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Dois países: Um por um, a cair no mar.

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    Dois países: Um por um, a cair no mar.

    Post de desabafo: Dois países diferentes chamados Portugal ?

    Passavam poucos minutos das 8 horas. O pescador da Nazaré, juntamente com o concessionário e dois nadadores-salvadores que prestam serviço na praia durante o Verão, correram para o areal. Foram os primeiros a tentar socorrer os sete pescadores que seguiam a bordo da "Luz do Sameiro", a embarcação de Vila do Conde que naufragou.
    osé Saldanha, o concessionário e as equipas de socorro, que entretanto chegaram, foram assistindo, impotentes, à queda dos pescadores no mar. "Foi horrível foram caindo, um por um. Ficou apenas um", contou José Saldanha.
    Só cerca das 10 horas chegou o helicóptero da Força Aérea (EH101), sediado no Montijo, que baixou junto ao barco e, com recurso a um guincho, resgatou o único sobrevivente do naufrágio. Vasyl Hurym, de nacionalidade ucraniana.
    Fonte: JN


    Legenda: Capa do CM de hoje / Submarino alemão da classe 209 encomendados por Portugal



    A maioria das pontes inspeccionadas entre 2001 e 2006 e que apresentavam mau estado de conservação continuam em obras ou a aguardar reparação. Fonte: TVI


    Legenda: Ponte de Hintz Ribeiro / Anúncio para empréstimo ao Estado de 10 mil milhões de euros para a construção do TGV

    #2
    O problema não é a compra dos Submarinos.

    O probelma é que a UNICA esquadra de SAR (busca e salvamento) está sediada no MONTIJO.

    Desconheço se existe destacamento ou unidade Aerea - Helicoptero EH101 - em S. Jacinto, além de que é preciso contar com inércia dos sistemas de comunicações das Forças Civis, onde incluo o arcaico das comunicações entre as diversas forças de autoridade.

    Portugal com a extensão de costa que tem deveria ter mais locais/pontos de apoio para buscas e missões Helitranportadas de socorro.

    Comentário


      #3
      Portugal devia ter uma guarda costeira.

      Mas tem um dos melhores sistemas de encostados do mundo.




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        #4
        se ainda existe o destacamento, ele é em ovar e com aluete

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          #5
          Está um AL III em Ovar, que aliás também foi para o local do acidente. As tripulações estão em alerta de 15 minutos, ou seja, é o tempo que desde a chamada até ao rodas no ar. Agora, até a chamada ser efectuada é que pode demorar tempos infindos...

          Comentário


            #6
            Deixem-se disso... O que interessa é o Aeroporto da OTA...

            Comentário


              #7
              Não é OTA, é Ota...

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                #8
                a compra do submarino foi a piada do ano .. ainda me lembro

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por k_pt

                  a compra do submarino foi a piada do ano .. ainda me lembro
                  Deu-te assim tanta vontade de rir?

                  Comentário


                    #10
                    Lamentavel esta situação pelas vidas que se perderam.

                    Agora em jeito de reflexão coloco algumas questões que ainda não foram esclarecidas:

                    Porque razão apenas um dos membros se salvou?

                    Porque razão os restantes membros sairam da embarcação?

                    Porque razão não envergaram os coletes salva-vidas?

                    Porque razão a balsa salva-vidas não se activou?

                    Porque razão um barco daquela envergadura se aproxima tanto da praia?

                    Fica muita coisa por responder antes de tentar atirar as culpas para o sistema de busca e salvamento nacional.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim

                      Lamentavel esta situação pelas vidas que se perderam.

                      Agora em jeito de reflexão coloco algumas questões que ainda não foram esclarecidas:

                      Porque razão apenas um dos membros se salvou?

                      Porque razão os restantes membros sairam da embarcação?

                      Porque razão não envergaram os coletes salva-vidas?

                      Porque razão a balsa salva-vidas não se activou?

                      Porque razão um barco daquela envergadura se aproxima tanto da praia?

                      Fica muita coisa por responder antes de tentar atirar as culpas para o sistema de busca e salvamento nacional.
                      ah pois...

                      só sabendo a que horas os serviços de salvamento receberam o pedido de auxílio é que se pode elogiar/criticar a sua actuação.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim

                        Lamentavel esta situação pelas vidas que se perderam.

                        Agora em jeito de reflexão coloco algumas questões que ainda não foram esclarecidas:

                        Porque razão apenas um dos membros se salvou? será que era algum ex-elemento de alguma força especial ?

                        Porque razão os restantes membros sairam da embarcação? - Estariam a dormir ?

                        Porque razão não envergaram os coletes salva-vidas? - Esqueceram-se ? Não havia ?

                        Porque razão a balsa salva-vidas não se activou? - Existia ? Estava em condições de funcionamento ?

                        Porque razão um barco daquela envergadura se aproxima tanto da praia? - Estaria a pescar robalo ? Será que isso era habitual e facilitaram ?

                        Fica muita coisa por responder antes de tentar atirar as culpas para o sistema de busca e salvamento nacional.
                        São estas as dúvidas que eu também tenho...

                        Comentário


                          #13
                          já li a noticia e a falha não foi da força aerea, pela cronologia a falha foi na demora a chegar ao local do barco salva vidas obsoleto(lento e velho) e contatarem que o salvamento tinha de ser feito pela FA. um dos factores da demora é o facto das tripulações destes barcos trabalham em horario de expediente por outras palavras das 9:00-17:00 se o naufrafio for como neste caso fora deste horario os tripulantes são chamados via telefone e para alem da normal demora do barco há a demora dos tripulantes a chegarem ao salva-vidas.
                          aqui fica o aviso de for ao mar vá dentro das horas de expedientes.

                          Comentário


                            #14
                            Esse barco de pesca na nazaré os pescadores podiam ser salvos se tivessem as medidas de segurança correctas que eram:

                            -Balsas salva-vidas
                            -Bons coletes salva vidas
                            -roupas de neoprene para aguentarem o frio da agua



                            infelizmente a malta vai para o mar como quem vai para o café...e depois a culpa é do helicoptero que demorou 2 ou 3 horas a chegar...

                            Comentário


                              #15
                              Foi td mto esquesito! Desde ao local onde o barco encalhou e a demora dos meios.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim

                                citação:Originalmente colocada por k_pt

                                a compra do submarino foi a piada do ano .. ainda me lembro
                                Deu-te assim tanta vontade de rir?
                                A mim deu e nao foi pouca, ora vejamos, as nossas fragatas estao podres de velhas, queremos um submarino para quê? para dizer que temos? para auxiliar missoes da NATO? acham que faz assim tanta diferença? ou será para nos proteger se formos atacados? Ok mas atacados por quem? para ficarem com o quê? o défice? E numa hipotesse muito hipotectica e surreal de sermos atacados o que raio vai fazer um submarino da treta fazer? so se for para os marinheiros se porem a andar antes que afundem a traineira, Há coisas muito mais importantes que poderiam ser feitas com esse dinheiro, mas mais uma vez o nosso querido governo so pensa em Submarinos, Ota's, Tgv's e tretas do genero que em nada veem melhorar a qualidade de vida de nós portugueses que deveriamos ser a primeira prioridade do governo, que m**** de pais este em que vivemos

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                  Esse barco de pesca na nazaré os pescadores podiam ser salvos se tivessem as medidas de segurança correctas que eram:

                                  -Balsas salva-vidas
                                  -Bons coletes salva vidas
                                  -roupas de neoprene para aguentarem o frio da agua



                                  infelizmente a malta vai para o mar como quem vai para o café...e depois a culpa é do helicoptero que demorou 2 ou 3 horas a chegar...
                                  Exacto, normas de segurança...

                                  Comentário


                                    #18
                                    O EH 101 saiu do Montijo.

                                    Desde que foram alertadas as autoridades via 112 demorou 1.30H a chegar ao local.

                                    Considerando o tempo de prontidão de 15 min e a possibilidade de voar á velocidade máxima do aparelho - 300 kms/h

                                    Teriamos apróximadamente 45 min. de tempo de viagem.

                                    Pelo que existe aqui um hiato de tempo de outros 45 min.



                                    Altura Máxima 6.61 m
                                    Comprimento 2 281 m
                                    Peso Vazio 7 121 Kg
                                    Peso Máximo à descolagem 13 530 Kg
                                    Velocidade máxima 309 Km/h
                                    Autonomia
                                    648 Km ou 8h30min

                                    Diâmetro do rotor
                                    18.59 m

                                    Capacidade máxima 30 pessoas
                                    35 tropas de infantaria
                                    16 macas
                                    1 veículo ligeiro
                                    Altitude máxima 15 000 pés
                                    Motores 3 x Rolls Royce / Turbomeca RTM 322 turbushafts de 1 566 kW
                                    na descolagem e potencial de crescimento de 2460 kW, cada motor

                                    Comentário


                                      #19
                                      o problema foi que o gps deu uma informação errada sobre onde estaria o barco, depois em vez de mandar o salva vidas teriam de mandar era o avião de busca que é o aviocar, ao mesmo tempo que enviavam o eh101, o aviocar achava e o eh101 ja estaria na zona


                                      ja agora aproveito para dizer a alguns users que falam em tempos de prontidão que estão enganados em relação aos tempos


                                      os f16 é de 2 horas
                                      o eh101 e o aviocar custumam ficar os elementos na base, ou vejam que eu escrevi custumam

                                      o meu pai nas lajes nunca la ficava, simplesmente tocava o telefone e ele vinha para a porta a espera da carrinha, ou quando estavamos fora da base ele ia a abrir pa base e ficava logo ao pe do hangar

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nestas situações o que mais revolta me mete é gente do mar que não sabe nadar sequer, o que já é pessimo, e depois não usam o minimo de material de segurança..

                                        Aqui, nesta situação é a unica condenação... e é aos pobres dos homens que morreram, por culpa propria..

                                        Se eu não sei nadar, tenho o minimo de cuidado... por mais incomodo que seja.. numa empresa é assim, o material de segurança.. quem arrisca depois nem seguro pega e pode dar despedimento..

                                        Mas claro, têm de vir logo culpa governo e etc.. mesmo na TV achei "interessante" o promenor de não tocarem no assunto do equipamento de segurança, e apenas focalizandop as criticas ao governo e ajuda..

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                          O EH 101 saiu do Montijo.

                                          Considerando o tempo de prontidão de 15 min e a possibilidade de voar á velocidade máxima do aparelho - 300 kms/h

                                          um pouco optimista voar à velocidade máxima todo o trajecto...;) depois chegava lá em 45 minutos e não podia voltar ou manter-se em operação na zona por falta de combustível [}][}]

                                          para além disso alertar o 112 não é o mesmo que alertar a Força Aérea... pode ter havido alguma perda de tempo pelo meio.

                                          A mim nesta questão preocupa-me mais a falta de condições e preparação da embarcação do que o tempo que demorou o heli, que ainda conseguiu salvar um dos náufragos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim

                                            Lamentavel esta situação pelas vidas que se perderam.

                                            Agora em jeito de reflexão coloco algumas questões que ainda não foram esclarecidas:

                                            Porque razão apenas um dos membros se salvou?

                                            Porque razão os restantes membros sairam da embarcação?

                                            Porque razão não envergaram os coletes salva-vidas?

                                            Porque razão a balsa salva-vidas não se activou?

                                            Porque razão um barco daquela envergadura se aproxima tanto da praia?

                                            Fica muita coisa por responder antes de tentar atirar as culpas para o sistema de busca e salvamento nacional.
                                            É muito simples responder a algumas dessas perguntas...

                                            Este arrastão não andava mais do que a pescar, como alguem ja disse, ao robalo, aproximou-se da costa e largou as redes, ao puxar as mesmas para dentro as redes foram ao helice e o navio ficou a deriva, estando em zona de rebentação (ilegalmente), rapidamente se virou. É bastante frequente o caso de redes no helice, so que como por normas os navios andam em alto mar, rapidamente emitem um pedido de auxilio e o navio mais proximo é obrigado a prestar auxilio, sendo depois indemnizado pelo reboque prestado e pelos lucros cessantes.

                                            A Balsa Salva Vidas não abriu porque o mais certo é os tripulantes não terem sequer chegado a ela, quase todos os navios de pesca têm as balsas salva vidas por cima da cabine de comando, presa com cintas, ora perante a aflição e com o barco virado é praticamente impossivel conseguir soltar as balsas.

                                            Os coletes eles não os usam porque "não se consegue trabalhar com eles vestidos".

                                            As autoridades Portuguesas e os meios de socorro, para estas situações, eu sou bastante critico, talvez por conhecer bem o meio e a forma como eles agem, eu não posso considerar admissivel que por exemplo um navio que se encontra no meio do atlantico, com um homem em estado grave a bordo, tenha que ser socorrido por uma equipa Americana porque os portugueses exigiam o pagamento de uma verba, como garantia, a nós companhia de seguros, para levantarem vôo pois não consideravam a situação uma emergencia.

                                            O arrastão que afundou no porto de setubal, por exemplo, so afundou por culpa das nossas belas autoridades. Eu pergunto como é possivel ter sido dada ordem a um navio com aquele calado para abastecer naquele local sabendo que com a maré vazia a agua tem 2 metros de profundidade e ainda para mais o camião de abastecimento atrasou 2 horas a chegar. Resultado a maré desceu, o navio acentou no fundo e tombou.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Lostfan

                                              citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim

                                              citação:Originalmente colocada por k_pt

                                              a compra do submarino foi a piada do ano .. ainda me lembro
                                              Deu-te assim tanta vontade de rir?
                                              A mim deu e nao foi pouca, ora vejamos, as nossas fragatas estao podres de velhas, queremos um submarino para quê? para dizer que temos? para auxiliar missoes da NATO? acham que faz assim tanta diferença? ou será para nos proteger se formos atacados? Ok mas atacados por quem? para ficarem com o quê? o défice? E numa hipotesse muito hipotectica e surreal de sermos atacados o que raio vai fazer um submarino da treta fazer? so se for para os marinheiros se porem a andar antes que afundem a traineira, Há coisas muito mais importantes que poderiam ser feitas com esse dinheiro, mas mais uma vez o nosso querido governo so pensa em Submarinos, Ota's, Tgv's e tretas do genero que em nada veem melhorar a qualidade de vida de nós portugueses que deveriamos ser a primeira prioridade do governo, que m**** de pais este em que vivemos
                                              São opiniões... mas ridiculo era um pais com a extensão de costa que tem Portugal não usufruir de submarinos capazes de se constituir como verdadeio meio dissuasor. E não te esqueças de uma coisa, o que é verdade hoje não é verdade amanhã. Aliás, Portugal desde que abdicou do dominio do seu mar já foi apanhado diversas vezes com as calças na mão, muito por culpa de mentalidades como a tua. Para perder esta capacidade basta uma má decisão, para voltar a adquiri-la é necessário mais de uma década.

                                              Quanto a fragatas, podres de velhas? Estás a falar de quê?

                                              e outra coisa, estes submarinos não são submarinos da treta, são provavelmente os melhores submarinos convencionais do mundo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Duro

                                                citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                                O EH 101 saiu do Montijo.

                                                Considerando o tempo de prontidão de 15 min e a possibilidade de voar á velocidade máxima do aparelho - 300 kms/h

                                                um pouco optimista voar à velocidade máxima todo o trajecto...;) depois chegava lá em 45 minutos e não podia voltar ou manter-se em operação na zona por falta de combustível [}][}]
                                                não estas bem a ver a autonomia do heli pois não???

                                                aquilo faz lisboa açores directo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por ragazzito

                                                  citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim

                                                  Lamentavel esta situação pelas vidas que se perderam.

                                                  Agora em jeito de reflexão coloco algumas questões que ainda não foram esclarecidas:

                                                  Porque razão apenas um dos membros se salvou?

                                                  Porque razão os restantes membros sairam da embarcação?

                                                  Porque razão não envergaram os coletes salva-vidas?

                                                  Porque razão a balsa salva-vidas não se activou?

                                                  Porque razão um barco daquela envergadura se aproxima tanto da praia?

                                                  Fica muita coisa por responder antes de tentar atirar as culpas para o sistema de busca e salvamento nacional.
                                                  É muito simples responder a algumas dessas perguntas...

                                                  Este arrastão não andava mais do que a pescar, como alguem ja disse, ao robalo, aproximou-se da costa e largou as redes, ao puxar as mesmas para dentro as redes foram ao helice e o navio ficou a deriva, estando em zona de rebentação (ilegalmente), rapidamente se virou. É bastante frequente o caso de redes no helice, so que como por normas os navios andam em alto mar, rapidamente emitem um pedido de auxilio e o navio mais proximo é obrigado a prestar auxilio, sendo depois indemnizado pelo reboque prestado e pelos lucros cessantes.

                                                  A Balsa Salva Vidas não abriu porque o mais certo é os tripulantes não terem sequer chegado a ela, quase todos os navios de pesca têm as balsas salva vidas por cima da cabine de comando, presa com cintas, ora perante a aflição e com o barco virado é praticamente impossivel conseguir soltar as balsas.

                                                  Os coletes eles não os usam porque "não se consegue trabalhar com eles vestidos".

                                                  As autoridades Portuguesas e os meios de socorro, para estas situações, eu sou bastante critico, talvez por conhecer bem o meio e a forma como eles agem, eu não posso considerar admissivel que por exemplo um navio que se encontra no meio do atlantico, com um homem em estado grave a bordo, tenha que ser socorrido por uma equipa Americana porque os portugueses exigiam o pagamento de uma verba, como garantia, a nós companhia de seguros, para levantarem vôo pois não consideravam a situação uma emergencia.

                                                  O arrastão que afundou no porto de setubal, por exemplo, so afundou por culpa das nossas belas autoridades. Eu pergunto como é possivel ter sido dada ordem a um navio com aquele calado para abastecer naquele local sabendo que com a maré vazia a agua tem 2 metros de profundidade e ainda para mais o camião de abastecimento atrasou 2 horas a chegar. Resultado a maré desceu, o navio acentou no fundo e tombou.
                                                  Importas-te de esclarecer quem são as autoridades de que falas?

                                                  Já agora, digo-te que as perguntas que fiz não são ingénuas e também eu sabia as respostas...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Naquele caso as Portuarias.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ja agora... ja alguem disse mas realmente é intressante ver como na televisão so se falou nos atrasos no socorro, é provavel que tenha existido, mas este navio foi ao fundo por culpa propria.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por ragazzito

                                                        Naquele caso as Portuarias.
                                                        Ok. Concordo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Duro

                                                          citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                                          O EH 101 saiu do Montijo.

                                                          Considerando o tempo de prontidão de 15 min e a possibilidade de voar á velocidade máxima do aparelho - 300 kms/h

                                                          um pouco optimista voar à velocidade máxima todo o trajecto...;) depois chegava lá em 45 minutos e não podia voltar ou manter-se em operação na zona por falta de combustível [}][}]

                                                          para além disso alertar o 112 não é o mesmo que alertar a Força Aérea... pode ter havido alguma perda de tempo pelo meio.

                                                          A mim nesta questão preocupa-me mais a falta de condições e preparação da embarcação do que o tempo que demorou o heli, que ainda conseguiu salvar um dos náufragos.
                                                          Mantenho o que disse na integra.

                                                          Basta ires aqui FAP - As Aeronaves » Agusta-Westland EH-101 Merlin

                                                          E percebes que le tem uma autonomia bem alargada, isto porque os 648 kms acima indicados são um lapso do Site Transportes XXI.

                                                          ;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por ragazzito

                                                            Ja agora... ja alguem disse mas realmente é intressante ver como na televisão so se falou nos atrasos no socorro, é provavel que tenha existido, mas este navio foi ao fundo por culpa propria.
                                                            Infelizmente os pescadores facilitam de uma forma absolutamente irresponsavel.

                                                            Comentário

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