Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Porto e a região norte... Futuro Negro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Porto e a região norte... Futuro Negro

    O Porto(região norte) está esquecido?
    O Pujante Porto durante anos e anos foi o motor, o coração a região com maior poder economico, era onde se criava a riqueza do país com o esforço, dedicação e suor da sua gente, e o que aconteceu a essa riqueza?

    Temos a maior taxa de desemprego do país
    Estamos numa espiral economica decadente
    Que futuro tem a região?

    Teremos de ter um politico como o Alberto João Jardim no Norte, para conseguir o que temos direito?
    Terá Lisboa a mesma capacidade "de dar" como o Porto deu durante décadas!
    Terá a população de se unir (como só aqui se consegue) e agir em revolta pelo estado das coisas?
    Teremo de apelar ao pior do nosso pseudo provincionismo para se conseguir direitos.

    Agora, e como no passado, o Porto e a sua gente genuina e humilde e trabalhadora partilha e o que têm...o mesmo não se pode dizer dos nossos dirigentes.

    Adivinham-se e já acontecem problemas sociais graves, insegurança, sem-abrigos, droga, exclusão social...


    -------------------------------
    Excerto da entrevista do Valente de Oliveira (Vice-presidente AEP ) ao JN.

    Parece que foi ontem que o Norte estava entre as dez regiões mais industrializadas da Europa. Mas o Mundo mudou, a economia afundou-se e, com ela, a qualidade de vida das pessoas.
    A região tem que formar os seus próprios lideres e "protestar, protestar, protestar" pela defesa dos seus interesses. E convencer o país a avançar com a regionalização.

    Há líderes no Norte?

    Tenho a vantagem de dizer isto há 30 anos: precisamos de líderes não só científicos (que temos), não só empresariais (que temos), mas políticos. Precisamos de líderes regionais. Não pode ser um líder local transformado em regional, sem ser legitimado pelo voto regional. Isso é fatal. O que é que se precisa neste momento? De alguém com poder de convocatória grande, para convocar as universidades, associações, empresas, serviços, para resolver problemas de isolamento. Não há redes, precisamos de alguém com legitimidade para as tecer.


    Já disse que "nunca se esteve tão em baixo". Em quê?

    Nunca se esteve tão baixo em ânimo. O arquétipo da indústria do Norte mudou radicalmente. Nós éramos muito bons no que fazíamos e, de repente, verificamos que outros fazem tão bem quanto nós e muito mais barato. É a China, a Índia, a Roménia... o Brasil.

    O Norte atingiu um pico nos anos 80 e depois começou a perder terreno. Que momento marcou o início do declínio?

    Foi progressivamente quando o Porto deixou de ter intérpretes políticos muito empenhados, nos anos 90.

    #2
    A zona norte tinha muita pujança devido ao seu tecido industrial que foi perdendo a força porque, na maior parte dos casos, não se soube adaptar aos desafios apresentados.

    O declínio não está de modo nenhum ligado à falta de intérpretes políticos no Norte.

    Comentário


      #3
      Sou alentejano por nascimento e vivo em Lisboa, mas sempre tive uma grande admiração pelo pessoal do norte (passei em 1970 quatro meses no Porto durante o SMO na antiga EPTm em Arca d`Agua), pela sua maneira de estar na vida, mas principalmente pela sua capacidade empreendedora e de trabalho.

      Sei que vocês saberão dar a volta por cima, para vosso bem e de Portugal, só têm que acreditar em vocês mesmos e seguir em frente como sempre fizeram, e isso vocês sabem fazer.

      Se para isso for necessario fazer uma "revolta" pois que a façam, haver se este País saí do marrasmo em que se encontra e se consegue avançar, pois assim não vamos a lado nenhum.

      Espero que o exemplo uma vez mais venha do Norte!

      Comentário


        #4
        Por acaso tenho ideia que o facto de não ter forte influência de políticos no poder tem aumentado a estagnação.
        Em contrapartida, Lisboa tem o poder político e grande parte da população e os políticos têm interesse de agradar à população.

        Acho que não é um problema só do norte...

        Comentário


          #5
          A mudança não tem que ser a Norte, mas a Sul. O País não pode ficar dividido, mas sim unido.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
            A zona norte tinha muita pujança devido ao seu tecido industrial que foi perdendo a força porque, na maior parte dos casos, não se soube adaptar aos desafios apresentados.

            O declínio não está de modo nenhum ligado à falta de intérpretes políticos no Norte.
            Tenho exactamente a mesma opinião.
            Não me parece ter havido a devida aposta na devida altura em modernização nem em formação (trabalhadores e empresários/patrões).

            Comentário


              #7
              Conversa típica do Valente de Oliveira.

              Sim, o Norte tinha líderes na altura do grupo da sueca.

              O problema do Norte é o problema que afecta o País em geral, da qual Lisboa é a excepção por ser a capital do império (ou das imperiais, como quiserem...).

              O Governo está em Lisboa, as Direcções Gerais estão em Lisboa, as sedes das grandes Empresas estão em Lisboa, as multinacionais estão em Lisboa, as grandes empresas de Serviços estão em Lisboa, a política faz-se em Lisboa....

              De modo que tudo gira à volta de Lisboa. Simples de entender.

              Como se dá a volta a isto?

              É complicado.

              Comentário


                #8
                Citação:
                Originalmente Colocado por Karma
                A zona norte tinha muita pujança devido ao seu tecido industrial que foi perdendo a força porque, na maior parte dos casos, não se soube adaptar aos desafios apresentados.

                O declínio não está de modo nenhum ligado à falta de intérpretes políticos no Norte.

                Tenho exactamente a mesma opinião.
                Não me parece ter havido a devida aposta na devida altura em modernização nem em formação (trabalhadores e empresários/patrões).
                Nem mais.

                Comentário


                  #9
                  Desculpem-me esta analogia mas ...

                  Este dirscurso do Valente de Oliveira faz-me lembra um outro, mas esse protagonizado por Jorge N. Pinto da Costa e esse sobre futebol, mas muito, muito idêntico, e o objectivo normalmente é dividir para governar e colher dividendos.

                  O que poderão dizer Zonas e regiões como Leiria, Covilhã que perderam muito do seu poder económico e industrial.

                  Deixem-se desses bairrismo bacocos e ajam como um todo, e talvez no futuro possamos colher frutos.

                  Comentário


                    #10
                    Mais triste ainda é olhar um bocadinho ainda mais para norte, para a Galiza, e ver a pujança daquela região.

                    Mesmo que se encontrasse um líder forte para o Norte (coisa quase impossível devido às politiquisses) a sua influência iria sempre esbarrar com Lisboa.

                    Por outro lado, não devemos resumir o Norte à zona do Grande Porto. É que se o Porto tem perdido muito, pior ainda está a outrora também pujante zona do Vale do Ave.

                    Comentário


                      #11
                      Competitividade das capitais de distrito portuguesas (continente)
                      Este estudo coloca o Porto no último lugar das 18 capitais de distrito.

                      Lisboa e vale do tejo, pujante e das mais ricas da europa
                      Grande Porto e região norte afundam...

                      Com 29 anos nunca como agora ouvi falar em Emigração (sim com ->E<-)
                      Milhares de casas há venda, preço por m2 caiu 17% em 5 anos.

                      Como eng. Informático tirando a empresa onde estou agora (com sorte), só teria trabalho em lisboa, a minha esposa enfermeira no IPO do Porto ganha menos 350€(e só no ordenado base) que um colega em lisboa tb no IPO.

                      De quem é culpa disto? Alguém tem de ser e não me digam que é o povo que não quer trabalhador!!

                      O Porto está abandonado... e quem sofre com isso é o País.
                      A cidade mais importante de Portugal, o seu povo que deu origem e tem orgulho em ser Português, vê-se abandonado pela classe politica que mamou a norte e investiu no sul enquanto pode, e agora se descarta das responsabilidades.

                      Comentário


                        #12
                        A Galiza já esteve muito pior do que a região mais pobre que Portugal possuía.

                        Conheço muitas histórias de Galegos que emigraram para outras paragens, incluíndo Portugal.

                        E que voltaram para lá nestes últimos anos porque aquilo está a dar um salto tremendo.

                        E nessas coisas, não há nada como copiar quem faz melhor do que nós.

                        Comentário


                          #13
                          Temos povo, vontade, cultura e identidade....
                          O que parece faltar é vontade politica!!!



                          Mas alegremo-nos e o país estará em festa na inauguração da OTA
                          (aqui não nada que demova a vontade politica )

                          Comentário


                            #14
                            Sim, concordo que as coisas não andam bem no norte, não está fácil arranjar emprego em Bragança ou em Chaves.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mário silva Ver Post
                              Mais triste ainda é olhar um bocadinho ainda mais para norte, para a Galiza, e ver a pujança daquela região.

                              Mesmo que se encontrasse um líder forte para o Norte (coisa quase impossível devido às politiquisses) a sua influência iria sempre esbarrar com Lisboa.

                              Por outro lado, não devemos resumir o Norte à zona do Grande Porto. É que se o Porto tem perdido muito, pior ainda está a outrora também pujante zona do Vale do Ave.
                              Eu pessoalmente identifico-me muito mais com os Galegos do que com o pessoal do Sul.

                              Ando muitas vezes por aquelas bandas...Vigo, Tui, Baiona...boa gente aquela.

                              Era fazer a fonteira em Coimbra e juntarmo-nos à Galiza. Faziamos ali um país bem engraçado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Lukin Ver Post
                                Eu pessoalmente identifico-me muito mais com os Galegos do que com o pessoal do Sul.

                                Ando muitas vezes por aquelas bandas...Vigo, Tui, Baiona...boa gente aquela.

                                Era fazer a fonteira em Coimbra e juntarmo-nos à Galiza. Faziamos ali um país bem engraçado.
                                Bem vistas as coisas, as raízes dos galegos e dos nortenhos são comuns. Basta ver a linguagem. O Português surgiu do Galaico-Português.

                                Comentário


                                  #17
                                  @Raistaparta
                                  Segundo o INE não tens razão, é mais fácil de arranjar emprego se entendermos que a taxa de desemprego é mais baixa.

                                  @Lukin
                                  Concordo 100%, a Galiza tem boa gente!!
                                  Pessoal do Sul parece sofrer quase todo do sindrome PDM
                                  (P*ut* da Mania)


                                  --------------

                                  Alguns factos adicionais:
                                  ( região / a taxa de desemprego / indice de poder de compra )

                                  Região Norte / 9.7 / 85.58
                                  Lisboa / 8.9 / 147.86
                                  Região Centro / 5.8 / 79.85
                                  Algarve / 6.1 / 108.78

                                  Que raio aconteceu ao Porto nos útimos 7-8 anos!!!
                                  Editado pela última vez por PauloOliveira; 06 May 2007, 00:10.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Lukin Ver Post
                                    Eu pessoalmente identifico-me muito mais com os Galegos do que com o pessoal do Sul.

                                    Ando muitas vezes por aquelas bandas...Vigo, Tui, Baiona...boa gente aquela.

                                    Era fazer a fonteira em Coimbra e juntarmo-nos à Galiza. Faziamos ali um país bem engraçado.
                                    Já vai é tarde.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
                                      @Raistaparta
                                      @Lukin
                                      Concordo 100%, a Galiza tem boa gente!!
                                      Pessoal do Sul parece sofrer quase todo do sindrome PDM
                                      (P*ut* da Mania)
                                      Que pobreza mental.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                        Já vai é tarde.
                                        Também acho.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu acho que o problema do país em geral e não só do norte era resolvido com a Regionalização, transformava-mos as Comissões de coordenação Regional em órgãos eleitos pelo povo, o nosso modelo de organização política está esgotado, Portugal e a Grécia eram os países mais pobres da UE a 15 e os únicos não regionalizados.Portugal criou as CCR porque a Europa distribuía os fundos sob um perspectiva regional.Os argumentos de mais "tachos" são pois falsos problemas, a ideia também faz alguma azia a alguns políticos Lisboetas. A realidade é que o nosso país está a começar a fracturar-se em termos económicos e se nada for feito será tarde demais.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                            Conversa típica do Valente de Oliveira.

                                            Sim, o Norte tinha líderes na altura do grupo da sueca.

                                            O problema do Norte é o problema que afecta o País em geral, da qual Lisboa é a excepção por ser a capital do império (ou das imperiais, como quiserem...).

                                            O Governo está em Lisboa, as Direcções Gerais estão em Lisboa, as sedes das grandes Empresas estão em Lisboa, as multinacionais estão em Lisboa, as grandes empresas de Serviços estão em Lisboa, a política faz-se em Lisboa....

                                            De modo que tudo gira à volta de Lisboa. Simples de entender.

                                            Como se dá a volta a isto?

                                            É complicado.
                                            E ainda me lembro do tempo em que os Ferraris estavam no Vale do Ave, na Mais, e afins.

                                            Em vez de terem desbaratado tudo se tivessem modernizado as inúmeras fábricas que por lá existiam provavelmente muitas delas ainda existiriam e grande parte dos desempregados ainda tinha emprego e teríamos uma indústria textil e afins pujante!
                                            Mas não; toca a xular os empregados e a investir em brinquedos. Isto também é culpa de estar tudo em Lisboa?

                                            Como já por aqui foi dito, deixem-se desses bairrismos idiotas. Perguntem a alguém que viva no distrito de Lisboa se concorda com a possibilidade de mudar a assembleia para outro ponto do país e aposto que a resposta é só uma: "Só levam a assembleia? Levem também o P.M., o P.R., levem-nos todos!".

                                            Abraço,
                                            McDriver

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
                                              Competitividade das capitais de distrito portuguesas (continente)
                                              ...

                                              A cidade mais importante de Portugal, o seu povo que deu origem e tem orgulho em ser Português, vê-se abandonado pela classe politica que mamou a norte e investiu no sul enquanto pode, e agora se descarta das responsabilidades.
                                              Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
                                              ...
                                              @Lukin
                                              Concordo 100%, a Galiza tem boa gente!!
                                              Pessoal do Sul parece sofrer quase todo do sindrome PDM
                                              (P*ut* da Mania)
                                              ...
                                              Ainda bem que te contradizes ... é que acusar os outros de terem a mania quando se considera que a cidade onde se está é a melhor do país ... ah valente!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Lukin Ver Post
                                                Eu pessoalmente identifico-me muito mais com os Galegos do que com o pessoal do Sul.

                                                Ando muitas vezes por aquelas bandas...Vigo, Tui, Baiona...boa gente aquela.

                                                Era fazer a fonteira em Coimbra e juntarmo-nos à Galiza. Faziamos ali um país bem engraçado.
                                                Ainda cá estás? É por causa de gente como tu que isto está como está. É mais fácil fugir do que encarar de frente. E que irias fazer para lá? Espalhar o "cancro" que é o "portuguese way of living" na generalidade? Ou pensas que lá não se trabalha e que as coisas brotam do chão!

                                                Fazes lembrar o outro da Madeira. Quer a independência mas com o dinheiro dos outros ...

                                                Enfim ...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                                                  Ainda cá estás? É por causa de gente como tu que isto está como está. É mais fácil fugir do que encarar de frente. E que irias fazer para lá? Espalhar o "cancro" que é o "portuguese way of living" na generalidade? Ou pensas que lá não se trabalha e que as coisas brotam do chão!

                                                  Fazes lembrar o outro da Madeira. Quer a independência mas com o dinheiro dos outros ...

                                                  Enfim ...
                                                  Tens razão.........................

                                                  Eu gosto muito da Galiza, quando vou lá é como se estivesse em Portugal, mas não é com "tretas" como "vamo-nos juntar com a Galiza" que vamos melhorar..........até porque a Galiza não está assim tão bem como vocês estão a dizer..............
                                                  Há montes de galegos a trabalhar fora da Galiza (Catalunha, Madrid, Canárias, etc)!

                                                  O grande problema do Norte tem um nome: MB, BMW e Audi!!!
                                                  Quando a industria davam muito dinheiro, muitos empresarios nortenhos, em vez de investir na modernização e na formação, investiram em carros!
                                                  Correu tudo bem até começarem a aparecer os artigos asiaticos e da Europa de leste muito mais baratos; como muitas empresas já estavam desatualizadas por falta de investimento, não é dificil de perceber o que se passou a seguir.........................

                                                  Não deixa de ser estranho que uma zona do país que está em recessão economica acentuada, seja também a zona onde há mais MB's, BMW's e Audi's do país (se calhar até do mundo, se excluirmos a Alemanha)!

                                                  E agora não são só o empresários que andam de carros "premium", conheço pessoas que ganham pouco mais que o ordenado minimo e também os compram!
                                                  A maioria dos emigrantes que conheço, não emigrou porque estava mal, emigraram para comprar um carro melhor!!!
                                                  Com esta mentalidade...................

                                                  Está visto que um dos problemas do Norte está nas "prioridades" do investimento; tem que se investir a pensar no futuro, e não a curto prazo, como se tem feito até aqui!
                                                  Claro que no textil e no calçado, já vamos tarde..............................
                                                  Editado pela última vez por ASAS; 06 May 2007, 02:55.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                                                    E ainda me lembro do tempo em que os Ferraris estavam no Vale do Ave, na Mais, e afins.

                                                    Em vez de terem desbaratado tudo se tivessem modernizado as inúmeras fábricas que por lá existiam provavelmente muitas delas ainda existiriam e grande parte dos desempregados ainda tinha emprego e teríamos uma indústria textil e afins pujante!
                                                    Mas não; toca a xular os empregados e a investir em brinquedos. Isto também é culpa de estar tudo em Lisboa?

                                                    Como já por aqui foi dito, deixem-se desses bairrismos idiotas. Perguntem a alguém que viva no distrito de Lisboa se concorda com a possibilidade de mudar a assembleia para outro ponto do país e aposto que a resposta é só uma: "Só levam a assembleia? Levem também o P.M., o P.R., levem-nos todos!".

                                                    Abraço,
                                                    McDriver
                                                    O problema do desmembramento da indústria em Portugal pouco tem a ver com os automóveis.

                                                    Com ou sem Ferraris, a indústria textil (a par de muitas outras) deixou de ser competitiva com os países ditos emergentes,

                                                    Parece-me que é isso que todos têm de perceber.

                                                    O mundo mudou. Não foi o facto dos empresários do Norte serem uns toscos e terem amantes e carros aos pontapés.

                                                    O que dizes, não tem o mínimo sentido, desculpa lá.

                                                    Portugal tem de sair deste buraco onde se meteu, há muitas soluções e acima de tudo há muitos bons exemplos a seguir; tem é de se fazer alguma coisa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
                                                      @Raistaparta
                                                      Segundo o INE não tens razão, é mais fácil de arranjar emprego se entendermos que a taxa de desemprego é mais baixa.

                                                      @Lukin
                                                      Concordo 100%, a Galiza tem boa gente!!
                                                      Pessoal do Sul parece sofrer quase todo do sindrome PDM
                                                      (P*ut* da Mania)


                                                      --------------

                                                      Alguns factos adicionais:
                                                      ( região / a taxa de desemprego / indice de poder de compra )

                                                      Região Norte / 9.7 / 85.58
                                                      Lisboa / 8.9 / 147.86
                                                      Região Centro / 5.8 / 79.85
                                                      Algarve / 6.1 / 108.78

                                                      Que raio aconteceu ao Porto nos útimos 7-8 anos!!!
                                                      Sendo, obviamente, incorrecto este tipo de comentário acima sublinhado, pede-se que se tenha em atenção, de futuro, ao mesmo, evitando-o!

                                                      Obrigado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                        O problema do desmembramento da indústria em Portugal pouco tem a ver com os automóveis.

                                                        Com ou sem Ferraris, a indústria textil (a par de muitas outras) deixou de ser competitiva com os países ditos emergentes,

                                                        Parece-me que é isso que todos têm de perceber.

                                                        O mundo mudou. Não foi o facto dos empresários do Norte serem uns toscos e terem amantes e carros aos pontapés.

                                                        O que dizes, não tem o mínimo sentido, desculpa lá.

                                                        Portugal tem de sair deste buraco onde se meteu, há muitas soluções e acima de tudo há muitos bons exemplos a seguir; tem é de se fazer alguma coisa.
                                                        Vamos lá a ver, eu dou o exemplo dos automóveis e tu direccionas o teu pensamento somente para lá. O intuito do meu post é exactamente dizer que se investiu o dinheiro ganho em proveito próprio (se é que a palavra investir faz algum sentido neste caso) em vez de apetrecharem o seu meio de trabalho com algo que possa produzir mais valias.

                                                        Se viste o meu post somente na óptica dos automóveis então esquece, tou a teclar para nada.


                                                        Abraço,
                                                        McDriver

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu bem estava a ver se ficava em silencio ... mas com algum tipo de intervenções, não há como não intervir.

                                                          O pessoal do "Sul" que sofre da PDM, os tais "Mouros" como alguns circulos radicais a norte lhes gostam de apelidar.

                                                          Esses " Mouros " participam e fomentam discussões deste genero (alguns links exemplificativos abaixo) são rotulados de "vermelhos, comunas, trotskistas", como quando se tenta discutir corrupção num âmbito geral e se efectua um comentário da mais pura clubite , quando alguns tópicos estão praticamente ás moscas, quando os users a norte se dissociação da discussão do que afecta o PAIS, depois vêm criar discussões envoltas no mais puro bairrismo ...

                                                          Sinceramente não vejo porque se queixam ... se a nível local quando tem oportunidade de servir de exemplo com casos de Políticos dúbios e corruptos como em Felgueiras (Fátima Felgueiras), Marco de Canaveses (Avelino Ferreira Torres), Gondomar (Valentim Loureiro).

                                                          É que a Sul, pelas vossas palavras não é novidade haver estes corruptos, estes srs. que só defendem os interesses sulistas, para mim a novidade é como digo vocês poderem fazer a diferença como apregoam e depois voltam a eleger os mesmos Corruptos ...

                                                          O quê ? Não está provado que o são !?

                                                          Pois é ... também muitos politicos que vocês apontam a sul nada têm provado contra eles.


                                                          Links exemplificativos:

                                                          O Analfabeto Político

                                                          O Oportunismo !!

                                                          OTA - O Aeroporto negócio !!!

                                                          A " Quinta do Ambrósio" ! Um conto fenomenal ...

                                                          Incendio estranho em Fábrica ! Ñ será o ultimo !

                                                          Conf. do Comércio e Serviços de Portugal defende horário de trabalho até às 12h/dia

                                                          Exemplo aos nacionais

                                                          Sondagem corrupção

                                                          O Mundo Encantado - Em Três diferenças

                                                          Crise em Portugal tema de documentário Espanhol

                                                          1/5 da população vive abaixo do limiar de pobreza!

                                                          Desemprego, recibos verdes, contratos a prazo...

                                                          Rosa Brava - Reportagem SIC

                                                          JOSÉ PINTO DOS SANTOS

                                                          Inovação - Invistam Porra !!!

                                                          Carta do Contribunte dos 100 Euros !!!

                                                          Burla, Fraude, Corrupção, Fuga aos Impostos

                                                          Culpabilizar e condenar empresários?

                                                          Empresários & Gestão - AIR LUXOR

                                                          Afirmação polémica !!!

                                                          Dualidade IRS/IRC - empresários versus empregados.

                                                          Tópico dos empresários portugueses...

                                                          Portugal em 26º no top da corrupção....

                                                          Sondagem corrupção

                                                          A Probreza no Mundo - Como será com a liberalização ?

                                                          Os custos de uma familia !

                                                          Umbigo a mais, Humanidade a menos ! ! Para Meditar

                                                          Nós e a Finlândia ! Reportagem RTP 1 Hoje

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu acho é que não vale apena estar a alimentar guerras entre Norte/Sul!


                                                            Eu sou do norte, e a minha familia têm uma empresa, neste momento há muito trabalho, o mal é as pessoas pagarem, temos um cliente que passou cheques com duração de meio ano, chegou agora a altura de pagar o cheques e eles batem no teto, e depois é so com letras que se paga, chega-se a hora de pagar as letras são devolvidas, vá lá que temos dois clientes que entregamos a mercadoria, e no outro dia, já temos o dinheiro na conta, porque se não fosse esse suporte, já tinha fechado há muito tempo, infelizmente!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X