Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cartão do Cidadão substitui BI - em Portugal Continental a partir de Julho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cartão do Cidadão substitui BI - em Portugal Continental a partir de Julho

    Cartão de Cidadão nos Açores a partir de Fevereiro

    Os Açores vão ser, a partir do próximo dia 14 de Fevereiro, a primeira Região do país a disponibilizar o Cartão de Cidadão, documento que irá congregar os dados actualmente constantes no Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte, Cartão da Segurança Social, Cartão do Serviço Regional de Saúde e Cartão de Eleitor.


    Trata-se de um documento moderno e seguro que permitirá, igualmente, a certificação, por parte do cidadão, da sua assinatura e o acesso a um conjunto de serviços disponibilizados quer pela Administração Pública quer por entidades privadas, contribuindo, desse modo, para uma maior eficácia dos serviços e para a desburocratização de procedimentos.

    A ilha do Faial será a primeira do arquipélago a possibilitar que os cidadãos tenham, num único documento, dados que até agora constavam em cinco “papéis” diferentes, sendo que, até ao final do 1.º semestre do corrente ano, a emissão do Cartão de Cidadão estará disponível em todas as ilhas dos Açores.

    Uma vez mais os Açores estão na vanguarda da modernização administrativa, facto para que muito contribuiu o desenvolvimento e o incremento da plataforma tecnológica do Governo Regional, que garante não só a existência dos equipamentos necessários, mas também uma rede de comunicações fiáveis e rápidas entre todas as ilhas e destas para o exterior, materializada através dos Postos de Atendimento ao Cidadão, inseridos na Rede Integrada de Apoio ao Cidadão.

    Depois da implementação no Faial, a emissão do Cartão do Cidadão estender-se-á posteriormente a todas as ilhas, sendo emitido em todos os Postos de Atendimento ao Cidadão existentes na rede RIAC e podendo, também, ser obtido em algumas Conservatórias do Registo Civil da Região.

    A emissão do primeiro Cartão de Cidadão do País terá lugar no próximo dia 14 de Fevereiro, pelas 10:30 horas, no Teatro Faialense, numa cerimónia em que estarão presentes o primeiro-ministro, José Sócrates, e o presidente do Governo açoriano, Carlos César.


    Alguém sabe se apenas será disponibilizado a residentes do Faial, ou qualquer cidadão português o pode solicitar desde que seja no local?
    Editado pela última vez por ; 14 February 2007, 15:13.

    #2
    Boa iniciativa espero que corra bem o ensaio aí nos Açores para rápidamente vir para o Continente.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MrGrieves Ver Post
      Alguém sabe se apenas será disponibilizado a residentes do Faial, ou qualquer cidadão português o pode solicitar desde que seja no local?
      Na ilha do Faial está a decorrer o projecto Piloto, se tudo correr bem, lá para o Verão já será possivel, em alguns serviços, renovar o BI para o novo modelo.

      Eu estou à espera que o projecto seja expandido para renovar o meu BI.

      Mais informações nesta página.

      Comentário


        #4
        Espero que não demore muito a chegar cá ao continente, também quero um cartão desses!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
          Espero que não demore muito a chegar cá ao continente, também quero um cartão desses!

          Lá para 2008

          Comentário


            #6
            Pelo que ouvi (já não me recordo onde), acho que está previsto chegar a todo o territorio nacional até ao final de 2008.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ricardop Ver Post
              Pelo que ouvi (já não me recordo onde), acho que está previsto chegar a todo o territorio nacional até ao final de 2008.
              Então é melhor apontar lá para 2010...

              Comentário


                #8
                [modo_egoista]Quero lá saber de todo o território nacional, eu quero é que chegue à AML para eu despachar todo o plástico que tenho na carteira[modo_egoista]

                Comentário


                  #9
                  Quanto isso chegar cá pode ser que ainda não tenha arranjado maneira de não enrrolar o BI todo...

                  Comentário


                    #10
                    Realmente os BI e cartões de eleitor são enormes!

                    Comentário


                      #11
                      Espero que isso chegue cá realmente em 2008...

                      Comentário


                        #12
                        Sempre disse que só se deveria ter 1 cartão que desse para tudo...só agora apareceu...antes tarde que nunca.

                        Comentário


                          #13
                          Portalegre vai ser o primeiro distrito do continente a emitir o Cartão de Cidadão, que substitui o Bilhete de Identidade e os cartões de contribuinte, Segurança Social e Saúde. Os primeiros cartões serão emitidos hoje no Faial.

                          Em Junho, os novos cartões deverão estar generalizados nas nove ilhas do arquipélago dos Açores, chegando a Portalegre em Julho. Depois, serão alargados aos distritos de Évora e Bragança em Outubro, segundo uma portaria do Governo publicada ontem em Diário da República. Nos restantes distritos do País, na Região Autónoma da Madeira e nos consulados portugueses no estrangeiro os documentos vão ser emitidos apenas em 2008.

                          O cartão terá um prazo de validade que não pode exceder os cinco anos e custará 12 euros, tanto em Portugal como no estrangeiro. No caso de pedidos urgentes em Portugal o valor sobe para 20 euros e no estrangeiro para 35 euros. Um cartão urgente com entrega no próprio dia ou com o prazo de um dia vai custar 25 euros ao cidadão requerente.

                          Os prazos máximos de entrega são de três dias em Portugal continental, quatro ou cinco nas ilhas dos Açores e da Madeira, cinco dias para entrega num país europeu e sete para entrega em países fora da Europa.

                          O Cartão de Cidadão, que vem substituir o Bilhete de Identidade e os cartões de contribuinte, Segurança Social e Saúde, terá como elementos de identificação visíveis o nome, apelidos, filiação, nacionalidade, data de nascimento, sexo, altura, fotografia, assinatura e os quatro números de identificação actualmente existentes.

                          É obrigatório para todos os cidadãos portugueses residentes em Portugal e no estrangeiro a partir dos seis anos de idade.

                          DN

                          Comentário


                            #14
                            E em quanto é que vamos ser chulados para fazer essa alteração?

                            Comentário


                              #15
                              Fogo, vou ter de substituir o BI em Out de 2007.

                              Pago...

                              Depois em 2008 tenho de ir pagar outra vez?

                              Comentário


                                #16
                                Lembram-se de cada cena mais inutil... tanta coisa mais importante e... enfim... fico sem palavras

                                Comentário


                                  #17
                                  Realmente os CC estão na moda !!!


                                  PS: Get it ?! Se calhar não teve assim mta piada mas pronto !!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                    Fogo, vou ter de substituir o BI em Out de 2007.

                                    Pago...

                                    Depois em 2008 tenho de ir pagar outra vez?
                                    O meu expira em Novembro...

                                    Digamos que me vou, totalmente acidentalmente, esquecer de o renovar até Janeiro...

                                    Se precisar mesmo de uma identificação válida nesse período, o passaporte deve servir.

                                    Comentário


                                      #19
                                      eu renovei o meu em 2006. se tenho que pagar para ter um CÚ, eles que se lixem....

                                      Comentário


                                        #20
                                        ainda bem!! aquele matacão do b.i não cabe nas carteiras pequenas, mas o novo cartão deveria estar tudo incluido num só cartão, por exemplo a carta de conduzir,o cartão de contribuinte,o cartão leitor,o da segurança social,os cartões de credito/debito, cartão utente etc até os cartãos do block buster, e z sport, deberia estar tudo incluido num só cartão, assim ficaba muito mais leve sair a rua.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Inovação era se tivessem criado um nº único (alterando primeiro a constituição claro!). Agora um cartão com 4 números....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por blink Ver Post
                                            Inovação era se tivessem criado um nº único (alterando primeiro a constituição claro!). Agora um cartão com 4 números....
                                            Quanto mais têm mais querem... É pá, já agora porque não tatuam um código de barras na testa de cada português? Assim é só baixar a cabeça no leitor do código de barras, à entrada dos autocarros, metro, nas esquadras, nas conservatórias, nos actos de matrícula, etc...

                                            Poupem-me a V/ xoxice !!

                                            E deixem o país andar como está. Se calhar, deveríamos ter parado no tempo nos anos 70!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MrGrieves Ver Post
                                              Alguém sabe se apenas será disponibilizado a residentes do Faial, ou qualquer cidadão português o pode solicitar desde que seja no local?
                                              Tive há uns dias (semanas...) numa palestra dada por um responsável da UMIC que confirmou que o cartão pode ser solicitado por qualquer cidadão.

                                              Quem neste verão for aos Açores pode aproveitar

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Messerschmitt Ver Post
                                                Lembram-se de cada cena mais inutil... tanta coisa mais importante e... enfim... fico sem palavras
                                                Inutil?
                                                A reforma que este cartao vai incutir na administração publica por si só já é de louvar. Já para não falar na segurança.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  em agosto deste ano começa a distribuição em portalegre... mas o preço é elevado

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O Cartão de Cidadão pode ser solicitado:

                                                    Aquando da substituição de qualquer um dos cartões da iniciativa “Cartão de Cidadão” (Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte, Cartão de Identificação na Segurança Social e Cartão de Utente de Saúde);
                                                    Obtenção do primeiro documento de identificação civil.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                                                      Tive há uns dias (semanas...) numa palestra dada por um responsável da UMIC que confirmou que o cartão pode ser solicitado por qualquer cidadão.

                                                      Quem neste verão for aos Açores pode aproveitar

                                                      Também julgava isto. Mas agora li no site:

                                                      Note-se que numa primeira fase, a emissão ou substituição do cartão é reservada aos cidadãos com residência no distrito ou ilha das Regiões Autónomas onde se encontre instalado o serviço de recepção do Cartão de Cidadão.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Cada vez se aproxima mais o dia em que a vida vai ganhar outro sentido, o dia em que eu vou ter o meu cartão do cidadão, finalmente!

                                                        Até tremo só de pensar que vou ter um cartão do cidadão.

                                                        Será que vale a pena mandar um foguete para comemorar? para comemorar mais este passo para a modernidade...e pró progresso.

                                                        ps: se isto não fosse para rir, podia até dar vontade de chorar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                                                          Cada vez se aproxima mais o dia em que a vida vai ganhar outro sentido, o dia em que eu vou ter o meu cartão do cidadão, finalmente!

                                                          Até tremo só de pensar que vou ter um cartão do cidadão.

                                                          Será que vale a pena mandar um foguete para comemorar? para comemorar mais este passo para a modernidade...e pró progresso.

                                                          ps: se isto não fosse para rir, podia até dar vontade de chorar.


                                                          Mais um que ADORAA mostrar todos os cartões. Quantos mais melhor!!

                                                          Que Deus perdoe tanta ignorância...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Só espero que o processo seja mais rápido do que o belga...

                                                            Na Bélgica, desde de 2001, está a decorrer um processo em tudo semelhante ao que arrancou, oficialmente, ontem em Portugal... espero que o nosso seja mais rápido...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X