Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Medicamento sujeito a receita sem ter receita...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Medicamento sujeito a receita sem ter receita...

    Fui à farmácia compra um medicamento, recomendado pelo médico médico à uns bons meses. Nada de mais se agora em casa não reparasse que o medicamente é sujeito a receita médica e eu não tinha receita médica.

    Ora, não seria obrigatório apresentar uma receita médica? [8)]

    No meu caso se precisasse de receita, o tempo que demorava a arranja-la já estava curado e não precisava deles para nada:D.

    (já agora, se ajudar, os comprimidos em causa são Aciclovir Winthrop 200mg)

    #2

    O não já tu tens, vai á procura do sim;), visita mais do que uma farmácia

    Os comp são caros sem receita

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por CLIO_thoris


      O não já tu tens, vai á procura do sim;), visita mais do que uma farmácia

      Os comp são caros sem receita


      ah.. a receita é só para ficar mais barato? [8)]

      Comentário


        #4
        Podes chegar á farmacia e eles podem vender-t o produto sob venda suspensa.. Quando levares a receita recebes a diferença..

        Comentário


          #5
          é uma boa pergunta.
          um simples ben-ur-on está escrito na caixa que precisa de receita medica ,mas é só ir a uma farmacia pedir, alias é basicamente paracetamol e a outros remedios com este componente activo que não está nada escrito na caixa.

          Comentário


            #6
            Eu compro frequentemente o CLARITINE para as alergias ao acaros ... mas sempre sem receita médica , pago mais caro , mas ir ao médico ainda é mais caro e já sei que ele me receita isso.

            Comentário


              #7
              Pensava que receita médica era para evitar que as pessoas tivessem acesso a certo tipo de medicamento sem recomendação médica, para evitar abusos e respectivos problemas.
              Mas afinal a receita é só para poupar-mos dinheiro.

              Esclarecido então

              Comentário


                #8

                E depois tomam uma simple dose de paracetamol mais elevada e o fígado queixa-se

                Se é preciso receita médica por alguma razão é...e não me parece que seja para baixar o preço do medicamento;)

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por MrAnderson

                  citação:Originalmente colocada por CLIO_thoris


                  O não já tu tens, vai á procura do sim;), visita mais do que uma farmácia

                  Os comp são caros sem receita


                  ah.. a receita é só para ficar mais barato? [8)]
                  Tambem! Há duvidas sobre isso?

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por MrAnderson

                    Pensava que receita médica era para evitar que as pessoas tivessem acesso a certo tipo de medicamento sem recomendação médica, para evitar abusos e respectivos problemas.
                    Mas afinal a receita é só para poupar-mos dinheiro.

                    Esclarecido então
                    Se os medicamentos devem ser vendidos por receita médica,é necessário apresentar a mesma,no acto ou até 1 mês depois (salvo erro),agora se há Farmácias que os vendem sem receita,isso já depende dos farmacêuticos..mas mas não deviam fazer isso ..segundo o que um tecnico de farmacia me disse um dia,se se descobrir que fazem isso podem sofrer coimas graves..

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por tonyV


                      E depois tomam uma simple dose de paracetamol mais elevada e o fígado queixa-se

                      Se é preciso receita médica por alguma razão é...e não me parece que seja para baixar o preço do medicamento;)
                      Porreiro, quando precisar de comprimidos para a dor de cabeça, onde se toma o vulgar benuron, panadol, aspirina... marco uma consulta medica (50/60€ pela receita) e depois vou até á farmacia para adquirir um medicamento que ninguem pede receita.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por sgarcsa

                        citação:Originalmente colocada por MrAnderson

                        Pensava que receita médica era para evitar que as pessoas tivessem acesso a certo tipo de medicamento sem recomendação médica, para evitar abusos e respectivos problemas.
                        Mas afinal a receita é só para poupar-mos dinheiro.

                        Esclarecido então
                        Se os medicamentos devem ser vendidos por receita médica,é necessário apresentar a mesma,no acto ou até 1 mês depois (salvo erro),agora se há Farmácias que os vendem sem receita,isso já depende dos farmacêuticos..mas mas não deviam fazer isso ..segundo o que um tecnico de farmacia me disse um dia,se se descobrir que fazem isso podem sofrer coimas graves..
                        Tretas e mais tretas de farmacêuticos e ajudantes de farmácia.
                        Tomo Sinvastatina e posso garantir que com choradinho compro as embalagens que quero sem receita.
                        E sabem porque vendem??? Pois é... entra-lhes 44.91€ directamente na caixa. Há duvidas sobre isto?

                        Comentário


                          #13
                          Pois é o que faz o dinheiro! ;)

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por FGO

                            citação:Originalmente colocada por tonyV


                            E depois tomam uma simple dose de paracetamol mais elevada e o fígado queixa-se

                            Se é preciso receita médica por alguma razão é...e não me parece que seja para baixar o preço do medicamento;)
                            Porreiro, quando precisar de comprimidos para a dor de cabeça, onde se toma o vulgar benuron, panadol, aspirina... marco uma consulta medica (50/60€ pela receita) e depois vou até á farmacia para adquirir um medicamento que ninguem pede receita.
                            Cada um sabe de si...

                            Comentário


                              #15
                              Eu há anos que so tomo aulin e compro sempre caixas de 60 comprimidos sem receita e sem problemas

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Lostfan

                                Eu há anos que so tomo aulin e compro sempre caixas de 60 comprimidos sem receita e sem problemas
                                Txiii isso é q deve ser mijar amarelo!! :D

                                Comentário


                                  #17
                                  Na minha humilde maneira de pensar, num caso de corrupção, tanto é criminoso e alvo de reprovação o corrupto como o corruptor.

                                  Não sou apologista de venda de medicamentos de uma forma irracional mas não deixa de ter piada que alguns que criticam o procedimento de venda de medicamentos sem receita são os mesmos que mais usufruem desse mesmo procedimento.

                                  Vá-se lá perceber estes humanos...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há mtas baldas nas farmacias e inclusivé alteram os medicamentos mesmo qdo o médico coloca a "X" no sitio próprio pra q isso não aconteça.

                                    Até mesmo antibioticos e nem sempre os mais indicados vendem!!! [8]

                                    Então qdo houver uma liberalização das farmacias e o volume de medicamentos não sujeitos a receitas medicas for considerável fora destas, vai ser bonito... vai.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já agora... És daqueles que... Vou colocar um exemplo prático.

                                      Vais à SAP e sais de lá à meia noite com uma receita com um antibiótico e um anti-inflamatório de marca. Relembro que é apenas um exemplo. Chegas à farmácia e o funcionário presente diz-te que não tem esses porque já foram todos vendidos mas que tem os medicamentos genéricos correspondentes. E depois diz-te ainda que o médico colocou a "X" no sitio próprio para que não seja dispensado o medicamento genérico. E... azar dos azares, àquela hora só se arranja o que está em armazém.

                                      Queres ir dar uma volta à procura da outra farmácia de serviço na esperança- repara bem no que escrevi, esperança- de que na próxima eles não estejam, de momento, indisponíveis ou então preferes que esse mesmo funcionário te faça a troca e depois justifique na receita os motivos pelos quais fez essa alteração?

                                      Sou bom rapaz, eu espero que optes pela 2ª opção. E mais... Que o funcionário também esteja disponível para o fazer, o que admito sem qualquer dificuldade será bem mais fácil.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Keyser_Soze

                                        Já agora... És daqueles que... Vou colocar um exemplo prático.

                                        Vais à SAP e sais de lá à meia noite com uma receita com um antibiótico e um anti-inflamatório de marca. Relembro que é apenas um exemplo. Chegas à farmácia e o funcionário presente diz-te que não tem esses porque já foram todos vendidos mas que tem os medicamentos genéricos correspondentes. E depois diz-te ainda que o médico colocou a "X" no sitio próprio para que não seja dispensado o medicamento genérico. E... azar dos azares, àquela hora só se arranja o que está em armazém.

                                        Queres ir dar uma volta à procura da outra farmácia de serviço na esperança- repara bem no que escrevi, esperança- de que na próxima eles não estejam, de momento, indisponíveis ou então preferes que esse mesmo funcionário te faça a troca e depois justifique na receita os motivos pelos quais fez essa alteração?

                                        Sou bom rapaz, eu espero que optes pela 2ª opção. E mais... Que o funcionário também esteja disponível para o fazer, o que admito sem qualquer dificuldade será bem mais fácil.

                                        Não foi esse o caso e até te digo mais, sei de um caso em q deram uma embalagem de antibiotico com mais comprimidos e disseram a pessoa q se lhe voltasse a dar aquilo, q voltasse a tomar. O q já por sí é grave, ainda mais qdo os restantes não dariam para fazer o tratamento com o numero de tomas necessárias.

                                        Eu próprio uma vez fui a farmacia com uma receita em q não era discriminada marca nenhuma, apenas a DCI, dosagem e tamanho da embalagem e a primeira coisa q o farmaceutico me faz é trazer um medicamento de marca!!!

                                        A etica nas farmacias infelizmente cada vez mais se resume aos €€€.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se esse farmacêutico não tinha o correspondente medicamento genérico acho que fez bem. Se não era essa a situação, ou seja, tanto tinha de um como de outro, então o que deveria ter feito era ter-te perguntado qual a tua preferência, isto se fosse possível de acordo com as opções do médico ou a ausência delas.

                                          Quanto ao primeiro caso, é claro que não é o mais correcto, mas já agora... Deu jeito? Ou antes de tomar passou pelo médico a perguntar se podia usar o resto da caixa que lá tinha? ;)

                                          A ética e moral é feita por humanos e claro está, é limitada pelas nossas próprias limitações. Infelizmente nas farmácias, como em várias outras actividades, o vil metal acaba por ter uma influência que não é em todas as circunstâncias a desejável. Enfim, farmácia é como em todo lado, há uns bons, outros melhorzinhos, outros medianos, maus e os piorzinhos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Keyser_Soze

                                            Se esse farmacêutico não tinha o correspondente medicamento genérico acho que fez bem. Se não era essa a situação, ou seja, tanto tinha de um como de outro, então o que deveria ter feito era ter-te perguntado qual a tua preferência, isto se fosse possível de acordo com as opções do médico ou a ausência delas.
                                            É eticamente reprovável a dispensa de um medicamento mais caro (e nem entro no capitulo das marcas) havendo mais baratos, qdo o médico não especificou laboratório/marca alguma. A "pergunta" nem se coloca.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu acho que a pergunta deve ser sempre colocada. O utente que escolha. Há pessoas que não se importam de pagar mais. Ou achas que quem, seja pelo motivo que for, quer levar o medicamento de marca deve ser obrigado a levar o mais barato?

                                              Eu, ao nível dos meus conhecimentos, prefiro comprar sempre o genérico mas há quem faça "finca pé" em levar o de marca. Achas que o devemos obrigar a levar o mais barato? Escolha o utente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Keyser_Soze

                                                Eu acho que a pergunta deve ser sempre colocada. O utente que escolha. Há pessoas que não se importam de pagar mais. Ou achas que quem, seja pelo motivo que for, quer levar o medicamento de marca deve ser obrigado a levar o mais barato?

                                                Eu, ao nível dos meus conhecimentos, prefiro comprar sempre o genérico mas há quem faça "finca pé" em levar o de marca. Achas que o devemos obrigar a levar o mais barato? Escolha o utente.
                                                É obvio q dê jeito ao farmaceutico q se faça a pergunta, não tem nada a perder.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Dás uma no cravo e outra na ferradura... Primeiro criticas os farmacêuticos que trocam o medicamento- e aí concordo contigo- e depois mais adiante já referes que não se deveria perguntar nada ao utente. Queres mais corda ou chega?

                                                  Temos conceitos de liberdade de escolha diferentes. Não concordo, mas respeito.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Keyser_Soze

                                                    Dás uma no cravo e outra na ferradura... Primeiro criticas os farmacêuticos que trocam o medicamento- e aí concordo contigo- e depois mais adiante já referes que não se deveria perguntar nada ao utente. Queres mais corda ou chega?

                                                    Temos conceitos de liberdade de escolha diferentes. Não concordo, mas respeito.


                                                    O problema em Portugal é q temos uma população q além de pobre é ignorante e pouco exigente, mas vai chegar o dia em q os doentes vão começar a procurar os bons médicos q passam medicamentos mais em conta e a farmacia q dispense o medicamento mais barato sem manhas.

                                                    O problema do genericos em Portugal é q se faz um bicho de 7 cabeças, não se percebe pq é q os médicos que já viram estudos q mostra biodisponibilidade semelhantes entre medicamentos de marca e genericos, continuam a prescrever os de marca. O pq de se questionar tanto se se quer generico ou de marca, qdo o nosso povo fica suspeito qdo se colocam questões deste genero.

                                                    E não, não ando a "dar uma no cravo e outra na ferradura", é eticamente incorrecto um farmaceutico alterar um medicamento qdo o médico especificou com a tal cruz q não o fizessem e correcto dar o medicamento generico mais barato ou o de marca caso não haja disponível genericos pra um determinado farmaco. A pergunta q de nada tem de inocente é excusada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:smi1e

                                                      --------------------------------------------------------------------------------

                                                      citação:
                                                      --------------------------------------------------------------------------------
                                                      Originalmente colocada por Keyser_Soze

                                                      Dás uma no cravo e outra na ferradura... Primeiro criticas os farmacêuticos que trocam o medicamento- e aí concordo contigo- e depois mais adiante já referes que não se deveria perguntar nada ao utente. Queres mais corda ou chega?

                                                      Temos conceitos de liberdade de escolha diferentes. Não concordo, mas respeito.



                                                      --------------------------------------------------------------------------------




                                                      O problema em Portugal é q temos uma população q além de pobre é ignorante e pouco exigente, mas vai chegar o dia em q os doentes vão começar a procurar os bons médicos q passam medicamentos mais em conta e a farmacia q dispense o medicamento mais barato sem manhas.

                                                      O problema do genericos em Portugal é q se faz um bicho de 7 cabeças, não se percebe pq é q os médicos que já viram estudos q mostra biodisponibilidade semelhantes entre medicamentos de marca e genericos, continuam a prescrever os de marca. O pq de se questionar tanto se se quer generico ou de marca, qdo o nosso povo fica suspeito qdo se colocam questões deste genero.

                                                      E não, não ando a "dar uma no cravo e outra na ferradura", é eticamente incorrecto um farmaceutico alterar um medicamento qdo o médico especificou com a tal cruz q não o fizessem e correcto dar o medicamento generico mais barato ou o de marca caso não haja disponível genericos pra um determinado farmaco. A pergunta q de nada tem de inocente é excusada.
                                                      Já assumi que é essa a postura mais idónea.

                                                      Afinal acabas por me dar razão num dos post's em que tinha colocado essa hipótese.

                                                      Quanto à pergunta continuo a defender que deve ser feita. Mas lá está, são conceitos diferentes de liberdade de escolha.

                                                      Fiquei sem saber se a caixa de antibióticos com comprimidos a mais deu jeito para uma possível situação semelhante ou se passou pelo médico a pedir aconselhamento. Não tens conhecimento de nada? É como te digo... "Tanto ladrão é o que rouba a casa como o que fica à porta"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        ha malta que acredita MESMO que as receitas sao apenas pra baixar o valor dos medicamentos!!!:D

                                                        brutal:D

                                                        a malta ta pior do que eu pensava....

                                                        agua ras é que é! é agua, é transparente, e chega a ser mais barata que a "outra" agua. bebam um bocadito:D

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Keyser_Soze



                                                          Já assumi que é essa a postura mais idónea.

                                                          Afinal acabas por me dar razão num dos post's em que tinha colocado essa hipótese.

                                                          Quanto à pergunta continuo a defender que deve ser feita. Mas lá está, são conceitos diferentes de liberdade de escolha.

                                                          Fiquei sem saber se a caixa de antibióticos com comprimidos a mais deu jeito para uma possível situação semelhante ou se passou pelo médico a pedir aconselhamento. Não tens conhecimento de nada? É como te digo... "Tanto ladrão é o que rouba a casa como o que fica à porta"
                                                          Obviamente q não dá jeito algum, em primeiro lugar pq não ficam comprimidos suficientes para fazer o tratamento no numero de dias necessários. Em segundo lugar, pq não são os pacientes q devem decidir qdo tomar os antibioticos, há mtas doenças com sintomas parecidos e os pacientes não distinguem se se trata de uma infecção ou não, nem mesmo os farmaceuticos q têm um curso superior conseguem fazer diagnosticos!!! E não é por acaso q os antibioticos têm embalagens com o numero aproximado de comprimidos ou quantidade de xarope apenas para um tratamento. E sim, o paciente referiu ao médico o facto de ter-lhe sido vendido uma embalagem com mais metade dos comprimidos prescrita e este lhe disse para os deitar fora.

                                                          Qto a parte azul, apenas referi o medicamento de marca qdo para um determinado principio activo ainda não há no mercado um generico. No caso de haver seria eticamente correcto o farmaceutico avisar o utente da existencia mesmo não o tendo na sua farmacia. Mas claro q isso nunca deve acontecer, ao contrario da pergunta manhosa já discutida.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                            ha malta que acredita MESMO que as receitas sao apenas pra baixar o valor dos medicamentos!!!:D

                                                            brutal:D

                                                            a malta ta pior do que eu pensava....

                                                            agua ras é que é! é agua, é transparente, e chega a ser mais barata que a "outra" agua. bebam um bocadito:D
                                                            Na prática, quando já tens medicação pré-definida para certos tratamentos/doenças periódicas, não serve para muito mais que baixar o preço (caso seja comparticipado);)


                                                            E o estado só se for estúpido é que vai fiscalizar isso, devem poupar pouco com isso devem..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X