Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problemas com casa nova - como resolver?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problemas com casa nova - como resolver?

    Comprei recentemente um apartamento novo tendo-me mudado para lá há um mês. Rapidamente verifiquei que havia um problema com algumas canalizações, nomeadamente o cano que recebe água quente do esquentador escorre água (não pinga, escorre pela parede abaixo) e as canalizações por debaixo do lava louças pingam.

    Contactei o construtor por diversas vezes tendo ele me prometido que iria mandar um canalizador para me resolver os problemas, mas o que é certo é que tem vindo constantemente a adiar e já lá vai um mês e nada. Cheguei a perder uma manhã de trabalho em casa á espera do dito canalizador que não apareceu por vezes, o construtor não atende o telemóvel, outras quando atende diz que desta vez é que vai ser, mas eu continuo com o problema sem ser resolvido.

    Também já chateei a imobiliária que se limitou a dizer que ia falar com o construtor, mas se eu não ligar para eles a perguntar como é que vão as coisas eles também não me ligam, ou seja, parece-me que se estão a borrifar (devem pensar: já está vendido, e este não vai comprar casa tão cedo, já não interessa ser tão prestável como antes da compra)

    Como os problemas descritos parecem-me simples de resolver (apesar de eu não ter conseguido) por um qualquer canalizador, estou seriamente a ponderar chamar um lá a casa, pagar e depois apresentar a conta.

    A minha dúvida é: se eu fizer isso, legalmente o construtor vai ter de me devolver o dinheiro ou estou a meter-me nisso por conta e risco? E a imobiliária, que responsabilidades tem neste caso?

    Alguém aqui que tenha passado por situações semelhantes?

    #2
    Na minha opinião, devias enviar carta registada com AR ao construtor a dar-lhe o prazo de X dias para resolver a situação e a informar que, caso não o faça, efectuarás as reparações por tua conta com posterior imputação de despesas ao mesmo.

    É apenas uma opinião não fundamentada legalmente, mas acho que não deve fugir muito do correcto.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
      Na minha opinião, devias enviar carta registada com AR ao construtor a dar-lhe o prazo de X dias para resolver a situação e a informar que, caso não o faça, efectuarás as reparações por tua conta com posterior imputação de despesas ao mesmo.

      É apenas uma opinião não fundamentada legalmente, mas acho que não deve fugir muito do correcto.
      Por acaso não mencionei isso no meu primeiro post, mas é a idéia que tenho em mente. Só preciso mesmo de saber se legalmente essa carta terá alguma validade.

      EDIT: Por outro lado, preciso de resolver isto rápidamente pois ando a tomar banho em 5 minutos, pois se demorar 10 os panos que ponho por baixo do esquentador para absorver a água não chegam e ela escorre para o chão e é uma chatice ter de esperar mais os x dias que mencionaria na carta, já ando nisto desde que me mudei há um mês e queria uma resolução rápida.
      Editado pela última vez por Raistaparta; 26 February 2007, 19:02.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
        Comprei recentemente um apartamento novo tendo-me mudado para lá há um mês. Rapidamente verifiquei que havia um problema com algumas canalizações, nomeadamente o cano que recebe água quente do esquentador escorre água (não pinga, escorre pela parede abaixo) e as canalizações por debaixo do lava louças pingam.

        Contactei o construtor por diversas vezes tendo ele me prometido que iria mandar um canalizador para me resolver os problemas, mas o que é certo é que tem vindo constantemente a adiar e já lá vai um mês e nada. Cheguei a perder uma manhã de trabalho em casa á espera do dito canalizador que não apareceu por vezes, o construtor não atende o telemóvel, outras quando atende diz que desta vez é que vai ser, mas eu continuo com o problema sem ser resolvido.

        Também já chateei a imobiliária que se limitou a dizer que ia falar com o construtor, mas se eu não ligar para eles a perguntar como é que vão as coisas eles também não me ligam, ou seja, parece-me que se estão a borrifar (devem pensar: já está vendido, e este não vai comprar casa tão cedo, já não interessa ser tão prestável como antes da compra)

        Como os problemas descritos parecem-me simples de resolver (apesar de eu não ter conseguido) por um qualquer canalizador, estou seriamente a ponderar chamar um lá a casa, pagar e depois apresentar a conta.

        A minha dúvida é: se eu fizer isso, legalmente o construtor vai ter de me devolver o dinheiro ou estou a meter-me nisso por conta e risco? E a imobiliária, que responsabilidades tem neste caso?

        Alguém aqui que tenha passado por situações semelhantes?

        A imobiliaria nao tem nada a haver com isso.
        A questão é entre vc e o construtor. Resolver isso parece-me facil. Dirija-se a ele, e explique-lhe a situação. Se ele nao lhe resolve questão, relembre-o que actualmente o construtor tem q ue responder por eventuais defeitos que a casa tenha. Se ele não acede, contacte o IMOPPI e apresente queixa dele, o que o poderá levar a ser fiscalizado, e multado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
          Na minha opinião, devias enviar carta registada com AR ao construtor a dar-lhe o prazo de X dias para resolver a situação e a informar que, caso não o faça, efectuarás as reparações por tua conta com posterior imputação de despesas ao mesmo.

          É apenas uma opinião não fundamentada legalmente, mas acho que não deve fugir muito do correcto.
          Concordo e lembra te que a casa tem 5 anos d garantia por lei.

          Comentário


            #6
            Só uma questão:

            A garantia de uma casa conta a partir de que momento?

            Da data da licença de habitação?

            Da data da escritura de cada fracção, sendo as datas do fim da garantia diferentes para cada condómino, consoante a data da escritura?

            As partes comuns do prédio têm garantia a contar a partir de que momento?

            Obrigado

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
              A imobiliaria nao tem nada a haver com isso.
              A questão é entre vc e o construtor. Resolver isso parece-me facil. Dirija-se a ele, e explique-lhe a situação. Se ele nao lhe resolve questão, relembre-o que actualmente o construtor tem q ue responder por eventuais defeitos que a casa tenha. Se ele não acede, contacte o IMOPPI e apresente queixa dele, o que o poderá levar a ser fiscalizado, e multado.
              Obrigado, nunca tinha ouvido falar do IMOPPI e já será algo a que me possa agarrar caso as coisas corram mal.

              Outra questão: a garantia dos 5 anos é independente do nº de proprietários que a casa teve? Pergunto isto porque apesar de ser nova e nunca ter sido habitada, eu sou o 2º proprietário, quem me vendeu a casa foi o filho que a tinha recebido por doação do pai quando foi construída, apesar de ele nunca ter vivido nela.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Kerosin Ver Post
                Só uma questão:

                A garantia de uma casa conta a partir de que momento?

                Da data da licença de habitação?

                Da data da escritura de cada fracção, sendo as datas do fim da garantia diferentes para cada condómino, consoante a data da escritura?

                As partes comuns do prédio têm garantia a contar a partir de que momento?

                Obrigado
                Boas perguntas, eu nisto de casas sou um nabo, aos 31 anos é que me lembrei de comprar a primeira, se alguém souber as respostas a estas perguntas era óptimo!

                Comentário


                  #9
                  Acho que a partir da data que fica em teu nome. Se nao se a casa tivesse à venda 2 anos lá se iam 3 à vida

                  Comentário


                    #10
                    Só vendo mas pela descrição nem parece nada estranho isso acontecer , comigo aconteceu o mesmo

                    E normal qdo se coloca um lava-loiças ele deixar passar a agua para dentro do movel, isso contece sempre , assim como as entre das uniões do sifão do lava loiças. O pingar é bom sinal quer dizer que é novo a extrear

                    Solução:

                    Deixar isso secar tudo e colocar selicone á volta das juntas das uniões do sifão e do lava loiças e já agora da banheira , lavatório , bidés, polibans etc...deixar secar e o assunto fica resolvido e dá menos trabalho que andar a chatiar construtores por coisas provavelmente sem importancia nenhuma

                    Quanto ao cano que sai a agua quente do esquentador, é assimpresumo que a fuga seja no cano flexivel)

                    1º fechar a torneira se segurança do mesmo e fazer com que a agua deixe o esquentador vazio, e retirar o cano onde deita agua e por linho ou uma fita branca especial para canalizações na rosca em quantidade suficiente para depois de colocado e apertado nunca mais deixe pingar uma gota.
                    Editado pela última vez por Nephilim; 04 March 2007, 06:17.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por manel777 Ver Post
                      Acho que a partir da data que fica em teu nome. Se nao se a casa tivesse à venda 2 anos lá se iam 3 à vida
                      Parece-me óbvio...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                        Obrigado, nunca tinha ouvido falar do IMOPPI e já será algo a que me possa agarrar caso as coisas corram mal.

                        Outra questão: a garantia dos 5 anos é independente do nº de proprietários que a casa teve? Pergunto isto porque apesar de ser nova e nunca ter sido habitada, eu sou o 2º proprietário, quem me vendeu a casa foi o filho que a tinha recebido por doação do pai quando foi construída, apesar de ele nunca ter vivido nela.

                        Se não me engano, a garantia dos bens imóveis subiu para 10 anos quando a dos bens móveis subiu para 2.

                        Comentário


                          #13
                          se escorre água talvez seja um buraco que o cano tenha. já aconteceu isso na minha casa de banho e tiveram que rebentar com a parede de um dos lados.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            se escorre água talvez seja um buraco que o cano tenha. já aconteceu isso na minha casa de banho e tiveram que rebentar com a parede de um dos lados.
                            casa nova e cano routo?? não me parece provavel(mas tudo é possivel)

                            acredito que seja falta de isolante nas roscas e no casos do lavaloiças e sifão de selicone.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por manel777 Ver Post
                              Concordo e lembra te que a casa tem 5 anos d garantia por lei.

                              10 anos.... segundo a nova legislação mas n tenho bem a certeza

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                10 anos.... segundo a nova legislação mas n tenho bem a certeza
                                Mas esses 10anos é a garantia salvo erro é sobre a estrutura, paredes e infraestruturas, no que toca a infiltrações e problemas graves...convem saber ao certo o que abrange a garantia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post

                                  Solução:

                                  Deixar isso secar tudo e colocar selicone á volta das juntas das uniões do sifão e do lava loiças e já agora da banheira , lavatório , bidés, polibans etc...deixar secar e o assunto fica resolvido e dá menos trabalho que andar a chatiar construtores por coisas provavelmente sem importancia nenhuma

                                  Vais-me desculpar mas estou no meu direito de chatear. Há quem se sinta no direito de chatear oficinas por 1mm de folga num painel qualquer do carro porque este lhe custou uns milhares de euros, logo eu também tenho o direito de chatear quem me vendeu um apartamento de dezenas de milhar. Se tem defeito, arranjem.

                                  Quanto ao cano que sai a agua quente do esquentador, é assimpresumo que a fuga seja no cano flexivel)

                                  Não, o problema já é de origem. O cano que está na parede ficou demasiado para dentro, logo quando o técnico da Fagor foi lá instalar o esquentador viu-se á rasca para apertar o cano flexivel porque simplesmente não havia espaço para meter qualquer ferramenta, aconselhou-me a comprar um "acrescento" para que depois pudesse apertar devidamente o tubo flexivel do esquentador já fora da parede, assim o fiz mas aquilo ficou manhoso e continuou a deixar sair água, agora na junção do acrescento com o cano da parede.

                                  1º fechar a torneira se segurança do mesmo e fazer com que a agua deixe o esquentador vazio, e retirar o cano onde deita agua e por linho ou uma fita branca especial para canalizações na rosca em quantidade suficiente para depois de colocado e apertado nunca mais deixe pingar uma gota.

                                  Eu meti bastante linho mas mesmo assim o problema mantém-se, perde água. Como não estive para gastar mais do meu bolso nem do meu tempo, decidi comunicar ao construtor.

                                  PS - Obrigado pelas sugestões.

                                  Comentário


                                    #18
                                    raistaparta:

                                    Pois se for mais complicado é melhor chatiares o construtor...

                                    Mas é capaz de ele não ligar nenhuma... mas um canalizador (bom)resolve isso em 3 tempos....mas leva-te uns euros.

                                    Devias ter visto isso antes de fazer a escritura...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Liguei na 6ª feira mais uma vez para a imobiliária para tratar de outro assunto e aproveitei para tocar novamente no assunto, mencionei a queixa para a IMOPPI, passado 15 mins tinha o gajo a ligar-me a dizer que amanhã de manhã vêm cá resolver o problema.

                                      Comentário


                                        #20
                                        isso com fita teflon na rosca e uma massa verde que há propria para canalizaões não pinga eu garanto-te, agora essa de canalizações novas verterem sempre nunca tinha ouvido falar, alias montei uma torneira a pouco tempo e não pinga com junções novas

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por furão Ver Post
                                          isso com fita teflon na rosca e uma massa verde que há propria para canalizaões não pinga eu garanto-te, agora essa de canalizações novas verterem sempre nunca tinha ouvido falar, alias montei uma torneira a pouco tempo e não pinga com junções novas
                                          presumo que seja para mim..

                                          eu nao falei que as torneiras verdem sempre...o que verte é os sifão do lava-loiças e o propria junção do lava-loiças com a pedra... isso verte sempre qdo é novo até ser isolado com selicone

                                          Comentário


                                            #22
                                            Contacta a deco.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                              Contacta a deco.
                                              Já não é preciso vieram cá hoje e ficou resolvido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Vou aproveitar este tópico, pois o título enquadra-se perfeitamente.

                                                Comprei apartamento novo há quatro anos e meio. Como se está a esgotar o prazo legal de garantia da construção, estou a ficar inquieto com alguns pormenores. E o contacto com o construtor para a resolução dos mesmos não me deixa muito feliz.

                                                As paredes apresentam algumas fissuras. Uma delas não apresento aqui, pois o construtor disse que ia arranjar solução. Mas diz que outras são apenas micro-fissuras e que não faz nada.

                                                Estas são duas das micro-fissuras (que eu acho que não sejam assim tão micro). A da esquerda, por cima da porta, é a maior das "micro", e a da direita (na parede, junto a uma porta para varanda) é das mais pequenas, existindo outras pela casa.

                                                A minha questão é se ele é obrigado a reparar ou não?

                                                DSC06189.jpg DSC06201.jpg

                                                Outra questão é que vários azulejos das casas de banho estão também a fissurar, como se mostra na figura a seguir.

                                                Será que posso exigir a troca de todos os azulejos fissurados? Nesta casa de banho são poucos e todos em azulejos que foram furados, para canalizações ou para parafusos.

                                                Na outra casa de banho existem vários fissurados sem que estejam furados. Acredito que o facto de serem azulejos rectificados (com junta muito pequena, facilite a fissuração, mas não me parece normal que aconteça em tantos. E não me parece justo que fique com os azulejos assim.

                                                DSC06089.jpg

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                  Vou aproveitar este tópico, pois o título enquadra-se perfeitamente.

                                                  Comprei apartamento novo há quatro anos e meio. Como se está a esgotar o prazo legal de garantia da construção, estou a ficar inquieto com alguns pormenores. E o contacto com o construtor para a resolução dos mesmos não me deixa muito feliz.

                                                  As paredes apresentam algumas fissuras. Uma delas não apresento aqui, pois o construtor disse que ia arranjar solução. Mas diz que outras são apenas micro-fissuras e que não faz nada.

                                                  Estas são duas das micro-fissuras (que eu acho que não sejam assim tão micro). A da esquerda, por cima da porta, é a maior das "micro", e a da direita (na parede, junto a uma porta para varanda) é das mais pequenas, existindo outras pela casa.

                                                  A minha questão é se ele é obrigado a reparar ou não?

                                                  [ATTACH]73728[/ATTACH] [ATTACH]73729[/ATTACH]

                                                  Outra questão é que vários azulejos das casas de banho estão também a fissurar, como se mostra na figura a seguir.

                                                  Será que posso exigir a troca de todos os azulejos fissurados? Nesta casa de banho são poucos e todos em azulejos que foram furados, para canalizações ou para parafusos.

                                                  Na outra casa de banho existem vários fissurados sem que estejam furados. Acredito que o facto de serem azulejos rectificados (com junta muito pequena, facilite a fissuração, mas não me parece normal que aconteça em tantos. E não me parece justo que fique com os azulejos assim.

                                                  [ATTACH]73727[/ATTACH]
                                                  Permite-me a sinceridade, mas a garantia acaba ( supostamente) daqui a 6 meses, e tenho a certeza que essas fendas nao apareceram agora, porque ainda não reclamaste?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                    Vou aproveitar este tópico, pois o título enquadra-se perfeitamente.

                                                    Comprei apartamento novo há quatro anos e meio. Como se está a esgotar o prazo legal de garantia da construção, estou a ficar inquieto com alguns pormenores. E o contacto com o construtor para a resolução dos mesmos não me deixa muito feliz.

                                                    As paredes apresentam algumas fissuras. Uma delas não apresento aqui, pois o construtor disse que ia arranjar solução. Mas diz que outras são apenas micro-fissuras e que não faz nada.

                                                    Estas são duas das micro-fissuras (que eu acho que não sejam assim tão micro). A da esquerda, por cima da porta, é a maior das "micro", e a da direita (na parede, junto a uma porta para varanda) é das mais pequenas, existindo outras pela casa.

                                                    A minha questão é se ele é obrigado a reparar ou não?

                                                    [ATTACH]73728[/ATTACH] [ATTACH]73729[/ATTACH]

                                                    Outra questão é que vários azulejos das casas de banho estão também a fissurar, como se mostra na figura a seguir.

                                                    Será que posso exigir a troca de todos os azulejos fissurados? Nesta casa de banho são poucos e todos em azulejos que foram furados, para canalizações ou para parafusos.

                                                    Na outra casa de banho existem vários fissurados sem que estejam furados. Acredito que o facto de serem azulejos rectificados (com junta muito pequena, facilite a fissuração, mas não me parece normal que aconteça em tantos. E não me parece justo que fique com os azulejos assim.

                                                    [ATTACH]73727[/ATTACH]


                                                    É perfeitamente normal essas rachas na parede aparecerem nos primeiros anos e nao devem ser motivo de preocupação pois devem ser apenas no estuque projectado, a solução é um dia que pintes a casa tapares as rachas.

                                                    Já os azulejos , nao me parecem azulejos mas "pedra" aglutinada e nessa pedra é normal estalar com as dilatações. Aí a resolução só substituindo ou se escolher outro material.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                                                      Permite-me a sinceridade, mas a garantia acaba ( supostamente) daqui a 6 meses, e tenho a certeza que essas fendas nao apareceram agora, porque ainda não reclamaste?
                                                      Está permitida a sinceridade.

                                                      As fissuras já apareceram há algum tempo, sendo que apenas há poucos meses são muito evidentes. Eu fui informando o construtor, reclamando.

                                                      Mas como vão sempre aparecendo novas, também não me convém que tenha cá muitas vezes pessoas a raspar paredes, pintar, ... Isso causa muitos incómodos, desde o imenso pó até ao cheiro a tinta. Por isso, preferi "juntar" todas as fissuras, para que agora sejam tratadas ao mesmo tempo. O incómodo pode ser maior, mas é só uma vez.

                                                      Cada vez que o ia informando, ele dizia: "Sim, sim, tratamos disso". Agora que estou a EXIGIR, ele não se nega, mas o discurso mudou um pouco, dizendo que "são micro-fissuras (a maior parte delas), que se calhar não vale a pena, que elas quase de certeza que voltam a aparecer".

                                                      Quanto à fissura em cima da porta, é óbvio que vai ter de arranjar, mas a minha questão é se tenho ou não razão para exigir a reparação das outras.
                                                      Editado pela última vez por AdolfoSDias; 24 March 2010, 09:56. Razão: Ortografia

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post

                                                        Quanto à fissura em cima da porta, é óbvio que vai ter de arranjar, mas a minha questão é se tenho ou não razão para exigir a reparação das outras.
                                                        Mas o arranjo das fendas só pode ser feito com a pintura...
                                                        ou seja numa casa com quase 5 anos se a tinta é de origem está na altura de ser pintada e nisso a garantia do construtor nada tem a ver....


                                                        Alias a garantia tem a ver com outro tipo de coisas bem mais graves que rachas no estuque que sao normais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu tive uns problemas semelhantes com o meu apartamento (fissuras, etc)... Enviei uma carta registada com aviso de recepção antes de terminar a garantia... Demoraram quase um ano a ir reparar as fissuras e só o fizeram após ter ameaçado ir lá e preencher o livro de reclamações (os promotores e construtores agora têm livro de reclamações)...

                                                          Mas repararam tudo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                            É perfeitamente normal essas rachas na parede aparecerem nos primeiros anos e nao devem ser motivo de preocupação pois devem ser apenas no estuque projectado, a solução é um dia que pintes a casa tapares as rachas.
                                                            Sim, eu sei que é normal aparecerem pequenas fissuras. Não me deixa preocupado com a qualidade de construção, que me parece muito boa. As paredes não são de estuque. São de cimento (ou reboco, como consta na ficha técnica da habitação). E aqui não fui enganado, pois comprei o apartamento na fase de contrução, em que o prédio estava a começar a ganhar paredes e visitava a obra com muita regularidade, sem hora marcada. Afinal, ficava a 500 m do meu trabalho.

                                                            E sei que muitas fissuras "desaparecem" com tinta. Outras nem por isso. Mas mesmo assim, acho que essa obrigação é do construtor, ou estou enganado.

                                                            E não me assusta pintar, pois já pintei muitas paredes, desde a casa dos meus pais até 4 paredes deste meu apartamento. E demoraram muito tempo a pintar, mas garanto que não ficaram nada mal.

                                                            Já os azulejos , nao me parecem azulejos mas "pedra" aglutinada e nessa pedra é normal estalar com as dilatações. Aí a resolução só substituindo ou se escolher outro material.
                                                            A mesma ideia. Não acho estranho nem preocupante, mas acho que deve ser o construtor a substituir o material danificado. E é mesmo azulejo, que eu lembro-me de eles o instalarem e de um dos reponsável da obra estar sempre a dizer: "Você sabe quanto é que custam estes azulejos?"

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X