Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Descida de preço de gás no litoral..no interior ++

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Descida de preço de gás no litoral..no interior ++

    Ouvi na RFM hoje à tarde esta notícia:

    os consumidores de gás irão ver o seu custo baixar cerca de 1%, no entanto esta medida só deverá ser aplicada nas zonas do litoral, sendo de esperar que o preço no interior venha a aumentar cerca de 1 a 1.5%...

    Agora pergunto eu, que moro no interior, porque é que vou pagar mais 2 a 2.5% do que uma pessoa que mora no litoral?Há alguma justificação para isto que eu desconheça?Nunca se sabe, lol!

    #2
    citação:Originalmente colocada por nogueira_ribeiro

    Ouvi na RFM hoje à tarde esta notícia:

    os consumidores de gás irão ver o seu custo baixar cerca de 1%, no entanto esta medida só deverá ser aplicada nas zonas do litoral, sendo de esperar que o preço no interior venha a aumentar cerca de 1 a 1.5%...

    Agora pergunto eu, que moro no interior, porque é que vou pagar mais 2 a 2.5% do que uma pessoa que mora no litoral?Há alguma justificação para isto que eu desconheça?Nunca se sabe, lol!
    Confirma-se o gás de botija já desceu (Propano e Butano), em relação ao interior só vejo como justificação talvez os + custos de transporte.

    Comentário


      #3
      Se no interior aumentar 1%, é uma descida real, já que a inflação é 2% ( se é que o teu ordenado foi actualizado...)

      Comentário


        #4
        Gás de garrafa, botijas são as de água quente.

        Comentário


          #5
          Últimos dados sobre o mercado.

          "A BP Portugal vai baixar o preço de venda do gás embalado em garrafa à sua rede de revenda, com efeito a partir das 0h00 de dia 29 de Janeiro.

          Segundo a empresa, o gás butano irá ter uma descida de 4,6% e o gás propano de 6,2%. Estas descidas reflectem valores que variam entre os 60 cêntimos para garrafas de 13Kg de butano e os 3,50 euros nas garrafas de propano de 45kg.


          A BP Gas Light terá uma descida do preço à rede de revenda de 50 cêntimos
          .

          «Esta alteração de preços foi possível devido à redução de custos, nos mercados internacionais, dos gases de petróleo liquefeitos, bem como de um comportamento favorável do câmbio do euro face ao dólar», justifica a empresa."

          In http://www.agenciafinanceira.iol.pt/....php?id=766631


          "A Galp Energia vai baixar 6% o preço das garrafas de gás butano, que é usado pelos portugueses nas cozinhas, por exemplo, e também do gás propano, usado sobretudo por empresas e cozinhas industriais.
          Fonte da empresa disse à «Lusa» que o preço do butano baixará em 5,7% a partir de quinta-feira, enquanto que no propano para revenda, a redução será de 6,6%.

          A descida do preço terá efeito já em Fevereiro, e deve-se, segundo a empresa, à redução das cotações nos mercados internacionais.

          Com estas descidas, «os preços do GPL da Galp Energia passam a situar-se abaixo dos níveis que vigoravam no final de 2005», e, no caso das garrafas de Butano para uso doméstico, o novo preço fica 4% abaixo dos níveis de há um ano atrás.

          A decisão da Galp surge menos de uma semana depois de também a BP ter anunciado uma descida de 4,6% no preço do gás butano e de 6,2% no preço do gás butano.

          A Galp Energia anunciou também hoje o alargamento, ao GPL, da promoção cruzada já em curso com as lojas Continente e Modelo.

          [u]De acordo com dados da Direcção-Geral de Geologia e Energia, o consumo de GPL em Portugal aumentou acima de 11% no ano passado."</u>



          "[u]Preço do gás natural baixa até 6% mas só para alguns</u>

          Foram já aprovadas as tarifas do gás natural para o primeiro trimestre de 2007. As notícias são boas, já que os novos preços representam uma redução.
          A homologação das tarifas para clientes domésticos e pequenos serviços foi feita pelo Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e da Inovação, refere o Ministério da tutela em comunicado.

          «Os valores agora homologados, em relação ao cliente tipo (consumo de 270 m3 por ano), correspondem a uma diminuição dos preços relativamente ao trimestre anterior entre 0,8% e 1,5%, consoante as regiões do litoral onde se concentra a maioria do consumo e a um pequeno aumento de cerca de 1% para as regiões do interior e Algarve», explica o mesmo documento.

          Relativamente ao trimestre homólogo de 2006, «há a registar uma diminuição dos preços de venda entre 3,5% e 6% em relação ao cliente tipo».

          As tarifas homologadas abrangem, também, clientes de pequenos serviços, como cafés, restaurantes e padarias. Para estes, os preços baixam entre 1,5% e 1,7% em relação ao trimestre precedente e são entre 4,4% e 6% inferiores aos do trimestre homólogo de 2006.

          «Esta evolução deve-se, fundamentalmente, à descida dos preços de aquisição do gás natural mas, também, a uma correcção do factor «k» da fórmula de cálculo das tarifas, que atenua o efeito da inflação nos preços de venda final do gás natural», explica o Ministério."

          In http://www.agenciafinanceira.iol.pt/....php?id=762347

          É uma questão de aritemética vs necessidades do lar;)e escolher a melhor opção do mercado.




          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por TURBO

            Últimos dados sobre o mercado.


            "A Galp Energia vai baixar 6% o preço das garrafas de gás butano, que é usado pelos portugueses nas cozinhas, por exemplo, e também do gás propano, usado sobretudo por empresas e cozinhas industriais.Fonte da empresa disse à «Lusa» que o preço do butano baixará em 5,7% a partir de quinta-feira, enquanto que no propano para revenda, a redução será de 6,6%.

            Quem escreveu isto?
            Conheço pelo menos 56000 clientes de propano doméstico.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por nogueira_ribeiro


              Agora pergunto eu, que moro no interior, porque é que vou pagar mais 2 a 2.5% do que uma pessoa que mora no litoral?Há alguma justificação para isto que eu desconheça?Nunca se sabe, lol!
              Se estiveres perto de Espanha, a redução é bem maior :D:D

              Comentário


                #8
                "Gás natural desce de preço pela segunda vez este ano

                Os preços do gás natural para os clientes domésticos baixam 1,9% a 2,9% no segundo trimestre deste ano face ao anterior, ficando ao nível dos valores em vigor nos terceiro e quarto trimestre de 2005, anunciou ontem o Ministério da Economia.

                As maiores descidas ocorrem nas regiões do Interior, que no primeiro trimestre tinham sido penalizadas com aumentos de 1%, apesar das descidas (entre 0,5% e 1,5%) verificadas no resto do país. A queda dos preços de aquisição do gás natural é, segundo o Governo, a razão desta descida, a segunda do ano.

                As reduções, que entraram em vigor a 1 de Abril, dizem respeito ao chamado cliente-tipo (consumo de 270 metros cúbicos por ano) que, no primeiro trimestre - e à excepção do Interior e Algarve - já tinha visto as tarifas descer entre 3,5% e 6%.

                Também as tarifas de clientes de pequenos serviços, como cafés, restaurantes e padarias, baixam no segundo trimestre entre 2,1% e 3,5% face ao primeiro, ficando a níveis equivalentes aos do terceiro e quarto trimestres de 2005. Nos primeiros três meses do ano, recorde-se, as tarifas para estes clientes já tinham descido entre 4,4% e 6,6% face ao homólogo.

                Apesar de este ser o segundo trimestre consecutivo de descidas, não é possível calcular a queda acumulada, porque o Ministério da Economia não forneceu, apesar de o JN ter pedido, a distribuição regional do tarifário.

                As tarifas do gás natural são revistas trimestralmente pela Direcção-Geral de Geologia e Energia, de acordo com propostas das empresas distribuidoras, cabendo depois ao Governo a sua homologação. A partir de 1 de Julho de 2008, contudo, as tarifas vão passar a ser fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), de forma a que o preço do gás natural seja uniforme em todo o país, o que não ocorre actualmente.

                Um levantamento feito pela ERSE revelou que, no final de 2005, os portugueses do Interior pagavam até mais 42,8% pelo gás do que a média nacional.

                Tarifas para infra-estruturas de gás conhecidas 2.ª-feira

                A ERSE vai apresentar segunda-feira, pela primeira vez, a proposta de tarifas para a rede nacional de transporte de gás natural, infra-estruturas de armazenamento e para o terminal de gás de Sines. O tarifário terá para já especial impacto no valor de privatização da Redes Energéticas Nacionais (REN), que detém estas infra-estruturas reguladas, pois vai permitir aos bancos de investimentos concluir a avaliação da empresa. O lançamento da REN em Bolsa é esperado em Junho. As tarifas para os domésticos só serão definidas a partir de 2008, com o arranque efectivo da liberalização do mercado de gás natural, até agora limitada aos produtores de electricidade. "

                Em http://jn.sapo.pt/2007/04/14/economi...a_segunda.html

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X