Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cresce o numero de portugueses que prefere trabalhar por conta de outrem

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cresce o numero de portugueses que prefere trabalhar por conta de outrem

    notica do Jornal de negocios em papael.
    basicamente diz o seguinte:

    Na EU-15 51% prefere trabalhar por conta de otrem e tem vindo a aumentar.
    Em PT este numero ascende a 78%

    ja nos USA 61% prefere ter negocio proprio e a tendencia tem sido a de aumentar o auto-emprego.


    Mas mais so 4 em cada 100 pessoas tugas são empreendedores .

    pergunta:
    Então mas ser empresario não é a melhor coisa do mundo?





    Eu acho que o sonho destes tipos todos é ser Funcionario Publicos.

    #2
    às vezes é mais facil ser mandado do que mandar. Porque para mandar é preciso saber e nem todos o podem fazer, enquanto para ser mandado é mais facil e não te chateias tanto porque as responsabilidades não são tuas.

    Comentário


      #3
      aversão ao risco e medo das responsabilidades são duas das caracteristicas de muitos portugueses.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Vilina Ver Post
        às vezes é mais facil ser mandado do que mandar. Porque para mandar é preciso saber e nem todos o podem fazer, enquanto para ser mandado é mais facil e não te chateias tanto porque as responsabilidades não são tuas.

        Se em portugal se respeitassem prazos de execuçao / fornecimento / pagamento acho que teriamos muito mais casos de sucesso entre os empresários..

        Ter produtos vendidos a clientes e nao haver para entrega porque o distribuidor nao tem stock...
        Pedir um serviço que é executado tarde e a mas horas
        Ter que correr atras de clientes para que paguem

        Assim não ha pachorra que aguente...

        Comentário


          #5
          Ser empresario não é para todos.
          É preciso uma enorme dose de coragem, paciencia e persistencia (por vezes tambem um pouco de loucura)
          E isso muitos não tem ou não aguentam. Falar é muito facil e especialmente falar mal.
          É por isso que muita gente prefere ter um vencimento a trabalhar para outros, sem muitas chatisses, que ter preocupações 24 horas por dia, 365 dias por ano.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
            aversão ao risco e medo das responsabilidades são duas das caracteristicas de muitos portugueses.
            adicionava a isso uma grande dose de comodismo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por sitefixe Ver Post
              Se em portugal se respeitassem prazos de execuçao / fornecimento / pagamento acho que teriamos muito mais casos de sucesso entre os empresários..

              Ter produtos vendidos a clientes e nao haver para entrega porque o distribuidor nao tem stock...
              Pedir um serviço que é executado tarde e a mas horas
              Ter que correr atras de clientes para que paguem

              Assim não ha pachorra que aguente...

              Então o que sugeres para podermos mudar o que está errado???

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sitefixe Ver Post
                Se em portugal se respeitassem prazos de execuçao / fornecimento / pagamento acho que teriamos muito mais casos de sucesso entre os empresários..

                Ter produtos vendidos a clientes e nao haver para entrega porque o distribuidor nao tem stock...
                Pedir um serviço que é executado tarde e a mas horas
                Ter que correr atras de clientes para que paguem

                Assim não ha pachorra que aguente...
                Isso é a descrição de alguem que tem o Estado como cliente.

                Comentário


                  #9
                  Acho que isto acontece cá em Portugal porque o estado sempre se preocupou
                  mais em defender os interesses dos funcionários públicos e trabalhadores
                  por conta de outrem em geral, do que os interesses de quem investe
                  e de quem arrisca e de quem produz riqueza.

                  Para o estado e para os portugueses em geral, quem tem um negócio
                  próprio é logo considerado um semi-criminoso, um ser obscuro que
                  faz tudo para roubar os empregados e os clientes, o que até pode ser verdade
                  na maioria dos casos, mas porque o têm que fazer para sobreviver e
                  poder competir num sistema em que toda a gente funciona assim.

                  Mas o culpado maior disto tudo é o estado, o estado é o primeiro
                  a dar o mau exemplo e a não pagar a tempo e horas. O estado
                  é o responsável por não fiscalizar a sério.
                  A atitude do estado perante as empresas é como se elas fossem fontes
                  inesgotáveis de dinheiro e portanto podem ficar a dever às empresas o
                  que querem.
                  Todo o país tem que viver do dinheiro que as empresas
                  ganham, e daí vêm o dinheiro para pagar a trabalhadores e para pagar
                  os impostos ao estado, que por sua vez tem dinheiro para pagar aos
                  funcionários públicos.
                  Portanto, antes demais deviam defender e promover o investimento
                  privado. Como acontece o contrário, estamos condenados não sairmos
                  da cepa torta.

                  Eu sou trabalhador por conta de outrem, já estive para criar uma empresa,
                  penso nisso quase todos os dias, mas tenho medo de todos
                  os problemas que o país tem, tenho medo de fornecer serviços/produtos
                  e não ser pago, tenho medo de ter que ser desonesto e não
                  pagar os impostos todos para poder sobreviver, etc, etc,... E isto
                  deve ser o que acontece também com muitos outros.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                    adicionava a isso uma grande dose de comodismo.
                    Além disso fracos recursos financeiros, dificuldade em encontrar business Angels em Portugal, as condições e taxas de juro praticados pelos bancos ...

                    Ah, e a falta de formação é gritante também

                    Comentário


                      #11
                      Eu nao sei se sabem mas portugal e os países latinos como italia e espanha sao os que têm maior percentagem dse trabalhadores por conta propria.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vilina Ver Post
                        Então o que sugeres para podermos mudar o que está errado???
                        O Alpiger respondeu em parte..

                        Se o mal começa de cima, e normalmente ha empresas com muitos serviços ao estado ( sobretudo as grandes ) deposi começa o efeito bola de neve..

                        Imagina o exemplo...

                        Uma grande construtura faz uma obra para o estado que paga daqui a xxxxxxxxxxx meses...

                        Subcontrata meia duzia de sub empreiteiros ( é comum isto )

                        Esses subempreiteiros compram material a varios fornecedores... que nem sempre entregam material a tempoe horas porque pro vezes nao ha stock ou o cash flow para importações nao ajuda..

                        OS fornecedores vendem a 30, 60, 90 dias..

                        O subempreiteiro vê-se e deseja para receber da grande empresa que so paga por exemplo a 120 dias.. e levou nas orelhas porque demorou a fazer isto ou aquilo ( porque se calhar ate lhe faltava material )

                        O fornecedor de material fica á rasca tambem porque tem varios clientes a pedir para pagar mais tarde.. e o subempreiteiro atira-lhe que falhou nos prazos de entrega etc etc..

                        tantos exemplos..

                        ha muito disto em portugal...

                        Tens muita coisa que nao funciona e que poderia ficar aqui a enumerar.. apenas usei um exemplo que por vezes nem é tão descabido assim...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Rafaluzo Ver Post
                          Eu nao sei se sabem mas portugal e os países latinos como italia e espanha sao os que têm maior percentagem dse trabalhadores por conta propria.
                          Isso deve-se essencialmente aos recibos verdes, muita gente trabalha por conta de outrem em regime de recibos verdes, não são empresários nem empreendedores na sua verdadeira essência

                          Cuidado como se interpreta as estatísticas

                          Comentário


                            #14
                            Ja agora.. nao sei se alguem se lembra de ha usn anos uma epmpresa de segurança ter tido penhoras por parte do estado por não pagamento de dividas...

                            mas o principal devedor a essa empresa era o estado

                            a manchete dos jornais foi algo do genero " estado penhora estado "

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por michaelvasconcelos Ver Post
                              Isso deve-se essencialmente aos recibos verdes, muita gente trabalha por conta de outrem em regime de recibos verdes, não são empresários nem empreendedores na sua verdadeira essência

                              Cuidado como se interpreta as estatísticas
                              E isso porque muitas das empresas nao querem ter responsabilidades e custos com o pessoal...

                              Mas algumas depois dão-se mal quando eles dum dia para o outro saem sem dar cavaco.. afinal sao trabalhadores independentes

                              sei de alguns casos em que ficaram á nora porque X ou Y deu á sola para a concorrência..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por michaelvasconcelos Ver Post
                                Isso deve-se essencialmente aos recibos verdes, muita gente trabalha por conta de outrem em regime de recibos verdes, não são empresários nem empreendedores na sua verdadeira essência

                                Cuidado como se interpreta as estatísticas
                                Eu acho que nao é so isso. Eu neste países vejo lojas e cafezinhos por todo o lado como em mais nenhum outro país. Os latinos sao desconfiados e gostam de partir a aventura.

                                Comentário


                                  #17
                                  E taxis tambem, toda a gente sabe que portugal é o país com mais taxis por habitante

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Rafaluzo Ver Post
                                    Eu acho que nao é so isso. Eu neste países vejo lojas e cafezinhos por todo o lado como em mais nenhum outro país. Os latinos sao desconfiados e gostam de partir a aventura.
                                    Estava só a mencionar o caso de Portugal, conheço pouco a realidade dos outros países latinos

                                    Comentário


                                      #19
                                      ah pois, com o estado sempre à perna tambem eu lol

                                      Comentário


                                        #20
                                        Adágio Popular

                                        " Antes um ser um bom funcionário
                                        Que um mau Patrão "

                                        O que podemos concluir ?


                                        Que um bom funcionário não é sinónimo de um bom patrão ou empresário !

                                        Mas nesta terra confunde-se muito as coisas,

                                        " ...se dá para o meu patrão porque não há-de dar para para mim... "


                                        , e é ver empresas ligadas ao mesmo ramo a florescer como cogumelos, resultado, o mercado não dá para todos e entra em ruptura, mas isto sem que antes não lixem o mercado com maus vícios, criando dificuldades a empresas estáveis antes de desaparecerem.

                                        Mas existem muitos outros factores que talvez estejam hoje em dia a limitar o empreendedorismo das pessoas, que optam assim pela segurança de trabalhar para outrem a invistir no sua própria empresa/emprego.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por sitefixe Ver Post
                                          O Alpiger respondeu em parte..

                                          Se o mal começa de cima, e normalmente ha empresas com muitos serviços ao estado ( sobretudo as grandes ) deposi começa o efeito bola de neve..

                                          Imagina o exemplo...

                                          Uma grande construtura faz uma obra para o estado que paga daqui a xxxxxxxxxxx meses...

                                          Subcontrata meia duzia de sub empreiteiros ( é comum isto )

                                          Esses subempreiteiros compram material a varios fornecedores... que nem sempre entregam material a tempoe horas porque pro vezes nao ha stock ou o cash flow para importações nao ajuda..

                                          OS fornecedores vendem a 30, 60, 90 dias..

                                          O subempreiteiro vê-se e deseja para receber da grande empresa que so paga por exemplo a 120 dias.. e levou nas orelhas porque demorou a fazer isto ou aquilo ( porque se calhar ate lhe faltava material )

                                          O fornecedor de material fica á rasca tambem porque tem varios clientes a pedir para pagar mais tarde.. e o subempreiteiro atira-lhe que falhou nos prazos de entrega etc etc..

                                          tantos exemplos..

                                          ha muito disto em portugal...

                                          Tens muita coisa que nao funciona e que poderia ficar aqui a enumerar.. apenas usei um exemplo que por vezes nem é tão descabido assim...
                                          Infelizmente descreveste um exemplo real.

                                          No Alentejo, uma empresa fez varios trabalhos de construção civil para a Camara Municipal, sendo o valor final bastante elevado.
                                          Na altura do pagamento, a Camara foi adiando o pagamento até que informou que não detinha verbas e que não podia pagar.
                                          Entretanto, o empreiteiro teve de pagar aos fornecedores e funcionarios, ficando sem liquidez para mais devido á falta de pagamento da Camara.
                                          A empresa faliu, o Gerente foi condenado em tribunal por falta de pagamento de impostos, sendo os seus bens pessoais penhorados.
                                          E no final de isto tudo, ele é que é o criminoso, que não paga aos trabalhadores, que levou a empresa á falencia e pior ainda o criminoso não pagava os seus impostos ao Estado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Por conduzires um Taxi não tens que trabalhar por conta própria. Eu posso ter 20 taxis em Lisboa e nunca ter conduzido um carro na vida.

                                            Eu trabalho por conta própria porque na antiga empresa onde estava a única coisa que não fazia era receber dinheiro dos clientes. O resto do pessoal chegava atrasado, pouco fazia e no fim do mês recebia quase o mesmo que eu...

                                            Ao trabalhar por conta própria se a coisa corre bem é uma maravilha, mas as responsabilidades são grandes. Se a coisa corre mal ficamos com o prejuízo e existe a possibilidade de ficarmos com dividas até ao pescoço. Depois é chato ter um negócio, o dinheiro em vez de ser investido numa bela máquina tem que ser investido em material, produtos para vender, empregados... Acima de tudo as responsabilidades e o ter que realmente trabalhar para receber...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                              Isso é a descrição de alguem que tem o Estado como cliente.

                                              E não só

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vilina Ver Post
                                                Então o que sugeres para podermos mudar o que está errado???

                                                Deixem circular o dinheiro !

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas isso é que dizem as estatisticas, eu nao estou a inventar nada. A uns tempos saiu um artigo com esses numeros. Os nordicos eram os que menos trabalhavam por conta de outrem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                    Ser empresario não é para todos.
                                                    É preciso uma enorme dose de coragem, paciencia e persistencia (por vezes tambem um pouco de loucura)
                                                    Ou mesmo herdar o negócio da família...

                                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                    É por isso que muita gente prefere ter um vencimento a trabalhar para outros, sem muitas chatisses, que ter preocupações 24 horas por dia, 365 dias por ano.
                                                    Mas desde quando trabalhar para os outros é sinónimo de não ter chatisess?
                                                    É que é já a seguir.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                      Eu acho que o sonho destes tipos todos é ser Funcionario Publicos.
                                                      Gozas, gozas mas a verdade é que o sonho do português é conseguir fazer aquela dificuldade que é o 11º/12º e entrar para as forças de segurança, exército, FA, etc

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                        Ou mesmo herdar o negócio da família...



                                                        Mas desde quando trabalhar para os outros é sinónimo de não ter chatisess?
                                                        É que é já a seguir.
                                                        Trabalhar para os outros dá chatisses durante o horario de trabalho e no fim do mês enquanto não se recebe.
                                                        Entretanto existe alguem que passa 24 horas preocupado com a maneira de arranjar dinheiro para pagar a todos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por neoxic Ver Post


                                                          Mas desde quando trabalhar para os outros é sinónimo de não ter chatisess?
                                                          É que é já a seguir.

                                                          Incomparavelmente inferiores às de quem tem o seu próprio negócio !

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por michaelvasconcelos Ver Post
                                                            Além disso fracos recursos financeiros, dificuldade em encontrar business Angels em Portugal, as condições e taxas de juro praticados pelos bancos ...

                                                            Ah, e a falta de formação é gritante também
                                                            Basta contratares alguns desempregados de longa duração e o IEFP dá-te à cabeça 12 Salários minimos nacionais por cada um !

                                                            Claro que para isso tens que entregar um plano de negócios que demonstre a viabilidade económica da empresa e isso dá muito trabalho a fazer/ projectar...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X