Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de Terreno, Projecto, Empréstimo e Construção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de Terreno, Projecto, Empréstimo e Construção

    Boas.
    Gostava de ter os vossos comentários/sugestões/opiniões acerca deste assunto:
    Encontrei um terreno à venda já loteado e com projecto aprovado...
    Posso comprar o terreno e o projecto aprovado vem atrás ou tenho que fazer algo mais (tipo "comprar" o projecto ou passar para meu nome ou fazer outro, etc.?!?!?!).

    Outra dúvida que tenho é a seguinte: imaginemos que já comprei o terreno + projecto e está tudo certinho...como faço para pedir empréstimos tendo em conta que não tenho dinheiro em stock:
    Peço um empréstimo para o terreno (mas já ouvi dizer que só posso pedir 60% do valor do mesmo) e depois peço um empréstimo de "autoconstrução" apenas da casa (e amortizo o do terreno).

    Estou um pouco à deriva nestes assuntos todos e tenho de tomar uma decisão rápidamente (e não é fácil porque é muito dinheiro envolvido).

    Gostaria de ter as vossas sugestões sobre este processo complexo!!!
    Obrigado

    #2
    O projecto tem que ter a mudança de requerente e pode ser alterado se o projecto nao for do total agrado

    Comentário


      #3
      Há aí muitas perguntas, sem resposta, pois não conheço in loco o caso.

      Se comprar o terreno, e pedir emprestimo para compra mais construcção, nestes casos o dinheiro vai ser libertado em tranches.

      Dificilmente o banco empresta dinheiro, apenas para a compra de um terreno sem qq construcção.

      Geralmente em loteamentos, há um projecto aprovado, ou pre-aprovado, e poder-se-á construir ou dentro de certos parametros, ou entao as moradias estao já definidas. Concretamente só conhecendo o caso, pois cada negocio terá as suas regras.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
        Há aí muitas perguntas, sem resposta, pois não conheço in loco o caso.

        Se comprar o terreno, e pedir emprestimo para compra mais construcção, nestes casos o dinheiro vai ser libertado em tranches.

        Dificilmente o banco empresta dinheiro, apenas para a compra de um terreno sem qq construcção.

        Geralmente em loteamentos, há um projecto aprovado, ou pre-aprovado, e poder-se-á construir ou dentro de certos parametros, ou entao as moradias estao já definidas. Concretamente só conhecendo o caso, pois cada negocio terá as suas regras.

        Mas posso pedir o empréstimo para a totalidade dos gastos (compra de terreno + autoconstrução da casa)?

        Já agora posso obter informação sobre o lote e sobre o projecto para saber se existe algum problema com os mesmos? Em que instituições?

        Comentário


          #5
          Humm bom tópico.

          E no caso de já termos o terreno, sei que é possivel costruir lá mas pouco mais sei, como posso lá construir?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RAPZ Ver Post
            Mas posso pedir o empréstimo para a totalidade dos gastos (compra de terreno + autoconstrução da casa)?

            Já agora posso obter informação sobre o lote e sobre o projecto para saber se existe algum problema com os mesmos? Em que instituições?
            É possivel obter emprestimo para a compra de terreno, mais a construção, em casos especificos.
            Para saber informações fidedignas, eu aconselharia a deslocar-se á camara municipal, e consultar o projecto de loteamento, onde poderá obter toda a informação e confirmar com o que lhe é lá dito, com o que diz o vendedor.
            Editado pela última vez por AutoFan; 08 May 2007, 17:57.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
              Humm bom tópico.

              E no caso de já termos o terreno, sei que é possivel costruir lá mas pouco mais sei, como posso lá construir?
              1º saber da viabilidade de construção
              2º projecto de arquitectura (se for o caso)
              3º licenças e alvarás
              4º construção
              Editado pela última vez por AutoFan; 08 May 2007, 17:58.

              Comentário


                #8
                Sobre o empréstimo o melhor a fazer é ires ao teu banco e fazeres uma simulação com autoconstrução com compra de terreno.

                Penso que não dão emprestimo a terrenos isolados, mas se for o terreno dentro do emprestimo para a casa eles fazem isso..mas só dão 60%..ou do valor comercial do terreno ou do escriturado..também tenho essa duvida..

                Comentário


                  #9
                  Não creio que algum banco empreste para comprar o terreno.

                  Por isso é que auto-construção não é para quem quer, é só para quem pode, fica mais barato, mas tens que ter dinheiro para comprar o terreno logo à cabeça, e depois pedir empréstimo para a construção.

                  Como muita gente não tem fundos para o terreno, são obrigados a comprar um projecto já concluído, que fica mais caro, mas o banco já financia a compra na totalidade.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                    Não creio que algum banco empreste para comprar o terreno.

                    Por isso é que auto-construção não é para quem quer, é só para quem pode, fica mais barato, mas tens que ter dinheiro para comprar o terreno logo à cabeça, e depois pedir empréstimo para a construção.

                    Como muita gente não tem fundos para o terreno, são obrigados a comprar um projecto já concluído, que fica mais caro, mas o banco já financia a compra na totalidade.
                    Por acaso a mim vão-me emprestar ..

                    Até se pode fazer um tipo de livrança(no valor do terreno) que pode depois ser abatida na altura da escritura ou das primeiras tranches para a auto-construção..basta o valor das tranches serem mais altas do que o necessário..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
                      Por acaso a mim vão-me emprestar ..

                      Até se pode fazer um tipo de livrança(no valor do terreno) que pode depois ser abatida na altura da escritura ou das primeiras tranches para a auto-construção..basta o valor das tranches serem mais altas do que o necessário..
                      Em que banco fizeste o empréstimo e qua percentagem te deram para o terreno? Caso não tenham dado a totalidade, como pagas o terreno para fazer a casa? Que é isso da livrança?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RAPZ Ver Post
                        Em que banco fizeste o empréstimo e qua percentagem te deram para o terreno? Caso não tenham dado a totalidade, como pagas o terreno para fazer a casa? Que é isso da livrança?
                        Eu já tinha metade do valor do terreno

                        Dão cerca de 60% salvo erro.. eu por acaso vou tratar disso para a semana..dps digo mais pormenores..

                        A livrança (pelo que sei) é um emprestimo sem pagamento mensal,mas sim e apenas se pagam os juros no final da data estabelecida..ex-se pede 20 mil euros em 6 meses no fim desses 6 meses pgas esses 20 mil euros mais os juros..

                        Comentário


                          #13
                          Não estejam a falar sobre questoes hipoteticas que desconhecem. É possivel obter um emprestimo, para construção, para um terreno sem qq construção, com recurso a credito bancário. Em situações especificas, como atrás referi.
                          O que foi referido atras, sobre os tais 60%, refere-se a emprestimos, com hipoteca do terreno.
                          Estas 2 questões, são completamente diferentes.

                          Comentário


                            #14
                            Pelo que percebi ontem em conversas com um banco, esses 60% podem ser negociados...mas se calhar não chega aos 100% do valor do terreno...

                            Em relação ao terreno e ao projecto, que informações preciso se ter sobre eles (número, artigo, "serial number", etc, etc) para ir à Câmara perguntar se está tudo ok? ou eles dão informação apenas com a localização, freguesia, concelho, etc.?
                            O vendedor diz que o terreno dá para construir e que tem o projecto aprovado...sei lá se isto é verdade!!!

                            Quem me puder ajudar, força.
                            Obrigado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RAPZ Ver Post
                              Pelo que percebi ontem em conversas com um banco, esses 60% podem ser negociados...mas se calhar não chega aos 100% do valor do terreno...

                              Em relação ao terreno e ao projecto, que informações preciso se ter sobre eles (número, artigo, "serial number", etc, etc) para ir à Câmara perguntar se está tudo ok? ou eles dão informação apenas com a localização, freguesia, concelho, etc.?
                              O vendedor diz que o terreno dá para construir e que tem o projecto aprovado...sei lá se isto é verdade!!!

                              Quem me puder ajudar, força.
                              Obrigado.
                              Alguém ajuda?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RAPZ Ver Post
                                Alguém ajuda?
                                Se soubesses o número do processo seria mais fácil (salvo erro, visto não ser um entendido na matéria)..

                                Se souberes o nome em que está o projecto/terreno e a localização deves conseguir saber informações sobre isso na câmara..

                                Comentário


                                  #17
                                  Cá estou eu de novo...O terreno está OK na câmara, tem projecto de Loteamento aprovado (ou lá como se chama)...Ou seja, posso lá construir uma casa desde que as áreas de implantação e número de pisos coincida com o que foi loteado.

                                  Agora tenho mais umas dúvidas em relação ao pedido de orçamentos...
                                  O que preciso para que um construtor me dê um orçamento certinho? Já ouvi falar de projecto de arquitectura, projecto de especialidades, projecto de estruturas completo, caderno de encargos, etc...

                                  Alguém me pode eplixar o que é cada uma destas coisas e quais necessito para pedir um orçamento!

                                  Obrigado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas,

                                    Antes de mais deve consultar alguém que elabore o projecto de arquitectura. Com ele poderá avaliar se a área de construção prevista e o número de pisos correspondem às suas pretensões. Caso tal não aconteça poderá pedir-lhe para elaborar uma alteração ao alvará de loteamento. Um técnico devidamente qualificado dir-lhe-á se vale a pena.

                                    No caso de estar tudo ok (área e número de pisos), a fase seguinte será a da elaboração dos projectos de arquitectura e restantes especialidades. Uma vez que existe um loteamento aprovado o processo será mais rápido (na câmara) dado tratar-se dum caso de "autorização administrativa" ou seja, os projectos entram todos ao mesmo tempo.

                                    Apartir daqui o caminho já não é "único" ou seja, como é habitual dizer-se, "é à vontade do freguês"... Isto significa que se pretender um rigoroso controlo sobre a obra deverá encomendar um projecto de arquitectura com a fase de execução: onde está incluído o tal caderno de encargos que referiu (entre bastantes coisas mais). Do meu ponto de vista este é o melhor caminho.
                                    Pelo outro caminho entrega os projectos aprovados a um empreiteiro que lhe dará um orçamento "ao metro" ou seja, olha mais ou menos por alto e "chuta" um valor...

                                    É habitual dizer-se que quem poupa em projectos costuma gastar em dobro na obra...



                                    cumps.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Embora eu estou no ramo imobiliário, estou bastante afastado de questões relacionadas com terrenos.

                                      Supondo que eu já tenho o terreno em média quanto custará uma moradia com 300m2 de área coberta? Alguém daqui já construiu ou sabe responder a esta questão? Até que ponto compensa construir, para além de ficar ao nosso gosto?



                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu conto-vos o que é que eu fiz.

                                        Coprei um terreno loteado com projecto aprovado. O banco emprestou-me 60% do valor da avaliação do terreno. Curiosamente os 60% da avaliação correspondiam a 100% do preço do terreno

                                        Fiz escritura do terreno. O contrato que tinha com o banco era de 3 anos para iniciar a construção. Nesse prazo só pagava os juros, não amortizava.

                                        Iniciei a construção passados 2 meses (depois de ter pedido a licença de construção). Pedi nova avaliação mas agora sobre o projecto. Fiz escritura. Na escritura amortizei o emprétimo do terreno. Depois o dinheiro para a construção foi-me sendo entregue às tranches.

                                        O meu projecto teve algumas alterações. Como entreguei essas alterações depois de ter caducado a licença de construção tive que apresentar um projecto de alterações na câmara. Se tivesse sido antes bastava uma comunicação de alterações.

                                        Se fosse hoje tinha comprado uma casa já feita

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu também preferia comprar pronta e poupar dores de cabeça...mas não encontro a casa que quero mas encontrei um terreno loteado para uma casa que gosto (já vi as plantas e umas imagens 3D da mesma...) agora só me falta saber se o preço que custa a fazer combina com a minha carteira, daí precisar de orçamentos realistas e baseados nos tais projectos de arquitectura, especialidades, etc.

                                          Se houver por aí algum construtor da zona de Braga, precisava de saber preços chave na mão para moradias de arquitectura moderna aí com 300 m2 com bastantes vidros e um pouco de pedra por fora...enviem PM sff.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quando dizes "com projecto aprovado" era o projecto do lote ou tinhas já o projecto da construção aprovado? Já agora compraste o terreno e depois o projecto passou para teu nome? No meu caso o terreno apenas está loteado mas o projecto de arquitectura e especialidades está quase a ir para a câmara...


                                            Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                            Eu conto-vos o que é que eu fiz.

                                            Coprei um terreno loteado com projecto aprovado. O banco emprestou-me 60% do valor da avaliação do terreno. Curiosamente os 60% da avaliação correspondiam a 100% do preço do terreno

                                            Fiz escritura do terreno. O contrato que tinha com o banco era de 3 anos para iniciar a construção. Nesse prazo só pagava os juros, não amortizava.

                                            Iniciei a construção passados 2 meses (depois de ter pedido a licença de construção). Pedi nova avaliação mas agora sobre o projecto. Fiz escritura. Na escritura amortizei o emprétimo do terreno. Depois o dinheiro para a construção foi-me sendo entregue às tranches.

                                            O meu projecto teve algumas alterações. Como entreguei essas alterações depois de ter caducado a licença de construção tive que apresentar um projecto de alterações na câmara. Se tivesse sido antes bastava uma comunicação de alterações.

                                            Se fosse hoje tinha comprado uma casa já feita

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RAPZ Ver Post
                                              Eu também preferia comprar pronta e poupar dores de cabeça...mas não encontro a casa que quero mas encontrei um terreno loteado para uma casa que gosto (já vi as plantas e umas imagens 3D da mesma...) agora só me falta saber se o preço que custa a fazer combina com a minha carteira, daí precisar de orçamentos realistas e baseados nos tais projectos de arquitectura, especialidades, etc.

                                              Se houver por aí algum construtor da zona de Braga, precisava de saber preços chave na mão para moradias de arquitectura moderna aí com 300 m2 com bastantes vidros e um pouco de pedra por fora...enviem PM sff.


                                              Este tb é o estilo de moradia que pretenderei no futuro


                                              Gostaria de saber preços realistas e totais para a conclusão de uma casa destas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu tenho visto concluidas para cima de 300000...agora espero que a construir fiquem bastante mais baratas...

                                                Originalmente Colocado por EnginE Ver Post
                                                Este tb é o estilo de moradia que pretenderei no futuro


                                                Gostaria de saber preços realistas e totais para a conclusão de uma casa destas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RAPZ Ver Post
                                                  Quando dizes "com projecto aprovado" era o projecto do lote ou tinhas já o projecto da construção aprovado? Já agora compraste o terreno e depois o projecto passou para teu nome? No meu caso o terreno apenas está loteado mas o projecto de arquitectura e especialidades está quase a ir para a câmara...
                                                  Era o projecto do lote. Depois de comprar o terreno o projecto passou para meu nome.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E o de arquitectura? Fizeste depois? Ou também já existia?

                                                    Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                                    Era o projecto do lote. Depois de comprar o terreno o projecto passou para meu nome.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RAPZ Ver Post
                                                      Eu tenho visto concluidas para cima de 300000...agora espero que a construir fiquem bastante mais baratas...

                                                      vais construir onde?


                                                      eu vou arrancar com a construção da minha em Tenões na subida para o Bom Jesus.


                                                      não vejo a hora de pôr aquilo a andar.....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RAPZ Ver Post
                                                        E o de arquitectura? Fizeste depois? Ou também já existia?
                                                        O projecto era um só.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Vou aproveitar este tópico para tirar algumas dúvidas que tenho sobre este assunto.

                                                          Já tenho um terreno(131m2) reservado a espera do dia da escritura. Irei pagar 100% do valor de venda do terreno.

                                                          Já vi o projecto que foi feito em 1998 e que os proprietários na altura não poderam construir.

                                                          As minhas questões são:

                                                          - Apesar de comprar o terreno por meio de uma imobiliária, existe forma de o proprietário fazer vigarise(vender o terreno a várias pessoas)?

                                                          - No projecto de 1998 não tinha garagem. A cave não era usada para esse efeito. Tendo em conta que a moradia que poderá ser feita no lote de terreno de 131m2 sendo germinada poderá ter uma garagem com entrada por baixo da mesma? Levando em conta que o lote de terreno tem um declive do passeio até a entrada do terreno(+/- 10-20m).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                                            Vou aproveitar este tópico para tirar algumas dúvidas que tenho sobre este assunto.

                                                            Já tenho um terreno(131m2) reservado a espera do dia da escritura. Irei pagar 100% do valor de venda do terreno.

                                                            Já vi o projecto que foi feito em 1998 e que os proprietários na altura não poderam construir.

                                                            As minhas questões são:

                                                            - Apesar de comprar o terreno por meio de uma imobiliária, existe forma de o proprietário fazer vigarise(vender o terreno a várias pessoas)?
                                                            Pode(se for mafioso) vender antes a outra pessoa mas antes de fazeres a escritura, mas ao se fazer uma escritura é teu pois a escritura é um documento oficial e registado.
                                                            Certifica-te antes de o comprares se o terreno tem as infraestruturas pagas.


                                                            - No projecto de 1998 não tinha garagem. A cave não era usada para esse efeito. Tendo em conta que a moradia que poderá ser feita no lote de terreno de 131m2 sendo germinada poderá ter uma garagem com entrada por baixo da mesma? Levando em conta que o lote de terreno tem um declive do passeio até a entrada do terreno(+/- 10-20m).
                                                            Depende... 131m2 é um lote pequeno dá para uma geminada(é geminada vem de gemeos e não germinada de germe) ou em banda.

                                                            Agora se nao tem garagem para passar a ter a area aumenta a casa teria de aumentar ou na vertical ou na aera de implantação o que será dificil ou impossivel em alguns casos.
                                                            Fazer uma cave nem sempre é possivel, se esse tem cave (ou meia cave) é porque é possivel, mas não percebi uma coisa, querias fazer outra cave ou uma garagem sem roubar espaço á casa?

                                                            Falar sem ver projectos é complicado...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X