Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Orientação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Orientação

    Boa tarde,

    Estou a organizar uma prova de orientaçao com o pessoal da empresa, atraves de um site de actividades radicais..

    Vai ser a primeira vez que o faço.. Ja aqui alguem fez?

    Vale a pena ou nem por isso?

    #2
    Já fiz uma e teve a sua piada.

    Mas a pouco tempo uns amigos foram fazer rafting e ficaram maravilhados.

    Eu ia mais para essa ideia do rafting. Ou então Paintball.

    20 marmanjos juntos só mesmo para algo que meta água, carros, miudas ou tiros. LOL

    Comentário


      #3
      eu uma vez fiz foi desorientação! LOL

      Comentário


        #4
        Orientação é um desporto muito divertido, e óptimo para fazer com os amigos. dependendo das provas ora puxa pela mente ora pelo corpo.

        Pode ser praticado por qualquer pessoa e é altamente viciante

        sugiro uma consulta à FPO, onde existem sempre inscrições abertas nas provas do campeonato nacuional e regional. É também óptimo para levar os filhos.

        alguma dúvida que possa ajudar a esclarecer, terei todo o gosto.

        Gro

        Comentário


          #5
          Já fiz uma vez na Arrabida e outra na Tapada de Mafra...

          Aconselho vivamente a Arrabida se quiserem mesmo fazer uma prova de orientação. É espectacular.

          Mas como o Silver disse e bem, a gente quer é copos, gajas, futebol, carros, pancada e tiros !!! E a orientação nao tem nada disso !

          Comentário


            #6
            Ja fiz e gostei imenso...

            eu fiz no sul de espanha.. iamos em grupos de 4 pessoas acompanhadas por um mapa e bussola ee tinhamos vários checkpoints em que era obrigatorio passar, provas pelo meio etc.. foi muito fixe e durou sensivelmente 2h30... acabou numa grande almoçarada a seguir para restabelecer as forças!

            Aconselho!

            Comentário


              #7
              Pois eu acho que vai ser muito fixe..

              Alem disso são mais elas que eles..

              Dura sensivelmente 3/4h e é em Cabeço de Montachique.. Tem +/- uma area de 5 km para jogar..

              Nada mau!

              Comentário


                #8
                desde que os colegas que vão á frente não escondam as bandeirinhas, até que é divertido.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                  desde que os colegas que vão á frente não escondam as bandeirinhas, até que é divertido.
                  Pois.. Aí é capaz de perder a piada..

                  Comentário


                    #10
                    Eu faço orientação, e adoro! Aliás, no fim de semana de 17 a 20 de Fevereiro, vai de correr o Portugal'O'Metting 2007, a contar para o ranking internacional, e são 4 dias com 6 provas, e vou lá estar.
                    É em S. Pedro do Sul, mais informações em www.pom2007.com.

                    Que tipo de informações pretendes? Orientação é uma espécie de mistura de corta-mato com caça ao tesouro . Não basta ter resistência, é preciso também miolos.

                    Se quiseres, manda mail para portuguesaovolante@gmail.com. É que não tenho muito tempo para estar no forum.

                    Abraços,

                    http://portuguesesaovolante.blogspot.com

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                      Eu faço orientação, e adoro! Aliás, no fim de semana de 17 a 20 de Fevereiro, vai de correr o Portugal'O'Metting 2007, a contar para o ranking internacional, e são 4 dias com 6 provas, e vou lá estar.
                      É em S. Pedro do Sul, mais informações em www.pom2007.com.

                      Que tipo de informações pretendes? Orientação é uma espécie de mistura de corta-mato com caça ao tesouro . Não basta ter resistência, é preciso também miolos.

                      Se quiseres, manda mail para portuguesaovolante@gmail.com. É que não tenho muito tempo para estar no forum.

                      Abraços,

                      http://portuguesesaovolante.blogspot.com

                      Disseram-me que poderia ser com mapa ou apenas com bussula..

                      Nao sei como e..

                      Disseram-me tambem que poderia ser so para chegar ao destino directamente..

                      Tinha ideia que tinha que se ir ponto a ponto.. Tipo descobrindo pistas..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por xico198419 Ver Post
                        Disseram-me que poderia ser com mapa ou apenas com bussula..

                        Nao sei como e..

                        Disseram-me tambem que poderia ser so para chegar ao destino directamente..

                        Tinha ideia que tinha que se ir ponto a ponto.. Tipo descobrindo pistas..
                        Bem, estás confuso
                        Leva apenas uma bússola boa. Quando digo boa, é uma bússola prática, que não seja muito esquisita a dar azimutes quando está ligeiramente inclinada.

                        A cada participante é dada uma hora de partida, por exemplo, 10h34m. Um pouco antes, a organização prepara-te para a partida, ou seja, emprestam-te um sportident (uma espécie de microchip para marcares as tuas passagens pelos pontos de controle). às 10h34m00s, tu partes e vais buscar um mapa. Nesse mapa estão assinaladas a partida (um triângulo), a chegada (dois círculos) e os pontos de controle numerados (um círculo). Tens de fazer todos os pontos de controle por ordem numérica, isto é, vais ao 1, depois ao 2, etc. Não podes alternar, trocar ou falhar nenhum.

                        O mapa é muito detalhado, e tem indicações como pedras, buracos ou tipos de vegetações. Por outras palavras, um bom atleta de orientação praticamente só precisa do mapa e do cérebro, a bússola pode por vezes ser dispensável. Mas se estiveres com dúvidas ou se te perderes, é uma ajuda.

                        Há no mapa umas sinalizações que ajudam a dizer-te onde está pormenorizadamente o ponto, como por exemplo atrás de uma casa, etc. Para isso, vai ao sítio do IOF e tira de lá um PDF que explica isso muito bem.

                        Quanto às pistas, isso varia. Se o ponto de controle 5, por exemplo, está ao pé de um rio, isso é uma pista. Não há mais nada a não ser o mapa a indicar onde estão os pontos.

                        http://portuguesesaovolante.blogspot.com

                        Comentário


                          #13
                          Hmmm.. Ja estou a perceber..

                          Obrigado! Se precisar de mais alguma coisa ja sei com que posso falar

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                            Eu faço orientação, e adoro! Aliás, no fim de semana de 17 a 20 de Fevereiro, vai de correr o Portugal'O'Metting 2007, a contar para o ranking internacional, e são 4 dias com 6 provas, e vou lá estar.
                            É em S. Pedro do Sul, mais informações em www.pom2007.com.

                            Que tipo de informações pretendes? Orientação é uma espécie de mistura de corta-mato com caça ao tesouro . Não basta ter resistência, é preciso também miolos.

                            Se quiseres, manda mail para portuguesaovolante@gmail.com. É que não tenho muito tempo para estar no forum.

                            Abraços,

                            http://portuguesesaovolante.blogspot.com
                            Viva,

                            Eu também estou interessado em iniciar-me nesta actividade.

                            Vou tentar participar nesta prova pelo prazer de caminhar.

                            Tenho duas questões:

                            - que tipo/marca de bussóla aconselha a comprar?
                            - poderei acompanhar-me da minha cadela durante a prova?

                            Obrigado,

                            Comentário


                              #15
                              Eu nao te sei responder..

                              Espera que ja te vêm ajudar!

                              Comentário


                                #16
                                @bbaixo,

                                Tens bússolas de 2 euros nos chineses, e tens outras de 15, 20 euros nas Decathlon. Desde que as primeiras apontem o Norte e não a China, servem perfeitamente

                                Agora, para pessoal mais experiente, há umas bússolas com fundo transparente, e que o mostrador pode rodar. Isso serve para colocar em cima do mapa e orientar as linhas do mostrador com as linhas azuis que percorrem o mapa, e que estão orientados segundo o norte magnético. Ou seja, é mais fácil e rápido orientar o mapa. Mas, para iniciantes, não é necessário andares com esses cuidados, pois vais perder-te de certeza e teres muito tempo para consultares o mapa...

                                Quanto à cadela, não te vou garantir, mas é bem provável que sim. Já vi um tipo que fez a prova com o bebé ao colo, numa cadeirinha tipo mochila, e já vi um estrangeiro, nos seus 70 anos, de muletas, a fazer a prova com o mapa numa mesa portátil pendurada no peito. Há de tudo... manda um mail para a empresa que organiza isso.

                                Outrra pergunta é: porque é que precisas de uma empresa de organização de eventos para isso? Basta ires ao www.fpo.pt, que lá tem as provas todas previstas para 2007. Escolhes uma relativamente perto, e cada um se inscreve lá. A vantagem é que tens a FPO a organizar tudo, os pontos de controle, os mapas, os sportidents, tudo... É só pagar e participar, não é preciso mais nada. Acho que é complicar o que é simples.

                                http://portuguesesaovolante.blogspot.com

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                  @bbaixo,

                                  Tens bússolas de 2 euros nos chineses, e tens outras de 15, 20 euros nas Decathlon. Desde que as primeiras apontem o Norte e não a China, servem perfeitamente
                                  Obrigado... vou ver se passo por uma loja para comprar a tal bussola... transparente...

                                  Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                  ...
                                  Quanto à cadela, não te vou garantir, mas é bem provável que sim. Já vi um tipo que fez a prova com o bebé ao colo, numa cadeirinha tipo mochila, e já vi um estrangeiro, nos seus 70 anos, de muletas, a fazer a prova com o mapa numa mesa portátil pendurada no peito. Há de tudo... manda um mail para a empresa que organiza isso.
                                  a minha pretensão, por enquanto e assim deve continuar, é divertir-me, andar a pé e descobrir um pouco mais deste cantinho a que chamamos Pátria...

                                  E levando a cadela comigo é uma forma de ela não engordar, fazendo exercicio... :p e talvez ela me indique o caminho correcto...

                                  Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                  ...
                                  Outrra pergunta é: porque é que precisas de uma empresa de organização de eventos para isso? Basta ires ao www.fpo.pt, que lá tem as provas todas previstas para 2007. Escolhes uma relativamente perto, e cada um se inscreve lá. A vantagem é que tens a FPO a organizar tudo, os pontos de controle, os mapas, os sportidents, tudo... É só pagar e participar, não é preciso mais nada. Acho que é complicar o que é simples.

                                  http://portuguesesaovolante.blogspot.com
                                  Esta última questão penso que náo será para mim, mas para o autor do tópico...

                                  Desde de já, o meu obrigado pelos esclarecimentos apresentados...

                                  Cmpt...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Fiz uma coisa dessas quando estive no exercito, e foi o dia todo a andar. Gostei.

                                    De resto já participei foi em passeios pedestres organizados pelo campo ou serra.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ora aí está um desporto/modalidade que desconhecia e me deixaram curioso... vou dar uma vistas de olhos por esse site, quem sabe ainda me aventuro numa prova dessas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        Fiz uma coisa dessas quando estive no exercito, e foi o dia todo a andar. Gostei.

                                        De resto já participei foi em passeios pedestres organizados pelo campo ou serra.
                                        Sim, as famosas provas de "otop", as primeiras que fiz eram desse estilo, mas as ultimas eram bem mais engraçadas, com exercícios de contra-guerrilha e passagens por lugarejos no Alentejo onde nos ofereciam quase tudo.

                                        Fiz uma poucas em Tancos, muito duras com vários dias e as mais engraçadas no Alentejo.

                                        Agora já não tenho tempo, mas gostava de voltar a fazer.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acabei de vir do Portugal'O'Meeting 2007. Foi de Sábado até Terça-feira na Serra da Arada, em S. Pedro do Sul. Perto de 1500 participantes, a maioria estrangeiros. Foi a melhor prova de orientação que participei! Depois coloco fotografias!

                                          No Sábado, a prova foi em Gestoso, uma aldeia no cimo das montanhas. Chovia e o terreno era muito montanhoso, cheio de pedras com musgo. A prova foi algo dura.

                                          Felizmente, no Domingo (também em Gestoso), o sol brilhou, o que permitiu gozar melhor a prova. Na mesma em solo montanhoso, a prova foi bem difícil mas divertida.

                                          Na 2ª feira, em Campo da Anta, a 1000 metros de altitude com muito nevoeiro, o ambiente era fabuloso. Apesar de uma valente queda que dei, a prova foi muito bem desenhada, embora difícil. Vim-me embora à tarde, pois tinha que fazer na 3ª, com pena minha. Parece que estava em 5º lugar antes da prova de 2ª, mas como faltei na 3ª, não vou ter direito ao pódio

                                          Aproveito para dar os parabéns à OriEstarreja, que organizou a prova, aos traçadores dos percursos, que na categoria OPT3 Difficult, fizeram traçados bem difíceis e exigentes (eu fiz várias asneiras em alguns pontos de controle), mas bem interessantes, aos militares pela logística e apoio dado nestes terrenos difíceis, e à dona da barraquinha com bifanas a 1,50 euros e donuts a 0,50 euros, que tão bem me souberam no final da prova!

                                          Quem não esteve lá, só vos posso dizer: participem, pois é viciante e muito bom!
                                          Editado pela última vez por PortuguesAoVolante; 21 February 2007, 11:29.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                            Acabei de vir do Portugal'O'Meeting 2007. Foi de Sábado até Terça-feira na Serra da Arada, em S. Pedro do Sul. Perto de 1500 participantes, a maioria estrangeiros. Foi a melhor prova de orientação que participei! Depois coloco fotografias!

                                            No Sábado, a prova foi em Gestoso, uma aldeia no cimo das montanhas. Chovia e o terreno era muito montanhoso, cheio de pedras com musgo. A prova foi algo dura.

                                            Felizmente, no Domingo (também em Gestoso), o sol brilhou, o que permitiu gozar melhor a prova. Na mesma em solo montanhoso, a prova foi bem difícil mas divertida.

                                            Na 2ª feira, em Campo da Anta, a 1000 metros de altitude com muito nevoeiro, o ambiente era fabuloso. Apesar de uma valente queda que dei, a prova foi muito bem desenhada, embora difícil. Vim-me embora à tarde, pois tinha que fazer na 3ª, com pena minha. Parece que estava em 5º lugar antes da prova de 2ª, mas como faltei na 3ª, não vou ter direito ao pódio

                                            Aproveito para dar os parabéns à OriEstarreja, que organizou a prova, aos traçadores dos percursos, que na categoria OPT3 Difficult, fizeram traçados bem difíceis e exigentes (eu fiz várias asneiras em alguns pontos de controle), mas bem interessantes, aos militares pela logística e apoio dado nestes terrenos difíceis, e à dona da barraquinha com bifanas a 1,50 euros e donuts a 0,50 euros, que tão bem me souberam no final da prova!

                                            Quem não esteve lá, só vos posso dizer: participem, pois é viciante e muito bom!
                                            Viva,

                                            Cada vez estou mais curioso e na expectativa de como será esse "vicio"...

                                            Para abrir, ou não, o meu apetite, vou participar nesta prova...

                                            Vamos a ver como vou abordar o tema, pq não tenho nenhuma experiência nem formação na disciplina.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bbaixo Ver Post
                                              Viva,

                                              Cada vez estou mais curioso e na expectativa de como será esse "vicio"...

                                              Para abrir, ou não, o meu apetite, vou participar nesta prova...

                                              Vamos a ver como vou abordar o tema, pq não tenho nenhuma experiência nem formação na disciplina.

                                              Então e eu?? :p

                                              Por acaso também gostava de participar numa prova de orientação, pode ser que passe a ser mais "orientada"
                                              Quanto ao Paintball, como alguém já falou por aí, honestamente fiz uma vez e jurei para nunca mais. É giro só que magoa imenso, fiquei com um hematoma gigante na perna, mas eu tenho a pele muito sensivel e fico logo marcada, por isso não dá para mim.

                                              Sónia

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nara Ver Post
                                                Então e eu?? :p

                                                Por acaso também gostava de participar numa prova de orientação, pode ser que passe a ser mais "orientada"
                                                Quanto ao Paintball, como alguém já falou por aí, honestamente fiz uma vez e jurei para nunca mais. É giro só que magoa imenso, fiquei com um hematoma gigante na perna, mas eu tenho a pele muito sensivel e fico logo marcada, por isso não dá para mim.

                                                Sónia
                                                Houve uma cobertura televisiva (há um magazine chamado O-TV que passa na 2: e que cobre estes eventos) e houve vários fotógrafos.

                                                Já saiu o vídeo promocional com imagens das provas!! Está em
                                                http://pom2007.serverded3.com/pom2007.wmv

                                                Muito bom!
                                                Editado pela última vez por PortuguesAoVolante; 21 February 2007, 13:09. Razão: link para vídeo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu preferia fazer Karting...não desfazendo as provas de orientação, eu é que me oriento melhor a conduzir numa pista do que a andar numa zona desconhecida...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por dr_tuborg Ver Post
                                                    Eu preferia fazer Karting...não desfazendo as provas de orientação, eu é que me oriento melhor a conduzir numa pista do que a andar numa zona desconhecida...
                                                    Para comparares as duas coisas, tens de experimentar ambas. Já brinquei com karts e com orientação, e prefiro orientação. Motivo: fazes exercício, fazes escapadinhas e visitas sítios que nunca te lembrarias de visitar, e puxa também pela tua inteligência.
                                                    Experimenta uma prova perto de onde tu vives, ou se és da zona de Lx, então uma sessão de iniciação que o CPOC regularmente organiza para os lados de Sintra.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                      Houve uma cobertura televisiva (há um magazine chamado O-TV que passa na 2: e que cobre estes eventos) e houve vários fotógrafos.

                                                      Já saiu o vídeo promocional com imagens das provas!! Está em
                                                      http://pom2007.serverded3.com/pom2007.wmv

                                                      Muito bom!
                                                      Pareceu-me muito bem e é uma boa oportunidade para se visitar imensos locais e ter um contacto directo com a natureza (desde que não tenha de correr)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nara Ver Post
                                                        Pareceu-me muito bem e é uma boa oportunidade para se visitar imensos locais e ter um contacto directo com a natureza (desde que não tenha de correr)
                                                        Há algum pessoal que vai lá só para passear, e vão em grupos, com roupa normal.

                                                        No POM, vi vários casais estrangeiros, nos seus 50 anos, a fazer a prova na boa. E é um pouco humilhante quando um tipo de cabelo grisalho nos ultrapassa e não temos pedalada para o acompanhar... sinais de que preciso de fazer mais exercício.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                          Há algum pessoal que vai lá só para passear, e vão em grupos, com roupa normal.

                                                          No POM, vi vários casais estrangeiros, nos seus 50 anos, a fazer a prova na boa. E é um pouco humilhante quando um tipo de cabelo grisalho nos ultrapassa e não temos pedalada para o acompanhar... sinais de que preciso de fazer mais exercício.
                                                          ehehe
                                                          Também sofro disso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Para quem não sabe, e só diz mal deste país:

                                                            O campeão mundial de orientação, o francês Tero Georgiou, que também venceu o Portugal O Meeting, rasga-se em elogios para a organização do Portugal O Meeting, e os mapas usados. Num deles, diz que está no top 20 de mapas que já fez, e este tipo já fez muitas provas por aí fora...

                                                            Volto a referir que esta prova foi um orgulho para a orientação portuguesa. Ao contrário de muito do que se passa em Portugal e nas federações desportivas, a FPO é uma federação extremamente competente, os clubes de orientação portugueses sao excelentes na organização de provas, e os atletas estrangeiros possuem grande consideração e respeito pela orientação praticada no nosso país. Mais uma vez, os parabéns à FPO e à Ori-Estarreja.

                                                            Ah, o site do moço é:

                                                            http://www.tero.fr/

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X