Anúncio

Collapse
No announcement yet.

DECO: Alertas para não ser enganado nos saldos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    DECO: Alertas para não ser enganado nos saldos

    citação:
    Todos os anos, a história repete-se: quando os saldos começam, os consumidores são tomados por uma espécie de «fúria consumista» e acabam por cair em erros.
    A DECO costuma receber muitas queixas dos consumidores, com dúvidas acerca dos seus direitos, e este ano, para a situação não se repetir, decidiu emitir alguns alertas para que os consumidores incautos não sejam apanhados em verdadeiros «contos do vigário».


    Saldos, reduções, promoções: mesmos direitos?
    A lei define que os saldos só se podem realizar em 2 épocas limitadas: entre 7 de Agosto e 30 de Setembro e entre 7 de Janeiro e 28 de Fevereiro. Muitas lojas começam a praticar preços mais baixos antes destas datas, usando designações como «reduções», «promoções», etc. A designação pode variar, mas os direitos mantêm-se.

    Comprar por metade do preço
    É possível poupar muito dinheiro com as reduções de preço, por vezes, muito significativas. Mas os saldos são, sobretudo, interessantes para os comerciantes: permite escoar rapidamente os artigos da estação que está a terminar, para investir na nova colecção. Além disso, poupam no armazenamento dos produtos que rapidamente passam de moda. Antes de comprar um produto com desconto, verifique se está mesmo a fazer uma boa compra, comparando o preço antigo com o novo.

    Cuidado com a marcação dos preços
    Num estudo que a DECO realizou a 312 lojas, publicado na PRO TESTE n.º 199, de Janeiro de 2000, a associação concluiu que alguns comerciantes anunciam falsas reduções. Para ter a certeza de que compra a um preço realmente vantajoso, compare o preço praticado com o antigo preço (antes da redução). Todos os bens devem exibir, de forma legível e inequívoca, o preço (com letreiros, listas ou rótulos).

    Obrigatório trocar um bem com defeito?
    Sim, o comerciante é obrigado a trocar o produto ou a devolver o dinheiro, se o artigo apresentar um defeito, mesmo em época de saldos. Apenas não é seu dever, se houver uma informação expressa de que a redução de preço se deve a defeito no artigo. Nesse caso, só compra quem quer. Se comprou um artigo em reduções e, mais tarde, detectar um defeito, tem direito a trocá-lo por outro em boas condições.

    Podem recusar-lhe o cartão de crédito?

    Apesar de defendermos que os meios de pagamento devem ser sempre os mesmos, as lojas podem decidir se aceitam ou não cartões de débito e crédito durante os saldos ou noutra altura. No entanto, se não aceitarem o seu uso, têm de avisar os consumidores, de forma inequívoca.

    Consumidor prevenido
    Guarde sempre o recibo com a discriminação dos produtos comprados e guarde-o até ao final do prazo de garantia. Caso contrário, torna-se difícil fazer uma reclamação e exigir a troca de um produto com defeito. Se um comerciante não respeitar os seus direitos, por exemplo, recusando a troca de uma peça de roupa com defeito, reclame. Pode recorrer à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (Av. Conde de Valbom, 98, Lisboa; 21 798 36 00; correio.asae@asae.pt).
    em http://www.agenciafinanceira.iol.pt/...71&div_id=1730

    Boas compras [8D]

    #2
    Obrigado!

    Comentário


      #3
      Aqui esta uma boa informação
      cumps

      Comentário


        #4
        Ai está uma informação que o Eleclerc devia saber

        Comentário


          #5
          Essa lei das trocas em saldo nem sabia que existia, mas ainda bem.

          Por acaso já fui aos saldos, menos 20€ nuns tenis Rockport.. [8D]

          Comentário


            #6
            Nunca tive problemas com os saldos.

            Comentário


              #7
              continuo a achar os saldos uma treta;)

              Comentário


                #8
                E mais, se porventura comprarem um artigo numa loja, seja em saldos ou em época normal, e se esse mesmo artigo tiver algum defeito, a loja é obrigada a trocar o artigo ou a devolver o dinheiro, independentemente da política de trocas da loja. É que muito embora as meninas das lojas desconheçam, as peças de vestuário (e calçado) gozam de 2 anos de garantia, como qualquer outro bem vendido dentro da UE.

                Comentário


                  #9
                  Pessoal, tenho uma dúvida e quero estar prevenido.

                  No Sábado fui comprar umas sapatilhas, como não tinham o meu número tiveram que pedir de outra loja e "obrigaram-me" a pagar 10% do preço delas. Acontece que elas só chegam Sexta-Feira e entretanto a loja entrou em saldos. Gostava de saber se tenho de "comer e calar" ou se devo (tenho direito a) exigir pagar o novo preço.

                  Comentário


                    #10
                    Ninguém?

                    Comentário


                      #11
                      As promoções, rebaixas ou reduções deviam ser proibidas fora da época de saldos ou então acabe-se com os saldos.

                      A época de saldos devia ser mais curta e mais tardia ( no caso dos saldos de verão, de 1 a 30 de Setembro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        As promoções, rebaixas ou reduções deviam ser proibidas fora da época de saldos ou então acabe-se com os saldos.

                        A época de saldos devia ser mais curta e mais tardia ( no caso dos saldos de verão, de 1 a 30 de Setembro.
                        Eu já nem noto quando acabam os saldos ou promoções ou como lhe queiram chamar, parece que todo o ano há letreiros nas montras a anunciar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                          Eu já nem noto quando acabam os saldos ou promoções ou como lhe queiram chamar, parece que todo o ano há letreiros nas montras a anunciar.
                          Então baixem os preços e acabe-se com os saldos

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                            Então baixem os preços e acabe-se com os saldos
                            eu acho é que as lojas já não sabem o que fazer para escoar produto.

                            Comentário


                              #15
                              Saldos começam a 28 de Dezembro ou apenas em Janeiro?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mapas Ver Post
                                Saldos começam a 28 de Dezembro ou apenas em Janeiro?
                                Ora, lendo o post que inicou este tópico vejo a resposta para a tua pergunta:

                                "Saldos, reduções, promoções: mesmos direitos?
                                A lei define que os saldos só se podem realizar em 2 épocas limitadas: entre 7 de Agosto e 30 de Setembro e entre 7 de Janeiro e 28 de Fevereiro. Muitas lojas começam a praticar preços mais baixos antes destas datas, usando designações como «reduções», «promoções», etc. A designação pode variar, mas os direitos mantêm-se. "

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Elemnt Ver Post
                                  Ora, lendo o post que inicou este tópico vejo a resposta para a tua pergunta:

                                  "Saldos, reduções, promoções: mesmos direitos?
                                  A lei define que os saldos só se podem realizar em 2 épocas limitadas: entre 7 de Agosto e 30 de Setembro e entre 7 de Janeiro e 28 de Fevereiro. Muitas lojas começam a praticar preços mais baixos antes destas datas, usando designações como «reduções», «promoções», etc. A designação pode variar, mas os direitos mantêm-se. "
                                  Ora lendo o primeiro post também se vê que foi colocado em 2007 e muita coisa muda.


                                  Originalmente Colocado por mapas Ver Post
                                  Saldos começam a 28 de Dezembro ou apenas em Janeiro?
                                  A 28 de Dezembro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A partir de 4ª feira vou entrar em ibernação, num qualquer shopping perto de mim!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                      A partir de 4ª feira vou entrar em ibernação, num qualquer shopping perto de mim!
                                      Ursa!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Será que a worten também entra em saldos? Preciso comprar uma coisa mas não sei se consigo esperar para ver se sim ou sopas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          Ursa!!
                                          Também pode ser cobra!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os saldos muitas vezes são uma grande tanga. por falar nisso, antes do Natal comprei uma camisa na Sacoor que supostamente estava com 50% de desconto, custou-me 32,75€. No entanto, já antes tinha comprado lá uma camisa muito parecida que sem promoção nenhuma ficou por cerca de 40€ . Ou seja, o preço "normal" da camisa passou miraculosamente dos 40 para os 65€ antes das promoções. E aquela camisa nunca na vida poderia custar 65 euros. Assim como vi por lá polos a custar 115€ , que ficavam por 58€ na promoção. 115€ por um polo banal da Sacoor?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                              Será que a worten também entra em saldos? Preciso comprar uma coisa mas não sei se consigo esperar para ver se sim ou sopas.
                                              Acho difícil, pois em artigos electrónicos não existe época Primavera/Verão ou Outono/Inverno.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Acho difícil, pois em artigos electrónicos não existe época Primavera/Verão ou Outono/Inverno.


                                                Então e os 10% de desconto e outras campanhas que tais que costuma haver?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                                  A partir de 4ª feira vou entrar em ibernação, num qualquer shopping perto de mim!
                                                  Porque é que não fico admirado ao ler isso?!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Este ano as promoções já atingiram os 50% e em alguns casos passaram... Será que é este ano que vamos ter 101% de saldo?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                                      Este ano as promoções já atingiram os 50% e em alguns casos passaram... Será que é este ano que vamos ter 101% de saldo?
                                                      No tópico da MM quase que havia

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post


                                                        Então e os 10% de desconto e outras campanhas que tais que costuma haver?
                                                        Legalmente, são algo de totalmente diferente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Legalmente, são algo de totalmente diferente.
                                                          Tens de ser tão picuinhas? Legalize, é quase ano novo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                            Então baixem os preços e acabe-se com os saldos
                                                            Tammbém acho que a regulamentação dos saldos, promoções e não sei que mais devia deixar de existir. Para que regulamentar o sector do comércio? É deixá-lo funcionar livremente.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X