Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diplomata agride polícia e é libertado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Diplomata agride polícia e é libertado

    Lisboa: Secretário ameaça e insulta PSP mas é libertado
    Diplomata agride polícia

    Guinava à esquerda e à direita o carro do corpo diplomático quando a PSP o fez parar, na madrugada de sábado. Era o segundo secretário da embaixada da Arábia Saudita e andava pelas ruas de Lisboa com um pneu furado. Depois fugiu e quase atropelava um dos agentes, mas foi apanhado, insultou e ameaçou-o. Abriu a porta do carro e desferiu um violento soco no peito do polícia.

    A jante já raspava no asfalto, ainda não eram 02h45, quando o árabe de 41 anos ouviu a sirene para encostar à direita. Disse logo que era diplomata e que estava a caminho de “uma estação de serviço”, adiantou uma fonte policial ao CM, e “foram-lhe pedidos os documentos”.

    Mas insistiu que era um diplomata e que “não podia ser fiscalizado”, arrancando a “grande velocidade” pela Avenida Carlos Pinhão. Um dos agentes “teve de se desviar da estrada para não ser atropelado”.

    A PSP emitiu o alerta e deu início a uma perseguição pelas ruas de Marvila, Lisboa, facilitada pela falta de aderência à estrada da roda da frente, no lado direito do Citroën C5, que não resistiu mais à fuga.

    O segundo secretário da embaixada saudita estava farto da insistência dos polícias e, mal saiu do carro, bastante exaltado, desferiu um “violento soco no peito” do primeiro agente que lhe saiu ao caminho, avisando-os pela última vez: “Vocês não me podem estar a fazer isto, olhem que eu sou diplomata! Ou me deixam seguir em paz ou estão todos f...”.

    A polícia não cedeu às ameaças e este diplomata árabe, já a incorrer num crime até cinco anos de prisão, foi detido e levado para a 14.ª esquadra da PSP dos Olivais. Só que o árabe nem assim desarmou e, num misto de inglês com mau português, brindou um agente da PSP à sua frente com novo insulto. “Tu não passas de um porco com uma arma. Vai-te f...”.

    Os polícias contavam apresentá-lo logo às 09h00 no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, mas, “entre uma série de telefonemas para a esquadra”, eis que às 07h45 uma procuradora do Ministério Público deu ordens para a libertação imediata do árabe.

    LEI NÃO PERMITE QUE SEJA DETIDO

    A imunidade diplomática confere aos titulares de altos cargos em embaixadas um estatuto superior ao dos magistrados e deputados, que não podem ser detidos por crimes previstos na lei com penas de prisão até três anos.

    O segundo secretário da embaixada do Reino da Arábia Saudita, ao insultar e agredir um polícia, incorre no crime de resistência e coacção, punível no artigo n.º 347 do nosso Código Penal com cadeia até cinco anos, mas só pode ser levado à esquadra para identificação. “Quando alguém utiliza a violência como forma de se opor à missão de um agente da autoridade está a cometer um crime contra o Estado”, diz ao CM uma fonte judicial, mas o diplomata não pôde ter sido detido em conformidade com a lei.

    E “depois de uma série de telefonemas para a esquadra”, adianta agora fonte policial, o oficial de dia ao Comando Metropolitano da PSP de Lisboa entrou em contacto com a procuradora adjunta no Tribunal de Turno de Lisboa, que, pouco passava das 07h45, “determinou a libertação imediata”.

    O árabe “recusou-se a assinar” a notificação e ficou de se apresentar, às 10h00 e pelo próprio pé, naquele tribunal. “Ao contrário de qualquer arguido, levado pela polícia ao Tribunal de Instrução Criminal”.

    http://www.correiomanha.pt/noticia.a...Canal=10&p=200
    Editado pela última vez por CarlosA; 20 May 2007, 01:03. Razão: fonte da noticia

    #2
    Sem comentários...

    Comentário


      #3
      é msmo verdade isto? n da para acreditar...

      Comentário


        #4
        lindo lol

        Comentário


          #5
          Já ouvi dizer que quem anda com os carros com a matricula CD (corpo diplomato) n pode ser multado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Carlos_A Ver Post
            Já ouvi dizer que quem anda com os carros com a matricula CD (corpo diplomato) n pode ser multado.

            Comentário


              #7
              Tanto os diplomatas como os filhos

              Comentário


                #8
                fdp... mas é mentira... a noticia é do cm

                Comentário


                  #9
                  é cada uma! quase que mata ou estropia 1 gajo e nao acontece nada!

                  o irmao do padrinho do meu pai é do corpo consulado (CC). ele faz cada asneira quando nao é o motorista dele a guiar o BM.. 1 dia até quase que batia em mim e noutro só pra nao parar no semáforo de velocidade. quase que ia levando como carro em cima...

                  Comentário


                    #10
                    Esse já merecia andar a fazer scuba diving sem mascara no rio Tejo!

                    Há leis mesmo estúpidas! Quem são eles para estarem acima da lei?

                    Telefonem já para o Steven Seagal! Veste o fato do Nico, enfia-lhe dois golpes nos dentes que aprende logo português!!

                    Comentário


                      #11
                      Inacreditável

                      Comentário


                        #12
                        Imunidade diplomatica... está na lei... depois fazem estas *****s... filhos da p...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TiZeDasCoives Ver Post
                          Esse já merecia andar a fazer scuba diving sem mascara no rio Tejo!

                          Há leis mesmo estúpidas! Quem são eles para estarem acima da lei?

                          Telefonem já para o Steven Seagal! Veste o fato do Nico, enfia-lhe dois golpes nos dentes que aprende logo português!!
                          Nem mais....

                          Comentário


                            #14
                            eu acho que e de louvar que este tipo de situacoes seja noticia

                            e para o tuga nao se esquecer NUNCA que tem a seu servico autoridades e governos incompetentes. o mais interessante e que a malta, cada vez que ve destas, so pede mais!

                            viva o orgulho em desrespeitar TUDO E TODOS e os acidentes por excesso de velocidade, ou nao, dependendo do nivel de fama do envolvido.

                            Comentário


                              #15
                              Se por acaso um destes senhores tivesse o azar de me bater no carro, bem que podia vir com a conversa de ser isto ou aquilo, e de pertencer a este ou áquele ministério, que não se safava de ouvir umas verdades, pagando se fosse o caso o arranjo, e se por acaso tivesse a treta que o individuo árabe teve, ainda o "metia na ordem" com uma pinta do crl!!!

                              Não sou de arranjar problemas, mas ao "pó" que estes tipos me metem só por terem um cargo onde têm, pensam logo que são mais do que os outros... É daquelas coisas que me irritam solenemente.

                              A lei é para todos!

                              Comentário


                                #16
                                Imunidade diplomática "oblige"

                                Há uns anos atrás não houve uma confusão qualquer com um diplomata Espanhol na noite Lisboeta, em que quando invocou a imunidade para não ser preso mas levou um enxerto da polícia antes de ser solto?

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso é válido em qq país.

                                  Não é por ser Portugal que o diplomata é libertado...

                                  ver:

                                  http://pt.wikipedia.org/wiki/Diploma...s_e_imunidades

                                  Comentário


                                    #18
                                    nada de novo...............portanto!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                      nada de novo...............portanto!
                                      Assim de novo, novo só mesmo o facto estranho de um diplomata das arábias andar de Citroen C5

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                        Assim de novo, novo só mesmo o facto estranho de um diplomata das arábias andar de Citroen C5

                                        EM PORTUGAL!!!!!!!!!!!!!



                                        porque se fosse noutro país o valor do c5 em portugal cruzando com o ordenado médio...........o gajo iria andar de série 7

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pois... It´s the law...

                                          O Ritto não comeu miúdos na Alemanha impunemente?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não sei se é assim tão líquido quando detido em flagrante delito (...), mas vou admitir que a magistrada que ordenou a libertação imediata teria, forçosamente, outros pormenores que o artigo não tenha mencionado!...

                                            Comentário


                                              #23
                                              não percebi aqui um ponto: se não podem ser detidos por cometerem um crime até 3 anos, e ele cometeu um que vai até 5 anos....podia então ser detido. ou não?

                                              ...se calhar não li bem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                Não sei se é assim tão líquido quando detido em flagrante delito
                                                Penso que infelizmente é mesmo assim. Tem acontecido coisas bem piores, crimes bem mais graves e sem castigo.

                                                Ainda na semana passada vinha um artigo no Expresso sobre o tráfico de droga na Guiné-Bissau, e parece que aqui há uns tempos um alto diplomata do páis foi apanhado num aeroporto europeu com uma mala cheia de droga. O assunto foi abafado por causa da diplomacia, mas o Expresso tem feito investigação sobre isso.

                                                E por coincidência, um jornalista do Expresso que tem investigado estes assuntos foi arbitrariamente detido esta tarde na Guiné-Bissau.
                                                http://expresso.clix.pt/Actualidade/...tent_id=393941

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quem pode...pode!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    quem me dera ter imunidade cada vez que me mandam parar.....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por djmllp Ver Post
                                                      quem me dera ter imunidade cada vez que me mandam parar.....
                                                      olha eu esta semana que passou a ir para o trabalho fui mandado parar 2 vezes... tive que perder ali um tempinho a mostrar a papelada ate me mandarem seguir, acho uma palhaçada á hora e ponta tarem a fazer estas partidas á malta, ainda para mais a 2ª vez era um policia chungoso a fumar e super arrogante vontade não me faltou de o mandar logo pa um sitio... mas pronto...é a tal estória ninguem me fala assim e um gajo tem que se calar...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por gro Ver Post
                                                        não percebi aqui um ponto: se não podem ser detidos por cometerem um crime até 3 anos, e ele cometeu um que vai até 5 anos....podia então ser detido. ou não?

                                                        ...se calhar não li bem.
                                                        Podia e foi, até ao momento em que foi mandado libertar por um juiz...

                                                        Vá-se lá saber porquê...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Joli Ver Post
                                                          Podia e foi, até ao momento em que foi mandado libertar por um juiz...

                                                          Vá-se lá saber porquê...
                                                          ah, obrigado. Então a polícia agiu bem...mas o artigo dizia que não.

                                                          só considero triste o agente da PSP não ter treino (ou espírito) suficiente para, assim que percebia que ia ser agredido (com treino melhoraria tempo de reacção), ter-lhe deslocado um ombro ou assim...... foi pena.

                                                          .... se calhar foi um agente sensato.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                            Isso é válido em qq país.

                                                            Não é por ser Portugal que o diplomata é libertado...

                                                            ver:

                                                            http://pt.wikipedia.org/wiki/Diploma...s_e_imunidades
                                                            a imunidade serve para, em certas situacoes, e visto exercerem cargos de responsabilidade acrescida, poderem violar certas leis sem serem punidos.

                                                            optimo, percebe-se que eles tenham motoristas treinados e tenham que ir fazer qqr coisa de emergencia (e mais abrangente que o codigo da estrada, mas e pra simplificar)
                                                            o problema para mim comeca quando eles abusam desse seu direito, como alguns fazem. usam-no no seu dia a dia para nao terem que ser responsaveis pela mrd que fazem!

                                                            alguem que conduz bebado, ou aos esses sem razao, esta antes de mais a por em risco a vida de outros.
                                                            a imunidade e geral, nao e so em portugal. a grande diferenca e que nalguns outros paises os que abusam desse direito acabam numa situacao em que perdem a imunidade, sem emprego.
                                                            desconheco a lei portuguesa no que toca a estas situacoes (espero que seja mt parecida), mas noutros paises a lei esta feita exactamente para que este tipo de situacoes nao passem sem castigo.

                                                            se a lei portuguesa nao preve abusos, esta na hora de mudar, antes que um diplomata mate os VOSSOS filhos ou namorada/namorado e se va embora a rir.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X