Bem, lembrei-me de abrir este tópico depois de ter estado a trabalhar num PC com Win 98 e agora voltei ao meu e quando quis centrar um texto num documento Word, lá fui eu feito lambão carregar na tecla F11 e é claro que não deu. Muito me interessaria saber por que carga de água a tão útil tecla F11 deixou de dar para centrar texto, mas enfim
Mas vamos tentar deixar aqui todas as teclas de atalhos de que se lembrem, pois eu cá detesto ter que tirar as mãos do teclado para ter que usar o rato. Para além de que, se o rato pifar, não ficam enrascados! Vou começar pelas mais triviais, e pedia que colocassem aqui todas as outras de que se lembrem!
(isto para o Windows em Português e para alguns programas do Office, já que noutros programas podem "acontecer" outras coisas, mas podem indicar a alternativa em Inglês, se souberem e se se lembrarem!!!)
- Ctrl A = abrir um novo documento/ficheiro (Ctrl O em Inglês)
- Ctrl B = ir para uma determinada página de um documento
- Ctrl C = copiar algo (texto, ficheiro, etc.)
- Ctrl D = abre a janela para definir o estilo e tipo de letra, etc
- Ctrl E = encostar o texto à esquerda
- Ctrl F = afastar linhas abaixo para a direita
- Ctrl G = guardar o documento e as alterações feitas
- Ctrl H = alinhar o parágrafo todo para a direita (apenas dá 1 vez)
- Ctrl I = escrever em Itálico
- Ctrl J = justificar o texto
- Ctrl K = abre a janela "inserir hiperligação"
- Ctrl L = abre a janela para se localizar um determinado item num texto
- Ctrl M = chegar o parágrafo todo para a direita
- Ctrl N = escrever a Negrito (Ctrl B em Inglês)
- Ctrl O = abrir um ficheiro novo
- Ctrl P = imprimir
- Ctrl Q = alinhar texto à esquerda
- Ctrl R = não sei
- Ctrl S = sublinhar (Ctrl U em Inglês)
- Ctrl T = seleccionar tudo (texto, ficheiros, etc.) (Ctrl A em Inglês)
- Ctrl U = abre a janela "substituir"
- Ctrl V = colar o que se acabou de copiar/cortar
- Ctrl W = fecha o documento
- Ctrl X = cortar algo (texto, ficheiro, etc.)
- Ctrl Y = centra o texto (o substituto da famosa tecla F 11! )
- Ctrl Z = voltar atrás/anular a última acção
Depois temos as famosas teclas "F", nas quais sou um perfeito ignorante . No entanto, sempre sei que a F1 é para "pedir ajuda" . Ah! E a F9 dá para ver a tabela de pontuação no jogo das copas!!!
Mais:
- Alt F4, para fechar/desligar
- Ctrl 1, para o espaçamento entre linhas ser simples
- Ctrl 2, para o espaçamento entre linhas ser duplo (já agora, esqueci-me como se faz para ficar a 1,5 espaços )
- A tecla Alt remete logo para os Menus, bastando clicar na letra sublinhada no menu para se executar o comando que pretendemos. Em acções frequentemente repetidas, vale a pena memorizar a sequência de letras a digitar depois de se carregar no Alt. Exemplos:
- Alt TIB Enter insere uma linha abaixo numa tabela
- Alt OLC Enter transforma o texto todos em MAIÚSCULAS, etc.
Fico à espera das vossas contribuições!
Mas vamos tentar deixar aqui todas as teclas de atalhos de que se lembrem, pois eu cá detesto ter que tirar as mãos do teclado para ter que usar o rato. Para além de que, se o rato pifar, não ficam enrascados! Vou começar pelas mais triviais, e pedia que colocassem aqui todas as outras de que se lembrem!
(isto para o Windows em Português e para alguns programas do Office, já que noutros programas podem "acontecer" outras coisas, mas podem indicar a alternativa em Inglês, se souberem e se se lembrarem!!!)
- Ctrl A = abrir um novo documento/ficheiro (Ctrl O em Inglês)
- Ctrl B = ir para uma determinada página de um documento
- Ctrl C = copiar algo (texto, ficheiro, etc.)
- Ctrl D = abre a janela para definir o estilo e tipo de letra, etc
- Ctrl E = encostar o texto à esquerda
- Ctrl F = afastar linhas abaixo para a direita
- Ctrl G = guardar o documento e as alterações feitas
- Ctrl H = alinhar o parágrafo todo para a direita (apenas dá 1 vez)
- Ctrl I = escrever em Itálico
- Ctrl J = justificar o texto
- Ctrl K = abre a janela "inserir hiperligação"
- Ctrl L = abre a janela para se localizar um determinado item num texto
- Ctrl M = chegar o parágrafo todo para a direita
- Ctrl N = escrever a Negrito (Ctrl B em Inglês)
- Ctrl O = abrir um ficheiro novo
- Ctrl P = imprimir
- Ctrl Q = alinhar texto à esquerda
- Ctrl R = não sei
- Ctrl S = sublinhar (Ctrl U em Inglês)
- Ctrl T = seleccionar tudo (texto, ficheiros, etc.) (Ctrl A em Inglês)
- Ctrl U = abre a janela "substituir"
- Ctrl V = colar o que se acabou de copiar/cortar
- Ctrl W = fecha o documento
- Ctrl X = cortar algo (texto, ficheiro, etc.)
- Ctrl Y = centra o texto (o substituto da famosa tecla F 11! )
- Ctrl Z = voltar atrás/anular a última acção
Depois temos as famosas teclas "F", nas quais sou um perfeito ignorante . No entanto, sempre sei que a F1 é para "pedir ajuda" . Ah! E a F9 dá para ver a tabela de pontuação no jogo das copas!!!
Mais:
- Alt F4, para fechar/desligar
- Ctrl 1, para o espaçamento entre linhas ser simples
- Ctrl 2, para o espaçamento entre linhas ser duplo (já agora, esqueci-me como se faz para ficar a 1,5 espaços )
- A tecla Alt remete logo para os Menus, bastando clicar na letra sublinhada no menu para se executar o comando que pretendemos. Em acções frequentemente repetidas, vale a pena memorizar a sequência de letras a digitar depois de se carregar no Alt. Exemplos:
- Alt TIB Enter insere uma linha abaixo numa tabela
- Alt OLC Enter transforma o texto todos em MAIÚSCULAS, etc.
Fico à espera das vossas contribuições!
Comentário