Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pequena estória para quem julga que a vida lhe corre mal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pequena estória para quem julga que a vida lhe corre mal

    No seguimento da leitura de um post neste fórum deixem-me contar, sem qualquer moralismo bacoco, um episódio que se passou comigo aqui à uns anos, para quem eventualmente tenha ideias de ficar com os pés frios (ver o meu avatar):

    Uma vez fui "activado" para uma tentativa de suicidio, de um jovem de 20 e poucos anos, que (soube posteriormente pq o tratei nos meses seguintes) teve um desgosto amoroso. Para além de ter tomado uma carrada de comprimidos (felizmente a maior parte da malta toma coisas que nem lhes faz mto mal) e, como estavam a demorar a fazer efeito, decidiu enforcar-se, amarrando uma corda ao pescoço e a outra extremidade a um gancho de suporte de um candeeiro. Qd se atirou da cadeira, o gancho soltou-se do tecto, ele ao cair bateu com a cabeça numa mesa proxima, vomitou os comprimidos devido ao impacto mas ficou tetraplégico, devido a lesão na medula.
    Ficou meses internado no serviço onde trabalho e, escusado será dizer, revoltado com tudo e todos, pela partida madrasta do destino.

    Ao fim de alguns meses, depois de ver passar inumeros doentes pelas camas ao lado que lutavam desesperadamente pela vida, e vendo o que os familiares sofriam e ansiavam pela melhoria dos ente-queridos que estavam numa cama, começou a pensar...e a abrir-se com os profissionais que o tratavam. Viu uma mãe recente a morrer por complicações pós parto, com o marido aos pés da cama desfeito em lágrimas; viu um jovem recem-casado com uma doença degenerativa que o levaria à morte; viu o pai de 2 miudos ser dador de orgãos por ter feito uma paragem respiratória após manusear quimicos tóxicos na garagem...

    Então o jovem começou a dar muito mais valor à vida, mas, ironia do destino...agora é mto mais dificil para ele poder desfrutá-la plenamente.

    Abraço
    Editado pela última vez por manucas; 21 February 2007, 17:37.

    #2
    Livra!

    Comentário


      #3
      bom post..............algo muito interessante pra refletir

      Comentário


        #4
        grande lição de vida! os meus sinceros parabéns!!!

        Comentário


          #5
          Na maior parte das vezes só damos valor à vida quando é tarde...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Livra!
            Livra nisso!

            Comentário


              #7
              Ler e pensar.

              Comentário


                #8
                Ja agora... vale a pena pensar nisto

                Comentário


                  #9
                  Há muitos casos que nos fazem repensar nos que nos dá alegria.

                  Eu tenho 1 amigo cujos pais tiveram um despiste por rebentamento de pneu (ele tem 18 anos ou tinha na altura do acidente - 2003) e ficou sem pai e com 1 mae tetraplégica.

                  Fez-me repensar muito como considero a velocidade

                  Comentário


                    #10
                    Ainda a semana passada faleceu uma senhora devido a complicações pós-parto aqui no hospital. Nem quero imaginar o que terá sentido a família. Uma outra senhora também tinha problemas graves durante a gravidez pois tinha um feocromacitoma. Foram as duas na mesma altura, mas esta última acabou por sofrer uma intervenção cirúrgica e felizmente recuperou bem. Mas aquando duma visita pelos Cuidados Intensivos observei a tristeza que ela expressava na sua face. São lições de vida...

                    Comentário


                      #11
                      boa noite a todos!
                      eu sou um dos que diz que tudo lhe corre mal.. e sabem que mais?? corre mesmo!
                      não tenho nada a que me agarrar. sinto-me abandonado, triste.. enfim, como ja disse noutro topico..
                      e não são as desgraças dos outros que me vão fazer sentir melhor. eu neste momento tenho q sofrer, tenho q me lamentar, tenho que ter pena de mim.
                      acreditem que vejo desgraças e vidas destruidas todos os dias (sou tecnico d educaçao especial e reabilitação) e essas desgraças em nada atenuam as "minhas", só me mandam ainda mais a baixo, por que me afectam.
                      infelizmente basta-nos uma unha encravada pra nos lamentar-mos da vida.. mas nós somos assim.. o Ser Humano é assim - egoista.

                      Comentário


                        #12
                        Dass...

                        Fo*ido, f*dido, é amar sem ser correspondido... mas se formos a ver...

                        Comentário


                          #13
                          Excelente reflexão, manucas!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por gm Ver Post
                            boa noite a todos!
                            eu sou um dos que diz que tudo lhe corre mal.. e sabem que mais?? corre mesmo!
                            não tenho nada a que me agarrar. sinto-me abandonado, triste.. enfim, como ja disse noutro topico..
                            e não são as desgraças dos outros que me vão fazer sentir melhor. eu neste momento tenho q sofrer, tenho q me lamentar, tenho que ter pena de mim.
                            acreditem que vejo desgraças e vidas destruidas todos os dias (sou tecnico d educaçao especial e reabilitação) e essas desgraças em nada atenuam as "minhas", só me mandam ainda mais a baixo, por que me afectam.
                            infelizmente basta-nos uma unha encravada pra nos lamentar-mos da vida.. mas nós somos assim.. o Ser Humano é assim - egoista.
                            Se assim é... Concordo contigo, por vezes temos mesmo que nos sentir na ***** para sair do buraco. Termina a "catarse" e depois verás a luz ao fundo do túnel.

                            Força.

                            Comentário


                              #15
                              Há pouco tempo vi na TV um rapaz que tinha dado um tiro na cabeça e não tinha morrido... fiquei impressionado por ele ter admitido que agora era muito mais feliz do que antes de se ter tentado suicidar (a cara tinha sido desfeita e esta a ser reconstruida, obviamente nunca voltando a um estado "normal"). Nesse mesmo programa surgiu a história de uma rapariga que se colocou debaixo de um comboio e não morreu, mas ficou sem as pernas. Novamente, com um grande espirito e a dizer que nunca tinha vivido tão bem a vida. Uma mulher que saltou de uma ponte e foi agarrada (e salva) por um policia já no ar... mesma situação de felicidade posterior.

                              Todas estas histórias fazem-nos lembrar que nem sempre vemos o que de bom tem a vida e que, em muitas situações, só vemos o lado negativo.

                              Como disse o rapaz, é a velha história do copo meio vazio ou meio cheio. Porque será que tantas vezes se insiste em olhar para o vazio e não para o que as situações têm de bom?

                              Comentário


                                #16
                                Excelente contribuição, manucas.

                                Comentário


                                  #17
                                  já mtas ideias me passaram pela cabeça, confesso.
                                  Ao ler estas coisas, claro k se repensa a forma de viver.. mas como já disseram, a desgraça dos outros, não me vai fazer feliz.
                                  O meu melhor amigo suicidou-se o ano passado. Complicações e mais complicações... enfim. Claro k me fez reviver muita coisa, principalmente os familiares dele.
                                  Mas continuo a reclamar com a vida, pois não quer nada comigo. A sorte nunca andou a meu lado. E não me vou sentir melhor, porque vejo pessoas tetraplégicas e eu não o sou. Ou sou feliz COM A MINHA VIDA, ou não sou feliz COM A MINHA VIDA.
                                  Claro k podia ser bem pior, mas por vezes vendo pessoas que brincam com a sorte deitando-a fora.. sinto-me infeliz, pois eu sou pessoa que agarra todos os raios de sorte que me aparecem, sendo mesmo assim insignificantes.

                                  Um caso destes já passou bem perto de mim.

                                  Não condeno nem abençoo estes actos. Simplesmente é a decisão de cada um. Quem acha k é infeliz e que o vai ser a vida toda (claro k nunca se sabe o dia de amanhã) é "normal" que queira tomar decisões destas. Sendo na minha opinião, a única atenuante nestes desesperos o dia de amanhã. Há que pensar que a minha vida amanhã vai ser melhor.. O pior é quando o amanhã nunca chega com os melhores dias. E claro que isto, associado a um momento de extremo desespero.... já estão a ver a conclusão...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                    Excelente reflexão, manucas!


                                    Esxactamente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quem trabalha com doentes tem dezenas de historias para contar..

                                      Este é mais um grande exemplo de vida..estamos sempre a aprender..

                                      Mas quem trabalha com desgraças tem que estar "imune"..

                                      Comentário


                                        #20
                                        como dizia uns dos locutors da RFM "ás vezes vale a pena pensar nisto"

                                        Comentário


                                          #21
                                          nunca gostei muito de relativizar os problemas das pessoas, e os sentimentos porque passam, nem fazer comparações com outros casos mais trágicos.

                                          dá impressão de que por existirem casos de vida complicados para algumas (bastantes) pessoas, se deva partir do principio que aquilo pelo que as outras passam não tem significado ou é imensamente mais irrelevante.

                                          poder-se-á dar o caso de o senhor pai de dois filhos que morreu com os quimicos na garagem nunca ter sentido o que o rapaz que tentou o suícidio sentiu. Ou então já sentiu mas tinha uma estrutura psicológica diferente que lhe permitiu ultrapassar o problema.

                                          As vidas são todas diferentes pelo que cada um é livre de tomar o rumo que quer ou a que as circunstâncias obrigam.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu tenho um lema que me acompanha sempre e que eu penso sempre, que é eu saber que em tantas partes do mundo acontecem tantos desastres e tragedias que fazem as pessoas ter um sofrimento que nos nem sequer imaginamos...enquanto muitos de nós se angustiam porque a namorada o deixou, ou nao consegue emagrecer, e mais banalidades....
                                            Quando estou em baixo penso sempre nisso e felicito-me por ser feliz com o que a vida me deu em relaçao a tantos outros por esse mundo fora.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Em relação à situação que referi, esclareço que o jovem pai de 2 filhos não foi tentativa de suicidio. Estava simplesmente na garagem fechada à noite a mexer em tintas, como qualquer um de nós podia estar e achou que conseguia limpar tinta com amoniaco. Como era asmático e os vapores que se soltaram da combinação dos produtos lhe provocaram um edema das vias respiratorias, acabou por desmaiar enquanto a familia dormia calmamente.

                                              Agora o segredo pode estar mesmo em tentar relativizar os nossos problemas. Para mim, não ter dinheiro ou ter perdido a namorada ou ter engordado ou não arranjar emprego pode ser um peso imenso e afectar de maneira significativa a minha vida mas daí a pôr termo a ela... nada disso vale que eu ponha termo voluntariamente à minha vida... e até pode ser que ela valha realmente pouco e que eu saia à rua logo de seguida e seja atropelado pelo camião do lixo...
                                              Ainda posso tentar entender situações limite de pessoas presas a uma cama toda a vida ou presas a um ventilador e que querem acabar com o sofrimento atroz que é respirar ou comer ou mexer-se.

                                              E quando eu me sinto até em baixo, naqueles dias em que tudo parece não fazer sentido, basta por vezes dar uma ajuda a levantar um velhote de uma cama ou ir dar uma injecçao para aliviar as dores a outro, que agradece como se lhe tivessem dado o maior tesouro (só não ter dores pode ser um luxo!) para perceber que, de uma forma ou de outra, todos podemos fazer a diferença para os outros e consequentemente para nós.

                                              Isto se não estivermos permanentemente preocupados a olhar para o nosso umbigo...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Olá a todos!

                                                Sei que este topico vai com 3 anos mas estava pelo google a perguntar "o que fazer quando a vida corre mal" e ca apareceu!!!
                                                É certo que a vida corre mal a muita gente cada qual com seus problemas e divergencias mas é dos "outros" que falamos quando se passa connosco é bem diferente, isso dos medicamentos aconteceu-me quando tinha 18 anos pela mesma razao, a namorada.
                                                Há 3 anos atrás faleceu minha mãe com um tumor cerebral nem tive oportunidade de me despedir visto que ela estava ausente em trabalho, no ano a seguir um tio bem proximo suicidou-se... "tentou parar o comboio" se é que me entendem.
                                                Ainda no final do ano 2008 eu e a minha namorada aceitamos o convite de um casal amigo de longa data para trabalhar na alemanha ele ofereceu alojamento e trabalho par nós 2, nada aconteceu assim... ficamos sem o que tinhamos em portugal e nunca tivemos nada lá, hoje 2 anos depois estou na bélgica ainda a tentar recuperar desse erro. já passamos de tudo tivemos de dormir em casa de gente desconhecida, quase passamos fome!
                                                Estou com 23 e a minha companheira com 22 mas parece que ja temos 50 depois de tanto que vivemos!

                                                E sinceramente, como referido em cima os pés frios seram realmente uma soluçao...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por celo Ver Post
                                                  Olá a todos!

                                                  Sei que este topico vai com 3 anos mas estava pelo google a perguntar "o que fazer quando a vida corre mal" e ca apareceu!!!
                                                  É certo que a vida corre mal a muita gente cada qual com seus problemas e divergencias mas é dos "outros" que falamos quando se passa connosco é bem diferente, isso dos medicamentos aconteceu-me quando tinha 18 anos pela mesma razao, a namorada.
                                                  Há 3 anos atrás faleceu minha mãe com um tumor cerebral nem tive oportunidade de me despedir visto que ela estava ausente em trabalho, no ano a seguir um tio bem proximo suicidou-se... "tentou parar o comboio" se é que me entendem.
                                                  Ainda no final do ano 2008 eu e a minha namorada aceitamos o convite de um casal amigo de longa data para trabalhar na alemanha ele ofereceu alojamento e trabalho par nós 2, nada aconteceu assim... ficamos sem o que tinhamos em portugal e nunca tivemos nada lá, hoje 2 anos depois estou na bélgica ainda a tentar recuperar desse erro. já passamos de tudo tivemos de dormir em casa de gente desconhecida, quase passamos fome!
                                                  Estou com 23 e a minha companheira com 22 mas parece que ja temos 50 depois de tanto que vivemos!

                                                  E sinceramente, como referido em cima os pés frios seram realmente uma soluçao...
                                                  Nós somos guerreiros, temos que ser guerreiros, nunca devemos desistir.

                                                  Morrer só quando vier a senhora de preto com a ceifeira e mesmo assim ela que se prepare para ter a luta da vida dela

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Nós somos guerreiros, temos que ser guerreiros, nunca devemos desistir.

                                                    Morrer só quando vier a senhora de preto com a ceifeira e mesmo assim ela que se prepare para ter a luta da vida dela

                                                    Nem mais!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Nós somos guerreiros, temos que ser guerreiros, nunca devemos desistir.

                                                      Morrer só quando vier a senhora de preto com a ceifeira e mesmo assim ela que se prepare para ter a luta da vida dela
                                                      Não podia estar mais de acordo!

                                                      Por dificuldades acho que já todos passámos, e há que ser forte para não olhar para o chão mas sim em frente. Desistir NUNCA!

                                                      Até prova em contrário, só tenho esta vida, portanto tenho de a aproveitar ao máximo!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por celo Ver Post
                                                        Olá a todos!

                                                        Sei que este topico vai com 3 anos mas estava pelo google a perguntar "o que fazer quando a vida corre mal" e ca apareceu!!!
                                                        É certo que a vida corre mal a muita gente cada qual com seus problemas e divergencias mas é dos "outros" que falamos quando se passa connosco é bem diferente, isso dos medicamentos aconteceu-me quando tinha 18 anos pela mesma razao, a namorada.
                                                        Há 3 anos atrás faleceu minha mãe com um tumor cerebral nem tive oportunidade de me despedir visto que ela estava ausente em trabalho, no ano a seguir um tio bem proximo suicidou-se... "tentou parar o comboio" se é que me entendem.
                                                        Ainda no final do ano 2008 eu e a minha namorada aceitamos o convite de um casal amigo de longa data para trabalhar na alemanha ele ofereceu alojamento e trabalho par nós 2, nada aconteceu assim... ficamos sem o que tinhamos em portugal e nunca tivemos nada lá, hoje 2 anos depois estou na bélgica ainda a tentar recuperar desse erro. já passamos de tudo tivemos de dormir em casa de gente desconhecida, quase passamos fome!
                                                        Estou com 23 e a minha companheira com 22 mas parece que ja temos 50 depois de tanto que vivemos!

                                                        E sinceramente, como referido em cima os pés frios seram realmente uma soluçao...
                                                        Boas.
                                                        Antes de mais faço votos para que a tua vida entre nos eixos o mais depressa possivel. Tenta não te deixares abater e mesmo que te deites à noite sem perspectivas de futuro e sem saber como será o dia seguinte, arranja força no que mais gostas (namorada, recordações da familia) para te levantares no dia seguinte e ires á luta.

                                                        É importante tb que nao estabeleças metas ou objectivos dificeis ou impossiveis de conseguir, senao ainda ficas mais abatido. És novo (ninguem tem 23 anos, pá!) tenta fazer algo do género: "até aos 30 anos tenho que arranjar um emprego estável e começar a pagar a minha casa". Ou seja, objectivos a curto prazo que sejam possiveis de atingir e objectivos a medio/longo prazo aqueles que exigem mais energia/dinheiro/estabilidade. Certamente nao estarias à espera de em 2-3 anos arranjares uma emprego fantastico, comprar casa e teres um Mercedes...as coisas nem sempre são como idealizamos ou gostariamos mas...diabo!, tens uma vida inteira á tua frente para vencer!

                                                        As coisas nao estão faceis para quem sai do país, apesar do que se diz. e, por vezes somos enganados na canção do bandido, em que lá fora é que é bom e é mais facil e depois a realidade prega-nos uma rasteira...
                                                        O esforço que se faz no estrangeiro é tao ou maior que o que se faz cá, com a diferença que esse esforço lá, se formos preserverantes, é bem melhor recompensado monetariamente que neste país.
                                                        Eu tenho colegas a trabalhar na Suiça e em França e que sairam a pensar num futuro melhor alem-fronteiras. E mesmo sendo profissionais qualificados (enfermeiros) e já tendo emprego mais ou menos garantido nos locais para onde iam e qd sairam de Portugal, continuam a dizer-me que mesmo lá a vida não é nada facil...
                                                        Abraço e vai desabafando por cá, se isso te fizer sentir melhor...
                                                        Editado pela última vez por manucas; 17 February 2010, 14:10.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A vida é mesmo isto, dificuldades atrás de dificuldades, é certo que com bons momentos pelo meio.

                                                          Se tens a tua companheira contigo, ela deve ser um dos motivos de força e de ânimo para que as coisas melhorem!

                                                          Força e um abraço!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Noutro dia estava a ver uma série e lá disseram uma grande verdade:

                                                            São os nossos falhanços e arrependimentos que nos fazem crescer e nos tornam quem nós somos. E é de facto verdade: quantas histórias nós conhecessemos de pessoas que viveram misérias/infernos e deram a volta por cima? Temos que acima de tudo acreditar em nós, mesmo quando tudo corre mesmo muito mal.

                                                            celo: desejos sinceros de melhor sorte para o futuro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X