Correndo o risco de estar imensamente equivocado, mas até penso o inverso. Há exames que deveriam ser feitos e passam ao lado. E muita coisa seria detectada muito rapidamente com exames mais regulares.
A última vez que fui à minha médica de família não me receitou umas simples análises, que já tinham sido sugeridas numa consulta de clínica privada. A médica de família achou que "como já fez análises há cerca de 2 anos, não precisa de repetir, está tudo bem". Embora acompanhasse um quadro de dores de cabeça constantes, dificuldades em dormir, aumento de peso, etc.
Ainda ontem fui com o meu filho à pediatra. Perguntou sintomas, auscultou e disse que, quando as crianças têm uma tosse insistente e regular, é comum. Mas como a do meu filho era por ataques, é capaz de tossir 5 minutos e depois passa umas horas sem tosse e depois volta a tossir, que era melhor ter cuidado. Fizemos um Raio X pulmonar, não acusou nada (felizmente) mas fica-se logo descansado.
Acabou por fazer o teste COVID e aí, sim, achei desnecessário... afinal o miúdo já ia ficar uns dias em casa e ia, escusava-se de o sujeitar ao teste. Mas pronto.