Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A maldade humana. Que razões?...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A maldade humana. Que razões?...

    Ainda pensei numa poll, mas as causas parecem-me tantas que, em vez dela, coloquei este tópico!

    Assim, no geral, o que levará seres humanos a fazerem mal ao seu semelhante, a matarem, maltratarem, prejudicarem outros seres humanos?

    O que é existe de pérfido na mente humana que leva a que alguns de nós apenas pareçam sentir-se bem a fazer mal?...

    #2
    Complexa a resposta, garanto.

    Mas o desvio comportamental poderá ser uma razão.

    Ninguém no meu entender nasce maldoso.

    Comentário


      #3
      dinheiro ?

      Comentário


        #4
        Algo que não consigo compreender...

        O porquê de tanta maldade neste mundo...

        Comentário


          #5
          Sadismo }:-]

          Comentário


            #6
            Ui, tanta coisa!

            Decepções durante a infância, mau ambiente familiar, torturas na escola (caso dos americanos... depois vingam-se matando os outros)
            Mas para mim o pior são aqueles que têm prazer em praticar a maldade...

            Comentário


              #7
              Nunca vos apeteceu fazer mal a ninguem?
              Uma diferença entre os que se ficam pelos pensamentos e os que cometem os actos acaba por ser que os segundos não temem as consequencias.

              Comentário


                #8
                Tanta coisa... por vezes sucede algo que irrita uma pessoa e isso tem reflexos noutras que convivem com ela, outras vezes há desvios ao comportamento normal, alguns sofrem na infância e ao crescerem têm que maltratar outras pessoas para provocar a mesma dor que lhe provocaram...

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Excalibur

                  Complexa a resposta, garanto.

                  Mas o desvio comportamental poderá ser uma razão.

                  Ninguém no meu entender nasce maldoso.

                  Exactamente o que penso!

                  Ninguém nasce com o instinto da maldade. Uma série de vivências e experiências conduzem a desvios de personalidade.

                  Não consigo admitir que uma mãe que mata os filhos tenha a plena consciência do que está a fazer. Algo de muito grave se passa no cérebro dela.

                  Este raciocínio é extrapolável para outro tipo de situações, que aos olhos de pessoas com um estado psicológico dito normal, parece uma aberração!

                  Agora o que eu acho grave é que muitas das vezes a sociedade não detecte (ou finja não ver) os desvios comportamentais de certas pessoas e as tente ajudar antes de ocorrerem essas situações mais graves!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Joana M

                    Nunca vos apeteceu fazer mal a ninguem?
                    Uma diferença entre os que se ficam pelos pensamentos e os que cometem os actos acaba por ser que os segundos não temem as consequencias.
                    Sim em reposta a algum mal que nos tenham feito, mas a menos que agressão seja iminente, ou imediata a necessidade de defesa esbate-se por si mesma!

                    Mas quando refiro maldade posso dar como exemplo essas pessoas que andam por aí a enganar o seu semelhante, os que maltratam crianças, os que se escondem atrás dos teclados dos computadores para os própósitos mais estúpidos e tantos outros!...

                    Comentário


                      #11
                      A maldade é idiossincrática ao ser humano, à potencilidade despoletada pela inteligência, ao conflito desta com a consciência, reflexo instável do "edifício" moral construído sobre o "edifício" natural.

                      A maldade, tecida numa matriz complexa (e fundada na experiência pessoal real ou virtual, de interactividade) de crueldade-ressentimento-sofrimento-memória-esperança-desilusão, sucede como um produto (resultado) psicológico com capacidade de projecção exterior ao sujeito, e que potencialmente acompanha qualquer ser humano como a sua sombra. O problema emerge quando as condições internas (muitas vezes despoletadas e induzidas por condições externas que só servem de chave para certos perfis psicológicos) do sujeito activam esse potencial de modo expressivo sobre si mesmo e/ou sobre outros.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                        citação:Originalmente colocada por Joana M

                        Nunca vos apeteceu fazer mal a ninguem?
                        Uma diferença entre os que se ficam pelos pensamentos e os que cometem os actos acaba por ser que os segundos não temem as consequencias.
                        Sim em reposta a algum mal que nos tenham feito, mas a menos que agressão seja iminente, ou imediata a necessidade de defesa esbate-se por si mesma!

                        Mas quando refiro maldade posso dar como exemplo essas pessoas que andam por aí a enganar o seu semelhante, os que maltratam crianças, os que se escondem atrás dos teclados dos computadores para os própósitos mais estúpidos e tantos outros!...
                        Talvez prazer, gozo em ver os outros sofrer, a sensação de poder, superioridade, controle sobre o amis fraco. [xx(] Hoje em dia as pessoas encontram fontes de prazer em coisas cada vez mais estranhas[8]

                        Comentário


                          #13
                          Dinheiro e "doencas espirituais" ( ódio, vinganca, inveja e por aí fora...), tanto que hoje em dia é raro encontrar pessoas sérias com intencoes puras...enfim...caminhamos para pior [xx(]

                          Comentário


                            #14
                            Muita coisa podería ser dita num ambito filosófico, religioso, político ou moral etc etc etc!



                            Mas na minha opnião, o que mais depressa nos leva à "maldade humana" e às maiores barbaridades cometidas pelo homem é o facto de querermos impor a "nossa bondade" única e indiscutível (como conceito religioso, político ou meramente filosófico) a todos os outros e o facto de pensarmos que apenas "nós" sofremos e compreendemos a "bondade" e "malvadez"!


                            Os maiores massacres foram quase sempre cometidos em nome de "bondadades", por quem pensava que tinha o exclusivo da compreensão! Não se esqueçam disso.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Excalibur

                              Complexa a resposta, garanto.

                              Mas o desvio comportamental poderá ser uma razão.

                              Ninguém no meu entender nasce maldoso.

                              Não concordo.;)

                              á primeira vista tens razão mas só pelo simples facto de sermos animais já somos crueis por natureza, pois somos seres territoriais(no caso humano pode ser poder) e lutamos uns com os outros, como os outros animais.

                              Na realidade temos o cerebro mais desenvolvido e faz com que a nossa crueldade natural ainda fique superior aos restantes animais.

                              Comentário


                                #16
                                A generalidade das pessoas SE colocadas em condições extremas podem facilmente regredir para níveis de animalidade (começa-se por neutralizar e diminuir a preponderância da consciência), onde a crueldade natural logo vem ao de cima. Mas como a inteligência não é neutralizável como a consciência (a primeira é o desenvolvimento de um conjunto de instintos interactivos, activa, solucionadora, a segunda é reflexiva, catalogadora, predominantemente passiva), a crueldade do ser humano (agora menos-pessoa até não-pessoa pela consciência diminuída, neutralizada) amplifica-se enormemente pelo impulso desiquilibrado e vantajoso da inteligência isolada, sem o reflexo e sombra moral da consciência.

                                Comentário


                                  #17
                                  A ocasião faz o ladrão.

                                  Bem, se isto entra em Guerra Civil ... há aí uns qtos marmelos que ou bem que fogem ... ou ficam estendidos....

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                    citação:Originalmente colocada por Excalibur
                                    Ninguém no meu entender nasce maldoso.
                                    Não concordo.;)
                                    Eu acho que também não concordo. Aquilo que eu penso é exactamente o contrário, acho que todos nós nascemos com maldade, para garantir a própria sobrevivência como qualquer outro ser vivo. E sendo o humano o ser vivo que melhor evoluiu no Planeta, seguramente não o foi por ser um ser pacífico ou frágil, antes pelo contrário.

                                    Obviamente que um bebé não nasce maldoso, acho que isso é um instinto que biológicamente vai crescendo ao longo do tempo, mas a educação, os valores morais e sociais que temos logo a partir do momento em que nascemos é que impede que essa maldade apareça e evolua.

                                    Além do mais, a maldade pode ser uma coisa relativa. Aquilo que nós, humanos, consideramos maldade é muito específica, mas se calhar os outros seres vivos poderiam considerar maldade (se tiverem/tivessem faculdades para tal) muitas outras coisas banais que nós fazemos todos os dias, como matar animais para comermos, por exemplo, poderiam ser consideradas formas terriveis de maldade.

                                    Portanto, eu acho que nós, por sermos humanos e os valores e educação que vamos tendo, contrariamos a "maldade" biológica que existe em todos nós.

                                    E é aí que penso que entram os disturbios ou desvios comportamentais, ou seja, os desvios tendem a "apagar" essa aprendizagem especificamente humana e a deixar a nu instintos puramente biológicos ou mesmo animais, em ruptura completa com quaisquer valores humanos, sociais e morais.

                                    Portanto, eu acho que é exactamente o contrário Excalibur. Acho que todos nascemos com maldade, de contrário a especie humana não estaria onde está, e os desvios, doenças e outros disturbios tendem precisamente a expôr o humano no seu estado mais básico, o estado animal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meio, para mim é a principal causa da maldade humana..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Frustrações ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Omega

                                          Frustações ?
                                          E complexos, muito provavelmente!...

                                          Comentário


                                            #22
                                            O mal provoca mal e assim sucessivamente, onde ele nasceu inicialmente? Talvez a inveja.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Liberal

                                              citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                              citação:Originalmente colocada por Excalibur
                                              Ninguém no meu entender nasce maldoso.
                                              Não concordo.;)
                                              Eu acho que também não concordo. Aquilo que eu penso é exactamente o contrário, acho que todos nós nascemos com maldade, para garantir a própria sobrevivência como qualquer outro ser vivo. E sendo o humano o ser vivo que melhor evoluiu no Planeta, seguramente não o foi por ser um ser pacífico ou frágil, antes pelo contrário.

                                              Obviamente que um bebé não nasce maldoso, acho que isso é um instinto que biológicamente vai crescendo ao longo do tempo, mas a educação, os valores morais e sociais que temos logo a partir do momento em que nascemos é que impede que essa maldade apareça e evolua.

                                              Além do mais, a maldade pode ser uma coisa relativa. Aquilo que nós, humanos, consideramos maldade é muito específica, mas se calhar os outros seres vivos poderiam considerar maldade (se tiverem/tivessem faculdades para tal) muitas outras coisas banais que nós fazemos todos os dias, como matar animais para comermos, por exemplo, poderiam ser consideradas formas terriveis de maldade.

                                              Portanto, eu acho que nós, por sermos humanos e os valores e educação que vamos tendo, contrariamos a "maldade" biológica que existe em todos nós.

                                              E é aí que penso que entram os disturbios ou desvios comportamentais, ou seja, os desvios tendem a "apagar" essa aprendizagem especificamente humana e a deixar a nu instintos puramente biológicos ou mesmo animais, em ruptura completa com quaisquer valores humanos, sociais e morais.

                                              Portanto, eu acho que é exactamente o contrário Excalibur. Acho que todos nascemos com maldade, de contrário a especie humana não estaria onde está, e os desvios, doenças e outros disturbios tendem precisamente a expôr o humano no seu estado mais básico, o estado animal.
                                              concordo;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Grolubao

                                                O mal provoca mal e assim sucessivamente, onde ele nasceu inicialmente? Talvez a inveja.
                                                Não concordo muito. Por exemplo nunca ajudaste alguém que, depois, te tratou mal?... Eu já, e, olha, nem de propósito, lembrei-me agora que até aqui isso já aconteceu...[xx(]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Tuareg

                                                  A generalidade das pessoas SE colocadas em condições extremas podem facilmente regredir para níveis de animalidade(...)
                                                  Não sei o que é animalidade, uma coisa que sei é que não há nenhum animal que mate pelo prazer de matar, por distúrbios psicológicos ou em confrontos dentro da sua própria espécie.

                                                  E por uma razão muito simples, uma espécie com tendências tão fortes para o mal como a que os humanos demonstram (sem os condicionantes e regras sociais que temos) teria poucas hipóteses de se perpetuar.

                                                  A resposta pode ser um simples "porque é fácil", é fácil tecer intrigas, é fácil enganar, é fácil explorar e é fácil pq a nossa estrutura social é apesar de tudo fraca (basta ver o que se passou em Nova Orleans), andamos há tanto tempo a mudar e ainda não acertamos.

                                                  Por comparação, a estrutura social do chimpanzé (embora mais, "antiga") não permite e nem tolera este tipo de comportamento e nem a troco de alimento um chimpanzé se dispõe a fazer mal a outro chimpanzé (mesmo que seja um completo estranho).

                                                  Será que há uma moralidade Pan troglodytes que já esquecemos?



                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Liberal

                                                    (...)E sendo o humano o ser vivo que melhor evoluiu no Planeta,
                                                    Por acaso não.


                                                    citação:Originalmente colocada por Liberal

                                                    seguramente não o foi por ser um ser pacífico ou frágil, antes pelo contrário.
                                                    Por acaso sim, foi a nossa fragilidade (por exemplo comparando com os nosso parentes mais próximos), que potenciou, o desenvolvimento da génese humana e nos tornou o que somos hoje.



                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Nthor

                                                      citação:Originalmente colocada por Tuareg

                                                      A generalidade das pessoas SE colocadas em condições extremas podem facilmente regredir para níveis de animalidade(...)
                                                      Não sei o que é animalidade, uma coisa que sei é que não há nenhum animal que mate pelo prazer de matar, por distúrbios psicológicos ou em confrontos dentro da sua própria espécie.

                                                      E por uma razão muito simples, uma espécie com tendências tão fortes para o mal como a que os humanos demonstram (sem os condicionantes e regras sociais que temos) teria poucas hipóteses de se perpetuar.

                                                      A resposta pode ser um simples "porque é fácil", é fácil tecer intrigas, é fácil enganar, é fácil explorar e é fácil pq a nossa estrutura social é apesar de tudo fraca (basta ver o que se passou e Nova Orleans), andamos há tanto tempo a mudar e ainda não acertamos.

                                                      Por comparação, a estrutura social do chimpanzé (embora mais, "antiga") não permite e nem tolera este tipo de comportamento e nem a troco de alimento um chimpanzé se dispõe a fazer mal a outro chimpanzé (mesmo que seja um completo estranho).

                                                      Será que há uma moralidade Pan troglodytes que já esquecemos?
                                                      Muito oportuno. ;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Nthor

                                                        citação:Originalmente colocada por Liberal

                                                        (...)E sendo o humano o ser vivo que melhor evoluiu no Planeta,
                                                        Por acaso não.
                                                        citação:Originalmente colocada por Liberal

                                                        seguramente não o foi por ser um ser pacífico ou frágil, antes pelo contrário.
                                                        Por acaso sim, foi a nossa fragilidade (por exemplo comparando com os nosso parentes mais próximos), que potenciou, o desenvolvimento da génese humana e nos tornou o que somos hoje.
                                                        É um bom ponto de vista. Discutível, mas com alguma lógica. Eu sei que o ser humano olhando para toda a escala da evolução não é provavelmente o ser mais bem sucedido do planeta, basta olhar para a nossa curta história humana comparada a outros seres vivos que já andam a pastar por cá há muito mais tempo.

                                                        No entanto, a especie humana é de longe a que mais evoluiu, certo ? Pelo menos ao nível da inteligência. Então e porquê ? Qual é a tua opinião ? Achas que foi precisamente porque começámos a tirar partido da inteligência e deixámos de lado a força, a violência, o instinto de sobrevivência e a maldade?
                                                        Mas porque é que isso ocorreu ? Uns seres mais fracos e frágeis do que outros animais. Por fraqueza da especie ? Que processo ocorreu entre um momento e outro ?

                                                        Não queres desenvolver melhor isso ? Com um bocado de azar ainda vamos cair na discussão do o criacionismo hehehe. Estou a brincar .... mas é mais ou menos isso que se tem passado ultimamente em debates deste género, daí que este thread tenha um enorme interesse.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Nthor
                                                          (basta ver o que se passou em Nova Orleans), andamos há tanto tempo a mudar e ainda não acertamos.
                                                          O que se passou em Nova Orleans ?

                                                          Comentário


                                                            #30

                                                            O recalcamento do instinto de sobrevivência

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X