Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Características básicas de um sobredotado"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Características básicas de um sobredotado"

    O objectivo do tópico é dar a conhecer as características que diferenciam estas pessoas, garantindo o fim do preconceito e xenofobia de que são alvo alertando os pais e amigos para o seu potencial.


    Tem sede de conhecimento
    É intolerante com a estupidez
    É intuitivo e de grande poder de observação
    Tem forte capacidade de abstracção
    Tem grande versatilidade
    Tem invulgar capacidade de liderança
    É crítico, entusiástico e sensível
    É independente e persistente
    É intelectual, inventivo e criativo
    É original e extrovertido
    Aprende com facilidade os temas do seu agrado

    Existem dois tipos de sobredotação: a cognitiva e a criativa. Dentro da primeira categoria são múltiplas as inteligências segundo o investigador Howard Gardner.





    Inteligência Lógico-Matemática
    Capacidade lógico-quantitativa que permite, com facilidade, ordenar factos e objectos, assim como quantidades. É muitas vezes designada de pensamento científico. Os sobredotados nesta área têm, normalmente, um excepcional desempenho nas ciências exactas.

    Inteligência Linguística
    Capacidade de dominar as linguagens. Mestria da fonética, da fonologia, da semântica, da pragmática e da sintaxe. Capacidade para comunicar verbalmente.

    Inteligência Naturalista
    Capacidade para perceber a Natureza e sentir uma grande empatia com os animais e plantas. Grande percepção dos ecossistemas e habitat naturais.

    Inteligência Espacial
    Capacidade para relacionar o espaço próprio com o espaço envolvente. Prima pela aptidão para perceber relações espacio-visuais e um sentido apurado de orientação.


    SOBREDOTADOS CRIATIVOS

    Inteligência Social (Interpessoal)
    Capacidade para as relações interpessoais e sociais. Envolve faculdades de persuasão, tolerância e simpatia. A principal habilidade é a de compreender os outros: o que os motiva, o que sentem e como lidam com eles. Esta inteligência revela-se no modo fácil como interagem com os outros, sem complexos de ordem cultural, social, racial, ética ou religiosa.

    Inteligência Emocional (Intrapessoal)
    Capacidade de auto-conhecimento. Reconhece facilmente as suas forças e fraquezas, desejos e medos e pode adaptar a sua maneira de agir com base nesse conhecimento. Revela-se, também, na auto-disciplina, na capacidade de perseverança e na auto-confiança.

    Inteligência Musical
    Capacidade para perceber, combinar e compor sons não verbais em sequências rítmicas harmoniosas e melódicas. Habilidade que envolve aptidão para criar música.

    Inteligência Corporal-Cinestésica
    Capacidade para utilizar e controlar o corpo e a motricidade em tarefas motoras complexas e em situações novas ou em manipular objectos de forma criativa e diferenciada para resolver problemas. É uma forma de "raciocinar com o corpo", permitindo desempenhos de alto nível em disciplinas e actividades como a dança, o desporto, a escultura, o teatro, etc.






    Editado pela última vez por Nthor; 24 April 2007, 19:27.

    #2
    Como identificar os sobredotados


    Sendo grande a variedade de áreas em que o indivíduo pode apresentar sobredotação, muitos países optam pelo maior número possível de componentes de modo a definir o perfil do sobredotado.


    A identificação é conseguida:
    • através da informação dos professores (que devem ter sido previamente sensibilizados ou formados nesta problemática, pois podem não saber muito sobre as crianças sobredotadas)
    • através dos resultados de uma bateria de testes psicométricos estandardizados (uma vez que não existe o teste perfeito capaz de avaliar todas as áreas)
    • através da informação dos pares (estes apercebem-se de muitas características e julgam-nas desapaixonadamente)
    • através da informação dos pais (não se despreze o conhecimento que os pais têm da criança, pois são eles os que melhor conhecem os pontos fortes e fracos da criança que viram desenvolver)
    A informação dos pais, talvez a mais valiosa, se os pais conseguirem tirar os óculos cor-de-rosa e verificar se:
    • a criança começou a andar e falar mais cedo do que os outros da mesma idade e sexo
    • mostra relativamente cedo interesse pelas palavras
    • tem um vocabulário muito extenso para a sua idade
    • mostrou interesse por relógios, calendários e puzzles
    • mostrou muito cedo interesse pela leitura
    • mostrou muito cedo interesse pelos números
    • tem curiosidade por muitas coisas
    • apresenta uma maior força e personalidade do que os da sua idade e sexo
    • tende a dar-se com crianças mais velhas
    • age como um líder entre crianças da sua idade
    • tem boa memória
    • mostra um poder de raciocínio invulgar
    • tem capacidade pouco vulgar para planear e organizar
    • relaciona informação anterior com a que está a adquirir
    • mostra mais interesse em actividades criativas e novas do que na rotina e repetição
    • tenta exceder-se em tudo
    • concentra-se numa actividade única que prolonga por um grande período sem se aborrecer
    • tem um grande número de interesses que o mantêm ocupado e é persistente apesar dos obstáculos encontrados
    • apresenta soluções próprias para problemas e apresenta um «senso comum» fora do vulgar
    • tem um sentido de humor avançado para a idade
    • mostra sensibilidade aos sentimentos dos outros
    • mostra muito cedo interesse em Deus, religião e questões sobre o certo e o errado
    • as colecções dele são mais avançadas e fora do comum do que as dos da sua idade
    • mostra um interesse intenso em actividades artísticas, como pintar, cantar, dançar, escrever, tocar um instrumento musical
    • inventa histórias dramáticas e vivas, ou relaciona as suas vivências com muitos detalhes exactos
    • gosta de fazer puzzles e vários tipos de jogos com problemas
    • tem uma excepcional habilidade para a matemática
    • tem um interesse fora do vulgar acerca das ciências e da mecânica
    • apercebe-se das coisas que são novas e inovadoras
    http://sobredotados.com.sapo.pt/




    .
    Editado pela última vez por Nthor; 23 April 2007, 20:06.

    Comentário


      #3
      Problemas e necessidades dos Sobredotados

      Os problemas dos sobredotados não são uma utopia.
      Se para os sobredotados com todas as capacidades acima da média e desenvolvidas de forma harmoniosa o problema principal possa eventualmente ser apenas o de se conseguir uma boa e equilibrada estimulação do seu potencial, o que nem sempre se torna tão fácil como poderá à primeira vista, uma vez que desejam e exigem sempre mais e as estruturas não estão aptas a corresponder a essa necessidade, os sobredotados com desequilíbrio de desenvolvimento nas suas capacidades podem ter de enfrentar situações de não aceitação que degeneram muitas vezes em frustação, desmotivação e, não raro, em problemas do foro psicológico e/ou fisiológico.
      Para uma abordagem mais objectiva, registemos, então, alguns depoimentos de pais que talvez se reconheçam ao ler estas linhas:


      "...o meu filho começou a ter problemas quando entrou na 1ª classe (o que até então não acontecia).Não se interessa (pela escola); a professora diz que ele é preguiçoso e muito lento. Agora começou a fazer chichi na cama. A professora do ano passado batia-lhe na cabeça e ele ficava tão desesperado que dizia que gostava de ser uma flor para não ter de ir à escola. sempre teve jeito para desenhos mas agora quando se engana atira tudo ao chão e diz 'eu sou burro, não sei fazer nada'. Queixa-se dos colegas 'não
      me ligam nenhuma'..."

      "...o meu filho foi óptimo até entrar na escola. Todos gostavam dele, comunicava bem com toda a gente. Embora o 4º filho de um grupo de 6, todos bastante inteligentes e bons alunos, o esquema mental deste foi sempre difícil de compreender e, quanto a mim, seria o menos inteligente de todos. Uma psicóloga amiga fez-lhe um teste e concluiu que era sobredotado. Desde que entrou na escola começou com fortes enxaquecas que eram de origem emocional. Gosta de fazer coisas sozinho, pensa que sabe tudo de tudo, faz asneiras atrás de asneiras, sabe tudo de máquinas e faz reparações. Temos de o castigar. Tornou-se agressivo para com os mais fracos..."

      "...'Detesto estudar', disse o meu filho quando a escola começou. A professora queixa-se de que ele só quer estar na biblioteca a ler livros e obriga-o a ir brincar com os outros no recreio. Uma vez obrigou-o a estar a olhar para o livro sem se mexer durante meia hora, embora ele já tivesse lido a lição em 2 minutos. A professora não quis que ele avançasse de classe para não ficar o mais novo na turma. Só se relaciona com 2 ou 3 colegas e parece assustar-se e fugir dos outros. Isola-se muito. Tem muita imaginação. É muito crítico em relação a si próprio. Tem muita imaginação. É muito crítico em relação a si próprio. Está na fase dos pesadelos, nunca tem sono..."

      "...este meu aluno sabe tudo. Nas aulas temos que lhe dizer 'já sei que sabes, deixa os outros responder'. Os colegas têm ciúmes e chamam-lhe o 'dicionário'. Lê muito, por vezes até às 6 da manhã. Quando não tem mais nada, lê a literatura dos medicamentos, que chega a decorar. Já assumiu que tem de esperar pelos outros, não é agressivo, parece compreender. Um colega que é líder perturba-o mas tem-lhe respeito. Vou falar com os pais dele para virem aqui para ajudá-lo..."


      Mais informação





      Comentário


        #4
        Excepcional habilidade para matemática? Já fui..

        "...'Detesto estudar', disse o meu filho quando a escola começou. A professora queixa-se de que ele só quer estar na biblioteca a ler livros e obriga-o a ir brincar com os outros no recreio. Uma vez obrigou-o a estar a olhar para o livro sem se mexer durante meia hora, embora ele já tivesse lido a lição em 2 minutos. A professora não quis que ele avançasse de classe para não ficar o mais novo na turma. Só se relaciona com 2 ou 3 colegas e parece assustar-se e fugir dos outros. Isola-se muito. Tem muita imaginação. É muito crítico em relação a si próprio. Tem muita imaginação. É muito crítico em relação a si próprio. Está na fase dos pesadelos, nunca tem sono..."

        Estranhamente isto é muito familiar...


        Editado pela última vez por carregalhe; 23 April 2007, 20:06.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
          Excepcional habilidade para matemática? Já fui..

          .....

          X2

          Matemática? Hein? Quantos? Humm onde está a máquina de calcular?

          Comentário


            #6
            Eu adoro matemática, mas não tenho muito paciência com biologia.

            A escola na qual estudo tem uma unidade especial para superdotados.

            Comentário


              #7
              Depois também existem os pseudo-sobredotados... são os do "se eu quisesse também fazia isso!"... Só que esses também nunca "querem" lol

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                Eu adoro matemática, mas não tenho muito paciência com biologia.

                A escola na qual estudo tem uma unidade especial para superdotados.
                Geralmente por cá o comum é a discriminação ou a xenofobia ou ainda a desculpa que sobredotado era jesus.

                Há situações de professores dizerem aos pais que os filhos deles são burros ou apáticos, apesar de reconhecerem que eles sabem a matéria.




                .

                Comentário


                  #9
                  E a pergunta impõe-se, estará alguma vez o nosso sistema de ensino preparado para receber, formar e aproveitar estes seres especiais?...

                  Comentário


                    #10
                    Eu desde que no 9º ano ao fazer testes psicotécnicos e ao falar com a psicóloga da escola esta me disse que devia fazer o 12º em Humanidades e seguir carreira militar ou na GNR deixei de acreditar no sistema de ensino Basicamente se me deixasse orientar por eles hoje estava bem enterrado estava!

                    Só existe diferenciação entre inteligentes e burros, o resto é conversa e as notas é que contam...

                    Comentário


                      #11
                      Depois de uma analise cuidada, temo que seja.......... SOBREDOTADO!


                      xD

                      Comentário


                        #12
                        Aqui, nesse corrupto país de 3º mundo e meio, eles são bem-tratados nas regiões mais desenvolvidas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                          Aqui, nesse corrupto país de 3º mundo e meio, eles são bem-tratados nas regiões mais desenvolvidas.
                          Aqui não.

                          Há medo e desconhecimento.

                          Comentário


                            #14
                            Eu graças a essas brincadeiras da xenofobia e afins, lixei-me bem!

                            Em Portugal, ser o melhor da turma = pesadelo.

                            Comentário


                              #15
                              Pois, cá em Portugal, ser bom aluno é uma desconsideração...
                              O sistema não benefícia quem é bom.
                              Não há bolsas especiais para os melhores alunos como nos
                              outros países.
                              Até os professores em vez de promoverem o aluno, muitas vezes têm medo dele.

                              Comentário


                                #16
                                Eu acho que nunca fui sobredotado, mas sempre tive um potencial acima da média. Simplesmente nunca se manifestou de forma suficientemente precoce para chegar a ser sobredotado

                                Quando li as características dos sobredotados cognitivos e criativos identifiquei-me logo com bastantes desses traços e, apesar de ter influências de ambas as vertentes, sou mais cognitivo que criativo.

                                Da infância só me recordo que a meio da 1ª classe deram-me livros da 2ª (que rejeitei ao fim duns tempos porque queria ter os mesmos livros que os meus colegas ) e nunca precisei de estudar.

                                Da tal lista, identifico-me bastante com os seguintes traços:


                                Inteligência Lógico-Matemática
                                Capacidade lógico-quantitativa que permite, com facilidade, ordenar factos e objectos (...)

                                Inteligência Linguística
                                Capacidade de dominar as linguagens. Mestria da fonética, da fonologia, da semântica, da pragmática e da sintaxe (...)

                                Inteligência Naturalista
                                Capacidade para perceber a Natureza e sentir uma grande empatia com os animais e plantas (...)

                                Inteligência Espacial
                                Capacidade para relacionar o espaço próprio com o espaço envolvente. Prima pela aptidão para perceber relações espacio-visuais e um sentido apurado de orientação (é nesta área que mais me destaco nos psicotécnicos)


                                Inteligência Social (Interpessoal)
                                Capacidade para as relações interpessoais e sociais. Envolve faculdades de persuasão, tolerância e simpatia. A principal habilidade é a de compreender os outros: o que os motiva, o que sentem e como lidam com eles. Esta inteligência revela-se no modo fácil como interagem com os outros, sem complexos de ordem cultural, social, racial, ética ou religiosa.

                                Inteligência Emocional (Intrapessoal)
                                Capacidade de auto-conhecimento. Reconhece facilmente as suas forças e fraquezas, desejos e medos e pode adaptar a sua maneira de agir com base nesse conhecimento. Revela-se, também, na auto-disciplina, na capacidade de perseverança e na auto-confiança. (Tudo correcto menos a parte da auto-confiança )

                                Inteligência Musical
                                Aqui sou, decididamente, um zero à esquerda

                                Inteligência Corporal-Cinestésica
                                Não sou descoordenado, mas nesta área não me destaco pela positiva


                                E, claro, houve algumas dificuldades durante o crescimento (especialmente entre os 13 e os 18/19 anos) por ter uma forma de pensar, ser e estar na vida bastante diferente dos outros, inclusivamente dos meus amigos. No que reparo é que alguns deles, ao fim de um tempo, acabam por começar a ver as coisas mais ou menos como eu.

                                Isso de se ser sobredotado tem muito a ver também com a forma precoce como a capacidade intelectual e criativa se manifesta: se um determinado nível de inteligência "n" se atinge aos 30 anos, pode ser considerado normal. Se se atingir aos 20, pode considerar-se acima da média. No entanto, se for atingido aos 5 anos é, nitidamente, um caso de "sobredotação".

                                E, se não estou em erro, a fórmula utilizada para calcular o Q.I. de uma pessoa assenta basicamente na relação entre o nível de inteligência e a idade.



                                Comentário


                                  #17
                                  e deixo a pergunta:

                                  Há algum sobredotado por estes lados?

                                  Afinal não é assim tao raro...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                    e deixo a pergunta:

                                    Há algum sobredotado por estes lados?

                                    Afinal não é assim tao raro...
                                    Bom, como já respondi anteriormente: eu não

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se há coisa que eu não sou, é sobredotado!!!

                                      Há algumas características que são comuns, mas isso é normal...

                                      Mas gostava de ter um amigo sobredotado, ver a forma como vêem as coisas e tal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pensamento do dia

                                        Nunca gozes com o tótó inteligente da tua turma. Um dia acabarás por estar a trabalhar para ele ou outro como ele...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                          e deixo a pergunta:

                                          Há algum sobredotado por estes lados?

                                          Afinal não é assim tao raro...
                                          A minha mãe diz que sim!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nos meus tempos de escola após vários testes a psicologa disse que eu era sobredotado...

                                            LOL, nunca liguei nenhuma a isso, uns com mais capacidades outros com menis, mas no fundo todos iguais...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nthor Ver Post




                                              Inteligência Lógico-Matemática
                                              Capacidade lógico-quantitativa que permite, com facilidade, ordenar factos e objectos, assim como quantidades. É muitas vezes designada de pensamento científico. Os sobredotados nesta área têm, normalmente, um excepcional desempenho nas ciências exactas.

                                              Nisto sou fraquinho...ainda hoje tive teste de matemática e vai saír qq coisa parecida com um 8 ou 9...

                                              Inteligência Linguística
                                              Capacidade de dominar as linguagens. Mestria da fonética, da fonologia, da semântica, da pragmática e da sintaxe. Capacidade para comunicar verbalmente.

                                              É mesmo nisto que me destaco...não querendo ser convencido. eu escrevo muita bem

                                              Inteligência Naturalista
                                              Capacidade para perceber a Natureza e sentir uma grande empatia com os animais e plantas. Grande percepção dos ecossistemas e habitat naturais.

                                              Hum...não sou mau mas tb não me destaco

                                              Inteligência Espacial
                                              Capacidade para relacionar o espaço próprio com o espaço envolvente. Prima pela aptidão para perceber relações espacio-visuais e um sentido apurado de orientação.

                                              Não me destaco pela positiva nisto...


                                              SOBREDOTADOS CRIATIVOS

                                              Inteligência Social (Interpessoal)
                                              Capacidade para as relações interpessoais e sociais. Envolve faculdades de persuasão, tolerância e simpatia. A principal habilidade é a de compreender os outros: o que os motiva, o que sentem e como lidam com eles. Esta inteligência revela-se no modo fácil como interagem com os outros, sem complexos de ordem cultural, social, racial, ética ou religiosa.

                                              Hum...mais ou menos e vice versa

                                              Inteligência Emocional (Intrapessoal)
                                              Capacidade de auto-conhecimento. Reconhece facilmente as suas forças e fraquezas, desejos e medos e pode adaptar a sua maneira de agir com base nesse conhecimento. Revela-se, também, na auto-disciplina, na capacidade de perseverança e na auto-confiança.

                                              Nisto sou semi sobredotado

                                              Inteligência Musical
                                              Capacidade para perceber, combinar e compor sons não verbais em sequências rítmicas harmoniosas e melódicas. Habilidade que envolve aptidão para criar música.

                                              Hum...não muito.

                                              Inteligência Corporal-Cinestésica
                                              Capacidade para utilizar e controlar o corpo e a motricidade em tarefas motoras complexas e em situações novas ou em manipular objectos de forma criativa e diferenciada para resolver problemas. É uma forma de "raciocinar com o corpo", permitindo desempenhos de alto nível em disciplinas e actividades como a dança, o desporto, a escultura, o teatro, etc.

                                              Definitivamente não!



                                              A azul...my answers

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                Excepcional habilidade para matemática? Já fui..

                                                "...'Detesto estudar', disse o meu filho quando a escola começou. A professora queixa-se de que ele só quer estar na biblioteca a ler livros e obriga-o a ir brincar com os outros no recreio. Uma vez obrigou-o a estar a olhar para o livro sem se mexer durante meia hora, embora ele já tivesse lido a lição em 2 minutos. A professora não quis que ele avançasse de classe para não ficar o mais novo na turma. Só se relaciona com 2 ou 3 colegas e parece assustar-se e fugir dos outros. Isola-se muito. Tem muita imaginação. É muito crítico em relação a si próprio. Tem muita imaginação. É muito crítico em relação a si próprio. Está na fase dos pesadelos, nunca tem sono..."

                                                Estranhamente isto é muito familiar...
                                                A ti e a mim!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                  E a pergunta impõe-se, estará alguma vez o nosso sistema de ensino preparado para receber, formar e aproveitar estes seres especiais?...
                                                  Nem os normais, quanto mais os especiais...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A minha inteligência musical é soberba, como tal sou sobredotado LOL

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ainda faltam aí os sobredotados sexuais

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                        Ainda faltam aí os sobredotados sexuais
                                                        Pois...Quando eu coloquei a questão, tive medo que descambasse por aí...




















                                                        Acho que está dado o mote para o descarrilamento.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          Ainda faltam aí os sobredotados sexuais
                                                          Em termos sexuais, só sou sobredotado em apetite

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Com 6 anos interrogava-me sobre a morte...

                                                            Com 11 anos construi um galinheiro a uma vizinha da minha avó...

                                                            Com 13 anos já usava o multimetro e ferro de soldar, e fazia pequenas reparações...

                                                            Aos 15 anos fiz um programa de gestão de stocks e de facturação para uma empresa no ramo das artes gráficas...

                                                            Detesto matemática, passei com 11 a ela no 12º ano, mesmo tendo ido só ao numero minimo de aulas permitido para não chumbar, e pouco ou nada estudando...


                                                            No entanto hoje em dia poucas coisas me motivam, algumas especificas apenas, essas que me fazem ficar acordado horas a fio sem parar até ficar satisfeito com o resultado...



                                                            Será que sou sobre-dotado?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X