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    Aeroporto do Porto Vs. Ota e TGV

    Aeroporto do Porto não será ameaçado pela Ota nem TGV

    O Aeroporto Francisco Sá Carneiro não será ameaçado pelo Aeroporto da Ota nem pela linha ferroviária de alta velocidade entre Porto e Lisboa, desde que aproveite nos próximos anos todas as potencialidades da sua enorme área de influência, sustenta um documento a que a Lusa teve hoje acesso.
    «O novo Aeroporto de Lisboa só deverá estar pronto dentro de 11 anos. Nessa altura, espera-se que o Aeroporto do Porto se situe num estágio de desenvolvimento no qual a Ota já não constituirá qualquer ameaça», refere a mais recente versão do Plano Director do Aeroporto do Porto.

    O documento, datado de Janeiro de 2007, admite que os dois aeroportos podem beneficiar de uma «política de complementaridade», mas considera que, até à abertura da Ota, o Aeroporto do Porto deve aproveitar a oportunidade que constitui a «previsível dificuldade da Portela em acolher volumes de tráfego crescentes».

    Relativamente ao TGV, entende que o impacto negativo será sentido apenas na ligação aérea entre as duas maiores cidades portuguesas, mas, em contrapartida, a linha ferroviária de alta velocidade melhorará as acessibilidades e, consequentemente, a área de influência do Aeroporto do Porto.

    O potencial desta área de influência, a maior dos cinco aeroportos ibéricos da costa atlântica, é uma questão fundamental para o desenvolvimento do «Francisco Sá Carneiro», considerado no ano passado como o melhor aeroporto do continente europeu.

    O Aeroporto do Porto, por onde passaram no ano passado cerca de 3,4 milhões de passageiros, possui condições para responder a aumentos significativos da procura sem necessitar de investimentos avultados, pelo que se torna importante captar novos fluxos de tráfego de passageiros.

    Um objectivo que pode ser facilitado pelo facto de viverem cerca de quatro milhões de pessoas, a menos de 90 minutos de distância do aeroporto, numa área de influência que abrange o Norte de Portugal e o Sul da Galiza, Espanha.

    Por agora, o objectivo é atingir cinco milhões de passageiros em 2010, o que implica um correcto aproveitamento das potencialidades existentes, incluindo a abertura de novas rotas a partir do Porto.

    «Da análise aos destinos finais mais procurados pelos passageiros do Aeroporto do Porto constata-se a existência de um conjunto de ligações com importante potencial», refere o Plano Director, acrescentando que deve constituir um objectivo de acção a «persuasão das companhias aéreas para o estabelecimento dessas rotas».

    Entre esses destinos mais atractivos, que apenas podem ser atingidos por transferência noutro aeroporto, encontram-se a Terceira (Açores), Munique, Hamburgo, Veneza, Recife, S. Salvador, Praga, Copenhaga, Luanda e Viena.

    Por outro lado, entre os destinos já directamente servidos a partir do Porto, encontram-se alguns com potencial para mais frequências, como é o caso do Funchal, Genebra, Zurique, Bruxelas, Luxemburgo, Nice, Rio de Janeiro, S. Paulo e Newark.

    O Plano Director do Aeroporto do Porto também considera que «não está a ser devidamente explorado» o potencial relacionado com as viagens de turismo, incluindo a captação de passageiros oriundos da Galiza.

    «Os passageiros do norte do país vêm-se forçados a ir a Lisboa para tomar um destino de Sol e os passageiros galegos não parecem ter opções aliciantes que lhes permitam alternar as suas férias com as ilhas espanholas», refere o documento.

    Estas duas situações «demonstram que o potencial do mercado está muito longe de estar apropriadamente servido», apontando-se a necessidade de criar novos destinos a partir do Porto para as Caraíbas, África e o Brasil, entre outras regiões de turismo de Sol.

    O principal objectivo do Plano Director é tornar o «Francisco Sá Carneiro» no grande aeroporto do Noroeste Peninsular, assumindo-se como uma referência de qualidade, rendibilidade e aproveitamento de novas oportunidades de negócio.

    A meta de cinco milhões de passageiros em 2010 passa por uma aposta simultânea nos serviços FSC (full service carrier) e LCC (low cost carrier), sendo que o tráfego aéreo de baixo custo tem vindo a registar nos últimos anos um forte dinamismo e um crescimento acentuado.

    O sucesso desta estratégia passa também por uma maior identificação do aeroporto com a região onde se insere, mais concretamente com a marca «Porto», que identifica um dos vinhos mais conhecidos no mundo, mas também um clube desportivo com projecção mundial.

    «O nome e a sigla que o aeroporto tem adoptado não faz qualquer referência à região em que se insere. Ninguém sabe onde fica o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, nem a sigla ASC diz alguma coisa às pessoas», alerta o documento.

    Nessa perspectiva, o plano director considera «fundamental identificar o aeroporto como do Porto, mantendo a designação institucional Francisco Sá Carneiro, e, em vez da sigla ASC, identifica-lo como OPO, que é a sigla pelo qual é conhecido internacionalmente».

    A Lusa tentou obter um comentário do director do Aeroporto do Porto sobre a nova versão do plano director, mas Fernando Vieira manifestou-se indisponível para prestar declarações sobre o assunto.


    Diário Digital / Lusa

    #2
    Bom post MrGrieves
    Tambem acho que nao tem explorado totalmente o Sa Carneiro..com as infraestruturas que sao somente das melhores ou as melhores da Europa era uma boa estrategia fazerem com que viesse a ser "o" Aeroporto do Noroeste Peninsular atraindo muitos galegos e espanhois de outros locais para o SC..tambem concordo com a mudança da silga para OPO pelas razoes que estao no artigo (vinho do Porto e FCP) continuando a existir a instituiçao Sa Carneiro..

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      #3
      Quanto mais tarde começarem com a OTA e com o TGV mais vai custar...

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