Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sporting Clube Farense - Começou o campeonato da 1ª Divisão Distrital do Algarve

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sporting Clube Farense - Começou o campeonato da 1ª Divisão Distrital do Algarve

    No seguimento de um comentário do Alpiger noutro tópico sobre o avatar que estou a neste momento a usar, decidi abrir este tópico para dar a conhecer um pouco sobre esta grande instituição da cidade de Faro e do Algarve.

    Um pouco de história:

    História do SC Farense

    A fundação
    Foi em 1907 que o futebol chegou ao Algarve. A corveta “Duque de Palmela”, ancorada na Ria Formosa em Faro e na qual estava instalada uma escola de marinheiros, promoveu o futebol, modalidade já muito popularizada em Inglaterra.
    O primeiro jogo de futebol improvisado foi dis****do no Largo de S. Francisco, a 10 de Junho do mesmo ano, num terreno, também ele, improvisado.
    Uma iniciativa que deu ideias a João Gralho, que imaginou em 1909/1910, a criação de um clube de futebol, com equipamentos, campo, sede e sócios, que pagavam por semana uma quota de um pataco. Essa ideia foi logo apadrinhada por outros jovens farenses, que permitiram que nascesse aquele que é hoje o Sporting Clube Farense, um dos poucos clubes portugueses que nasceu ainda sob o regime monárquico, tendo sido fundado a 1 de Abril de 1910.

    O equipamento
    A questão das cores do equipamento tem uma história curiosa. Uma vez que o clube tinha sido criado sob a influência do Sporting Clube de Portugal, quiseram adoptar as mesmas cores dos leões, mas Lisboa era bem mais longe do que é hoje, e o único contacto visual com a equipa da capital foi através de fotografia. Só que nessa altura as fotografias eram a preto e branco, e os uniformes ficaram alvinegros.

    Dos campeonatos regionais aos nacionais Desde a criação da primeira associação de clubes no Algarve, em 1914, que foram criados os primeiros campeonatos regionais, e o SC Farense foi o primeiro campeão regional, tendo conquistado o “Campeonato de Faro” em 1914 (prova dis****da apenas uma vez e apenas com os 4 clubes da capital algarvia que constituíam a U.F.F.) e o primeiro “Campeonato do Algarve” na época de 1914/15. O SC Farense seria campeão do Algarve por mais 5 vezes até 1938.
    A partir da época de 1934/35 a “Federação Portuguesa de Futebol” cria definitivamente as ligas nacionais e o SC Farense entra para a II Liga nacional, onde se mantém até 1937/38, altura em que as ligas se passam a designar “Campeonatos Nacionais” num modelo bem mais “democrático” que o anterior. Assim sendo, a partir de 1938/39 o SC Farense passa a competir no “Campeonato Nacional da 2ª Divisão” e logo no primeiro ano classificou-se em primeiro lugar da sua série. No ano seguinte, o SC Farense voltava a classificar-se em primeiro lugar da sua série, e depois nos play-off’s nacionais sagrar-se-ia pela primeira vez Campeão Nacional da 2ª Divisão na época de 1939/40. Curiosa e ironicamente o SC Farense não subiria de divisão para a tão ansiada 1ª Divisão, pois esse campeonato era restrito aos círculos de Lisboa e Porto não permitindo a entrada de outros clubes até 1941/42.
    O SC Farense continuaria na 2ª Divisão, ficando por várias vezes em 1º lugar da “Zona Sul”, mas sem nunca conseguir, no entanto, sagrar-se campeão e subir de divisão.
    Nas épocas de 1947/48 e 1952/53 desceria à 3ª Divisão, mas subindo logo no ano seguinte em ambos os casos. O SC Farense continuaria a sua caminhada pela 2ª Divisão com vários primeiros lugares sem nunca conseguir subir, contudo em 1965 o SC Farense entra no pior período da sua história até então, descendo à 3ª Divisão e ficando até 1968/69. Em 1969/70 o SC Farense regressa à 2ª Divisão em plena força e conquista finalmente a tão desejada subida à 1ª Divisão Nacional.
    Em 1970/71 o SC Farense competia pela primeira vez no “Campeonato Nacional da 1ª Divisão” e conseguiria nessa época ganhar em casa ao Benfica, FC Porto e Belenenses, e ainda fora ao Boavista e acabaria a época em 10º lugar. Este era o início de três décadas “douradas” do SC Farense .
    O SC Farense ficaria na 1ª Divisão durante seis épocas consecutivas, até 1975/76, chegando ainda a classificar-se no 7º lugar em 1973/74.
    A caminhada pela 2ª Divisão duraria até 1982/83 culminando com a conquista, pela segunda vez, do “Campeonato Nacional da 2ª Divisão”, e a partir daí o SC Farense mostrava-se determinado em se afirmar como o principal emblema do Algarve, apesar de clubes como o Olhanense e o Portimonense terem tido até então melhores carreiras pelo escalão principal do Futebol.
    Em 1983/84 o SC Farense regressa à 1ª Divisão e desce dois anos depois. Não fica na 2ª Divisão mais do que uma época, subindo logo a seguir. O SC Farense volta à 1ª Divisão em 1986/87, mas voltaria a descer à 2ª Divisão no ano de 1989/90. Ironicamente é nesse ano, competindo na 2ª Divisão, que o SC Farense escreve mais uma brilhante página na sua história.
    Contra todas as expectativas o SC Farense chega à Final da Taça de Portugal, deixando para trás equipas como o GD Portalegrense (3-0), a UD Oliveirense (3-2), Odivelas (1-9), Esperança de Lagos (7-1), União da Madeira (0-0 e 2-0), Valonguense (4-0) e Belenenses (1-2) na meia-final. A 27 de Maio de 1990 encontra na final o Estrela da Amadora, onde empata (1-1) após prolongamento, o que obrigou a uma finalíssima oito dias mais tarde, onde perde por 2-0, a 3 de Junho.
    O SC Farense tinha, no entanto, o primeiro lugar garantido no campeonato e a consequente subida, e partir de 1990/91 o SC Farense entra no melhor período de sempre, classificando-se logo em 7º lugar nesse ano, 6º lugar nas duas épocas seguintes, 9º em 1993/94 e culmina em 1994/95 com a melhor classificação de sempre, o 5º lugar no “Campeonato Nacional da 1ª Divisão” e o consequente acesso à Taça UEFA.
    No ano seguinte a aventura pela Europa não durou muito, pois logo na 1ª eliminatória perdeu com o Olympique Lyonnais (0-1 e 1-0), mas foi suficiente para se afirmar definitivamente como a melhor equipa algarvia até então. Acabava de ultrapassar os mais directos rivais algarvios com a 16ª presença na 1ª Divisão (mais que qualquer outro), a presença na Taça UEFA (igualando o Portimonense) e a final da Taça de Portugal (igualando o Olhanense).
    Manter-se-ia na 1ª Divisão até 2001/02 (entretanto designada “1ª Liga” desde 1999/00), quando entra no período mais negro da sua história, sofrendo a maior crise de sempre do clube e descendo consecutivamente de divisão três épocas seguidas, parando apenas na 3ª Divisão, mas culminando com a desclassificação em 2005/06, por ter dado 3 faltas de comparência devido a dificuldades financeiras que impediram a inscrição da equipa sénior deste ano.
    Presentemente lidera a 2ª Divisão Distrital da Associação de Futebol do Algarve.

    Fonte: Wikipedia

    #2
    Algumas equipas do Sporting Clube Farense

    Finais da década de 50


    (de joelhos, esq.ª / dir.ª: Armando, Vinagre; Tarro, Rialito e Queimado;de pé, esq.ª/dir.ª : Reina, Bentinho, Ventura, José Maria, Vieirinha e Isaurindo)

    Equipa da Subida à 1ª Divisão na Época 82/83


    Em pé da esq para a direita: Paulo Campos, Jorge Martins, Menezes, Oscar, Leonardo e Cesar. Em baixo: Joel, Skoda, Vital, Vilaça e Mario Ventura.

    Bilhete e plantel que subiu á 1ª divisão e disputou a Final da Taça de Portugal na época de 1989/90


    Da mesma época, a equipa que derrotou o Belenenses no Restelo por 2-1 na meia-final da Taça.

    Em cima da esquerda para a direita: Lemajic, Formosinho, Sérgio Duarte, Marco, Nelo e Fernando Cruz.
    Em baixo pela mesma ordem: Pitico, Ademar, Carlos Pereira, Eugénio e o capitão Pereirinha.

    Imagens e legendas retiradas do Blog: http://scfarense.blogspot.com/
    Editado pela última vez por RPalma; 09 February 2007, 15:38.

    Comentário


      #3
      A Actualidade:

      Depois de um período conturbado que meteu SAD's, espanhóis, dividas, descidas de divisão e outras coisas que nem me apetece falar, o Farense renasceu das cinzas.

      Inscrito na divisão mais baixa da Associação de Futebol do Algarve, a 2ª Distrital o Sporting Clube Farense está a ter uma época meritória, sendo neste momento o primeiro classificado num campeonato onde só ainda sofreu 1 derrota e 1 empate.

      De notar que os jogos do Farense na 2º distrital apresentam assistências maiores que muitos jogos da Liga BWIN!

      Equipa da época 2006/07



      plantel1.JPG
      plantel2.JPG


      Fontes: Wikipédia e http://scfarense1910.blogspot.com/
      Editado pela última vez por RPalma; 08 February 2007, 20:51.

      Comentário


        #4
        Se tudo correr bem pode chegar a primeira liga em quantos anos?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
          Se tudo correr bem pode chegar a primeira liga em quantos anos?
          Se houver dinheiro e sorte (subir de divisão todos os anos), no verão de 2011 poderemos estar a comemorar a subida á Divisão principal!!

          Comentário


            #6
            Curioso, passei hoje a pé á porta to Estádio S.Luis e lembrei-me desse clube tão simpático que é o Farense e que muitas vezes fazia a vida negra ao meu Benfica principalmente no S. Luis.

            Gostava muito de ver o Farense novamente na 1ª Divisão.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rpalma Ver Post
              Se houver dinheiro e sorte (subir de divisão todos os anos), no verão de 2011 poderemos estar a comemorar a subida á Divisão principal!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                Curioso, passei hoje a pé á porta to Estádio S.Luis e lembrei-me desse clube tão simpático que é o Farense e que muitas vezes fazia a vida negra ao meu Benfica principalmente no S. Luis.

                Gostava muito de ver o Farense novamente na 1ª Divisão.
                Farense - Benfica em finais dos anos 80

                Mais de 3000 espectadores nas bancadas do S. Luis (casa cheia como sempre!)

                Farense - 11 Esperanças 3/01/07




                Assistencia de cerca de 800 espectadores como relatado pelo Blog: http://scfarense1910.blogspot.com
                Editado pela última vez por RPalma; 09 February 2007, 15:39.

                Comentário


                  #9
                  Paco Fortes, Hassan, Carlos Costa...belos tempos.

                  Espero também ver o Farense um dia na Superliga!!!! Um histórico que quase sempre dava dores de cabeça aos grandes no S. Luís.

                  Comentário


                    #10
                    Cena fixe: plantel só com atletas "tugas"!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jacomiranda Ver Post
                      Cena fixe: plantel só com atletas "tugas"!
                      Ia dizer o mesmo! Com tanto brasileiro que existe para aí nas equipas pequenas ( nas grandes também ) é de louvar um plantel português 100%. ( a lei de Bosman devia acabar e voltar tudo como era antes, isso sim! Já viram que a esta altura o campeonato português poderia estar quase ao nível dos mais fortes da Europa, se muitos tivessem por cá ficado? )

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                        Ia dizer o mesmo! Com tanto brasileiro que existe para aí nas equipas pequenas ( nas grandes também ) é de louvar um plantel português 100%. ( a lei de Bosman devia acabar e voltar tudo como era antes, isso sim! Já viram que a esta altura o campeonato português poderia estar quase ao nível dos mais fortes da Europa, se muitos tivessem por cá ficado? )
                        Ora aqui está uma frase que desperta curiosidade e motiva a reflexão...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                          Ora aqui está uma frase que desperta curiosidade e motiva a reflexão...
                          À pois...se as equipas só pudessem ter 3 estrangeiros iam cá ficar muitos portugueses muito bons. Claro que estrelas como Figo, Rui Costa, C. Ronaldo, etc, sairiam sempre mas não é a "vergonha" que é hoje.
                          Sorry o OFF-Topic.

                          Mas é sempre bom ver o Farense a vir por aí acima de novo. Os clubes grandes lá em baixo lixavam-se sempre. E tanto melhor, subirem só com portugueses!

                          Comentário


                            #14
                            Se o Farense chegar 1ª liga vai jogar no estádio que foi construido para o euro?

                            Comentário


                              #15
                              Eu fui ao Estadio Nacional assistir ao Farense-Estrela Amadora, na final da Taça de Portugal.
                              E grandes jogos que assisti no São Luis.

                              O problema do Farense é que quis dar um passo maior que a perna e caiu.
                              Demasiada ambição e pouca gestão.

                              Comentário


                                #16
                                Só vos digo uam coisa, em termos de adeptos o Farense tem uma massa adepta de louvar, completamente dedicados, tive um Colega/amigo na faculdade natural de Faro que conheci quando o farense estava nas ultimas, e o Homem Vibrava completamente com o Farense, para além de que não falhava um jogo no estádio.

                                Comentário


                                  #17
                                  como adepto do Porto não tenho gandes saudades do Farense...

                                  acho que foi lá que se perdeu o aquele campeonato que foi para o Boavista...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Epah... ainda me lembro de pensar "Oh não o Benfica vai a Faro". Chatos que eram

                                    Espero que regressem à 1ªDivisão. Então se continuarem com a filosofia do plantel 100% portugues ainda melhor.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ainda usam o mesmo estádio?

                                      Comentário


                                        #20
                                        é preciso é mais clubes do sul...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                          À pois...se as equipas só pudessem ter 3 estrangeiros iam cá ficar muitos portugueses muito bons. Claro que estrelas como Figo, Rui Costa, C. Ronaldo, etc, sairiam sempre mas não é a "vergonha" que é hoje.
                                          Sorry o OFF-Topic.

                                          Mas é sempre bom ver o Farense a vir por aí acima de novo. Os clubes grandes lá em baixo lixavam-se sempre. E tanto melhor, subirem só com portugueses!
                                          Pensamento xenófobo. O futebol joga-se, não se fala.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por chibas Ver Post
                                            é preciso é mais clubes do sul...
                                            verdade, tirando o Setubal nao ha nenhum representante abaixo do Tejo, ate o Campomaiorense ja passou á historia...

                                            Comentário


                                              #23
                                              n foi nesse estádio que o porto à uns anos tava a ganhar 3-0 e o farense empatou 3-3? o famoso bi tri que o pinto da costa queria em tremos de campeonatos, e esse capeonato acabou por ser ganho pelo sporting

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Ainda usam o mesmo estádio?
                                                O Farense joga no Estádio do Algarve, para grande pena minha e de grande parte dos adeptos!!

                                                Nunca mais o ambiente foi o mesmo!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                                  Ia dizer o mesmo! Com tanto brasileiro que existe para aí nas equipas pequenas ( nas grandes também ) é de louvar um plantel português 100%. ( a lei de Bosman devia acabar e voltar tudo como era antes, isso sim! Já viram que a esta altura o campeonato português poderia estar quase ao nível dos mais fortes da Europa, se muitos tivessem por cá ficado? )
                                                  Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                                  Pensamento xenófobo. O futebol joga-se, não se fala.
                                                  Xenófobo? A questão não é essa de modo nenhum.
                                                  É apenas umas questão de qualidade do futebol e acima de tudo monetária. Assim impedia-se que só as equipas com grande dinheiro para gastar, tivessem grande parte dos melhores jogadores do mundo, que é o que acontece actualmente. Acaba por haver um grande desnível qualitativo, pois só uma dúzia de clubes têm as grandes estrelas.
                                                  Não vejo aqui xenofobia em parte alguma.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Estádio de São Luís pode ser vendido

                                                    A larga maioria dos sócios do Sporting Clube Farense presentes na Assembleia Geral (AG) do clube, que teve lugar esta terça-feira à noite, aceitou avançar para um processo de venda do Estádio de São Luís e do edifício-sede do Farense.
                                                    Os três primeiros pontos da ordem de trabalhos mereceram a aprovação da quase totalidade dos sócios presentes, o que abriu caminho para a alienação de património, para fazer face à grave situação financeira que o clube de Faro atravessa.

                                                    O primeiro era relativo à constituição de hipotecas voluntárias a favor da Fazenda Pública e da Segurança Social, como garantias do pagamento das dívidas a estas entidades.

                                                    O segundo ponto referia-se à alteração das escrituras de cedência e doação dos terrenos doados ao Farense pela Câmara de Faro, onde se encontram agora construídos o estádio e a sede do clube, para que fossem extintas as reservas de utilização do espaço existentes naqueles documentos.

                                                    O terceiro ponto contemplava a criação de uma comissão, composta por cinco elementos, para levar a cabo a venda do património.

                                                    Esta comissão fica, segundo o que foi aprovado, mandatada para «promover e publicitar a promoção imobiliária, convidar potenciais interessados e promover a venda dos citados bens imóveis por meio de leilão, venda em carta fechada ou regime misto dos dois anteriores».

                                                    O quarto e último ponto da ordem de trabalhos da AG serviu para eleger a comissão constituída no ponto três.

                                                    Um ponto que levantou alguma polémica e que obrigou a um intervalo na reunião, para que potenciais interessados pudessem apresentar uma lista alternativa à que a direcção do clube sugeriu.

                                                    Após este período, a votação foi decidida entre duas listas.

                                                    A lista A, proposta pela direcção do Farense, foi composta por Gomes Ferreira, João Carvalho e Carlos Ataíde, actuais presidentes, respectivamente, do clube, da mesa da assembleia geral e do conselho fiscal, além de Aníbal Guerreiro e Miguel Galvão.

                                                    A lista B, que foi criada já no decorrer da reunião, foi apresentada pelo sócio Rui Roque e, além do proponente, incluía Paulo Castilho, Ana Fonseca, João Galrito e Pedro Roque.

                                                    A lista A venceu o escrutínio com 92 votos, contra os 23 conseguidos pela lista B. Houve ainda 7 abstenções.

                                                    Fonte: Barlavento

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se em termos desportivos o renascimento já aconteceu, este será o renascimento "administrativo" haja quem dê 10 milhões de euros pelos terrenos.

                                                      Depois é começar do zero sem o peso da factura do passado!

                                                      Espero que possamos comemorar o centenário já nos nacionais!

                                                      SEMPRE FARENSE!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se for só os terrenos aonde está o estadio e a sede, acho um valor demasiado alto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                          Se for só os terrenos aonde está o estadio e a sede, acho um valor demasiado alto.
                                                          São 35000 metros quadrados no centro da cidade. Não me parece caro menos de 300 euros por M2!!

                                                          O responsável acentuou que o edifício-sede e o ginásio “não devem estar envolvidos” no negócio, ao contrário das garagens e pavilhões acessórios, que, em conjunto com o estádio, perfazem uma volumetria total de 35 mil metros quadrados.

                                                          A perspectiva do dirigente passa por vender o estádio por um valor superior a dez milhões de euros. “Contamos realizar um encaixe suficiente para pagar as dívidas globais, cujo valor ronda os 10 milhões de euros, e viabilizar o futuro do clube.”

                                                          Instado a comentar a propalada existência de eventuais compradores, Gomes Ferreira foi explícito na resposta: “Comigo, ninguém falou! Vamos ter um processo claro e límpido, com regras bem definidas”, assegurou.

                                                          De acordo com o que foi aprovado pelos associados, a comissão promoverá a venda daqueles bens imóveis por “meio de leilão, venda em carta fechada ou regime misto dos dois anteriores”.

                                                          O máximo responsável da direcção do clube – cujo mandato dos órgãos sociais, aliás, terminou em meados de 2006, tendo-se mantido em funções devido ao acordo com o IAPMEI – anunciou eleições para Abril e afirmou não se perfilar como candidato: “Já dei tudo o que tinha a dar ao clube, é preciso ‘sangue’ novo.”

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não fazia ideia que eram 35000 m2. Julgava ser menos.
                                                            Assim sendo, até que não está caro. Mas temos tambem de contar com os custos das obras de demolição.

                                                            Não sei tambem como fica a situação do supermercado que está debaixo da bancada do estádio e se a sua saida causará alguns custos adicionais.
                                                            Editado pela última vez por Alpiger; 21 March 2007, 19:41.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X