Anúncio

Collapse
No announcement yet.

CET's, Cursos de especialização profissional

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    CET's, Cursos de especialização profissional

    Olá a todos

    Bem tenho andado à procura de CET's na região de Lisboa (Para quem não sabe do que se trata aqui está um link que explica ->http://www.pedagogicosensinosuperior.../O+que+%C3%A9/
    ), mas tenho reparado que a oferta é escassa.

    Já na região do Norte/Centro a oferta é bastante.

    Gostava que dessem a vossa opinião acerca dos Cet's, e se já frequentaram algum e o que acharam.

    Estou a pensar fazer um na minha área (Programação informática), mas tá dificil de arranjar na Região de lisboa.

    Desde já o meu obrigado a todos

    #2
    É algo que ainda está no início, não há ainda pessoal saído deles no mercado de trabalho para te dizer se valem ou não a pena.

    Comentário


      #3
      Eu estou muito intimamente ligado aos CET's, embora não como aluno.

      Posso dizer-te que esta nova oferta de educação/formação é bastante aliciante para muitos dos que estão em situações pouco definidas após o 11º ano.
      Essencialmente são cursos técnicos (uns mais tecnológicos que outros, consoante a área que abrangem), cujo nível de exigência está acima do secundário e abaixo do ensino superior. Quem normalmente lecciona os módulos/disciplinas destes cursos são os docentes das escolas onde estes decorrem, ou formadores especialmente contratados para o efeito (a selecção destes formadores é bastante rigorosa).
      E ao contrário dos cursos de formação que existem em muitas empresas de formação, a exigência que é exercida sobre os alunos vai no sentido destes realmente adquirirem conhecimentos, e não apenas para "fazer números" na procura incessante de subsídios que muitas empresas de formação fazem.

      O resultado final destes cursos é um curso de formação de nível 4, que oferece mais valias em termos de mercado de trabalho. Além do mais é uma forma bestial de completar o 12º ano para quem já tem o 11º ano feito e ainda não completou o 12º, pois mediante a frequência de uma formação geral complementar (disciplinas de carácter geral), para além do diploma de CET os alunos obtêm também a equivalência ao 12º ano.
      Como se isto não bastasse, avizinha-se também a acreditação dos cursos por parte do IEFP, de modo a que os alunos obtenham também o CAP no fim do curso.
      Adianto ainda que os alunos que completem um CET e que desejem prosseguir os seus estudos no ensino superior também têm "regalias" especiais, uma vez que em cada ano serão lançadas vagas nos cursos específicas para estes alunos. Além disso as escolas onde decorrem os CET's (pelo menos no instituto em que trabalho) têm um plano de equivalências para os CET's que ministram de modo a que um aluno não comece um curso superior a partir do zero, mas sim com algumas equivalências atribuídas a partir de algumas das disciplinas que realizou no seu CET.

      Há ainda um outro detalhe bastante relevante na contribuição dos CET's para a sociedade que visa servir: um dos grupos alvo destes cursos são os adultos com mais de 23 anos que mesmo que não tenham o 11º ou 12º ano (alguns dos critérios de admissão dos candidatos mais novos) possam ser admitidos nos cursos caso tenham actividade profissional relevante na área do curso a que se candidatam, permitindo posteriormente (através do prosseguimento de estudos) o ingresso no ensino superior. Ou seja, consegue-se captar formandos/alunos para o ensino superior que de outra forma dificilmente seria possível.

      Os CET's vieram definitivamente colmatar a lacuna que existe actualmente, servindo principalmente quem não se sente especialmente motivado para fazer um curso superior. Por outro lado, ao funcionar de ponte entre o ensino secundário e o ensino superior, é uma forma bestial de os alunos apanharem o ritmo do ensino superior sem o "choque" do 1º ano.

      Agora se vale a pena? Eu penso sinceramente que sim. O facto de teres uma componente formativa bastante ampla, com disciplinas de carácter geral e outras de carácter específico, e no fim teres uma formação em contexto de trabalho (uma espécie de estágio) é bastante gratificante e enriquecedor para quem frequenta estes cursos.

      Comentário


        #4
        Em algumas escolas estes cursos são denominados de CEPs e não CETs

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Suarez Ver Post
          Em algumas escolas estes cursos são denominados de CEPs e não CETs
          Hummm, serão mesmo os mesmos cursos? A legislação (decreto-lei 88/2006 de 23 de Maio) denomina estes cursos como Cursos de Especialização Tecnológica (CET), e não com outra denominação qualquer.

          Comentário


            #6
            nfh tudo o que dizes está correcto. Mas será que muita coisa não passa de teoria que dificilmente chegará à prática? Eu no secundário tirei o curso tecnológico de mecânica (está inserido no 1º Agrupamento de cientifico natural, mas as disciplinas técnicas eram de mecânica). Estou este ano a acabar engenharia mecânica e já no secundário (há 5 anos) ouvia falar dos CET's e dessas regalias todas. O que é certo é que não tenho conhecimento de pessoas que tenham usado essas garantias. Seja de concluir o 12º através desse curso ou ingressar na universidade e ter equivalências a certas disciplinas.

            Posso estar errado e espero, pois acho que são estes cursos que realmente fazem falta ao país. Mas o que conheço de quem frequenta CET's é que dificilmente os acaba, pois muitos é em horário pos-laboral, o curso tem alguma exigência como disse, portanto às vezes pode ser desmotivador.

            Comentário


              #7
              Eu frequento...

              Boas...
              Eu frequento desde o ínicio do ano o cet de Desenvolvimento de Software e administração de sistemas nivel IV (aquele do Bill Gates) na ESAN pertencente à Universidade de Aveiro, visita www.aveiro-norte.ua.pt .
              A FORINO em Lisboa também lecciona este curso.
              Qualquer coisa pergunta...

              Comentário


                #8
                Eu tirei á 2 anos, o Curso Especialização Tecnológica de Gestão Industrial, nivel IV.
                Tirei-o na Escola Secundária de Rio Maior, esta com Parceria com a Faculdade de Abrantes.
                Tirei-o em regime Nocturno e durou pouco menos que o ano lectivo normal.

                Este curso na altura diziam que dava entrada directa para o mesmo curso na Faculdade de Abrantes com equivalencia a 13 cadeiras.
                A informação foi errada, pois só poderia entrar directamente caso tivesse 18 meses de trabalho activo.
                Então, não segui por esse caminho, pois arranjei emprego.

                Agora com mais de 18 meses de trabalho, penso que já possa ter a 'tal' entrada directa no curso de Gestão Industrial (caso este ainda exista), mas agora tambem já nao me compensa muito.
                Dentro desta área fico-me então pelo Nivel IV, que é o nivel entre o Secundário (III) e a Licenciatura (V).

                E foi assim a minha passagem por um CET.
                Editado pela última vez por waxo; 08 May 2007, 11:16.

                Comentário


                  #9
                  Boas.


                  eu tou a tirar de programação...

                  O coordenador do curso diz que a grande maioria tem ficado nas empresas onde estagiou...

                  a escola tem cursos de dia e de noite. Situa-se em Telheiras, no Lispolis.

                  o site da escola: http://www.forino.pt/

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LH Ver Post
                    Boas.


                    eu tou a tirar de programação...

                    O coordenador do curso diz que a grande maioria tem ficado nas empresas onde estagiou...

                    a escola tem cursos de dia e de noite. Situa-se em Telheiras, no Lispolis.

                    o site da escola: http://www.forino.pt/
                    é o mesmo que o meu?? (fiz referencia acima) de desenvolvimento de software e admistração de sistemas??

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                      nfh tudo o que dizes está correcto. Mas será que muita coisa não passa de teoria que dificilmente chegará à prática? Eu no secundário tirei o curso tecnológico de mecânica (está inserido no 1º Agrupamento de cientifico natural, mas as disciplinas técnicas eram de mecânica). Estou este ano a acabar engenharia mecânica e já no secundário (há 5 anos) ouvia falar dos CET's e dessas regalias todas. O que é certo é que não tenho conhecimento de pessoas que tenham usado essas garantias. Seja de concluir o 12º através desse curso ou ingressar na universidade e ter equivalências a certas disciplinas.

                      Posso estar errado e espero, pois acho que são estes cursos que realmente fazem falta ao país. Mas o que conheço de quem frequenta CET's é que dificilmente os acaba, pois muitos é em horário pos-laboral, o curso tem alguma exigência como disse, portanto às vezes pode ser desmotivador.
                      Se estás no ensino superior há 5 anos então a realidade da formação que existia na altura já é um pouco diferente do que existe actualmente. Posso dizer-te que os CET's tal como são hoje em dia são uma realidade muito recente (desde há 2 - 3 anos), para além de que a legislação mudou em Maio do ano passado (2006), mudando um pouco os contornos nos cursos mais recentes.
                      Assistimos também ao aumento do papel das instituições de ensino superior, em particular do ensino politécnico, no ministério de CET's. Sem querer por em causa a competência das outras entidades elegíveis para leccionar CET's (escolas secundárias, centros de formação, etc - vide DL 88/2006 de 23 de Maio), o contributo das instituições de ensino superior é bastante rico e actual em termos de conhecimento científico.

                      O "desencanto" com a exigência prende-se, na minha honesta opinião, com aquela ideia pré-concebida que existe em relação a cursos de formação profissional. Sem estar com rodeios devo dizer que muitos de nós sabemos que a ideia que subsiste é que os cursos que os centros de formação oferecem são praticamente "dados", isto é, com mais ou menos "jeito" toda a gente completa o curso, mesmo que por vezes não tenha obtido os conhecimentos e experiência básicos que era suposto obter. Ora nos CET's leccionados em politécnicos, por exemplo (que é a realidade que mais conheço), embora a exigência não seja a mesma que se tem perante um aluno de bacharelato ou licenciatura, não há conivência com a ideia de que "vamos passar toda a gente"... já tive alunos/formandos que se chegaram ao pé de mim e me disseram que "só precisavam do curso para progredir na carreira" e que portanto não se importavam de passar a todas as disciplinas mesmo que tivessem nota mínima (10) a tudo.
                      Como é óbvio, por mais mal habituados que estes formandos venham "lá de fora", só termina um CET quem tem as verdadeiras capacidades de o fazer, e não simplesmente porque o frequenta.
                      Posso dizer-te ainda que no local onde trabalho existem bastantes CET's em horário normal (diurno). Não tenho presente a completa realidade, mas arriscaria dizer que é quase 50/50 a par com os cursos em horário pós-laboral.
                      Compreendo perfeitamente que quem frequenta um curso pós-laboral tem sempre alguma dificuldade adicional, mais que não seja pelo menor tempo disponível que têm para o estudo, quer também pelo facto destes cursos receberem mais alunos que estavam distantes do ensino há mais tempo (perderam, por assim dizer, o ritmo de estudante). De qualquer modo quem entra para um curso pós-laboral já sabe há partida que durante algum tempo terá que fazer um esforço adicional para levar as coisas a bom porto.

                      Por fim devo dizer que não há CET's que dêem acesso directo a cursos, pelo menos sem uma seriação implícita. O que acontece é que alguns CET's têm acesso preferencial a cursos nas vagas específicas para alunos com CET's. O que normalmente sucede é que os alunos que se candidatam a uma determinada instituição depois de frequentar (e obter aprovação) num CET leccionado nessa mesma instituição podem ter acesso preferencial, bem como equivalências a algumas disciplinas com base num plano de equivalências pré-estabelecido.
                      Em todo o caso um aluno de CET pode concorrer às vagas de CET's a qualquer curso a nível nacional, independentemente da instituição onde fez o CET. Mas como é óbvio, terá todas as vantagens em concorrer aos cursos da instituição onde frequentou o seu CET (partindo do pressuposto que é uma instituição de ensino superior) para poder usufruir das condições específicas que essa instituição oferece.

                      Comentário


                        #12
                        e entrar para a faculdade e tirar um curso,não?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por farao Ver Post
                          e entrar para a faculdade e tirar um curso,não?
                          Nem todos têm os mesmos objectivos, pré-requisitos ou disponibilidade (de tempo e de dinheiro) para enveredar num curso de ensino superior.
                          É muito fácil atirar bitaites quando se fecha os olhos a toda uma realidade que existe para além do nosso pequeno mundo ;).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nfh Ver Post
                            Nem todos têm os mesmos objectivos, pré-requisitos ou disponibilidade (de tempo e de dinheiro) para enveredar num curso de ensino superior.
                            É muito fácil atirar bitaites quando se fecha os olhos a toda uma realidade que existe para além do nosso pequeno mundo ;).
                            lol
                            bitaites?esses cursos servem para que?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por farao Ver Post
                              lol
                              bitaites?esses cursos servem para que?
                              Servem para cargos técnicos especializados como apoio à gestão, instalação e manutenção de redes informáticas, programação, automação industrial ou outros onde se necessita de mais conhecimentos do que o 12º e não tantos como numa licenciatura.

                              Para mandar abaixo sem conhecimento de causa não é preciso nem a 4ª classe.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nfh Ver Post
                                Se estás no ensino superior há 5 anos então a realidade da formação que existia na altura já é um pouco diferente do que existe actualmente. Posso dizer-te que os CET's tal como são hoje em dia são uma realidade muito recente (desde há 2 - 3 anos), para além de que a legislação mudou em Maio do ano passado (2006), mudando um pouco os contornos nos cursos mais recentes.
                                Assistimos também ao aumento do papel das instituições de ensino superior, em particular do ensino politécnico, no ministério de CET's. Sem querer por em causa a competência das outras entidades elegíveis para leccionar CET's (escolas secundárias, centros de formação, etc - vide DL 88/2006 de 23 de Maio), o contributo das instituições de ensino superior é bastante rico e actual em termos de conhecimento científico.

                                O "desencanto" com a exigência prende-se, na minha honesta opinião, com aquela ideia pré-concebida que existe em relação a cursos de formação profissional. Sem estar com rodeios devo dizer que muitos de nós sabemos que a ideia que subsiste é que os cursos que os centros de formação oferecem são praticamente "dados", isto é, com mais ou menos "jeito" toda a gente completa o curso, mesmo que por vezes não tenha obtido os conhecimentos e experiência básicos que era suposto obter. Ora nos CET's leccionados em politécnicos, por exemplo (que é a realidade que mais conheço), embora a exigência não seja a mesma que se tem perante um aluno de bacharelato ou licenciatura, não há conivência com a ideia de que "vamos passar toda a gente"... já tive alunos/formandos que se chegaram ao pé de mim e me disseram que "só precisavam do curso para progredir na carreira" e que portanto não se importavam de passar a todas as disciplinas mesmo que tivessem nota mínima (10) a tudo.
                                Como é óbvio, por mais mal habituados que estes formandos venham "lá de fora", só termina um CET quem tem as verdadeiras capacidades de o fazer, e não simplesmente porque o frequenta.
                                Posso dizer-te ainda que no local onde trabalho existem bastantes CET's em horário normal (diurno). Não tenho presente a completa realidade, mas arriscaria dizer que é quase 50/50 a par com os cursos em horário pós-laboral.
                                Compreendo perfeitamente que quem frequenta um curso pós-laboral tem sempre alguma dificuldade adicional, mais que não seja pelo menor tempo disponível que têm para o estudo, quer também pelo facto destes cursos receberem mais alunos que estavam distantes do ensino há mais tempo (perderam, por assim dizer, o ritmo de estudante). De qualquer modo quem entra para um curso pós-laboral já sabe há partida que durante algum tempo terá que fazer um esforço adicional para levar as coisas a bom porto.

                                Por fim devo dizer que não há CET's que dêem acesso directo a cursos, pelo menos sem uma seriação implícita. O que acontece é que alguns CET's têm acesso preferencial a cursos nas vagas específicas para alunos com CET's. O que normalmente sucede é que os alunos que se candidatam a uma determinada instituição depois de frequentar (e obter aprovação) num CET leccionado nessa mesma instituição podem ter acesso preferencial, bem como equivalências a algumas disciplinas com base num plano de equivalências pré-estabelecido.
                                Em todo o caso um aluno de CET pode concorrer às vagas de CET's a qualquer curso a nível nacional, independentemente da instituição onde fez o CET. Mas como é óbvio, terá todas as vantagens em concorrer aos cursos da instituição onde frequentou o seu CET (partindo do pressuposto que é uma instituição de ensino superior) para poder usufruir das condições específicas que essa instituição oferece.
                                É verdade, estou um pouco desactualizado sobre esse tema. Na altura ouvia professores meus a falar, estava tudo no inicio.

                                Mas conheço quem frequente CET's na escola superior aveiro norte. Tenho professores meus que iam lá leccionar cadeiras do curso. Confirmo que a dificuldade está presente e em muitas cadeiras vêm-se pautas bem piores que a universidade por vezes tem. Quem lá está tem de aprender senão não passa. Estão de parabéns que ajuda estes cursos a funcionar, é realmente o que precisamos: formação intermédia!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por farao Ver Post
                                  e entrar para a faculdade e tirar um curso,não?
                                  Originalmente Colocado por farao Ver Post
                                  lol
                                  bitaites?esses cursos servem para que?
                                  Por acaso você tem noção da realidade em Portugal? Em Portugal ou se é doutor ou se tem o 9º ano. O 12º começa a aparecer mas em muitos casos ter o 9º ou o 12º é igual ao litro, pois não têm formação que realmente interesse. Temos é de apostar nestes cursos e em formação que realmente interesse ao país. A minha missa de finalistas foi no Domingo e ouvi para lá cursos que me perguntava o que irão agora fazer..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Hugo F Ver Post
                                    é o mesmo que o meu?? (fiz referencia acima) de desenvolvimento de software e admistração de sistemas??
                                    não é esse, é o de sistemas de Informação e tecnologias de Programação...

                                    Comentário


                                      #19
                                      penso que para o curso que pretendes (programação) estes cursos nivel IV são muito bons, pois consegue-se obter emprego na área mesmo sem ter que ter uma licenciatura...o que para outros, já não é bem assim...

                                      tem-se a oportunidade de estagiar e a empresa onde é colocado o estagiario, normalmente pretende apostar nele, obtendo-se uma taxa de empregabilidade bastante elevada.

                                      Antes do estágio, temos um projecto final que engloba e um pouco de todas as disciplinas leccionadas, o que é realmente muito positivo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por farao Ver Post
                                        lol
                                        bitaites?esses cursos servem para que?
                                        Olha serve para realmente perceberes alguma coisa do que fazes em vez de seres mais um canudo ignorante (e em profissoes "técnicas" é o que não falta...)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Messerschmitt Ver Post
                                          Olha serve para realmente perceberes alguma coisa do que fazes em vez de seres mais um canudo ignorante (e em profissoes "técnicas" é o que não falta...)



                                          tu n acreditas no que disseste pois não?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pelo menos no meu, estou a aprender muita coisa. Penso que saimos de cá com uma formação bastante completa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por farao Ver Post



                                              tu n acreditas no que disseste pois não?

                                              Claro que acredito... tendo em conta os canudos ignorantes que ja conheci e que vou conhecendo...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Andava à procura era de uns na area de gestão ou logistica, se alguem souber apitem

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por farao Ver Post



                                                  tu n acreditas no que disseste pois não?
                                                  Eu tou a acabar agora e curso e dou-te um conselho: para que ainda é estudante ainda tens tudo para mostrar! E não me fales em notas, porque isso não que dizer nada, e falo tendo uma média que se possa dizer boa. As capacidades mostram-se na prática e só aí podemos dizer que eu licenciado sou melhor que aquele com um CET.

                                                  A humildade fica bem em todo o lado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Suarez Ver Post
                                                    Andava à procura era de uns na area de gestão ou logistica, se alguem souber apitem

                                                    a forino tem organização industrial, que pelas disciplinas, acaba por não ser muito muito diferente... mas é capaz de haver algo mais adequado

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Cursos de Formação e Especialização Profissional!

                                                      Eu posso falar com experiência própria e da minha esposa.

                                                      Eu tirei um curso de Nível III, quando acabei tive muita dificuldade em arranjar emprego e se hoje estou onde estou acho que em termos de currículo não ajudou nada ou pouco mais que isso. Infelizmente foram 3 anos de pouca utilidade.

                                                      A minha esposa tirou também este de Nível III e um de Nível IV de Linguagens de Programação. Infelizmente ainda não conseguiu colocação e prevejo que não será fácil.

                                                      As empresas hoje em dia querem pessoas cada vez mais especializadas. Nestes cursos aprendes muito de tudo. Portanto se queres ganhar bom dinheiro após um curso e se podes pagar. Agarra-te a um curso da Microsoft, da Oracle, da Cisco.

                                                      Vai sair caro mas as compensações vêm no final.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Aí também podes considerar a escolha acertada do local onde vais frequentar um CET (notem que grande parte dos CET's são cursos de nível IV).
                                                        Posso dizer-te que o local onde eu trabalho tem uma academia Cisco e Microsoft. Todos os alunos da instituição (bacharelato, licenciatura ou CET's) em cursos directamente relacionados com Informática podem fazer os CCNA's da Cisco sem encargos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nfh Ver Post
                                                          Aí também podes considerar a escolha acertada do local onde vais frequentar um CET (notem que grande parte dos CET's são cursos de nível IV).
                                                          Posso dizer-te que o local onde eu trabalho tem uma academia Cisco e Microsoft. Todos os alunos da instituição (bacharelato, licenciatura ou CET's) em cursos directamente relacionados com Informática podem fazer os CCNA's da Cisco sem encargos.
                                                          De borla?? Huuum, o que será que eu não entendi. Desculpa a sinceridade com que digo isto mas embora possam ser CET's são pagos pelos alunos certo?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Renas Ver Post
                                                            De borla?? Huuum, o que será que eu não entendi. Desculpa a sinceridade com que digo isto mas embora possam ser CET's são pagos pelos alunos certo?
                                                            Suponho que o nfh dizia que o CCNA é q seria à borla.

                                                            Anyway, os CETs que funcionavam em Águeda (na ESTGA, politécnico da Univ. Aveiro) dantes eram financiados por um programa europeu e os alunos não só não pagavam como ainda recebiam um subsídio de alimentação!

                                                            Agora, com os CETs "enfiados" no orçamento geral da UA os alunos pagam uma propina simbólica (cerca de 100€/ano).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X