Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escolha de um compressor...duvidas...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Escolha de um compressor...duvidas...

    Estou cheio de duvidas...[8)]

    Estou a pensar comprar um compresssor para ter em casa, mas queria compar um e ficar totalmente servido. Para o ligar a um aerógrafo sei que um de 25litros chega e sobra, tambem serve para encher pneus e deitar ar de limpeza.

    Mas agora vem as minhas duvidas, será que chega para uma pistola de pintar, para pintar uns portões ou um gradiamento ou outra coisa do genero?

    Será que dá para montar chaves pneumáticas de retirar e por porcas nas rodas dos carros?[8)]

    Será que dá para uma pequenas decapagens dentro de uma cabine propria?[8)]


    AIRTECH 24LITROS
    8BAR
    capacidade de aspiração 210L/M
    preço cerca de 70euros

    resumindo, será que um compressor como este que vi dá para o que eu pretendo, visto ser usado a nivel particular?

    Cumprimentos



    #2
    Aconselho no minimo 50L;)

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por joao cunha

      Aconselho no minimo 50L;)
      50litros tem um deposito o dobro de um de 25l mas a medida em BAR pode ser 8 na mesma...
      então em que reside a diferença? será que é só na autonomia do ar visto o de 50l levar o dobro tem mais autonomia, mas como é para uso particular será que um de 25l faz o mesmo embora com menor autonomia?

      como vez tou todo baralhado[|)][8)]

      Comentário


        #4
        Faz sim senhor, eu possuo um de 100l e para pintar um portão ou gradeamento o compressor está sempre a trabalhar, se for um trabalho que demore algum tempo, como tal um de 50 litros talvez te obrigue a paregens no serviço, e nem falo do de 25. agora se tu vais usar para trabalhos pequenos, se calhar o de 25 chega e sobra.
        Atenção, eu sou um leigo nesta matéria, mas acho melhor apostares num de maior capacidade.
        Abraços

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Cheires

          Faz sim senhor, eu possuo um de 100l e para pintar um portão ou gradeamento o compressor está sempre a trabalhar, se for um trabalho que demore algum tempo, como tal um de 50 litros talvez te obrigue a paregens no serviço, e nem falo do de 25. agora se tu vais usar para trabalhos pequenos, se calhar o de 25 chega e sobra.
          Atenção, eu sou um leigo nesta matéria, mas acho melhor apostares num de maior capacidade.
          Abraços
          POIS
          é essa a ideia que tenho varia apenas a autonomia...ou seja se alguem pintar um carro com um de 25l pode é ter de parar e esperar que aquilo encha...penso que o que mede a poteNcia é os BAR acontece que os de 25l e os de 50 tem ambos 8BAR.


          a ver se alguem PRO em compressores dá uns conselhos.;)

          Comentário


            #6
            Não sou pro em compressores, mas o que te interessa para pintar é a pressão (e não potência) que vem em bar. Regulas na pistola a pressão que queres e depois o reservatório é que tem de estar sempre a cima desse valor. Quanto maior menos arranques terás do compressor, mas poderá estar sempre a trabalhar e nem ser suficiente, depende do caudal que gastes.

            Ou seja, só paleio que te dei, e algo prático nada. Mas foi o que pude ajudar.

            Comentário


              #7
              Repara bem na cavalagem é isso que faz a recuperaçäo quanto estàs a efectuar um trabalho de pintura

              Comentário


                #8
                Tão importante como a pressão máxima atingida é o débito, ou seja, por quanto tempo é que o compressor consegue manter os 8 bar e a que taxa, l/h ou m3/h...

                é só uma dica, pq de compressores também percebo pouco...

                mas atenção que as ferramentas pneumáticas são grandes consumidoras de ar, ou seja, necessitam de um grande caudal para funcionarem.

                O nosso colega Excalibur é que nos pode dar uma ajuda... :p

                Comentário


                  #9
                  eu sou mais destes



                  MAS TU É QUE SABES!!! ;)

                  Comentário


                    #10
                    Então vamos lá a ver o que eu vos posso indicar.


                    A capacidade de produção de ar comprimido e a capacidade de armazenamento são coisas distintas.

                    Vocês podem ter um compressor com 50 ou 100 lts e ele estar sempre a trabalhar, o que vos interessa também é a capacidade de resposta a repor o volume de ar.


                    1º exemplo - um compressor de 25 lts pode ter um motor de 2 cv e é bastante rápido a compensar o consumo de ar.

                    2º Exemplo - um compressor de 50 ou 100 lts tem um motor de 1,5 cv e demora uma eternidade a repor o volume de ar no reservatório, estando sempre a trabalhar.

                    Por isso não se guiem pelo volume de armazenamento mas sim pela capacidade de produção efectiva.

                    Regra de cálculo muito apróximado.(desvio máx de 5%)

                    1CV = 100 lts de produzido a 7~8 bar de pressão



                    Os tais 210 lts devem dar apróx. 150 lts de ar produzido. (ou seja um motor de 1,5 cv's)

                    Para o que o Nephilim quer um compressor de 25 lts e 2 cv´s é digamos a solução mais comum.

                    - Para pintar . precisa no máx.de 6 bar.
                    - Para a chave de rodas o máx de 8 bar dá perfeitamente

                    Agora não podem pensar que vai conseguir desapertar as quatro rodas de seguida, nem que vão conseguir estar a pintar durante 3~5 minutos sem fazer pequenas paragens.

                    Isto são compressores de "bricolage", para pequenas aplicações não para grandes usos (profissionais), mas ainda assim servem para estes fins que mencionei, o seu uso é esporádico e não continuo.

                    Devem ter atenção o seguinte:

                    a) se o compressor tem acessórios de ligação
                    b) se o compressor trás regulador de pressão (importante para regular a pressão para a pressão de pintura)
                    b) se o compressor trabalha com óleo ou a seco (segmentos de teflon)
                    d) se existe representante (existem muitas máquinas que são de importação directa pelos hipermercados e depois não existem peças de reparação ou manutenção)

                    Isto básicamente é o que se pode dizer das máquinas vendidas nas grandes superficies.

                    Comentário


                      #11
                      Para o que tu queres, que no fundo é bricolage, procura um compressor de 25 Litros e 2 CV.

                      Até existe já uns sem depósito, mas ai está sempre o motor a trabalhar.

                      O post do Excalibur no fundo diz tudo. ;)

                      Comentário


                        #12
                        Nephilim, quando ajudei o meu pai a pintar o muro e os portões da casa da terra, utilizámos um compressor com essa capacidade para pintar um portão simples (com uma decoração muito intrincada) e um portão duplo (do mesmo género que o primeiro) e o serviço ficou muito bem feito!
                        Os de maior capacidade para uso particular são, quase sempre, um desperdício de dinheiro!
                        Deves é também ter cuidado com os apetrechos que escolhes para utilizar com o compressor.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Excalibur

                          Então vamos lá a ver o que eu vos posso indicar.


                          A capacidade de produção de ar comprimido e a capacidade de armazenamento são coisas distintas.

                          Voçes podem ter um compressor com 50 ou 100 lts e ele estar sempre a trabalhar, o que vos interessa também é a capacidade de resposta a repor o volume de ar.


                          1º exemplo - um compressor de 25 lts pode ter um motor de 2 cv e é bastante rápido a compensar o consumo de ar.

                          2º Exemplo - um compressor de 50 ou 100 lts tem um motor de 1,5 cv e demora uma eternidade a repor o volume de ar no reservatório, estando sempre a trabalhar.

                          Por isso não se guiem pelo volume de armazenamento mas sim pela capacidade de produção efectiva.

                          Regra de cálculo muito apróximado.(desvio máx de 5%)

                          1CV = 100 lts de produzido a 7~8 bar de pressão



                          Os tais 210 lts devem dar apróx. 150 lts de ar produzido. (ou seja um motor de 1,5 cv's)

                          Para o que o Nephilim quer um compressor de 25 lts e 2 cv´s é digamos a solução mais comum.

                          - Para pintar . precisa no máx.de 6 bar.
                          - Para a chave de rodas o máx de 8 bar dá perfeitamente

                          Agora não podem pensar que vai conseguir desapertar as quatro rodas de seguida, nem que vão conseguir estar a pintar durante 3~5 minutos sem fazer pequenas paragens.

                          Isto são compressores de "bricolage", para pequenas aplicações não para grandes usos (profissionais), mas ainda assim servem para estes fins que mencionei, o seu uso é esporádico e não continuo.

                          Devem ter atenção o seguinte:

                          a) se o compressor tem acessórios de ligação
                          b) se o compressor trás regulador de pressão (importante para regular a pressão para a pressão de pintura)
                          b) se o compressor trabalha com óleo ou a seco (segmentos de teflon)
                          d) se existe representante (existem muitas máquinas que são de importação directa pelos hipermercados e depois não existem peças de reparação ou manutenção)

                          Isto básicamente é o que se pode dizer das máquinas vendidas nas grandes superficies.
                          Quando coloquei o tópico lembrei logo de te perguntar mas assim sempre fica um registo para servir a outros com a mesmas duvidas que eu.;)
                          Obrigado pelos conhelhos a ti e aos outros que tambem deram a sua opinião

                          Ora bem, a filosofia de funcionamento , tamanho vs potencia, entrada e saida eu já entendi, teoricamente

                          portanto visto o uso do compressor ser de uso exporadico embora para os trabalhas de bricolage que podem aparecer como os que disse.
                          pergunto se um de 25lt e 8 bar e 1,5cv faz assim tanta difença de outro igual ou com 2cv?

                          depois tou em divida sobre por exemplo estes 2 que tem o preço parecido:

                          um Airteck 50litros 8bar 2cv ou black&decker 24litros com 2cv

                          quero todos com reguladores, isso tem mesmo de ter.

                          entre esses 2 estou na duvida, eu pessoalmente gosto dos produtos black&decker mas em compressores não conheço. Será que existe manutenção e peças para isso?

                          e sobre serem a eleo ou seco...não faço a minima ideia o que é melhor ou pior...[8)]

                          Comentário


                            #14
                            Teoricamente o Black & Decker terá uma assitência melhor.

                            Mas o volume de armazenagem maior para a mesma potência pode trazer vantagens.

                            Com óleo terás mais manutenção (mudança de óleo)mas uma longevidade teoricamente maior, terás um pequeno arrastamento de óleo para o ar comprimido.

                            Isento de óleo terá maior desgaste mas não terá o incomodo de poder haver uma infima passagem de óleo do sistema de compressão para o ar comprimido.

                            Confirma se o o próprio compressor já tem montado o reguldor de pressão, as ligações rápidas, existem umas universais, chamadas "tomadas rápidas" e uma outras de baioneta.

                            Ahh há uma aspecto importante a ter em conta, drenar sempre sempre o reservatório após os periodos de trabalho, o ar comprimido concentra todo o vapor de água que aspira da atmosfera, que condensa no reservatório, assim é importante retirar essa "água" do reservatório, e acredita por vezes acumula uma quantidade significativa.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Excalibur

                              Teoricamente o Black & Decker terá uma assitência melhor.

                              Mas o volume de armazenagem maior para a mesma potência pode trazer vantagens.

                              Com óleo terás mais manutenção (mudança de óleo)mas uma longevidade teoricamente maior, terás um pequeno arrastamento de óleo para o ar comprimido.

                              Isento de óleo terá maior desgaste mas não terá o incomodo de poder haver uma infima passagem de óleo do sistema de compressão para o ar comprimido.

                              Confirma se o o próprio compressor já tem montado o reguldor de pressão, as ligações rápidas, existem umas universais, chamadas "tomadas rápidas" e uma outras de baioneta.

                              Ahh há uma aspecto importante a ter em conta, drenar sempre sempre o reservatório após os periodos de trabalho, o ar comprimido concentra todo o vapor de água que aspira da atmosfera, que condensa no reservatório, assim é importante retirar essa "água" do reservatório, e acredita por vezes acumula uma quantidade significativa.

                              É verdade, dai sair gelo quando se faz a purga! :D

                              O problema do óleo sair com o ar, pode ser resolvido com um filtro. Existem dois filtros que podem ser usados, o filtro para retirar humidades (oleos/água) e o de ar mesmo para outras impurezas.

                              Excalibur, mesmo um compressor sem óleo, pode debitar ar com água, o que para pistolas de pregar e pintar não é bom. ;)

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por testenick

                                É verdade, dai sair gelo quando se faz a purga! :D
                                Sim e não !

                                Ao fazer a purga a expansão do ar comprimido de 8 bara para a pressão atmosférica provca um abaixamento de temperatura, que provoca o surgimento do gelo. ;)


                                citação:O problema do óleo sair com o ar, pode ser resolvido com um filtro. Existem dois filtros que podem ser usados, o filtro para retirar humidades (oleos/água) e o de ar mesmo para outras impurezas.
                                Estás a fazer confusão, existe realmente um filtro que se monta á saida o sistema de compressão, mas que neste compressores não justifica dada a sua dimensão, aliás nos compressores de pistaão como estes isso é muito raro acontecer, esse tipo de filtro denominado "Filtro separador ar/óelo" faz a extracção do óleo do ar comprimido e volta a fazer a reintrodução do óleo no sistema de lubrificação, mas isto é usado em compressores induistriais de maior capacidade.

                                Esses dois filtros que mencionas, são os chamados Microfiltros de tratamento de Ar Comprimido, que removem os aerosois de óleo e as particulas sólidas do Ar Comprimido, em conjunto com o chamado secador, eliminam também a humidade do ar comprimido.


                                citação:Excalibur, mesmo um compressor sem óleo, pode debitar ar com água, o que para pistolas de pregar e pintar não é bom. ;)

                                Por isso é que eu falei genericamente de purgar o reservatório, todos os compressores "formam água" no seu reservatório.

                                ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Tive aqui a ver e será que este compressor é uma boa compra para o que eu quero?


                                  http://www.bdhobby.com.br/Prod/Cata/...rr&idCate=Comp

                                  será que com este black&decker ficava servido?

                                  ou posso optar por um Airtech parecido mas de 1.5cv e mais barato um pouco...?

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                    Tive aqui a ver e será que este compressor é uma boa compra para o que eu quero?


                                    http://www.bdhobby.com.br/Prod/Cata/...rr&idCate=Comp

                                    será que com este black&decker ficava servido?

                                    ou posso optar por um Airtech parecido mas de 1.5cv e mais barato um pouco...?

                                    O compressor da foto tem tudo o que menciono, regulador, ligações de baioneta, etc.


                                    Com 2 cv´s é efectivamente melhor que com 1,5cv's, agora tudo depende se a diferença de preço justifica.

                                    Já viste no AKI, no Mundo das ferramentas na rua de S. Paulo ??

                                    Na rua de S. Paulo tens também a Melfa. ;)

                                    Se precisares de ajuda diz

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                      citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                      Tive aqui a ver e será que este compressor é uma boa compra para o que eu quero?


                                      http://www.bdhobby.com.br/Prod/Cata/...rr&idCate=Comp

                                      será que com este black&decker ficava servido?

                                      ou posso optar por um Airtech parecido mas de 1.5cv e mais barato um pouco...?

                                      O compressor da foto tem tudo o que menciono, regulador, ligações de baioneta, etc.


                                      Com 2 cv´s é efectivamente melhor que com 1,5cv's, agora tudo depende se a diferença de preço justifica.

                                      Já viste no AKI, no Mundo das ferramentas na rua de S. Paulo ??

                                      Na rua de S. Paulo tens também a Melfa. ;)

                                      Se precisares de ajuda diz
                                      pois na r. de S.Paulo tenho de ver bem...é mesmo aqui como sabes;)

                                      mas só vi nos catalogos do aqui nada de especial, a ver se dou uma volta por aqui e depois vejo no maxmat e no leroy merlin mas pronto seria um deste tipo que pelos visto me interessa pk assim ficarei servido de compressores para tudo o que preciso.

                                      E então será a oleo, depois espero que nas instruções explique como se faz a manutenção, que tambem não deve ter dificuldade para mim fazer isso pois faço isso nos carros qdo precisam..[8D] tb farei no compressor.


                                      vou de ver melhor os preços desta brincadeira nas lojas

                                      Um abraço

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas

                                        ao pesquisar na net o compressor que acabei de comprar deparei-me com este post.
                                        Comprei-o no aki em cascais já com um kit de ferramentas por 89, o que na altura me pareceu um bom preço a comparar com o que tinha visto.
                                        Mas entretanto num site na alemanha está à venda por 45€!!!!
                                        www.isc-gmbh.info
                                        Como está tudo em alemão não percebo se vendem online ou se o proprio site é só para profissionais.
                                        Para já deparo-me com dificuldade no manual de instrucções que não está completo. Por exemplo para atestar de oleo não sei que tipo de oleo devo utilizar!! Eles dizem um 15w40 mas não especificam.
                                        De resto está a funcionar bem e estou contente.

                                        Relativamente às ferramentas gostava de comprar a tal pistola de chaves pneumatica mas pelos preços que tenho visto custam o dobro do compressor!!
                                        Se por acaso virem melhores preços para a pistola avisem.

                                        Cumps

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por ArgaSac

                                          Boas

                                          ao pesquisar na net o compressor que acabei de comprar deparei-me com este post.
                                          Comprei-o no aki em cascais já com um kit de ferramentas por 89, o que na altura me pareceu um bom preço a comparar com o que tinha visto.
                                          Mas entretanto num site na alemanha está à venda por 45€!!!!
                                          www.isc-gmbh.info
                                          Deve ser sem Kit, sem IVA, e sem custo de despacho.


                                          citação:Como está tudo em alemão não percebo se vendem online ou se o proprio site é só para profissionais.
                                          Para já deparo-me com dificuldade no manual de instrucções que não está completo. Por exemplo para atestar de oleo não sei que tipo de oleo devo utilizar!! Eles dizem um 15w40 mas não especificam.
                                          De resto está a funcionar bem e estou contente.


                                          Cumps
                                          Reclame os manual de instruções de deve ser claro e em Português.

                                          Mas o óleo é o 15W40 para motores Diesel (mineral)


                                          citação:Relativamente às ferramentas gostava de comprar a tal pistola de chaves pneumatica mas pelos preços que tenho visto custam o dobro do compressor!!
                                          Se por acaso virem melhores preços para a pistola avisem.
                                          Sim ferramentas com um minimo de qualidade custam isso.

                                          Mas também encontra da Perel ou qualquer outra marca (sem grandes garantias de qualidade), que poderá usar esporadicamente por cerca de 70~100€.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                            Estou cheio de duvidas...[8)]

                                            Estou a pensar comprar um compresssor para ter em casa, mas queria compar um e ficar totalmente servido. Para o ligar a um aerógrafo sei que um de 25litros chega e sobra, tambem serve para encher pneus e deitar ar de limpeza.

                                            Mas agora vem as minhas duvidas, será que chega para uma pistola de pintar, para pintar uns portões ou um gradiamento ou outra coisa do genero?

                                            Será que dá para montar chaves pneumáticas de retirar e por porcas nas rodas dos carros?[8)]

                                            Será que dá para uma pequenas decapagens dentro de uma cabine propria?[8)]


                                            AIRTECH 24LITROS
                                            8BAR
                                            capacidade de aspiração 210L/M
                                            preço cerca de 70euros

                                            resumindo, será que um compressor como este que vi dá para o que eu pretendo, visto ser usado a nivel particular?

                                            Cumprimentos


                                            Encontrei o que precisas!!!



                                            ;)


                                            Tou com o Messerschmitt... aquele era o ideal!! [B)]



                                            Comentário


                                              #23
                                              Nesse caso o que precisa é mesmo isto

                                              [img]uploaded/Excalibur/200712319412_Artecno_Adicomp.jpg[/img]

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por BSG75

                                                citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                Estou cheio de duvidas...[8)]

                                                Estou a pensar comprar um compresssor para ter em casa, mas queria compar um e ficar totalmente servido. Para o ligar a um aerógrafo sei que um de 25litros chega e sobra, tambem serve para encher pneus e deitar ar de limpeza.

                                                Mas agora vem as minhas duvidas, será que chega para uma pistola de pintar, para pintar uns portões ou um gradiamento ou outra coisa do genero?

                                                Será que dá para montar chaves pneumáticas de retirar e por porcas nas rodas dos carros?[8)]

                                                Será que dá para uma pequenas decapagens dentro de uma cabine propria?[8)]


                                                AIRTECH 24LITROS
                                                8BAR
                                                capacidade de aspiração 210L/M
                                                preço cerca de 70euros

                                                resumindo, será que um compressor como este que vi dá para o que eu pretendo, visto ser usado a nivel particular?

                                                Cumprimentos


                                                Encontrei o que precisas!!!



                                                ;)


                                                Tou com o Messerschmitt... aquele era o ideal!! [B)]



                                                fogo destes tinhamos um em estaleiro para os martelos pneumaticos...:D

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                                  Nesse caso o que precisa é mesmo isto

                                                  [img]uploaded/Excalibur/200712319412_Artecno_Adicomp.jpg[/img]
                                                  Excalibur este não sao os compressores com motor de frigorifico que sao silenciosos?

                                                  dizem que sao bons , custam é caro.[|)]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                    citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                                    Nesse caso o que precisa é mesmo isto

                                                    [img]uploaded/Excalibur/200712319412_Artecno_Adicomp.jpg[/img]
                                                    Excalibur este não sao os compressores com motor de frigorifico que sao silenciosos?

                                                    dizem que sao bons , custam é caro.[|)]
                                                    Não.

                                                    Estes são os de parafuso. Calculados para trabalho ininterrupto 24 sobre 24H. para fornecer Ar Comprimido a fábricas, podes chagra a caudais superiores a 30.000 lts por minuto com um unico compressor.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      bem... entao esse é para qdo for dono de uma fabrica...ehehehe

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        bem, fui desenterrar este tópico porque também estou a procurar um compressor para ter na garagem para os pequenos trabalhos de bricolage e limpeza.

                                                        já li este tópico e falei com várias pessoas mas ainda há uma dúvida que tenho:
                                                        um compressor sem óleo é menos fiável que um com óleo?

                                                        a utilização que lhe vou dar é esporádica e não prevejo trabalhos demorados ou de grande dimensão, por isso não preciso de nada pseudo-industrial.

                                                        admitindo que pelo menos o básico (24/25lts, 2cv) é assegurado, até que ponto o sistema com/sem óleo pode fazer a diferença?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pirucas Ver Post
                                                          bem, fui desenterrar este tópico porque também estou a procurar um compressor para ter na garagem para os pequenos trabalhos de bricolage e limpeza.

                                                          já li este tópico e falei com várias pessoas mas ainda há uma dúvida que tenho:
                                                          um compressor sem óleo é menos fiável que um com óleo?

                                                          a utilização que lhe vou dar é esporádica e não prevejo trabalhos demorados ou de grande dimensão, por isso não preciso de nada pseudo-industrial.

                                                          admitindo que pelo menos o básico (24/25lts, 2cv) é assegurado, até que ponto o sistema com/sem óleo pode fazer a diferença?
                                                          Bem, fazendo novo "desenterro", estou também em processo de compra de um compressor e, como, tal, bastante indeciso. A começar pelas marcas que estão em promoção mo Aki e no Leroy: Stanley de 24L s\ óleo, 1,5cv e s\ acessórios por 80E; ou Einhell 50L s\ óleo, 1,5cv com kit de acessórios por 85E?

                                                          O Einhell parece melhor compra mas dizem-me que os Stanley são melhores...e 50L para mim é muito...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            boas, para que tipo de trabalhos o vais usar? eu tenho um stanley 24l com óleo e 2,5cv e estou bastante satisfeito. existem soluções mais económicas no mercado mas é uma questão de plafond e de utilização que lhe vais dar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X