Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Termoacumulador, esquentador ou caldeira?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Termoacumulador, esquentador ou caldeira?

    Vou ter de optar por uma destas soluções. Provavelmente a médio prazo instalo uns painéis solares, mas não deve ser para já.

    O que recomendam, só para águas sanitárias ( não vai ter aquecimento central )? O clássico esquentador, uma caldeira, ou um termoacumulador?

    Qual pesa mais na factura?

    #2
    O mais económico deve ser o esquentador.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por jbranco

      O mais económico deve ser o esquentador.

      Há uns tempos atrás um estudo da DECO dizia que já foi.Agora é o termoacumulalador.Com tarifário bi-horario.





      Saludos

      Comentário


        #4
        sei que haviam uns esquentadores,que serviam de complemento aos paineis solares para casos acabar a agua quente e/ou dias encobertos,mas isso já foi a mais de 10anos nem sei se ainda se fabricam nem a marca,nem de podem funcionar sozinhos.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por joão vasco

          sei que haviam uns esquentadores,que serviam de complemento aos paineis solares para casos acabar a agua quente e/ou dias encobertos,mas isso já foi a mais de 10anos nem sei se ainda se fabricam nem a marca,nem de podem funcionar sozinhos.
          Penso que neste momento os painéis solares já não necessitam de ajuda externa. Acho que ainda podem usar uma resistência, mas é interna.

          Comentário


            #6
            O termoacumulador tem uma desvantagem brutal.

            Acaba-se a água quente e temos de esperar, esperar, esperar...

            Depois, o espaço ocupado é bastante importante.

            Eu acho que o gás natural ainda é o melhor, por isso eu preferia um esquentador (mas evita os inteligentes que são burros como tudo).

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

              O termoacumulador tem uma desvantagem brutal.

              Acaba-se a água quente e temos de esperar, esperar, esperar...

              Depois, o espaço ocupado é bastante importante.

              Eu acho que o gás natural ainda é o melhor, por isso eu preferia um esquentador (mas evita os inteligentes que são burros como tudo).
              Só se acaba a água se o termoacomulador estiver sub-dimensionado para o lar em questão.

              Gás natural???
              Atenção que a factura é muito cara...

              Esquentador?
              Se for mais do que um utilizador ao mesmo tempo, alguém pode passar frio...

              Conclusão:
              Termoacomulador devidamente dimensionado, complementado com contador Bi-horário.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Sansoni7

                citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                O termoacumulador tem uma desvantagem brutal.

                Acaba-se a água quente e temos de esperar, esperar, esperar...

                Depois, o espaço ocupado é bastante importante.

                Eu acho que o gás natural ainda é o melhor, por isso eu preferia um esquentador (mas evita os inteligentes que são burros como tudo).
                Só se acaba a água se o termoacomulador estiver sub-dimensionado para o lar em questão.

                Gás natural???
                Atenção que a factura é muito cara...

                Esquentador?
                Se for mais do que um utilizador ao mesmo tempo, alguém pode passar frio...

                Conclusão:
                Termoacomulador devidamente dimensionado, complementado com contador Bi-horário.
                é mesmo um questão de gosto pessoal

                em relação ao gas natural
                é uma questão de regular a potencia e caudal do mesmo.
                em 2utilizadores é uma questão da dimenção e potencia do esquentador
                há de 11litros a 18litros
                e o termoacumolador tem um grande defeito para mim que é a ausencia de pressão,nada bate um duche bem quente com a agua forte a juntar a um "telefone" com função massagem....

                Comentário


                  #9
                  Mas há diferença na pressão da água??

                  Pelo que vi, os termoacumuladores ainda consomem razoavelmente. A dúvida é em quanto se traduz ao fim do mês.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                    O termoacumulador tem uma desvantagem brutal.

                    Acaba-se a água quente e temos de esperar, esperar, esperar...

                    Depois, o espaço ocupado é bastante importante.

                    Eu acho que o gás natural ainda é o melhor, por isso eu preferia um esquentador (mas evita os inteligentes que são burros como tudo).
                    Exacto, então quando o pessoal vem da praia e vai tudo tomar banho?

                    A menos que tenha capacidade para muitos litros (implica + espaço, e ser mais caro), a agua quente nao chega para uma familia tomar banho.

                    Comentário


                      #11
                      Tenho termoacumulador com 150lts e posso dizer que usamos 2 casas de banho ao mesmo tempo a tomar banho e a água continua a sair quente e com pressão.
                      Já experimentei pôr a água a correr na 3ª casa de banho enquanto usamos as outras duas e a água continua a sair quente...
                      É claro que se tiveres a temperatura nos 45º e a quiseres manter, gastas mt mais do que se tiveres a temp. a 30-35º...

                      Comentário


                        #12
                        Aqui em casa usa-se esquentador clássico (Comprou-se um inteligente para a casa de férias, mas aquilo de inteligente não tem nada LOL).

                        Claro que sugiro o esquentador por diversas vantagens.
                        Além de ser mais barato, não consome electricidade (coisa que cá em casa não podia ser pois o quadro não dá para extravagâncias), o espaço que o aparelho ocupa, etc.




                        Comentário


                          #13
                          Mas entre electricidade e gás, venha o diabo e escolha ( acho eu ). E o espaço não deve ser problema, acho que pode ser instalado no sotão.

                          Eventualmente podia acabar com o gás em casa.

                          Comentário


                            #14
                            Não acabes com o gás em casa.

                            A luz ainda costuma falhar por bastante horas seguidas...

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                              Não acabes com o gás em casa.

                              A luz ainda costuma falhar por bastante horas seguidas...
                              Se calhar até é melhor :D

                              Acho que vou mesmo manter o gás, mas deixar a instalação eléctrica e canalizações para alternativas

                              Comentário


                                #16
                                Cá por casa compramos um termoacumulador (Junkers 80 litros, 3C) depois de eu muito chatear os meus pais. Não sei se por fobia ou não, cada vez que o esquentador a gás estava ligado sentia-me sufocar.

                                Contra a minha vontade, o meu pai, armado em habilidoso, insiste em ser ele em instalar o dito cujo, para poupar uns trocos. *suspiro*

                                Já li o manual e lá além de referir que a instalação deve ser realizada por um técnico, fala também que o termoacumulador deve ter um circuito independente, o que não irá acontecer se o meu pai não quiser chamar um electricista. A instalação electrica já é antiga, e lembro-me de a mudarmos há uns anos, e a tomada onde o aparelho vai estar ligado é puxada de uma infinidade de tomadas que há na cozinha, onde trabalham aparelhos como o microondas, frigorifico, entre outros.

                                Será que estou a ser paranóica ou tenho razão nos meus queixumes? Já começo a ficar farta da atitude 'homem faz-tudo' do meu pai. É que na maioria dos casos não fica nada bem feito, ou acaba por avariar electrodomésticos!

                                Comentário


                                  #17
                                  Se na casa em questão já tiver a instalação devidamente feita (botijas fora de casa e tubos de gás em metal e não mangueiras) a melhor solução é o esquentador (não inteligente), aquece a agua rapidamente e de uma forma continua, os termoacamuladores necessitam tempo para aquecer e depois de gastar a água necessita esperar tempo para voltar a aquecer.
                                  Quanto à pressão de serviço, depende da rede de abastecimento e não do aquecedor que se use, mas se esta for baixa, uma pequena bomba circuladora resolve o problema.
                                  Também a mautenção do esquentador é praticamente nula, enquanto o termoacomulador necessita de resistencias e da troca periódica do ânodo, também implica umas certas exigências em termos de instalação eléctrica (geralmente um disjuntor próprio directamente do quadro).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Termoacumulador

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por elise Ver Post
                                      Cá por casa compramos um termoacumulador (Junkers 80 litros, 3C) depois de eu muito chatear os meus pais. Não sei se por fobia ou não, cada vez que o esquentador a gás estava ligado sentia-me sufocar.

                                      Contra a minha vontade, o meu pai, armado em habilidoso, insiste em ser ele em instalar o dito cujo, para poupar uns trocos. *suspiro*

                                      Já li o manual e lá além de referir que a instalação deve ser realizada por um técnico, fala também que o termoacumulador deve ter um circuito independente, o que não irá acontecer se o meu pai não quiser chamar um electricista. A instalação electrica já é antiga, e lembro-me de a mudarmos há uns anos, e a tomada onde o aparelho vai estar ligado é puxada de uma infinidade de tomadas que há na cozinha, onde trabalham aparelhos como o microondas, frigorifico, entre outros.

                                      Será que estou a ser paranóica ou tenho razão nos meus queixumes? Já começo a ficar farta da atitude 'homem faz-tudo' do meu pai. É que na maioria dos casos não fica nada bem feito, ou acaba por avariar electrodomésticos!

                                      Começando pelo princípio:

                                      - Avariar, em princípio não há nada para avariar;

                                      - O termoacumulador, quando em aquecimento, puxa bastante corrente. Grosso modo, uns 10A (lê-se 10 ampére);

                                      - Se a instalação da casa estiver bem feita, então os fios das tomadas são de 2.5 mm^2 de secção e cada circuito de tomadas está protegido no quadro por um disjuntor de 16A. Ou seja, a corrente máxima permitida no circuito a um dado momento é de 16A;

                                      - Posto isto, o termoacumulador funcionará bem se ligado a uma tomada qualquer;

                                      - O problema reside em ter vários aparelhos de forte consumo ligados no mesmo circuito de tomadas. No caso em que foi exposto, ter o microondas e o frigorífico ligados também. A corrente exigida pelos 3 aparelhos em simultâneo pode muito bem exceder os 16A (especialmente durante o arranque do microondas).

                                      - O que é que acontece? Nada de muito grave: o disjuntor dispara e corta a energia no circuito. Nada se estraga - é para isso que o disjuntor existe! No entanto é aborrecido.

                                      - Por causa deste tipo de aborrecimentos é que se recomenda um circuito separado do quadro para o termoacumulador;

                                      - Por último, e por uma questão de segurança das pessoas, há que ter muita atenção na ligação à terra do termoacumulador.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rufema Ver Post

                                        Também a mautenção do esquentador é praticamente nula, enquanto o termoacomulador necessita de resistencias e da troca periódica do ânodo, também implica umas certas exigências em termos de instalação eléctrica (geralmente um disjuntor próprio directamente do quadro).

                                        Não concordo nada. Em termos de exigências de instalação o esquentador é muito mais exigente: canalização de gás, entradas de ar fresco, boa exaustão de gases, chaminé, etc...

                                        A manutenção do termoacumulador é... NULA! Tirando os casos pontuais de avaria (quase inexistentes, é uma máquina muito simples, tem apenas uma resistência de aquecimento e um termóstato) não há manutenção a fazer.

                                        Já o esquentador a gás é mais complexo e propenso a falhas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não percebo a vossa paranoia contra os esquentadores inteligentes.

                                          Eu nas minhas 2 casas, tenho esquentadores inteligentes e aquilo funciona que é uma maravilha

                                          Comentário


                                            #22
                                            Em 2004 ou 2005 fiz as contas todas, porque estava a montar casa e precisava decidir se havia de colocar esquentador a gás natural ou termoacumulador. Não me recordo já dos resultados em concreto, mas as conclusões apontaram para o esquentador, e foi isso que instalei.

                                            As contas foram bem feitas, que eu nestas coisas sou bastante... hummm, vá lá, chato mesmo!
                                            Recordo-me de ter considerado o preço por metro cúbco do gás natural, a sua capacidade calorífica (é preciso levar isto em conta porque o preço unitário do gás natural é baixo, mas a sua capacidade calorífica também o é, ou seja, é preciso gastar mais quantidade para aquecer o mesmo), bem como do lado do termo-acumulador, o consumo de electricidade para o primeiro aquecimento, consumo para re-aquecer após meio-depósito gasto, etc, etc. (já no pressuposto do contador bi-horário).
                                            Adquiri um esquentador inteligente de alto débito, que até hoje nunca nos deixou ficar mal, e estou satisfeito (a factura do gás nunca sobe muito).
                                            O único defeito que vejo são mesmo as limitações de utilização por em 2 wc ao mesmo tempo. O meu esquentador permite fazer isso sem grande problemas, mas é difícil de coordenar (se um fecha a torneira, a água no outro wc fica logo a escaldar e vice-versa).

                                            Em suma, acho que não há uma solução ideal. É sempre um compromisso, ficando a cada caso concreto a decisão dos factores mais importantes a considerar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              Não concordo nada. Em termos de exigências de instalação o esquentador é muito mais exigente: canalização de gás, entradas de ar fresco, boa exaustão de gases, chaminé, etc...

                                              A manutenção do termoacumulador é... NULA! Tirando os casos pontuais de avaria (quase inexistentes, é uma máquina muito simples, tem apenas uma resistência de aquecimento e um termóstato) não há manutenção a fazer.

                                              Já o esquentador a gás é mais complexo e propenso a falhas.
                                              Eu referi que a casa deveria ter a instação adequada à montagem de um esquentador, se assim não for, é claro que o termoacomulador se torna mais facil de montar, mas nunca será tão eficiente como um esquentador e a manutenção, continuo a dizer, é mais frequente pois as resistencias têm uma certa duração e os termoacomuladores custumam ter um ânodo (para hevitar a corrosão) que se desgasta com o tempo, já para não referir que deixam de trabalhar se existirem falhas de energia.
                                              Quanto aos esquentadores inteligentes, gastam pilhas, por vezes não ligam e são mais caros (falo por experiência própria, pois tenho um Vulcano HDG inteligente e é muito mais "fraco" que o anterior, dito normal.
                                              Mas no fundo é sempre uma questão pessoal e não existem soluções perfeitas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rufema Ver Post
                                                Eu referi que a casa deveria ter a instação adequada à montagem de um esquentador, se assim não for, é claro que o termoacomulador se torna mais facil de montar, mas nunca será tão eficiente como um esquentador e a manutenção, continuo a dizer, é mais frequente pois as resistencias têm uma certa duração e os termoacomuladores custumam ter um ânodo (para hevitar a corrosão) que se desgasta com o tempo, já para não referir que deixam de trabalhar se existirem falhas de energia.
                                                Quanto aos esquentadores inteligentes, gastam pilhas, por vezes não ligam e são mais caros (falo por experiência própria, pois tenho um Vulcano HDG inteligente e é muito mais "fraco" que o anterior, dito normal.
                                                Mas no fundo é sempre uma questão pessoal e não existem soluções perfeitas.
                                                De acordo com (quase) tudo.

                                                A eficiência é relativa (depende das tarifas).

                                                A falha de energia eléctrica não é grande argumento contra o termoacumulador - também pode falhar o gás, acabar a botija...

                                                Agora, o que não me entra mesmo na cabeça é as seguintes afirmações:

                                                - As resistências têm uma certa duração - bem, nada é eterno. Eu já substituí algumas resistências em termoacumuladores, mas todas elas com uma dezena de anos de serviço ou mais! Substituí-as por avaria, não são um material de desgaste como óleo e filtros num carro;

                                                - Essa do ânodo para evitar corrosão e que se desgasta com o tempo também foi coisa que nuuuuuuuuunca vi, nem sei onde possa estar ou como ser substituído.

                                                Será que o rufema me pode explicar melhor estes pontos? Atenção, não estou a dizer que o rufema está errado, eu queria era mesmo ver se esclarecia isto.

                                                Já agora, os termoacumuladores de que tenho falado e tenho mais experiência são os vulgares "cilindros".

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vou deixar a minha experiência com o esquentador inteligente (mas pouco) a gás que ainda tenho.

                                                  Primeiro que a água quente chegue à casa de banho, gasto litros e litros de água que dá para encher um balde e meio. O esquentador no seu tempo de vida avariou tantas vezes que nem consigo contá-las pelos dedos. Gastou-se muito dinheiro em manutenção.

                                                  Por último, não tendo o meu edificio gás canalizado, carrega-se a botija escada acima até ao terceiro andar (não há elevador). O ter botija é um enorme senão. Quando a botija está em fim de vida a água sai muito pouco quente...e quando se está sozinho em casa, no banho, e acaba o gás... não é nada agradável!

                                                  Por uma questão de conforto prefiro o termoacumulador. Pode até ficar mais caro na factura da electricidade, mas compensa no conforto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    - Essa do ânodo para evitar corrosão e que se desgasta com o tempo também foi coisa que nuuuuuuuuunca vi, nem sei onde possa estar ou como ser substituído.

                                                    No novo que comprei o ânodo sai pela parte de cima do termoacumulador, por isso ao ser instalado o mesmo, devemos deixar uma distância minima (vem no livro de instruçoes) a obstáculos que se encontrem da parte superior.

                                                    Pelo menos uma vez por ano devemos retirar o ânodo e ver se ainda está em condições, se o diâmetro fôr inferior ao referido no livro de instruções, tem que ser substituido.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Elise, será que me consegues indicar a marca e modelo do teu termoacumulador? Talvez eu possa ir ao site do fabricante explorar algumas coisas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        De acordo com (quase) tudo.

                                                        A eficiência é relativa (depende das tarifas).

                                                        A falha de energia eléctrica não é grande argumento contra o termoacumulador - também pode falhar o gás, acabar a botija...

                                                        Agora, o que não me entra mesmo na cabeça é as seguintes afirmações:

                                                        - As resistências têm uma certa duração - bem, nada é eterno. Eu já substituí algumas resistências em termoacumuladores, mas todas elas com uma dezena de anos de serviço ou mais! Substituí-as por avaria, não são um material de desgaste como óleo e filtros num carro;

                                                        - Essa do ânodo para evitar corrosão e que se desgasta com o tempo também foi coisa que nuuuuuuuuunca vi, nem sei onde possa estar ou como ser substituído.

                                                        Será que o rufema me pode explicar melhor estes pontos? Atenção, não estou a dizer que o rufema está errado, eu queria era mesmo ver se esclarecia isto.

                                                        Já agora, os termoacumuladores de que tenho falado e tenho mais experiência são os vulgares "cilindros".
                                                        Pode haver vários tipos de termoacomuladores, mas estou a falar daqueles vulgarmente chamados "cilindros", que têm uma resistencia acoplada a um termoestato, pelo que conheço, essas resistencias são uns fios metálicos enrolados em uma base cerâmica, depois existe o tal ânodo que parece uma barra de ferro (mas é feito num metal especifico, quase sempre magnésio, que impede a carrosão da estrutura do clindro) e que se vai desgastando com a utilização, nos cilindros que conheço é uma peça que se enrosca na tampa e fica mergulhada na água.
                                                        No catáloga da Vulcano existe esta descrição.

                                                        http://www.vulcano.pt/images/article...t_abril_08.pdf

                                                        No site da EDP (passo a transcrever uma parte) também fala dos ânodos eléctronicos.

                                                        "O depósito/reservatório do termoacumulador de duplo nível é em aço protegido a esmalte vitrificado. No seu interior contém um eléctrodo (designado por ânodo electrónico de protecção) com o objectivo de evitar qualquer tipo de corrosão do depósito. Uma corrente eléctrica de muito baixa intensidade entre o ânodo e o depósito do termoacumulador serve para manter o equilíbrio químico entre o aço e a água."

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          Elise, será que me consegues indicar a marca e modelo do teu termoacumulador? Talvez eu possa ir ao site do fabricante explorar algumas coisas.
                                                          é um junkers 80 litros elacell comfort ou abreviado HS 80-3C

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            já agora deixo a minha esperiencia com termoacumulador

                                                            a agua quente acaba sempre que EU estou no banho.


                                                            quando eu digo sempre é mesmo sempre,

                                                            é um facto da minha vida, é uma das minhas lei de murphy.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X