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Dívida do Metro sobe 800 mil euros por dia

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    Dívida do Metro sobe 800 mil euros por dia

    http://diarioeconomico.sapo.pt/edici...lo/956227.html


    Num país em que se fecham serviços de saúde por alegadamente só darem prejuízo...

    O passivo da Metro do Porto (MP) atingiu no final do ano passado 1.811 milhões de euros, mais 19,1% que o registado no ano precedente. Em termos absolutos, cresceu quase mais 300 milhões em 2006, à média de quase 800 mil euros por dia (160 mil contos diários, na moeda antiga). As dívidas a terceiros de médio e longo prazos foram as que mais subiram no ano passado, passando de quase 971 milhões para 1.341 milhões de euros, mais 38,1%, segundo informação a que o DE teve acesso.

    Contactada pelo DE, Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, sublinhou que “é porque existe este tipo de situações é que é preciso alterar o modelo de gestão que existe para a Metro do Porto”.

    O agravamento da situação financeira da MP, empresa presidida por Valentim Loureiro e por Oliveira Marques (CEO) ocorreu também nos resultados, uma vez que teve mais 122 milhões de euros de prejuízos, uma situação 71,2% pior que a de 2005, em que os prejuízos da MP haviam ascendido 71,335 milhões.

    Segundo o relatório e contas da MP referente a 2006, a empresa subiu os proveitos em apenas 5,9% no ano passado (de 43,6 para 46,2 milhões de euros), mas os custos subiram de forma exponencial, na casa dos 46,5% (de 114,9 para 168,3 milhões de euros).

    #2
    Cuidado com essa noticia.. na volta é verdadeira mas mancha o bom nome da empresa e tal...

    Arghhhh....

    Comentário


      #3
      "O financiamento do investimento e da actividade da Sociedade é, nos termos da Base XIII do Decreto-
      Lei n.º 394-A/98, assegurado pelo Estado através de dotações de Orçamento de Estado, fundos de
      origem comunitária e através de garantias de empréstimos contraídos pela concessionária.
      Nos termos da Base XV do Decreto-Lei n.º 394-A/98, o equilíbrio financeiro da exploração do
      sistema de metro ligeiro é assegurado pelo Estado através da atribuição de indemnizações
      compensatórias que visam compensar a Empresa pela prestação de transporte em regime de
      serviço público e serão objecto de contrato programa a celebrar entre o Estado e a concessionária."

      In Relatório de contas 2006

      Lendo isso, acho normalíssimo esses números, no fundo a admin do metro não tem responsabilidade financeira, aquilo é só chutar pá frente que o estado paga.
      Editado pela última vez por neoxic; 11 April 2007, 17:54.

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        #4
        Eu só sei que o Valentim está em todas..

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          #5
          E a fazer linhas novas de 9km se não me engano, é mesmo para meter dinheiro ao bolso

          Comentário


            #6
            Já agora ponham aí a divida do Metro de Lisboa, que é administrado
            directamente pelo estado, que é para podermos comparar...
            E quanto é que o estado transfere anualmente para um e outro.

            Comentário


              #7
              Bem dito XlPower
              é tudo para lisboa e qd e alguma coisa po norte e logo a dar menos ou a por nos a pagar portagens nas scuts

              Comentário


                #8
                Parece que agora até televisao ha no Metro... eheheh
                Sempre a investir...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por primus Ver Post
                  Bem dito XlPower
                  é tudo para lisboa e qd e alguma coisa po norte e logo a dar menos ou a por nos a pagar portagens nas scuts
                  Em Lx nunca houve borlas nas portagens, por isso, não 'tou a ver o real significado de pores isso ao barulho.

                  Digo eu, que não tenho paciência para as guerrinhas infantis e primárias Sul vs Norte.

                  Comentário


                    #10
                    Se fosse pelos prejuízos a CP há muito que tinha fechado. E os STCP. E a TAP até há pouco tempo também tinha fechado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                      Já agora ponham aí a divida do Metro de Lisboa, que é administrado
                      directamente pelo estado, que é para podermos comparar...
                      E quanto é que o estado transfere anualmente para um e outro.

                      Também podemos comparar passageiros transportados e quanto custa cada um deles ao Estado...

                      Comentário


                        #12
                        Para mim adoptem lá o modelo de gestão que quiserem. Mas imponham um!

                        Deixar aquilo nas mãos de um cidadão escrupuloso como o Sr. Major Valentim Loureiro, é exigir sacrifícios em demasia.

                        E eu nunca chamei vigarista ao Sr. Major. São calúnias, dos mesmos que querem colocar em causa a credibilidade do nosso Primeiro, como se ele fosse sujar as mãos por um mero e insignificante título de Engenheiro.

                        É tudo uma cabala.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                          Já agora ponham aí a divida do Metro de Lisboa, que é administrado
                          directamente pelo estado, que é para podermos comparar...
                          E quanto é que o estado transfere anualmente para um e outro.
                          sensivelmente metade




                          http://diarioeconomico.sapo.pt/edici...lo/726290.html
                          Metro de Lisboa perde 440 mil euros por dia

                          Joaquim Reis preside ao metro desde Novembro e não hesita: “a empresa tem de entrar nos carris”. Um exclusivo em mais um dia de greve.

                          Nuno Miguel Silva com Cátia Simões e Ana Baptista

                          O Metropolitano de Lisboa (ML) está a perder cerca de 160 milhões de euros por cada exercício de actividade, situação deficitária crónica que elevou o passivo acumulado da empresa para o limiar dos 3.300 milhões de euros, o equivalente a cerca de 2,2% do PIB nacional.

                          Em entrevista ao Diário Económico, Joaquim Reis, que tomou posse como presidente do ML no início de Novembro de 2006, revela que, “para 2007, muito provavelmente, os custos globais da massa salarial do Metro vão aproximar-se dos 100 milhões de euros, entre 97 e 98 milhões de euros, ao contrário dos 90 milhões que pensávamos inicialmente”. Este montante engloba as despesas com massa salarial, o esforço para garantir os complementos de reformas para o fundo de pensões, a componente social e os descontos da empresa para a Segurança Social.

                          Além destes 100 milhões de euros anuais, o ML despende, por ano, 75 milhões de euros com encargos financeiros com a dívida (juros), 40 milhões de euros para FSE – Fornecimento de Serviços Externos e ainda entre 30 e 40 milhões de euros com amortizações. Do lado das despesas, estamos perante custos anuais de 240 a 245 milhões de euros, quando em receitas, incluindo vendas de bilheteira, receitas indirectas (publicidade e aluguer de espaços comerciais) e indemnizações compensatórias (saídas do Orçamento de Estado), o Metro garante apenas uma verba de 85 milhões de euros por ano.

                          “Em termos de ‘cash’, temos um défice de exploração de 110 milhões de euros por ano e apresentamos um EBITDA negativo de 45 milhões de euros por ano”, adianta Joaquim Reis.

                          Para atalhar este caminho ruinoso, o novo presidente do ML avisa que a empresa “tem de entrar nos carris a curto prazo, mesmo que a produção de efeitos das medidas a tomar ainda demore alguns anos, de forma a reduzir o défice económico da empresa”.

                          A redução de custos e a optimização de receitas são os caminhos apontados. Joaquim Reis elenca alguns, destacando a renegociação do Acordo de Empresa (AE), cujos conteúdos básicos já datam de 1976. “O actual conselho de gerência entende que este AE não é adequado à realidade produtiva do Metro hoje em dia e, portanto, carece de ser revisto. Não estão em causa as condições remuneratórias da generalidade dos trabalhadores, como já disse várias vezes, mas sim introduzir medidas de fomento à produtividade e acabar com algumas cláusulas que são ilegais”.


                          Grande capacidade financeira justifica AE
                          Um acordo de empresa (AE) é um contrato de trabalho realizado entre uma empresa e os vários sindicatos que representam os trabalhadores. Um especialista na área explicou ao DE que “normalmente são as empresas de grande capacidade financeira e dimensão que têm acordos de empresa”. É o caso da TAP, EDP, Carris, Refer, CP, Soflusa ou Metro de Lisboa. “Só estas empresas têm possibilidade de praticar uma tabela salarial acima da média e criar melhores condições de trabalho”, disse. Por exemplo, a Carris oferece complementos de pensão de reforma e de sobrevivência, que “representam encargos anuais superiores a 13 milhões de euros suportados exclusivamente pela empresa”, reparou fonte da companhia. No entanto, a dívida crónica de algumas dessas empresas, nomeadamente na área dos transportes, leva a que os salários estejam quase sempre na origem de greves. A Soflusa, que ontem cumpriu o 14º. dia de greve desde 2006, é um exemplo disso. Em causa estão as novas funções e as contrapartidas remuneratórias, uma situação que só se resolverá quando a empresa chegar a acordo com todos os sindicatos com os quais tem AE. No caso da CP esta situação poderia ser mais complexa, uma vez que existem 32 sindicatos a representar os seus trabalhadores. Em consequência, os AE sofrem alterações, além das previstas a nível salarial, que todos os anos são negociados. O AE da Carris que abrange os trabalhadores representados pelos sindicatos filiados na UGT foi objecto de sucessivas alterações nos anos entre 1995, e 2001, segundo fonte da empresa. Os contratos actuais, que entraram em vigor em 1982, estão a ser negociados com os sindicatos, tal como está o do Metro.

                          Comentário


                            #14
                            Acresce dizer, já agora ,que o Metro de Lisboa é mesmo um metro...o do Porto foi "vendido" assim, mas não passa de uma linha de eléctrico como a que vai do Cais de Sodré para Alcântara...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                              Acresce dizer, já agora ,que o Metro de Lisboa é mesmo um metro...o do Porto foi "vendido" assim, mas não passa de uma linha de eléctrico como a que vai do Cais de Sodré para Alcântara...
                              Não digas isso que irrita a malta :| quer dizer, só quem se irrita facilmente, se disserem que o MST é um elétrico, eu concordo ... e a linha de eletrico de alcantara ao cais do sodré também serve para taxis e autocarros (: e para alguns espertalhões mais apressados quando tá transito ehhehe

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                                Acresce dizer, já agora ,que o Metro de Lisboa é mesmo um metro...o do Porto foi "vendido" assim, mas não passa de uma linha de eléctrico como a que vai do Cais de Sodré para Alcântara...

                                Vai la ao dicionario ver o que quer dizer "Metro"

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                                  Acresce dizer, já agora ,que o Metro de Lisboa é mesmo um metro...o do Porto foi "vendido" assim, mas não passa de uma linha de eléctrico como a que vai do Cais de Sodré para Alcântara...
                                  Para dizeres o que disseste, mas valia não teres acrescentado nada...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Metropolitano

                                    s. m.,
                                    prelado da metrópole em relação aos prelados seus sufragâneos;
                                    caminho-de-ferro instalado no interior de uma cidade, parcialmente ou totalmente subterrâneo;
                                    metro.

                                    O dicionário é nosso amigo
                                    Editado pela última vez por Sotor; 11 April 2007, 20:00.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                      Meropolitano

                                      O dicionário é nosso amigo
                                      A função editar também....

                                      Comentário


                                        #20
                                        O que nao falta por esse mundo fora sao Metropolitanos de superficie....
                                        Mas nao... os alfacinhas teimam em ter dor de cotovelo.... querem tudo so pra eles.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Andarem com guerrinhas para discutir se o Metro do Porto é "metro" ou não pouco importa. Sim, aquilo é um "tram" mas isso não é importante para aqui.

                                          O que eu acho piada, é que apesar de estar totalmente contra estes números astronómicos e vergonhosos do Metro do Porto, devia-se de falar assim também do de Lisboa. Tem que se recordar que o Metro do Porto está em crescimento, com linhas novas a serem adicionadas, e a 2ª fase está suspensa (a linha de Gondomar que me serviria na perfeição, acrescentaria penso perto de 100 mil clientes novos), o que se torna num fardo. Ou seja, a empresa está a gastar com novas linhas, está a renovar a cidade (não esquecer que muitas obras na cidade do Porto estão a ser pagas pelo Metro do Porto) mas no entanto, ainda não têm os clientes que precisam para equilibrar contas.

                                          Mas agora vejamos o seguinte:

                                          Lisboa recebe mais do que Metro do Porto


                                          O Metro do Porto recebe cerca de 11% da indemnização compensatória que é atribuída pelo Governo ao Metropolitano do Lisboa, embora transporte cerca de metade do número total de clientes servido pela firma da capital.

                                          Para a empresa portuense, o Conselho de Ministros reservou apenas - e pelo segundo ano consecutivo - 2,52 milhões de euros, enquanto o metro na capital recebe mais de 22,7 milhões. Somadas às receitas, as verbas são insuficientes para suportar as despesas de exploração da rede do Metro do Porto, aumentando o passivo da empresa.

                                          A decisão governamental foi publicada, ontem, em Diário da República. Curiosamente, no sector dos transportes ferroviários, a Metro do Porto é a empresa que obtém o valor mais baixo de indemnização compensatória.E, olhando para a generalidade das empresas de transportes públicos a actuar nas duas cidades, só a Rodoviária de Lisboa, a Transportes Sul do Tejo, a Vimeca Transportes e a SCOTTURB - Transportes Urbanos recebem menos.

                                          Já a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) terá direito, este ano, a um montante superior a 16,3 milhões. Em comparação com a Carris de Lisboa, a STCP também recebe menos. A Carris tem direito a 45,4 milhões de euros do Governo.

                                          O pagamento de indemnizações compensatórias é fundamental, porque permite manter os preços dos bilhetes dos transportes públicos num valor atractivo e comportável pelos utentes. A Junta Metropolitana do Porto deu, na semana passada, um parecer positivo à lei que permitirá a criação da Autoridade Metropolitana dos Transportes. Alertou, contudo, o Governo de que as autarquias não possuem meios financeiros para diminuir o défice operacional do sector dos transportes públicos. CSL
                                          in JN

                                          Consequência:

                                          Custo de um bilhete entre Aliados e o Hospital Pedro Hispano: 1,10€ + 0,50€ (cartão andante)
                                          Custo de um bilhete entre Gare do Oriente e a Pontinha: 0,70€

                                          Assinatura Z3 no Metro do Porto: 28,85€
                                          Assinatura Z4 no Metro do Porto: 35,40€ (exº Câmara de Gaia até Câmara de Matosinhos)
                                          Passe Metro Urbano mensal para um nº ilimitado de viagens na coroa L (cidade Lisboa) - 17,45€
                                          Passe Metro Urbano mensal para um nº ilimitado de viagens em toda a rede Metro - 26,15€
                                          in http://portuense.blogspot.com/search...o%20do%20Porto

                                          Comentário


                                            #22
                                            "Em comunicado, o Ministério fez saber que enviou a estas empresas uma carta a alertar para que se apresentarem resultado nulo ou prejuízo fiscal também no exercício de 2006 serão alvo de avaliação indirecta da matéria tributável.

                                            Nos termos da Lei Geral Tributária, sempre que os contribuintes apresentem, sem razão justificada, resultados tributáveis nulos ou prejuízos fiscais em três anos consecutivos, a administração pode proceder à avaliação indirecta da matéria tributável.

                                            De acordo com informação disponibilizada pelo governo, o número de empresas que apresentaram prejuízos fiscais em dois anos consecutivos baixou de 11.260, no exercício de 2004, para 4.002, em 2005"

                                            Fonte: CM

                                            Será que o Ministerio tambem enviou as cartas para o Metro do Porto, Metro de Lisboa, REFER, CP, TAP, RTP, etc... ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por André Ver Post
                                              Em Lx nunca houve borlas nas portagens, por isso, não 'tou a ver o real significado de pores isso ao barulho.

                                              Digo eu, que não tenho paciência para as guerrinhas infantis e primárias Sul vs Norte.
                                              e melhor nao entrar em guerrinhas ou so falei nas scuts porque para ir de viana ao porto demoramos mais de 2 horas por estradas nacionais e vc´s ai em lisboa nas ic´s pagam ???? e ke nos nao temos alternativa ou demoramos mais de 2 horas ou vamos pagar. qt ao metro so pergunto a quanto tempo existe o metro em lisboa ?????? é que no porto tem poucos anos e ainda falta muito para pagar as obras todas ainda para mais com os administradores k todos sabemos como sao.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por primus
                                                e melhor nao entrar em guerrinhas ou so falei nas scuts porque para ir de viana ao porto demoramos mais de 2 horas por estradas nacionais e vc´s ai em lisboa nas ic´s pagam ???? e ke nos nao temos alternativa ou demoramos mais de 2 horas ou vamos pagar. qt ao metro so pergunto a quanto tempo existe o metro em lisboa ?????? é que no porto tem poucos anos e ainda falta muito para pagar as obras todas ainda para mais com os administradores k todos sabemos como sao.
                                                Pagamos para uma CREL que seria capaz de tirar muito trânsito do interior de Lisboa, e preparam-se mais umas vias com portagens nos arredores ( que poderiam retirar muito trânsito de outras vias ).

                                                O metro de Lisboa tem tido uma expansão nos últimos anos, talvez o investimento justifique em parte as contas. E há uns anos andava-se perfeitamente sem pagar, coisa que actualmente me parece mais difícil ( e ainda bem ).

                                                Quanto às estradas, acho-as melhor conservadas aí por cima.

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                                                  #25
                                                  Desde que não deixe de funcionar, por mim tudo bem, é que dá muito jeito o Electrico...e já que falam em mais linhas, até que dava jeito

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por primus Ver Post
                                                    e melhor nao entrar em guerrinhas ou so falei nas scuts porque para ir de viana ao porto demoramos mais de 2 horas por estradas nacionais e vc´s ai em lisboa nas ic´s pagam ???? e ke nos nao temos alternativa ou demoramos mais de 2 horas ou vamos pagar. qt ao metro so pergunto a quanto tempo existe o metro em lisboa ?????? é que no porto tem poucos anos e ainda falta muito para pagar as obras todas ainda para mais com os administradores k todos sabemos como sao.
                                                    Ho artista.... comparar a viagem Viana-Porto, é a mesma coisa que comparar a viagem de Santarém até Lisboa (experimenta fazê-la sem ser na A1 e és capaz de demorar meio-dia em hora de ponta).

                                                    E para demorar mais que duas horas para chegar a Lisboa nem é preciso tanto, basta vires de Sintra (são cerca de 30Km) e demoras quase uma hora e meia (pode chegar a duas horas se não houver férias, houver escola, etc...). E também tens aqui a CREL que se paga a bem do conceito utilizador-pagador.

                                                    Por isso quando quiseres comparar percursos de 75Km com percursos de 30 (mais do dobro) pensa duas vezes
                                                    Editado pela última vez por joao; 11 April 2007, 22:36.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já está aí o que eu queria saber. As indeminizações do estado são
                                                      10 vezes maiores para o Metro de Lisboa do que para o Metro do Porto.
                                                      O que é que justifica isto?
                                                      E depois vêem dizer que o Metro do Porto é que é mal gerido...
                                                      Mas por acaso o estado central é algum exemplo naquilo que administra
                                                      directamente??? O que o estado central administra directamente é um
                                                      poço sem fundo. O que faz sentido, pois não há ninguém acima deles a
                                                      controlá-los.

                                                      O Metro de Lisboa é que devia sair da alçada do governo para passar para
                                                      uma junto metropolitana ou para a Região de Lisboa (se alguma vez fizerem
                                                      a regionalização neste país).
                                                      E o mesmo devia acontecer a todas as outras empresas regionais de transportes.
                                                      Assim, existe um governo central para controlar. Agora quando é o
                                                      governo central a gerir e a controlar, é óbvio que dá mer**...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                        Já agora ponham aí a divida do Metro de Lisboa, que é administrado
                                                        directamente pelo estado, que é para podermos comparar...
                                                        E quanto é que o estado transfere anualmente para um e outro.
                                                        Apoiado.

                                                        Estas noticias já chateiam um bocado, não?

                                                        Comparem as verbas que o estado disponibiliza às 2 empresas.

                                                        Sendo que a MP está em clara expansão e claro não há manobra para a contenção de custos.

                                                        De notar que ambas contribuem para a economia das autarquias, daí não é só exigirem que a rede funcione
                                                        Editado pela última vez por b4u; 12 April 2007, 12:14.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                                                          Acresce dizer, já agora ,que o Metro de Lisboa é mesmo um metro...o do Porto foi "vendido" assim, mas não passa de uma linha de eléctrico como a que vai do Cais de Sodré para Alcântara...
                                                          Não. Uma linha de eléctrico partilha a via com vias rodoviárias. No caso do metro a via é para exclusiva circulação do metro. Simplesmente este é de superfície e não subterrânio.

                                                          Diga-se é que este Metro chegou ao Porto com 30 ou 40 anos de atraso. Mas nós já estamos habituados.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                            Vai la ao dicionario ver o que quer dizer "Metro"
                                                            Eu faço o favor:

                                                            metropolitano


                                                            adj., relativo à metrópole;
                                                            s. m., prelado da metrópole em relação aos prelados seus sufragâneos;
                                                            caminho-de-ferro instalado no interior de uma cidade, parcialmente ou totalmente subterrâneo;
                                                            metro.

                                                            Comentário

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