Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida sobre subsidio de desemprego

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida sobre subsidio de desemprego

    Caros colegas tenho uma dúvida, tenho uma pessoa de familia que esta para receber o subsidio de desemprego, apesar de ter auferido um razoavel ordenado com a nova lei como nao tinha tempo suficiente de descontos vai receber apenas 80 % do salario minimo, a questao é a seguinte o facto de abrir actividade para passar recibos verdes vai inviabilizar o pagamento do subsidio ? já lhe disseram que sim, mas conheço pessoas a quem isso nao aconteceu, de referir que os recibso verdes seriam apenas uns trocados e nunca altos valores, pelo que a confirmar-se a privação do subsidio acho altamente injusto. Cumprimentos.

    #2
    Se passas recibo verde é pq vais fazer algum trabalho, por mais pequeno que seja. Logo não estás desempregado, logo não se pode receber do fundo de desemprego.

    Comentário


      #3
      tenho aqui umas dúvidas que espero que alguém me possa esclarecer o que desde já agradeço.
      estou colectado como trabalhador independente e trabalhava por conta de outrem, entretanto o meu contrato não foi renovado, pensei que não tinha direito a subsidio por ser trabalhador independente, mas, na SS fui informado que tenho direito, isto no princípio deste mês. Hoje fui verificar a conta e já está lá depositado, será que recebi adiantado, ou o que recebi é relativo ao mês passado em que já estava sem trabalhar, mas ainda não me tinha inscrito no Centro de emprego?

      Comentário


        #4
        Quer-me parecer que a SS paga "adiantado".

        Comentário


          #5
          Se o valor recebido mensalmente através dos recibos verdes não ultrapassar 50% do Indexante dos Apoios Sociais – IAS (que em 2010 é de 419,22€), ou seja não cobrar mais de 209€/mês, mantém o subsídio de desemprego.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por kazor Ver Post
            Se o valor recebido mensalmente através dos recibos verdes não ultrapassar 50% do Indexante dos Apoios Sociais – IAS (que em 2010 é de 419,22€), ou seja não cobrar mais de 209€/mês, mantém o subsídio de desemprego.
            No ano passado recebi cerca de 2500€, ou seja dá uma média de cerca de 208€, parece-me que quase no limite.
            No entanto, há aqui qualquer coisa que não bate certo, ainda não me pude informar na SS:
            no ano passado, estive 2 meses sem trabalhar depois de me ter despedido do anterior emprego. como mantive actividade aberta, tinha de pagar SS. pedi uma redução da base de incidência e foi-me calculada uma prestação de cerca de 60€, a qual tive de pagar relativa aos meses em que não trabalhei. foi-me dito que, se houvesse algum mês em que no trabalho por conta de outrém, os meus rendimentos fossem inferiores ao IAS, teria de pagar essa prestação. Agora como não trabalho por conta de outrém, tenho direito a receber subsídio de desemprego, mas por outro lado devo ter de pagar a prestação, ou não?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
              No ano passado recebi cerca de 2500€, ou seja dá uma média de cerca de 208€, parece-me que quase no limite.
              No entanto, há aqui qualquer coisa que não bate certo, ainda não me pude informar na SS:
              no ano passado, estive 2 meses sem trabalhar depois de me ter despedido do anterior emprego. como mantive actividade aberta, tinha de pagar SS. pedi uma redução da base de incidência e foi-me calculada uma prestação de cerca de 60€, a qual tive de pagar relativa aos meses em que não trabalhei. foi-me dito que, se houvesse algum mês em que no trabalho por conta de outrém, os meus rendimentos fossem inferiores ao IAS, teria de pagar essa prestação. Agora como não trabalho por conta de outrém, tenho direito a receber subsídio de desemprego, mas por outro lado devo ter de pagar a prestação, ou não?
              Depende do valor que recebes do subsídio, se o valor for igual ou superior ao IAS (deve ser) não tens que pagar nada porque esse subsídio dá equivalência à remuneração.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                Depende do valor que recebes do subsídio, se o valor for igual ou superior ao IAS (deve ser) não tens que pagar nada porque esse subsídio dá equivalência à remuneração.
                ok, fico esclarecido. obrigado a todos.

                Comentário


                  #9
                  mais uma dúvida: o valor do subsídio de desemprego não é constante? no 1º mês recebi o valor que me informaram, no 2º mês recebi menos cerca de 30 euros, no 3º menos uns 20 euros. no entanto, sei de quem receba sempre o mesmo valor. porque será. já me disseram para ligar pra lá e perguntar, mas também quem me disse diz que eu nem sequer tenho direito ao subs+idio por estar colectado, até tenho medo de falar na segurança social.

                  Comentário


                    #10
                    e ainda outra dúvida. o subsídio tem-me sido pago a dia 10 , 12 por aí. se entretanto começar a trabalhar terei de devolver o dinheiro que recebi correspondente a esse mês?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                      mais uma dúvida: o valor do subsídio de desemprego não é constante? no 1º mês recebi o valor que me informaram, no 2º mês recebi menos cerca de 30 euros, no 3º menos uns 20 euros. no entanto, sei de quem receba sempre o mesmo valor. porque será. já me disseram para ligar pra lá e perguntar, mas também quem me disse diz que eu nem sequer tenho direito ao subs+idio por estar colectado, até tenho medo de falar na segurança social.
                      Estando colectado, podes receber o subsídio de desemprego na totalidade ou apenas uma parte, tudo depende do rendimento que tens da tua actividade independente.

                      Não adianta de nada esconder esse facto ou ter medo, eles eventualmente descobrem essa informação por cruzamento de dados e se for o caso, poderás ter que devolver a totalidade ou parte do valor recebido indevidamente.

                      Relativamente às diferenças, não faço ideia o que pode ter acontecido, eles podem ter recalculado o valor do subsídio, no entanto, nada como ligar para lá o dirigires-te directamente ao centro de emprego e perguntar.

                      Deixo-te aqui uns guias do subsídio de desemprego para dares uma vista de olhos e para perceberes como funciona o subsídio de desemprego parcial.
                      Subsídio de desemprego normal
                      Guia de Desemprego Parcial

                      + Info: Site SS

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X