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Metro do Porto em risco de parar

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    Metro do Porto em risco de parar

    O alerta é da própria Empresa do Metro, que reitera a necessidade de reforço do investimento a fundo perdido e do estabelecimento de um regime para a atribuição de indemnizações compensatórias adequadas ao serviço, por parte do Estado. Caso estas questões continuem sem resposta da Administração Central , a empresa arrisca-se a esgotar a capacidade de endividamento, o que obrigaria à suspensão da circulação dos veículos, que servem 160 mil passageiros por dia.

    "O Metro é, hoje, um projecto insustentável", tinha já alertado, em Dezembro, o presidente da Comissão Executiva da empresa, Oliveira Marques. O défice avoluma-se. No início da construção da rede, o apoio do Estado a fundo perdido rondava os 42% do total do investimento (1,07 milhões de euros). Com o alargamento da primeira fase - destaque para a duplicação da Linha da Póvoa e do primeiro troço da Linha da Trofa, a extensão ao Dragão e a linha do aeroporto - os custos dispararam para os 2,37 mil milhões, fazendo cair o apoio a fundo perdido para cerca de 22%.

    Por outro lado, continua sem ser estabelecido um contrato que defina as indemnizações compensatórias a receber pela Metro, referentes ao serviço público prestado. Resultado no primeiro ano de exploração (2003), a empresa não recebeu qualquer verba e, de 2004 a 2006, conforme sustenta o Relatório e Contas deste ano, só teve direito a "valores pouco mais do que simbólicos". Em 2006, por exemplo, a Metro do Porto recebeu 2,4 milhões, 11% da soma atribuída ao Metro de Lisboa (22,7 milhões).

    O escasso apoio financeiro do Estado obrigou a Metro do Porto, no ano passado, a recorrer à banca para pagar a empreitada. O financiamento estruturado apenas assegurava 21,5% dos 301,5 milhões investidos em 2006.

    fonte: http://jn.sapo.pt/2007/03/10/primeir...sco_parar.html


    #2
    olha podiam pedir ao filho do major a diferença entre aquilo que ele pagou por uns certos terrenos, e depois aquilo que a Metro lhe pagou

    Para quem não sabe o negocio da china foi comprar os terrenos por 1.000.000€ e depois vender quase por 6.000.000

    Comentário


      #3
      Nem todas as cidades tem estofo e capacidade para se darem ao luxo de terem um metro. O metro só se justifica em grandes metropoles e nunca em cidades de provincia.

      Já que se fala do Metro aqui em Almada prosseguem as obras e parece que em Abril vai ser inaugurada a 1º percurso

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
        Nem todas as cidades tem estofo e capacidade para se darem ao luxo de terem um metro. O metro só se justifica em grandes metropoles e nunca em cidades de provincia.
        Pois nao..principalmente quando se le isto.."Resultado no primeiro ano de exploração (2003), a empresa não recebeu qualquer verba e, de 2004 a 2006, conforme sustenta o Relatório e Contas deste ano, só teve direito a "valores pouco mais do que simbólicos". Em 2006, por exemplo, a Metro do Porto recebeu 2,4 milhões, 11% da soma atribuída ao Metro de Lisboa (22,7 milhões)."..assim é complicado...ajudas para uns nao sao as mesmas para outros..habitual portanto..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por C4 Ver Post
          Pois nao..principalmente quando se le isto.."Resultado no primeiro ano de exploração (2003), a empresa não recebeu qualquer verba e, de 2004 a 2006, conforme sustenta o Relatório e Contas deste ano, só teve direito a "valores pouco mais do que simbólicos". Em 2006, por exemplo, a Metro do Porto recebeu 2,4 milhões, 11% da soma atribuída ao Metro de Lisboa (22,7 milhões)."..assim é complicado...ajudas para uns nao sao as mesmas para outros..habitual portanto..
          as ajudas tem que ser iguais...mas tambem depende do indice de utilização.

          Já agora qual é o indice de utilização do metro do porto? já ouvi dizer que anda mtas vezes ás moscas

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
            Nem todas as cidades tem estofo e capacidade para se darem ao luxo de terem um metro. O metro só se justifica em grandes metropoles e nunca em cidades de provincia.

            Já que se fala do Metro aqui em Almada prosseguem as obras e parece que em Abril vai ser inaugurada a 1º percurso


            e continua as suas opiniões de *****, e atenção que até sou de lisboa

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
              Nem todas as cidades tem estofo e capacidade para se darem ao luxo de terem um metro. O metro só se justifica em grandes metropoles e nunca em cidades de provincia.

              Já que se fala do Metro aqui em Almada prosseguem as obras e parece que em Abril vai ser inaugurada a 1º percurso
              Cidades de província? Só ajudam a pseudo capital querias o quê?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                as ajudas tem que ser iguais...mas tambem depende do indice de utilização.

                Já agora qual é o indice de utilização do metro do porto? já ouvi dizer que anda mtas vezes ás moscas

                160 mil pessoas por dia.

                Comentário


                  #9
                  O QUÊ??????

                  Houve um desvio de verbas de cerca do DOBRO do que era previsto custar, existiram negócios extremamente estranhos para alguns proprietários, e agora ainda querem mais dinheiro ( ainda por cima a fundo perdido) para pôr o ELÉCTRICO a andar?????

                  Era só o que faltava!!!
                  Ter que andar a sustentar um capricho de uns certos politicos com complexo de inferioridade...

                  Não há dinheiro, encostem o eléctrico...
                  cambada de parasitas....

                  Comentário


                    #10
                    É de rir dizerem que é electrico , mas pronto continuem na vossa.

                    Comentário


                      #11
                      alguns user´s de lisboa são uns quadrados de 1º!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                        Nem todas as cidades tem estofo e capacidade para se darem ao luxo de terem um metro. O metro só se justifica em grandes metropoles e nunca em cidades de provincia.

                        Já que se fala do Metro aqui em Almada prosseguem as obras e parece que em Abril vai ser inaugurada a 1º percurso
                        Muito bem!!! Excelente conclusão!!!

                        O Porto e o Norte não tem culpa dos tachos associados à empresa Metro do Porto!!!
                        É o filho deste, o primo daquele, o amigo que tem uma empresa que vende tapetes que ficam bem no gabinetes das direcção... etc e tal...
                        Claro que as coisa pioram quando o dinheiro para distribuir pelos tachos é pouco... é o costume em Portugal...

                        Mas depois há afirmações como a do Nephilim que nos deixam com com esperança no futuro!!!

                        cumps,
                        [dio]

                        Comentário


                          #13
                          O transportes devem ser públicos e gratuitos.




                          .

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                            160 mil pessoas por dia.
                            Eu não tenho nada contra o Porto...até gosto bastante..não vale apena entrarem em delirios.


                            O que acontece é esses 160mil é um numero francamente baixo em lisboa o metro leva mais de 500mil pessoas por dia, logo estamos a falar em realidades e valores diferentes.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por dio Ver Post
                              Muito bem!!! Excelente conclusão!!!

                              O Porto e o Norte não tem culpa dos tachos associados à empresa Metro do Porto!!!
                              É o filho deste, o primo daquele, o amigo que tem uma empresa que vende tapetes que ficam bem no gabinetes das direcção... etc e tal...
                              Claro que as coisa pioram quando o dinheiro para distribuir pelos tachos é pouco... é o costume em Portugal...

                              Mas depois há afirmações como a do Nephilim que nos deixam com com esperança no futuro!!!

                              cumps,
                              [dio]
                              Desculpa lá tem a ver com o indice de utilização do investimento.

                              160mil é bem diferente de 500mil...

                              Comentário


                                #16
                                Enquanto isso, as obras do metro de Lisboa seguem a todo o gás em 3 três frentes.

                                O dinheiro não estica, e agora com uma nova ponte sobre o tejo não se pode dispersar assim o dinheiro, é tudo uma questão de prioridades

                                O expresso à uns tempos tinha uma folha inteira, publicidade, da metro do porto, a comparar o metro de Lisboa com o Porto, era interessante.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                  Desculpa lá tem a ver com o indice de utilização do investimento.

                                  160mil é bem diferente de 500mil...
                                  Então agora compara a relação de utilizadores entre porto e lisboa com a relação de verbas recebidas

                                  Isto é, se souberes fazer contas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                    Eu não tenho nada contra o Porto...até gosto bastante..não vale apena entrarem em delirios.


                                    O que acontece é esses 160mil é um numero francamente baixo em lisboa o metro leva mais de 500mil pessoas por dia, logo estamos a falar em realidades e valores diferentes.
                                    Essa informação foi dada no telejornal das 13h.
                                    A area de cobertura do metro superior já é superior a de Lisboa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      Desculpa lá tem a ver com o indice de utilização do investimento.

                                      160mil é bem diferente de 500mil...
                                      Quantidade não quer dizer nada,

                                      Ora vejamos:


                                      Metro do Porto custa metade e rende o dobro do de Lisboa
                                      José Mota

                                      Metro do Porto recebeu do PIDDAC 9,3 milhões de euros, enquanto que Lisboa beneficiou de 28 milhões

                                      Margarida Fonseca

                                      metro do Porto, ainda em construção, custou, até 2005, 24,4 milhões de euros por quilómetro. O de Lisboa, que começou a funcionar há 36 anos, não tem números certos, mas sabe-se que ultrapassa os 60 milhões, dado que o investimento elegível para o Fundo de Coesão, nos últimos três projectos, é de 59, 2 milhões. O metro do Porto teve, no ano passado, como receita, por passageiros e por quilómetro, 10,6 cêntimos . O de Lisboa,em 2004, teve metade 5,6 cêntimos, embora com uma taxa de ocupação superior (16,6% contra 13,2%).



                                      (..)

                                      No que respeita a resultados líquidos, a empresa portuense teve 71,3 milhões de euros negativos (e um passivo bancário de 1.265,5 milhões de euros) e a lisboeta 156,7 (com um passivo de 2.115,2).

                                      "A Junta Metropolitana concluiu que são números para reflectir em termos de equidade do tratamento dado às diversas regiões ", acentuou Rui Rio.



                                      noticia completa aqui

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
                                        Quantidade não quer dizer nada,

                                        Ora vejamos:


                                        Metro do Porto custa metade e rende o dobro do de Lisboa
                                        José Mota

                                        Metro do Porto recebeu do PIDDAC 9,3 milhões de euros, enquanto que Lisboa beneficiou de 28 milhões

                                        Margarida Fonseca

                                        metro do Porto, ainda em construção, custou, até 2005, 24,4 milhões de euros por quilómetro. O de Lisboa, que começou a funcionar há 36 anos, não tem números certos, mas sabe-se que ultrapassa os 60 milhões, dado que o investimento elegível para o Fundo de Coesão, nos últimos três projectos, é de 59, 2 milhões. O metro do Porto teve, no ano passado, como receita, por passageiros e por quilómetro, 10,6 cêntimos . O de Lisboa,em 2004, teve metade 5,6 cêntimos, embora com uma taxa de ocupação superior (16,6% contra 13,2%).



                                        (..)

                                        No que respeita a resultados líquidos, a empresa portuense teve 71,3 milhões de euros negativos (e um passivo bancário de 1.265,5 milhões de euros) e a lisboeta 156,7 (com um passivo de 2.115,2).

                                        "A Junta Metropolitana concluiu que são números para reflectir em termos de equidade do tratamento dado às diversas regiões ", acentuou Rui Rio.


                                        noticia completa aqui
                                        Isso é logico.

                                        O metro de Lisboa custa um balurdio devido ao tunel é muito mais caro que um metro de superficie como o do Porto ou o de Almada.

                                        Um kilometro de Metro debaixo da terra tem um preço abismal comparado com 1 klm de Metro de superficie.

                                        Recebe menos mas tambem não tem que reparar tuneis nem coisas do estilo mas sim reparar as linhas visto estas estarem á superficie.
                                        Tem é que ser bem gerido para ser sustentavel.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                          Essa informação foi dada no telejornal das 13h.
                                          A area de cobertura do metro superior já é superior a de Lisboa.
                                          superior em extenção?? mas leva pouca gente, comparado com o de Lisboa

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                            superior em extenção?? mas leva pouca gente, comparado com o de Lisboa
                                            Superior em regiões abrangidas.
                                            A população é mais elevada na zona metropolitana de lisboa ou não?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              Isso é logico.

                                              O metro de Lisboa custa um balurdio devido ao tunel é muito mais caro que um metro de superficie como o do Porto ou o de Almada.

                                              Um kilometro de Metro debaixo da terra tem um preço abismal comparado com 1 klm de Metro de superficie.

                                              Recebe menos mas tambem não tem que reparar tuneis nem coisas do estilo mas sim reparar as linhas visto estas estarem á superficie.
                                              Tem é que ser bem gerido para ser sustentavel.
                                              O metro do porto não é só de superficie.

                                              Comentário


                                                #24
                                                nephilim, quando não se sabe do que se fala, e se é discriminador como tu, mais vale estar calado aí na tua capital do império...

                                                há quantos anos existe o metro de lisboa?
                                                sabes que os transportes demoram vários anos a obter uma habituação da população na sua utilização?
                                                há quantos anos existe o metro do porto?
                                                sabes o que é uma província?
                                                alguma vez vieste ao porto?
                                                sabes que tem 8km de rede subterrânea?
                                                sabes quanto custa fazer túneis numa zona granítica?
                                                sabes quanto custa fazer túneis numa zona calcárica?

                                                enfim, não perco mais tempo contigo...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                  nephilim, quando não se sabe do que se fala, e se é discriminador como tu, mais vale estar calado aí na tua capital do império...

                                                  há quantos anos existe o metro de lisboa?
                                                  sabes que os transportes demoram vários anos a obter uma habituação da população na sua utilização?
                                                  há quantos anos existe o metro do porto?
                                                  sabes o que é uma província?
                                                  alguma vez vieste ao porto?
                                                  sabes que tem 8km de rede subterrânea?
                                                  sabes quanto custa fazer túneis numa zona granítica?
                                                  sabes quanto custa fazer túneis numa zona calcárica?

                                                  enfim, não perco mais tempo contigo...
                                                  Mas quem é que está a descriminar ou a dizer mal?

                                                  eu ate nem sou de Lisboa e se queres que te diga nem sou "fan" de Lisboa e até gosto do Porto tive aí em Setembro a ultima vez.

                                                  Um tunel em zona granitica não sei valores mas sei o valor que custa abrir um metro de vala para obras publicas em granito e o trabalho que dá, e sei qto custa abrir em terra mole. É o dia da noite nisso tens razão.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    Mas quem é que está a descriminar ou a dizer mal?

                                                    Tu.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                                      Tu.
                                                      Onde eu disse mal do porto ou do metro do porto?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                        Onde eu disse mal do porto ou do metro do porto?
                                                        O metro só se justifica em grandes metropoles e nunca em cidades de provincia
                                                        BTW: eu vivo em Lx.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          O metro só se justifica em grandes metropoles e nunca em cidades de provincia.
                                                          sabes o que é uma província? é o nome das regiões, tipo Minho, Estremadura, Alentejo, etc. Lisboa também é uma cidade de província. são todas.
                                                          como ignoras isto, o teu comentário é depreciativo, pois queres dizer que tudo o que é fora de lisboa e restantes cidades dormitório são um monte de campónios.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                            sabes o que é uma província? é o nome das regiões, tipo Minho, Estremadura, Alentejo, etc. Lisboa também é uma cidade de província. são todas.
                                                            como ignoras isto, o teu comentário é depreciativo, pois queres dizer que tudo o que é fora de lisboa e restantes cidades dormitório são um monte de campónios.
                                                            Epá eu sei isso e até se queres que te diga gosto de cidades mais pequenas e mais calmas que os strsses de lisboa.

                                                            O que estava a dizer com a provincia era que o metro se justifica em grandes metropoles apenas e com um investimento que possa ser de certa forma sustentavel (se bem que se for com tunel isso é sempre impossivel)

                                                            Acredito que a maioria das cidades(como almada porto etc) possam ter um metro mais simples mas eficaz e capaz de ser suscentavel a curto prazo tem é que ser projectado para mtos utentes.


                                                            Já agora no porto fiquei triste com uma coisa e posso tar enganado mas acho um erro, mas ja agora os portuenses que deem a sua opinião sobre isto.

                                                            Eu em puto ia algumas vezes ao Porto e andava mto num autocarro com ligação electrica a fios, ou seja era um electrico com pneus.

                                                            E desta vez que tive no porto disseram que aquilo já não havia

                                                            Agora pergunto eu:

                                                            Porque acabaram com aquilo? não polui e ao preço do gasoleo agora e de futuro não seria isso um optimo transporte?

                                                            Aquilo parecia-me uma solução boa...fiquei sem saber o porque de acabar

                                                            Comentário

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