Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Funcionalidade do Moodle, conhecem?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Funcionalidade do Moodle, conhecem?

    Queria saber se alguém conhece as funcionalidades do moodle... Disseram que se tem usado muito nas escolas mas gostava de saber mais acerca disso...
    Dêem uma vista de olhos a este site:

    http://web.educom.pt/moodlept/

    #2
    o moodle apar do atutor e do dokeos, é dos melhores softwares de elearning, opensource.
    Alem disso é SCORM (Sharable Content Object Reference Model) complaint, significa isso que permite a interoperabilidade com outros que tambem sigama norma SCORM.

    A Norma SCORM é obrigatoria para ser validado pela FCCN no ambito do programa e-U da UMIC.


    Por fim numa classificação de 0 a 5, diria que:

    dokeos 4
    Atutor 4
    moodle 5

    E funciona em plataforma LAMP (Linux Apache Mysql Php).

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por pmct Ver Post
      o moodle apar do atutor e do dokeos, é dos melhores softwares de elearning, opensource.
      Alem disso é SCORM (Sharable Content Object Reference Model) complaint, significa isso que permite a interoperabilidade com outros que tambem sigama norma SCORM.

      A Norma SCORM é obrigatoria para ser validado pela FCCN no ambito do programa e-U da UMIC.


      Por fim numa classificação de 0 a 5, diria que:

      dokeos 4
      Atutor 4
      moodle 5

      E funciona em plataforma LAMP (Linux Apache Mysql Php).
      Mas afinal para que serve mesmo e como posso saber trabalhar com este programa? é um programa, certo?
      Espero não estar a dizer bacoradas.

      Comentário


        #4
        na minha escola usa.se disso, eu registei-me, até hj estou a espera que aceitem o meu registomas os meus profs nem utilizam isso, por isso nao me faz ma falta ;)

        Comentário


          #5
          Começo a pensar que o Luis Capelo tem razão.
          O moodle é um dos melhores SOFTWARES de ELEARNING.

          Por fim é um programa que corre num servidor, quando muito poderas usufruir do moodle no ambito da tua formação( presumo que seja aluna), nomeadamenmte atraves de conteudos disponibilizados pelos docentes atravez dessa plataforma.

          Agora antes de perguntares o que é o moodle, vai investigar o que é o elearning.

          Comentário


            #6
            É tipo um forum e repositorio de informação.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pmct Ver Post
              Começo a pensar que o Luis Capelo tem razão.
              O moodle é um dos melhores SOFTWARES de ELEARNING.

              Por fim é um programa que corre num servidor, quando muito poderas usufruir do moodle no ambito da tua formação( presumo que seja aluna), nomeadamenmte atraves de conteudos disponibilizados pelos docentes atravez dessa plataforma.

              Agora antes de perguntares o que é o moodle, vai investigar o que é o elearning.
              presumes mal... sou professora e queria actualizar-me a este nível visto que pode enriquecer o meu currículo... e assim terei mais facilidades em arranjar colocação numa vaga, penso eu de que...
              Foi-me aconselhada por uma colega minha, mas queria saber mais pormenores...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                É tipo um forum e repositorio de informação.
                sim, mas imagina que estou numa escola e que quero instalar este programa para que os alunos tenham acesso a informações dadas pelos professores... como é que faço? O que preciso saber?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Miss Risos Ver Post
                  presumes mal... sou professora e queria actualizar-me a este nível visto que pode enriquecer o meu currículo... e assim terei mais facilidades em arranjar colocação numa vaga, penso eu de que...
                  Foi-me aconselhada por uma colega minha, mas queria saber mais pormenores...
                  Se es professora, enão primeiro vais fazer o trabalho de casa.
                  E o TPC para hoje é :

                  ler o que se esta afazer em PT sobre o assunto

                  http://www.fccn.pt/eci/doc_eci10/Fed_e-L.pdf

                  Para amanha introdução ao normativo scorm e elearning
                  http://www.adlnet.gov/

                  doinados os conceitos passemos a pratica, e na pratica o que se faz é escolher uma plataforma (o moodle é um exemplo) e montar um curso on-line.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Miss Risos Ver Post
                    sim, mas imagina que estou numa escola e que quero instalar este programa para que os alunos tenham acesso a informações dadas pelos professores... como é que faço? O que preciso saber?
                    esta no meu primeitro POST

                    Precisa de um alojamento LAMP

                    um servidor com linux apache php e mysql

                    O centro de informatica da tua escola pode faz<er isso.
                    Eu tambem faço mas a cobrar

                    Comentário


                      #11
                      Na Universidade do Minho vários professores usam o Moodle para apoio à aprendizagem.
                      Do ponto de vista do aluno, o Moodle é um site, onde pode aceder com login e password por onde pode contactar o professor, ler os sumários das aulas, responder a mini-testes (de Verdadeiro ou Falso, de escolha múltipla ou resposta livre, sendo que os dois primeiros são corrigidos pelo próprio sistema na hora e é atribuida automaticamente a nota no mini-teste), permite ainda fazer inquéritos aos alunos (semelhantes às polls aqui do forum), e tem ainda para download todo o tipo de papers, pdfs, folhas de cálculo, etc. que o professor coloque lá para o aluno poder estudar.
                      Do ponto de vista do professor é uma ferramenta que permite obrigar um aluno a fazer mini-testes e onde pode colocar os sumários, bibliografia e outros materiais de apoio que decidir.

                      Agora para implementar esta plataforma já é outra história completamente diferente!
                      Em primeiro lugar exige que se tenha um servidor com acesso à net, um domínio onde alojar o site do moodle, e depois exige conhecimentos de informática q.b. que permitam instalar o Moodle, a base de dados (MySQL como disse o pmct), o servidor web (o Apache como disse o pmct) e configurar toda aquela coisa toda para funcionar tudo junto de forma correcta.

                      Cumprimentos

                      Edit: Já agora, paralelamente ao Moodle, na UM também há quem use o Blackboard mas esse julgo ser a pagantes!
                      Editado pela última vez por 0003; 22 May 2007, 16:14.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                        esta no meu primeitro POST

                        Precisa de um alojamento LAMP

                        um servidor com linux apache php e mysql

                        O centro de informatica da tua escola pode faz<er isso.
                        Eu tambem faço mas a cobrar
                        Eu não estou colocada e algumas escolas não têm quem saiba fazer... daí esta mais valia... Vou estudar o TPC e caso haja duvidas vou postando aqui.

                        Comentário


                          #13
                          O pacote baratucho da amen permite instalar isso. Alias, permite instala-lo automaticamente, porque php e mysql nem vê-los... Já agora, prof de quê?

                          Comentário


                            #14
                            Na minha faculdade - ESTSP - usam isso.

                            Eu nunca trabalhei com ele, porque foi introduzido este ano e só no 1º ano é que temos TI.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Miss Risos Ver Post
                              Eu não estou colocada e algumas escolas não têm quem saiba fazer... daí esta mais valia... Vou estudar o TPC e caso haja duvidas vou postando aqui.
                              Na sequência do que foi dito deixo uma sugestão:

                              O ME criou um projecto e constitui uma equipa de trabalho em torno do tema. Vê aqui o que se propôem fazer http://www.crie.min-edu.pt/index.php?section=1

                              No terreno o projecto foi operacionalizado por uma equipa e conta já com algumas escolas em acção. Há escolas em que está a funcionar muito bem, estabelecendo-se um novo elo de comunicação alunos / profs. Vê aqui http://www.capag.info/cc/

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                Na Universidade do Minho vários professores usam o Moodle para apoio à aprendizagem.
                                Do ponto de vista do aluno, o Moodle é um site, onde pode aceder com login e password por onde pode contactar o professor, ler os sumários das aulas, responder a mini-testes (de Verdadeiro ou Falso, de escolha múltipla ou resposta livre, sendo que os dois primeiros são corrigidos pelo próprio sistema na hora e é atribuida automaticamente a nota no mini-teste), permite ainda fazer inquéritos aos alunos (semelhantes às polls aqui do forum), e tem ainda para download todo o tipo de papers, pdfs, folhas de cálculo, etc. que o professor coloque lá para o aluno poder estudar.
                                Do ponto de vista do professor é uma ferramenta que permite obrigar um aluno a fazer mini-testes e onde pode colocar os sumários, bibliografia e outros materiais de apoio que decidir.

                                Agora para implementar esta plataforma já é outra história completamente diferente!
                                Em primeiro lugar exige que se tenha um servidor com acesso à net, um domínio onde alojar o site do moodle, e depois exige conhecimentos de informática q.b. que permitam instalar o Moodle, a base de dados (MySQL como disse o pmct), o servidor web (o Apache como disse o pmct) e configurar toda aquela coisa toda para funcionar tudo junto de forma correcta.

                                Cumprimentos

                                Edit: Já agora, paralelamente ao Moodle, na UM também há quem use o Blackboard mas esse julgo ser a pagantes!
                                E já agora, também há quem use o Maple

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                  O pacote baratucho da amen permite instalar isso. Alias, permite instala-lo automaticamente, porque php e mysql nem vê-los... Já agora, prof de quê?
                                  Esse pacote não conheço... Onde o consigo?
                                  Sou professora do ensino básico. Posso leccionar ao 1º ciclo ou ao 2º ciclo as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Muito usado na FCT: http://moodle.fct.unl.pt/

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Miss Risos Ver Post
                                      Esse pacote não conheço... Onde o consigo?
                                      Sou professora do ensino básico. Posso leccionar ao 1º ciclo ou ao 2º ciclo as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza.
                                      é um pacote de alojamento web e domínio, por exemplo para ficares com um site www.miss-risos.com. E existem alguns addons que dão para instalar automaticamente, ou seja, sem perceber nada de php mysql e companhia.

                                      São os seguintes:

                                      moodle-1.jpg

                                      moodle-2.jpg

                                      Comentário


                                        #20
                                        A minha escola usa. Já usei varias vezes.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                          é um pacote de alojamento web e domínio, por exemplo para ficares com um site www.miss-risos.com. E existem alguns addons que dão para instalar automaticamente, ou seja, sem perceber nada de php mysql e companhia.

                                          São os seguintes:

                                          [ATTACH]7010[/ATTACH]

                                          [ATTACH]7011[/ATTACH]
                                          Já agora em que site tiras isso?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Miss Risos Ver Post
                                            Já agora em que site tiras isso?
                                            www.amen.pt (14.5 euros/ano)

                                            Capaz de haver melhores servidores, mas duvido que sejam mais baratos.

                                            De qualquer maneira, para instalar o moodle, precisas de um servidor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uso a plataforma moodle para Arquitectura de Computadores.

                                              No semestre passado usava em Estruturas Discretas.


                                              É extremamente pratico, visto toda a matéria das aulas estar aí, além que os testes que se fazem nessas cadeiras são atráves da plataforma do moodle.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A minha faculdade usa o moodle e é muito prático, porque permite hospedar vários ficheiros.
                                                A desvantagem é que alguns colegas não o conseguem aceder, talvez devido à rede deles.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No meu serviço estamos a usar isso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Miss Risos Ver Post
                                                    Queria saber se alguém conhece as funcionalidades do moodle... Disseram que se tem usado muito nas escolas mas gostava de saber mais acerca disso...
                                                    Dêem uma vista de olhos a este site:

                                                    http://web.educom.pt/moodlept/
                                                    Uso essa plataforma em 4 ou 5 cadeiras...

                                                    Em relação ás funcionalidades, creio já terem sido respondidas anteriormente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Na Universidade de Aveiro usam o Blackboard. É uma ferramenta excelente de comunicação aluno-professor!!

                                                      Todas as escolas deviam ter..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O Instituro Superior Técnico desenvolveu(e desenvolve) um grande sistema de informação de código aberto chamado Fénix, para as disciplinas, secretarias, professores, etc.
                                                        Não sei até que ponto as funcionalidades deste moddle são comuns com esse Fénix.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          estive a ver o moodle de testes e de facto o sistema Fénix que referi é mais ambicioso e muito mais avançado que este.

                                                          penso que existe por aí outra faculdade que também tem o Fénix instalado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Usei o moodle a 1 cadeira no ano passado. Não gostei. Tinha alguns bugs que acabaram por dar problemas aos profs em alguns mini-testes. Para nunca mais.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X