Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mais uma vida ceifada no Douro... E novos métodos de busca?...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mais uma vida ceifada no Douro... E novos métodos de busca?...

    Mais uma vida se perdeu no traiçoeiro Douro. Desta vez calhou ao um jovem bombeiro de apenas 19 anos cair àquelas águas e lá ficar...

    Hoje ainda duram as operações de busca, que me parecem demorar sempre demasiado tempo!...

    Porque é que, pergunto, não se utilizam, por exemplo, golfinhos treinados, ou focas, para este tipo de pesquisas?

    #2
    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
    Mais uma vida se perdeu no traiçoeiro Douro. Desta vez calhou ao um jovem bombeiro de apenas 19 anos cair àquelas águas e lá ficar...

    Hoje ainda duram as operações de busca, que me parecem demorar sempre demasiado tempo!...

    Porque é que, pergunto, não se utilizam, por exemplo, golfinhos treinados, ou focas, para este tipo de pesquisas?

    talvez porque em pt não exista, e pedir a outro país demore muito


    mas caiu como o rapaz?

    Comentário


      #3
      acho que estava a testar um barco. era 1 bombeiro de 19 anos.

      Comentário


        #4
        [quote=Pé Leve;1396616]
        Porque é que, pergunto, não se utilizam, por exemplo, golfinhos treinados, ou focas, para este tipo de pesquisas?
        [/quote]

        E existem? Pensava que isso era só ficção. Em que países são usados?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
          acho que estava a testar um barco. era 1 bombeiro de 19 anos.
          O motor soltou-se e ele agarrou-o para não o deixar afundar...Foram os 2 ao fundo...

          Comentário


            #6
            Vi agora no Telejornal

            Comentário


              #7
              Mário Jorge Serra, bombeiro nos Voluntários de Cinfães, de 19 anos, desapareceu ontem de manhã nas águas do rio Douro quando testava o motor de um barco pertencente à corporação, junto à fluvina do Porto Antigo, na margem esquerda do rio. Não há já esperança de o resgatar com vida.


              O jovem, que tem conhecimentos de mecânica, encontrava-se no meio do rio com um colega – um terceiro bombeiro estava na margem – para verificar o funcionamento da embarcação. A certa altura, o motor parou e o jovem bombeiro colocou-se nas traseiras do barco para repor o funcionamento.

              Nessa altura, a hélice começou subitamente a rodar, levantando a proa do bote. “Com a força, a embarcação desestabilizou-se e o Mário ficou preso ao motor, provavelmente mal fixado e já em funcionamento” explicou ao CM José Fernando Silva, o comandante da corporação.

              O bombeiro motorista do bote, que também desempenha as funções de mergulhador na corporação, ainda tentou resgatar o jovem voluntário, mas sem sucesso. Ele e o colega que estava na margem não sofreram ferimentos.

              “Apesar de ele [Mário Serra] saber nadar, com o peso do motor foi tudo muito rápido e afundou-se no rio”, esclareceu José Silva.

              O jovem era voluntário naquela corporação desde os 15 anos e esteve recentemente a trabalhar na construção civil em Espanha. Regressou para ajudar os bombeiros de Cinfães durante a época crítica de Verão, nas brigadas de combate aos incêndios, contou um familiar.

              As buscas foram ontem realizadas por meios dos bombeiros (incluindo dois helicópteros) e Marinha, que fez deslocar ao Douro uma equipa de mergulhadores. As buscas vão prosseguir hoje. O local tem correntes fortes.

              http://www.correiomanha.pt/noticia.a...Canal=10&p=200

              Comentário


                #8
                [quote=Keyser_Soze;1396654]
                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                Porque é que, pergunto, não se utilizam, por exemplo, golfinhos treinados, ou focas, para este tipo de pesquisas?
                [/quote]

                E existem? Pensava que isso era só ficção. Em que países são usados?
                Ficção?...

                Comentário


                  #9
                  Desde já quero dizer que estas situações são sempre trágicas e lamentáveis.

                  Contudo, há uma questão que gostaria de colocar: será que estaria a usar o colete.

                  Já agora, em que situações é que é obrigatório o seu uso?

                  Li que o jovem sabia nadar, mas sendo ele próprio bombeiro, se calhar não deveria uma maior noção do risco? E deste modo, além de precaver-se, dar o exemplo?

                  Cumprimentos.

                  Editado: percebi agora que ele pode ter ficado preso no motor; tal terá sido a causa do desaparecimento. Logo, o meu raciocínio estará incorrecto.
                  Editado pela última vez por poloTDI; 07 June 2007, 17:19.

                  Comentário


                    #10
                    estas situaçoes sao sempre dificeis e lamentaveis

                    mas o douro como ja disseram tem correntes muito fortes, e mesmo ele com coletes nao conseguia aguentar a pressao da agua

                    agora outros meios nunca sao usados porque simplesmente nao existem, o que tambem e de lamentar

                    mas Portugal esta em mare de azar, e a raparigita Inglesa no Algarve que desapareceu, agora e o bombeiro, isto esta mal

                    Comentário


                      #11
                      Exacto.

                      Além da hipótese do rapaz ter ficado preso, a profundidade era de 30 metros, e dava ideia que estavam perto de uma barragem. Ora como tinham dito que fecharam as comportas, era porque o rio tinha corrente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                        Porque é que, pergunto, não se utilizam, por exemplo, golfinhos treinados, ou focas, para este tipo de pesquisas?
                        onde é que isso existe??

                        também nao estou a ver muito bem como é que um golfinho ou foca podia detectar um corpo no meio do rio... através do sonar um cadáver (sem movimento de qualquer tipo) deve ser muito parecido a um calhau... digo eu

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Duro Ver Post
                          onde é que isso existe??

                          também nao estou a ver muito bem como é que um golfinho ou foca podia detectar um corpo no meio do rio... através do sonar um cadáver (sem movimento de qualquer tipo) deve ser muito parecido a um calhau... digo eu
                          Os golfinhos e as focas são animais regularmente treinados para fins bélicos pelas armadas americana e britânica para realizarem tarefas complexas em alto mar, designadamente a localização de alvos, colocação de engenhos, sabotagem, etc...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                            O motor soltou-se e ele agarrou-o para não o deixar afundar...Foram os 2 ao fundo...


                            Desculpem-me lá que história tão mal contada essa.
                            Tenho pena do rapaz, mas estavam 2 homens com ele e nenhum foi capaz de ir ao rio buscá-lo????

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                              O motor soltou-se e ele agarrou-o para não o deixar afundar...Foram os 2 ao fundo...
                              Foi o que ouvi nas noticias também...


                              Desculpem-me a frontalidade, mas não consigo compreender como é que se faz tamanha estupidez...


                              Se cair uma pessoa ao mar, e alguêm saltar logo para a tentar salvar, ainda percebo, é uma vida humana, mas atirar-se ao mar para "salvar um motor" que ainda pesa uns valentes quilos...



                              E já agora, a pessoa tinha colete?

                              E já agora, como é que raio um motor fora-de-borda se solta do barco?

                              Será que como era um teste não o prenderam como deve de ser?




                              Paz á sua alma.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                Os golfinhos e as focas são animais regularmente treinados para fins bélicos pelas armadas americana e britânica para realizarem tarefas complexas em alto mar, designadamente a localização de alvos, colocação de engenhos, sabotagem, etc...
                                Alto mar!!!!
                                Ring a bell???

                                Em rios só temos uma espécie de golfinho (boto) na Amazónia.
                                E como está em extinção ou perigo e é dos mais primitivos não me cheira que consiga ser ensinado e sobreviver..... no Douro.
                                Do lado das focas temos a do lago baical e este tem umas águas tão especiais que duvido que tb se safem noutro lago.
                                De qq maneira não há conhecimentos de treinamento com estes animais... "doces".


                                Agora, tenho estudado o assunto, por motivos de hobby, e existem uns excelentes sonares da humminbird, por exemplo este http://www.humminbird.com/products.asp?ID=964 que por uns 2000 € já tiram imagens a 3D bem profundas e vasculham bem o fundo a 3 D.

                                E provavelmente haverá dispositivos "não civis" ainda melhores e mais específicos apesar de um rio ser muito dificil de "vasculhar".

                                De qq forma comprei um de 600€ pq não pretendo vasculhar o fundo do mar ao pormenor. Basta saber a profundidade e onde andam os peixeinhos.
                                Além do GPS.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se o corpo estiver preso ao motor penso que não será muito difícil de encontrar. (o motor não se deve mexer muito do local se fecharam as comportas)

                                  De qualquer modo é uma morte que acontece num enquadramento ridículo. Devia ser esclarecido se o bombeiro tinha colete, quem instalou o motor e se se tinha habilitações para tal (pode ter sido um curioso na matéria).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por J.R. Ver Post
                                    Alto mar!!!!
                                    Ring a bell???

                                    Em rios só temos uma espécie de golfinho (boto) na Amazónia.
                                    E como está em extinção ou perigo e é dos mais primitivos não me cheira que consiga ser ensinado e sobreviver..... no Douro.
                                    Do lado das focas temos a do lago baical e este tem umas águas tão especiais que duvido que tb se safem noutro lago.
                                    De qq maneira não há conhecimentos de treinamento com estes animais... "doces".


                                    Agora, tenho estudado o assunto, por motivos de hobby, e existem uns excelentes sonares da humminbird, por exemplo este http://www.humminbird.com/products.asp?ID=964 que por uns 2000 € já tiram imagens a 3D bem profundas e vasculham bem o fundo a 3 D.

                                    E provavelmente haverá dispositivos "não civis" ainda melhores e mais específicos apesar de um rio ser muito dificil de "vasculhar".

                                    De qq forma comprei um de 600€ pq não pretendo vasculhar o fundo do mar ao pormenor. Basta saber a profundidade e onde andam os peixeinhos.
                                    Além do GPS.
                                    Conheces, certamente, o Roaz Corvineiro que é comum no Sado (rios e estuários...)! Água salgada, capisce? Coisa que o Boto não tolera, já que o Amazonas é um rio de água doce!...

                                    Há, porém, muita coisa que pode ser ensinado aos golfinhos, ou aos leões marinhos, que eles aprendem facilmente, em que bem podíamos ser pioneiros! Em vez disso preferimos criticar e colocar de parte... Típico.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pe leve nem todas as especies são passiveis de ser domesticadas.
                                      alem disso o roaz como disseste e bem , é de agua salgada, o estuario do sado é agua salgada, e não agua doce.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                        Conheces, certamente, o Roaz Corvineiro que é comum no Sado (rios e estuários...)! Água salgada, capisce? Coisa que o Boto não tolera, já que o Amazonas é um rio de água doce!...
                                        Então???
                                        E o Douro, na zona que estamos a falar, não é doce???
                                        Há, porém, muita coisa que pode ser ensinado aos golfinhos, ou aos leões marinhos, que eles aprendem facilmente, em que bem podíamos ser pioneiros! Em vez disso preferimos criticar e colocar de parte... Típico.
                                        Encantado da vida..... nada contra..... mas se fores à Florida, por exemplo, verás que pioneiros já não seremos.
                                        Mas podemos ser complementares.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mais um caso triste de que há a registar uma morte.

                                          Paz à sua alma.


                                          Sem querer estar a desprestigiar o mérito e abnegação do bombeiro falecido, parece-me (friso parece-me) que houveram procedimentos negligentes, que levaram ao acidente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por polo_TDI Ver Post
                                            Contudo, há uma questão que gostaria de colocar: será que estaria a usar o colete.

                                            Já agora, em que situações é que é obrigatório o seu uso?
                                            O colete não é obrigatório estar vestido excepto em motas de água.
                                            É o bom senso que nos deve dizer qd numa outra embarcação deveremos vestir.

                                            Isso passa por um conjunto de factores que vão desde o estado do mar até com quem vamos na embarcação e ao tipo de embarcação e ser dia ou noite.

                                            Se cairmos ao mar e soubermos nadar e existir alguém que saiba manobrar a mesma podemos não envergar o colete, por exemplo.

                                            Aqui houve um manifesto azar, ficar preso ao motor, conjugado com algum facilitismo na montagem do motor. Parece-me.

                                            Como em qq acidente... foi um acumular de erros-azares.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por J.R. Ver Post
                                              O colete não é obrigatório estar vestido excepto em motas de água.
                                              É o bom senso que nos deve dizer qd numa outra embarcação deveremos vestir.

                                              Isso passa por um conjunto de factores que vão desde o estado do mar até com quem vamos na embarcação e ao tipo de embarcação e ser dia ou noite.

                                              Se cairmos ao mar e soubermos nadar e existir alguém que saiba manobrar a mesma podemos não envergar o colete, por exemplo.

                                              Aqui houve um manifesto azar, ficar preso ao motor, conjugado com algum facilitismo na montagem do motor. Parece-me.

                                              Como em qq acidente... foi um acumular de erros-azares.
                                              Já para não falar no excesso de confiança/total falta de conhecimento sobre, de conseguir agarrar um motor daqueles...


                                              É isso a mim que não me cabe na cabeça...




                                              Eu se vir uma TV a cair de um prédio não a vou tentar agarrar...

                                              Comentário


                                                #24
                                                "Nessa altura, a hélice começou subitamente a rodar, levantando a proa do bote. “Com a força, a embarcação desestabilizou-se e o Mário ficou preso ao motor, provavelmente mal fixado e já em funcionamento” explicou ao CM José Fernando Silva, o comandante da corporação."

                                                Pelo que diz aqui, ele nao tentou agarrar o motor, mas estaria já preso de alguma forma a ele.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  as pessoas têm uma imaginaçao muito fértil!!!

                                                  vem logo na primeira noticia que ele ficou preso ao motor e insistem que ele se agarrou!!!!!

                                                  o facto a investigar é porque é que o motor se soltou da embarcaçao... como estava a fazer reparaçoes é natural que tivesse umas peças soltas ou mal colocadas mas daí a cair....

                                                  enfim, correu mal.

                                                  quanto aos golfinhos, desculpa lá Pé Leve mas continua a parecer mais ficçao cientifica, wishful thinking que outra coisa... eles podem ser muito inteligentes e tal, mas para as tarefas que tu propoes... nao me parece.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X