Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Atalhos do teclado - quem conhece mais?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Atalhos do teclado - quem conhece mais?

    Bem, lembrei-me de abrir este tópico depois de ter estado a trabalhar num PC com Win 98 e agora voltei ao meu e quando quis centrar um texto num documento Word, lá fui eu feito lambão carregar na tecla F11 e é claro que não deu. Muito me interessaria saber por que carga de água a tão útil tecla F11 deixou de dar para centrar texto, mas enfim

    Mas vamos tentar deixar aqui todas as teclas de atalhos de que se lembrem, pois eu cá detesto ter que tirar as mãos do teclado para ter que usar o rato. Para além de que, se o rato pifar, não ficam enrascados! Vou começar pelas mais triviais, e pedia que colocassem aqui todas as outras de que se lembrem!
    (isto para o Windows em Português e para alguns programas do Office, já que noutros programas podem "acontecer" outras coisas, mas podem indicar a alternativa em Inglês, se souberem e se se lembrarem!!!)

    - Ctrl A = abrir um novo documento/ficheiro (Ctrl O em Inglês)
    - Ctrl B = ir para uma determinada página de um documento
    - Ctrl C = copiar algo (texto, ficheiro, etc.)
    - Ctrl D = abre a janela para definir o estilo e tipo de letra, etc
    - Ctrl E = encostar o texto à esquerda
    - Ctrl F = afastar linhas abaixo para a direita
    - Ctrl G = guardar o documento e as alterações feitas
    - Ctrl H = alinhar o parágrafo todo para a direita (apenas dá 1 vez)
    - Ctrl I = escrever em Itálico
    - Ctrl J = justificar o texto
    - Ctrl K = abre a janela "inserir hiperligação"
    - Ctrl L = abre a janela para se localizar um determinado item num texto
    - Ctrl M = chegar o parágrafo todo para a direita
    - Ctrl N = escrever a Negrito (Ctrl B em Inglês)
    - Ctrl O = abrir um ficheiro novo
    - Ctrl P = imprimir
    - Ctrl Q = alinhar texto à esquerda
    - Ctrl R = não sei
    - Ctrl S = sublinhar (Ctrl U em Inglês)
    - Ctrl T = seleccionar tudo (texto, ficheiros, etc.) (Ctrl A em Inglês)
    - Ctrl U = abre a janela "substituir"
    - Ctrl V = colar o que se acabou de copiar/cortar
    - Ctrl W = fecha o documento
    - Ctrl X = cortar algo (texto, ficheiro, etc.)
    - Ctrl Y = centra o texto (o substituto da famosa tecla F 11! )
    - Ctrl Z = voltar atrás/anular a última acção

    Depois temos as famosas teclas "F", nas quais sou um perfeito ignorante . No entanto, sempre sei que a F1 é para "pedir ajuda" . Ah! E a F9 dá para ver a tabela de pontuação no jogo das copas!!!

    Mais:

    - Alt F4, para fechar/desligar
    - Ctrl 1, para o espaçamento entre linhas ser simples
    - Ctrl 2, para o espaçamento entre linhas ser duplo (já agora, esqueci-me como se faz para ficar a 1,5 espaços )
    - A tecla Alt remete logo para os Menus, bastando clicar na letra sublinhada no menu para se executar o comando que pretendemos. Em acções frequentemente repetidas, vale a pena memorizar a sequência de letras a digitar depois de se carregar no Alt. Exemplos:

    - Alt TIB Enter insere uma linha abaixo numa tabela
    - Alt OLC Enter transforma o texto todos em MAIÚSCULAS, etc.

    Fico à espera das vossas contribuições!

    #2
    Win + M Minimiza as janelas todas

    Win + F Abre a procura

    Win + R Abre o Executar

    Win + BREAK / PAUSE- Abre Propriedades do Sistema

    Win + E abre "o meu computador"

    Win + L bloqueia a sessão
    Editado pela última vez por andmiguel; 27 March 2007, 18:06.

    Comentário


      #3
      alt+aquela tecla das duas setas em sentidos opostos (não sei o nome do raio da tecla)= mudar de janela
      ctrl+alt+delete=Gestor de tarefas
      windows+r+d=desligar
      windows+r+e=reiniciar
      ESC=fechar as janelas de conversação do MSN
      F5=Actualizar
      shift+delete=apagar ficheiro

      Comentário


        #4
        Lembrei-me destes:

        - Ctrl Page Down passa para a página seguinte
        - Ctrl Page Up passa para a página anterior, obviamente
        - Ctrl + seta para baixo muda para o parágrafo seguinte
        - Home = início de linha
        - Ctrl Home = início do documento
        - Ctrl End = fim do documento

        Comentário


          #5
          win + d ou win + m minimizam tudo
          win + tab vai seleccionando em segundo plano as aplicações abertas na barra do windows
          alt + tab faz quase o mesmo, mas tem janela própria e põe em primeiro plano a aplicação seleccionada
          ctrl + f usa-se muitas vezes para procurar coisas
          win + r abre o "Executar"

          Comentário


            #6
            shift + qualquer uma das setas = selecciona letra ou linhas
            ctrl + seta para a frente ou para trás = avanço para o inicio ou fim da palavra
            ctrl + roda do rato = amplia ou diminui o zoom

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
              Para quem é canhoto e usa o rato do lado esquerdo há atalhos de teclado especificos em vez dos habituais Ctrl+ X, C, V ou Z.

              Podem usar

              Shift+Delete para cortar

              Ctrl+Insert para copiar

              Shift+Insert para colar

              Alt+Backspace para anular

              Atenção que o atalho Shift+Delete só pode ser usado dentro de uma aplicação, pq se utilizado no ambiente de trabalho ou pasta do windows apaga definitivamente qql objecto que esteja selecionado (apesar de fazer um aviso igual a este)


              ........

              Comentário


                #8
                shift + enter = criar várias linhas no messenger

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
                  alt+aquela tecla das duas setas em sentidos opostos (não sei o nome do raio da tecla)= mudar de janela
                  ctrl+alt+delete=Gestor de tarefas
                  A tecla com as duas setas é o TAB.

                  E o ctrl+alt+delete funciona dependendo do SO e da configuração!
                  Para aceder ao Gestor de Tarefas/Task Manager é melhor o Ctrl+Alt+Esc

                  Comentário


                    #10
                    F12 - "Save as" directo

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
                      alt+aquela tecla das duas setas em sentidos opostos (não sei o nome do raio da tecla)= mudar de janela
                      ctrl+alt+delete=Gestor de tarefas
                      windows+r+d=desligar
                      windows+r+e=reiniciar
                      ESC=fechar as janelas de conversação do MSN
                      F5=Actualizar
                      shift+delete=apagar ficheiro
                      ALT + TAB dá uma lista de programas abertos e serve para alternamos entre eles.

                      Comentário


                        #12
                        Botão de ligar o computador durante 20 segundos: upgrade automático para o Vista

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jts Ver Post
                          Botão de ligar o computador durante 20 segundos: upgrade automático para o Vista
                          Pensei que bastava fazer ALT + F4 várias vezes Estou-me a lembrar agora dos meus tempos de IRC... Façam ALT + F4 para ganhar OP e era só quits...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                            Pensei que bastava fazer ALT + F4 várias vezes Estou-me a lembrar agora dos meus tempos de IRC... Façam ALT + F4 para ganhar OP e era só quits...
                            ahahhahaha the memories

                            Ou então para fazerem /quit QUERO OP ou do género e lá se via ou outro com essa mensagem de quit

                            Ou ainda mais leet era fazer um $encode de um timer a dizer de segundo a segundo /ame sou gay!! e depois dizer a alguem para fazer $decode disso

                            Belos tempos...

                            Comentário


                              #15
                              F4 - repete a formatação anterior (cores, tipos de letras, espaçamento,etc)

                              ALT+TAB - alterna entre programas abertos no ambiente de trabalho.


                              assim q m lembrar de mais, escrevo.

                              Comentário


                                #16
                                uns que uso muito são:

                                F4 - repete última operação
                                Shift+F3 - alterna entre minusculas-maiusculas e capitalizado
                                Ctrl+seta - Salta uma palavra
                                F7 - SpellCheck
                                Editado pela última vez por blink; 30 March 2007, 11:35.

                                Comentário


                                  #17
                                  Cliquem 5 vezes seguidas na tecla shift...


                                  Se depois fizerem ok, deixam o colega que vai utilizar o pc a dizer barbaridades do teclado...
                                  Editado pela última vez por Manoel; 29 March 2007, 23:44.

                                  Comentário


                                    #18
                                    No Internet Explorer / Mozilla / Windows Explorer:

                                    F3 - Abre o Search do Browser
                                    F5 - Faz "Refresh" (actualiza os dados da página)
                                    F6 - Posiciona o cursor na barra de endereços

                                    Nas listas de ficheiros e pastas ou nos ícones do desktop, etc...:

                                    F2 - Faz "Rename" do ficheiro ou pasta seleccionado
                                    F3 - Abre o "Search" do Windows

                                    Estes são alguns daqueles que descobri assima o calhas e que fixei porque me vão dando jeito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Chiça, ninguém sabe para que é a F5?!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                        Chiça, ninguém sabe para que é a F5?!
                                        Eu meti só para fazer parte da lista. Calculei que fosse elementar, mas não tinha visto em nenhum post ainda

                                        Comentário


                                          #21
                                          actualiza-te

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                            Eu meti só para fazer parte da lista. Calculei que fosse elementar, mas não tinha visto em nenhum post ainda
                                            Eu feito troll fui carregar no F5 para ver o que fazia

                                            Até parece eu que nem uso o F5 todos os dias, só não sabia era o nome da tecla, é daquelas coisas, sabemos onde está, usamos, mas não sabemos qual é a tecla

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                              No Internet Explorer / Mozilla / Windows Explorer:

                                              F3 - Abre o Search do Browser
                                              F5 - Faz "Refresh" (actualiza os dados da página)
                                              F6 - Posiciona o cursor na barra de endereços

                                              Nas listas de ficheiros e pastas ou nos ícones do desktop, etc...:

                                              F2 - Faz "Rename" do ficheiro ou pasta seleccionado
                                              F3 - Abre o "Search" do Windows

                                              Estes são alguns daqueles que descobri assima o calhas e que fixei porque me vão dando jeito.
                                              O Alt+D tb faz o mesmo...
                                              e o Ctrl+D adiciona aos favoritos...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por andmiguel Ver Post
                                                Win + M Minimiza as janelas todas

                                                Win + F Abre a procura

                                                Win + R Abre o Executar

                                                Win + BREAK / PAUSE- Abre Propriedades do Sistema

                                                Win + E abre "o meu computador"

                                                Win + L bloqueia a sessão
                                                Win + D = Desktop (minimiza tudo)



                                                Print Screen = Cópia da imagem do ecrã para a memória (faz-se paste numdocumento)

                                                Alt Gr + Print Screen= Idêntica mas só da janela seleccionada.
                                                Editado pela última vez por PDCouto; 30 March 2007, 10:02.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não me metam é a falar de atalhos do Photoshop, do Freehand, do Dreamweaver e do Corel Draw... nunca mais saía daqui.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                    Chiça, ninguém sabe para que é a F5?!

                                                    No Lotus Notes o F5 bloqueia a sessão.... o refresh dessa aplicação é o F9


                                                    F2 dentro do excel, edita a celula actual

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BSG75 Ver Post
                                                      O Alt+D tb faz o mesmo...
                                                      e o Ctrl+D adiciona aos favoritos...
                                                      Mas eu sou preguiçoso, prefiro ir logo ao F6 do que carregar em duas teclas

                                                      São hábitos do AS400

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas a todos tenho um promblema de teclado trocado como é possivél resolver a situaçäo o meu teclado é "qwertz".
                                                        Um muito obrigado desde jà

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O "y" aparece "z"
                                                          Ninguém tem todos grande Q.I. mas ninguém sabe

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por joao cunha Ver Post
                                                            O "y" aparece "z"
                                                            Ninguém tem todos grande Q.I. mas ninguém sabe
                                                            Actualiza o controlador do teclado ou remove-o no gestor de dispositivos e instala novo controlador.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X