Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comprar casa sem usar imobiliaria. Problemas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comprar casa sem usar imobiliaria. Problemas?

    Olá;

    Será muito complicado tratar da papelada e escritura sem usar uma imobiliaria?
    Não existe outra entidade que faça isso sem nos cobrar 5%+IVA do valor de venda do imovél...

    #2
    Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
    Olá;

    Será muito complicado tratar da papelada e escritura sem usar uma imobiliaria?
    Não existe outra entidade que faça isso sem nos cobrar 5%+IVA do valor de venda do imovél...
    Dá sempre para fazer tudo. Só tens de ter tempo e dispobilização.

    E sim é normal as imobiliárias cobrarem 5%+Iva.

    MAS!!!!

    Tu não pagas esses 5%+IVA, quem paga é o vendedor!!! Para ti é o mesmo que comprar uma casa sem ser em imobiliária! Com a grande vanatgem de teres uma grande ajuda nas papeladas!

    Mas mais uma vez é preciso atenção. Pq há apenas 2 ou 3 imobiliárias a trabalhar em condições... Muitas vendem casas sem saber da papelada, e depois vais assinar a escritura e vê-se que há herdeiros, ou que há reservas de propriedade e ficas com uma carga de trabalhos nas mãos... Tem atenção!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
      Olá;

      Será muito complicado tratar da papelada e escritura sem usar uma imobiliaria?
      Não existe outra entidade que faça isso sem nos cobrar 5%+IVA do valor de venda do imovél...
      Eu comprei a minha casa directamente aos anteriores donos sem intervenção de "terceiros". Dá um pouco de trabalho mas compensa financeiramente (isto para aqueles que têm que "contar todos os tostões" neste aspecto).
      Tratei de tudo e, como tal, obtive um preço "simpático" (pois não houve "tubarões" pelo meio).
      O meu pai na altura até era empregado bancário e tratou da parte do empréstimo.

      Comentário


        #4
        Parce me que és capaz de ganhar alguma coisa em comprar directamente, porque, muito embora o comprador não pague o encargo dos 5% o vendedor está sempre disposto a vender um pouco mais barato do que a imobiliária por não ter de suportr esse encargo. Desse ponto de vista parece me vantajoso, agora de facto, deve ser um pouco mais complicado tratar da papelada, mas se tens alguma casa em vista nessas condições e que seja uma proposta interessante, então acho que é de aproveitar. A questão da papelada não há de ser nada que nãoconsigas tratar.

        Boa sorte na compra.

        Comentário


          #5
          O processo está cada vez mais simplificado,se o imovel que vais comprar ou vender estiver devidamente legalizado, a tarefa não é assim tão complicada, passei por isso recentemente.
          Tal como disse o SilverArrow, tendo tu tempo e disponibilidade, fazes isso na boa.
          Outra coisa, na net tens todo o tipo de informação para te ajudar nos passos a seguir.

          Comentário


            #6
            desde que tenhas algum tempo tudo se faz sem grandes complicações.
            tens que ter muita, mesmo muita atenção aos pontos que o SilverArrow menciona. Ainda há pouco tempo um vizinho meu escriturou um terço de um terreno que comprou e quando foi para o registar ele já estava em nome de um outro herdeiro...
            como disse, basta ter atenção a algumas coisas e podes de facto poupar uma nota.
            Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
            Olá;

            Será muito complicado tratar da papelada e escritura sem usar uma imobiliaria?
            Não existe outra entidade que faça isso sem nos cobrar 5%+IVA do valor de venda do imovél...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por J Ver Post
              Parce me que és capaz de ganhar alguma coisa em comprar directamente, porque, muito embora o comprador não pague o encargo dos 5% o vendedor está sempre disposto a vender um pouco mais barato do que a imobiliária por não ter de suportr esse encargo. Desse ponto de vista parece me vantajoso, agora de facto, deve ser um pouco mais complicado tratar da papelada, mas se tens alguma casa em vista nessas condições e que seja uma proposta interessante, então acho que é de aproveitar. A questão da papelada não há de ser nada que nãoconsigas tratar.

              Boa sorte na compra.
              Com a guerra que há no mercado imobiliário, isto cada vez menos acontece.

              Pq uma imobiliária (e outra vez falo das melhores...) não quer um imóvel de 100.000 quando o gajo do lado particular vende a 95.000€. A imobiliária mete tb o dela a 95.000€ e o comprador assim não perde guito nenhum, o vendedor tem de ir pagar a comissão, mas tem uma taxa de venda do imóvel umas 20x superior que o particular.

              Comentário


                #8
                Se tiveres tempo e disposição para andar em consevatórias e tudo mais, podes bem tratar de tudo sozinho. Eu não tinha tempo (e sobretudo disposição) e deixei que a imobiliária tratasse de tudo. Foram exemplares em todo o processo.

                Comentário


                  #9
                  Queria dizer que comprar a constructor por vezes tem vantagens e desvantagens.
                  Vantagens de por vezes se fazer melhor negócio uma vez que ele encarecem os preços pra terem margem para pagar à imobiliária.
                  Desvantagem é que por vezes podemos ser levados por eles e no fim sermos lixados.

                  Comentário


                    #10
                    Opah... eu comprei a minha através de uma imobiliária unipessoal. para além da pessoa ser conhecida, não podia ter feito melhor escolha. tratou de TUDO. só tivemos que desembolsar a nota, ir reconhecer assinaturas, fazer a escritura e no final dar um salto às finanças.

                    Comentário


                      #11
                      No Barclays pagas 500€ e tratam de tudo.
                      Além de terem o spread / prestação mais baixa do mercado.

                      Eu pelo menos não encontrei mais baixo.

                      Faz uma simulação no site deles.

                      Também há casas que tratam dessas papeladas sem levarem o absurdo de 5%sobre a venda/compra.

                      Acho um absurdo o preço que as imobiliarias ganham com estes negocios!

                      Comentário


                        #12
                        Não existem notarios ou afins que tratem de tudo como as imobiliarias?
                        Serão as unicas hipoteses Imobiliarias ou particular?

                        No meu caso o vendedor irá pagar 10.000€ de comissão....
                        Acho um absurdo de dinheiro por um serviço...

                        Comentário


                          #13
                          Não é dificil, se tiveres algum tempo o melhor mesmo é tratares directamente com o vendedor e ele tirar esses 10000€ ao preço final ;) ou então 7500 e assim ganhas todos. Tu que compras por 7500€ a menos que na imobiliária e o vendedor que consegue encaixar + 2500€ do que se for a imobiliária a vender a casa.

                          Eu comprei e vendi directamente sem imobiliária, e compensou bem. Os bancos dão uma ajuda ao dizer que papéis são necessários.

                          Comentário


                            #14
                            Na imobiliária que me tratou da papelada, paguei 200 euros. Só tive que ir reconhecer as assinaturas e aparecer na escritura. O resto foi tudo tratado por eles.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por edias Ver Post
                              Não é dificil, se tiveres algum tempo o melhor mesmo é tratares directamente com o vendedor e ele tirar esses 10000€ ao preço final ;) ou então 7500 e assim ganhas todos. Tu que compras por 7500€ a menos que na imobiliária e o vendedor que consegue encaixar + 2500€ do que se for a imobiliária a vender a casa.

                              Eu comprei e vendi directamente sem imobiliária, e compensou bem. Os bancos dão uma ajuda ao dizer que papéis são necessários.

                              Se a casa já está isncrita numa imobiliária e o contrato não permitir a venda pelo próprio. Não podes tratar com o vendedor.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
                                Não existem notarios ou afins que tratem de tudo como as imobiliarias?
                                Serão as unicas hipoteses Imobiliarias ou particular?

                                No meu caso o vendedor irá pagar 10.000€ de comissão....
                                Acho um absurdo de dinheiro por um serviço...
                                Não vou dizer que as imobiliárias não ganham bem, pq ganham!

                                Mas tens de ver que tb há muito trabalho, muita publicidade e muitos voyeurs...

                                Há casas que têm mais de 100 visitas e ninguém compra. O pessoal vai ver por ver, como quem vai ao shopping. E o agente da imobiliária tem de acompanhar as pessoas, dar-lhes papeis, entregar publicidade, etc etc etc.

                                As imobiliárias começaram pq um particular para vender uma casa, ou tem tempo ou então é uma chatisse.

                                Metes o número no Vidro, e metes um anuncio no jornal! (pagas).
                                Depois estás no bules e tens pessoal a ligar-te a fazer perguntas e a marcar vistas. Depois marcam-te visitas para a noite, fds etc etc, depois tens de ir tratar da papelada toda. Tens trabalho e as probabilidades de vender a casa são baixas.

                                Por isso é que muita gente trabalha com imobiliárias, não tens de aturar fuuros donos, não tens de tratar de papeladas, não tens de te preocupar com os dramas do futuro dono e empréstimos, não tens de te preocupar com telefonemas, nem com publicidade.

                                E se uma casa pode ser vendida numa semana, tb pode ser vendida num Ano... E assim 10.000€ começam a parecer pouco, para algumas chatisses que poupas... Já imaginaste o que é andares mais de um ano a tentar vender um casa, anuncios, publicidades, telefones, papeis etc etc? Acabas por ter fartar e vender a casa barata só para te safares. E ai já gastaste muito dinheiro e ainda foste vender mais barato.

                                Comentário


                                  #17
                                  E como aquele gajo que tem um prédio na baixa que vale 1.000.000€ o gajo só o vende por um milhão... E como ninguém o compra o gajo vai ficando sem guito, a camara a perna para o arranjar etc etc

                                  Se o vendesse por 900.000€ ia "deixar de ganhar" 100.000€, mas efectivamente ganhava 900.000€, pq antes na realidade não tinha ganho nada!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                    Se a casa já está isncrita numa imobiliária e o contrato não permitir a venda pelo próprio. Não podes tratar com o vendedor.
                                    E no caso de estar em mais que uma imobiliária? Como é que a imobiliária sabe que foi o próprio ou outra imobiliária a vender? E por norma os contratos apenas não permitem que o próprio venda a uma pessoa que a imobiliária tenha lá levado! Eu tive a minha casa em várias imobiliárias e vendi a particular sem problemas nenhuns e não tinham nada a ver com isso!

                                    Agora não posso vender uma coisa que é minha? Era o que faltava...

                                    Agora se a imobiliária já lá levou a pessoa e essa pessoa vai depois fazer negócio com o vendedor é que pode trazer problemas para o vendedor, mas mesmo assim não é fácil saberem.... (Não está aqui em causa se é correcto ou não, mas como já disse neste forum anteriormente se a imobiliárias não cobrassem comissões tão elevadas se calhar essa situação não acontecia)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por edias Ver Post
                                      E no caso de estar em mais que uma imobiliária? Como é que a imobiliária sabe que foi o próprio ou outra imobiliária a vender? E por norma os contratos apenas não permitem que o próprio venda a uma pessoa que a imobiliária tenha lá levado! Eu tive a minha casa em várias imobiliárias e vendi a particular sem problemas nenhuns e não tinham nada a ver com isso!

                                      Agora não posso vender uma coisa que é minha? Era o que faltava...

                                      Agora se a imobiliária já lá levou a pessoa e essa pessoa vai depois fazer negócio com o vendedor é que pode trazer problemas para o vendedor, mas mesmo assim não é fácil saberem.... (Não está aqui em causa se é correcto ou não, mas como já disse neste forum anteriormente se a imobiliárias não cobrassem comissões tão elevadas se calhar essa situação não acontecia)

                                      Se fizeres um contrato de exclusividade, não podes vender como particular...

                                      As comissões... Tb querias que trabalhassem de graça?

                                      Quando tens um carro e queres comprar um novo, vais ao stand e perguntas quanto te fazem a retoma não é? O stand faz a retoma a 10.000€, mas sabes que a particular o carro vale 13.000€... (ou mais...) o que fazes? Se uns perferem ficar com o carro e tentarem vender a particular e ter trabalho, outros perferem deixar como retoma. E se vires nos carros não falavmos de valores de 5%... Estamos a falar em valores de 30% ou 40%....

                                      São opiniões!

                                      Uma pessoa quando quer vender uma casa a 1ª coisa a fazer é falar com amigos e colegas de trabalho e familiares, e andar ali um mês ou dois a tentar vender, apartir disso acho que compensa meter em imobiliária.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                        Se fizeres um contrato de exclusividade, não podes vender como particular...

                                        As comissões... Tb querias que trabalhassem de graça?

                                        Quando tens um carro e queres comprar um novo, vais ao stand e perguntas quanto te fazem a retoma não é? O stand faz a retoma a 10.000€, mas sabes que a particular o carro vale 13.000€... (ou mais...) o que fazes? Se uns perferem ficar com o carro e tentarem vender a particular e ter trabalho, outros perferem deixar como retoma. E se vires nos carros não falavmos de valores de 5%... Estamos a falar em valores de 30% ou 40%....

                                        São opiniões!

                                        Uma pessoa quando quer vender uma casa a 1ª coisa a fazer é falar com amigos e colegas de trabalho e familiares, e andar ali um mês ou dois a tentar vender, apartir disso acho que compensa meter em imobiliária.
                                        Não estou a dizer para trabalharem de graça, mas porque não cobrar um valor fixo em vez de uma percentagem? Dá mais trabalho vender uma casa de 100.000€ do que uma de 50.000€? o trabalho não é o mesmo? então porque não cobram um valor fixo pelo serviço, mas sim uma percentagem?

                                        Não era mais justo cobrarem tipo 2000 ou 4000€ pela venda da casa do que cobrar 5%?

                                        Assim ganhavam 4000 na de 50.000 e 4000 na de 100.000. Mas não, assim ganha-se 2500€ na de 50.000 e 5000€ na de 100000

                                        E assim tentavam vender da mesma forma casa mais baratas e casas mais caras, já que o ganho era o mesmo.... É apenas a minha opinião, e estes valores são apenas indicativos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Claro que é MUITO mais dificil vender uma casa de 100.000e que uma de 50.000€....

                                          Por exemplo uma casa de 1.000.000€ ganahr 4.000€??? Quando só há Meia dízia de pessoas para a comprar?

                                          Uma casa de 80.000€ tem 5.000.000 de possiveis compradores, uma casa de 300.000€ tem 1.000.000 ..... uma casa de 500.000 tem 100.000

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                            Claro que é MUITO mais dificil vender uma casa de 100.000e que uma de 50.000€....

                                            Por exemplo uma casa de 1.000.000€ ganahr 4.000€??? Quando só há Meia dízia de pessoas para a comprar?

                                            Uma casa de 80.000€ tem 5.000.000 de possiveis compradores, uma casa de 300.000€ tem 1.000.000 ..... uma casa de 500.000 tem 100.000
                                            Eu não estava a falar na dificuldade de vender as casas. Estava a falar do trabalho que dão na venda. E sei bem que as casas mais caras são mais facilmente vendáveis... Ok, percebo que talvez 4000€ numa de 1.000.000€ seja pouco, mas o trabalho que dá (papeladas e etc....) não é o mesmo que numa de 100.000€? Que eu saiba a burocracia é a mesma. Mas compreendo perfeitamente o teu ponto de vista, mas não concordo com ele.

                                            O que talvez se poderia fazer era a partir de um certo preço o valor cobrado pelo serviço ser mais elevado, ao fim ao cabo quem vende uma casa de mais de 500.000€ pode bem pagar 25.000€ de comissão

                                            Comentário


                                              #23
                                              já comprei 6 casas e só em 2 tive imobiliárias à mistura!
                                              Se é por causa da papelada os bancos tem serviços na casa dos 400€ que tratam de toda a burocracia!
                                              é bem diferente do pagar 3%~5% de comissão a uma imobiliária!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Na minha fui eu que tratei de tudo. É preciso tempo, atenção a pequenos pormenores e ter alguns PDF's de legislação.
                                                Mas não é complicado...é trabalhoso mas não é complicado.
                                                Além do mais, só tens vantagens em saber os passos todos...o saber não ocupa lugar!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por edias Ver Post
                                                  Eu não estava a falar na dificuldade de vender as casas. Estava a falar do trabalho que dão na venda. E sei bem que as casas mais caras são mais facilmente vendáveis... Ok, percebo que talvez 4000€ numa de 1.000.000€ seja pouco, mas o trabalho que dá (papeladas e etc....) não é o mesmo que numa de 100.000€? Que eu saiba a burocracia é a mesma. Mas compreendo perfeitamente o teu ponto de vista, mas não concordo com ele.

                                                  O que talvez se poderia fazer era a partir de um certo preço o valor cobrado pelo serviço ser mais elevado, ao fim ao cabo quem vende uma casa de mais de 500.000€ pode bem pagar 25.000€ de comissão
                                                  a papelada custa o menos.

                                                  O pior é que uma imobiliárias faz publicidade constante. E uma casa que esteja 2 meses no mercado absorve pouco dinheiro em Pub, uam que esteja 1 ano absorve muita publiciade. Revistas, jornais, cartões, flyers etc etc.
                                                  Para não falar nas deslocações do agente imobiliário e dos contactos de telemóvel.

                                                  Mas como já disse, claro que é uma coisa que dá dinheiro, senão não havia.

                                                  Só digo que quem quer vender uma casa e não tiver para se chatear, é uma boa opção.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu tb acho as comissões q as imobiliárias cobram um absurdo. Numa casa de 100k (sendo q hj em dia há mto pcas abaixo desse valor) cobram logo 5k.

                                                    Compreenderia q se justificasse tendo em conta o eventual tempo logo de espera mas esse argumento é falacioso. Antes de mais pq o elevado tempo de espera é mtas vezes "artificialmente" criado pelas imobiliárias e outros.

                                                    Mas o grande argumento é outro. É q por norma a imobiliária é simplesmente o intermediário na compra! uem tem q arcar com as despesas de imobilização é o proprietário. É ele q paga impostos e despesas de condomínio por exemplo!

                                                    Claro q qdo a imobiliária compra origináriamente é ela q tem q pagar tudo mas penso q para além de ser a excepção não é o q em concreto se discute aqui.

                                                    Em suma pode-se mto bem comprar a casa sem passar por eles. O grande cuidado a ter é antes de fechar o negócio é ir á conservatória do registo predial competente e pedir certidão (ou info não vinculativa) para garantir q a pessoa com quem negociamos é mesmo o proprietário do imóvel.

                                                    Mtas vezes essa simples diligência não custa mais de €35 e pode evitar milhares de € em prejuízos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
                                                      Olá;

                                                      Será muito complicado tratar da papelada e escritura sem usar uma imobiliaria?
                                                      Não existe outra entidade que faça isso sem nos cobrar 5%+IVA do valor de venda do imovél...
                                                      Oi Paulo Oliveira. Chegaste a vender a tua casa a particular? Estou a pensar em vender a minha da mesma maneira e gostaria de saber se tiveste dificuldade em vender a tua. Obrigado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por edias Ver Post
                                                        Não é dificil, se tiveres algum tempo o melhor mesmo é tratares directamente com o vendedor e ele tirar esses 10000€ ao preço final ;) ou então 7500 e assim ganhas todos. Tu que compras por 7500€ a menos que na imobiliária e o vendedor que consegue encaixar + 2500€ do que se for a imobiliária a vender a casa.

                                                        Eu comprei e vendi directamente sem imobiliária, e compensou bem. Os bancos dão uma ajuda ao dizer que papéis são necessários.
                                                        Sim mas se já viu a casa através de uma Imobiliária deve continuar o negócio com a Imobiliária. O contrário será desprezar o trabalho das pessoas é chamada a mentalidade do "Chico Esperto" tão comum no nosso país subdesenvolvido á beira mar plantado.
                                                        Nos paises ditos desenvolvidos, por ex. no Canadá que eu conheço, todos os negócios imobiliários, quer de arrendamento quer de venda, são efectuados através de imobiliária, mas pronto nós é que somos espertos nós é que sabemos como é.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A quem quer comprar/vender casa, isto deve dar jeito: http://www.predialonline.mj.pt/PredialOnline/

                                                          http://www.notarios.pt/NR/rdonlyres/...E9Maio2008.pdf

                                                          http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Abolid...layout=10&tm=6
                                                          Editado pela última vez por MrsX; 26 July 2009, 15:53.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                            A quem quer comprar/vender casa, isto deve dar jeito: Casa Pronta
                                                            Estou a tentar perceber qual a intenção desse site

                                                            Num único balcão compra-se e/ou troca-se casa? Preferência do quê?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X