto do que faço. Alguns muitos bons dias que tive foi trabalhar 16 horas com algumas das melhores pessoas que já conheci.

                                                Vivo em Lisboa... e não me vejo a morar noutro sitio. Já nasci cá e não consigo viver sem a a "azáfama". Além disso, estou perto das pessoas de quem gosto.

                                                Materialmente, não tenho tudo o que gostaria. Mas tenho muito mais que o estritamente necessário. E sim, se é verdade que um Ferrari e uma ilha para estar com os amigos nunca fizeram mal a ninguém, o meu sonho para 2007: Barcelona no meu pópó. Com tempo, muito tempo, ir pelo Sul de Espanha, nas calmas. Passar em Gibraltar. Encontrar algumas das suas praias mais escondidas. Parar onde me apetecer. E ficar lá uns dias se estiver bem. Fazer umas loucuras. Relaxar. Despedir-me das férias com uma Noite em Madrid. Partilhar esse momento com os amigos que quiserem subir a bordo, ou aquela "amiga" especial. Para isto não é preciso ser rico.

                                                Ser rico como objectivo não me pareça que faça tanto sentido quanto se-lo por consequencia. Mas se isso nunca acontecer... who cares?

                                                Aproveitem os pequenos grandes prazeres da vida.. Nunca esquecendo que o importante são as pessoas.

                                                Já diz o slogan da MG: "Life's too short not to"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É verdade que é tudo mais facil quando se tem alguma estabilidade profissional...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sou saudável (apesar de estar ainda em recuperação de um braço partido), tenho trabalho (pode não ser de sonho e o vencimento estar longe do desejado, mas nem tudo é como queremos), tenho uma vida relativamente estável (com casa, carro, trabalho, vida familiar...), estou bem com a minha consciência, ninguém me persegue, não passo fome, faço alguns devaneios (mota e férias, em particular...).

                                                    Sim, tenho uma razoável qualidade de vida, mas se pudesse ia embora de Lisboa, embora reconheça que tem as suas vantagens (em termos de assistência médica, eventos culturais, oportunidades de trabalho)...

                                                    Na minha terra diz-se que o importante é "Saúde, Graça e Massa"! Tenho um pouco de tudo!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Em cidades grandes como Porto e Lisboa não me voltam a apanhar,
                                                      pelo menos em Portugal. Muito ruido, muita poluição, muitos toxicodependentes
                                                      a pedirem dinheiro e a assaltarem, muitos carros nos passeios,
                                                      muito stress, para mim não é viver, é sobreviver.

                                                      Prefiro ganhar menos e viver na "provincia" aonde posso ir
                                                      alomoçar e tomar café numa espalanada calmamente sempre que me apetecer, e muitas outras vantangens.
                                                      Mas para mim, a maior vantagem é mesmo a menor poluição, já que
                                                      fico doente com as particulas dos carros a diesel...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Amo e sou amada e isso faz-me ser a gaja mais feliz do mundo! Não me falta nada, tenho roupa,comida na mesa e tecto em cima da cabeça. Vivo numa cidade sossegada (Montijo), tenho o fórum aqui ao lado quando é preciso comprar alguma coisa ou quando apetece um sundae, Lisboa é já ali se quiser ir lá passear, não há grande trânsito e consigo ir a pé a todo o lado. Acho que tenho qualidade de vida!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por k_pt

                                                          Se tenho qualidade de vida?

                                                          não passo fome, tenho trocos na carteira e um carro que ande ... sim, tenho qualidade de vida
                                                          A questão da qualidade de vida está relacionada com a idade. Atente-se ao exemplo aqui citado. Para um jovem, solteiro, sem grandes responsabilidades familires, isto será qualidade de vida. Para outros, mais maduros, o grau de exigência é maior. Até podemos ter aquilo a que normalmente se chama qualidade de vida, bons carros, casa grande, casa de férias, viagens, tec..mas e o esforço que é necessário para isso tudo?
                                                          Já estou numa idade em que troco dinheiro por, por exemplo, tempo disponível para os filhos. E garanto-vos que não há dinheiro que pague este tempo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por ebay

                                                            citação:Originalmente colocada por k_pt

                                                            Se tenho qualidade de vida?

                                                            não passo fome, tenho trocos na carteira e um carro que ande ... sim, tenho qualidade de vida
                                                            A questão da qualidade de vida está relacionada com a idade. Atente-se ao exemplo aqui citado. Para um jovem, solteiro, sem grandes responsabilidades familires, isto será qualidade de vida. Para outros, mais maduros, o grau de exigência é maior. Até podemos ter aquilo a que normalmente se chama qualidade de vida, bons carros, casa grande, casa de férias, viagens, tec..mas e o esforço que é necessário para isso tudo?
                                                            Já estou numa idade em que troco dinheiro por, por exemplo, tempo disponível para os filhos. E garanto-vos que não há dinheiro que pague este tempo.
                                                            ebay: Post que revela a sabedoria que só a idade trás ;)

                                                            Também estou na fase do "jovem solteiro e sem filhos" mas sei bem que as prioridades mudam com o ciclo em que estamos.

                                                            O que há a retirar disto é que, tendo dinheiro para ter uma vida sossegada, a qualidade de vida mede-se pelas relações humanas e não pelos bens materiais

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X