Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suporte Basico de Vida

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Suporte Basico de Vida

    Pois é pessoal.. estava ha pouco a responder a um post sobre um pequeno acidente de um outro utilizador aqui do forum e falava-se na falta de ajuda voluntaria neste tipo de situações..

    Afinal, quais serão as causas? egocentrismo? uma sociedade cada vez mais insensivel?

    Nao saber como ajudar?

    Eu devido á minha profissão tive "direito" na empresa a uma formação de 2 semanas e meia de Suporte Basico de Vida.. o que posso dizer é isto, deveria ser obrigatoria para TODOS.. sem exceções

    A vantagem numa situação de socorro é tremenda.. em varios tipos de situaçoes..desde como saber "falar" com uma vitima, tratar queimaduras, ferimentos ligeiros a saber reagir em caso de ter de se lidar com um vitima de AVC, paragem cardio-respiratoria, procedimentos, prioridades, muita coisa mesmo..

    Eu não sei fazer uma sondagem aqui no forum.. mas gostava de saber quantos de nós tem algum tipo de ensinamentos deste genero aqui no forum..
    Os paises mais desenvolvidos são onde o acesso é estes pequenos cursos é mais vulgar..
    Parece-me interessante e muito importante..

    Cumps a todos

    #2
    tive formação em SBV na escola e no dia 12 vou reciclar conhecimentos. o hospital onde trabalho está a fazer a formação e é obrigatória.

    Comentário


      #3
      O curso que tirei, tb englobava formaçao em SBV...muito interessante alias e util...se nao nos eskecermos entretanto claro....

      Comentário


        #4
        Deviam ser mais frequentes, senão obrigatórios estes cursos.
        Onde trabalho só os chefes de departamento e 2 ou 3 funcionarios, é que tiveram direito a um destes cursos...

        Ou seja, em caso de urgencia vamos chamar um chefe...

        Posso ter alguns conhecimentos nessa área mas porque me interessei em saber mais...

        Comentário


          #5
          Eu tive, ainda há uns dias, exame de Emergência Médica.

          Onde basicamente aprendi o SBV e mais umas coisas...

          É bastante útil e interessante. Pode dar jeito em qualquer altura.

          Comentário


            #6
            Devido a termos um plano de segurança, tive formação de primeiros socorros, entretanto repetida.

            Devia ser obrigatória, nem que fosse uma versão mais "leve", quando se tira a carta, dadas as probabilidades de se ter de intervir alguma vez.

            Mas confesso que não sei se conseguiria fazer tudo bem, mas provavelmente é bem melhor que nada.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Paulo Alexandre Ver Post
              Devido a termos um plano de segurança, tive formação de primeiros socorros, entretanto repetida.

              Devia ser obrigatória, nem que fosse uma versão mais "leve", quando se tira a carta, dadas as probabilidades de se ter de intervir alguma vez.

              Mas confesso que não sei se conseguiria fazer tudo bem, mas provavelmente é bem melhor que nada.
              Um P.S.S. correcto?

              Comentário


                #8
                O essencial do SBV é avaliar se a vítima está a respirar ou não.

                Chamar o 112...

                e se for necessário, fazer as 30 compressões e as 2 ventilações, alternadamente.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por glx Ver Post
                  Pois é pessoal.. estava ha pouco a responder a um post sobre um pequeno acidente de um outro utilizador aqui do forum e falava-se na falta de ajuda voluntaria neste tipo de situações..

                  Afinal, quais serão as causas? egocentrismo? uma sociedade cada vez mais insensivel?

                  Nao saber como ajudar?

                  Eu devido á minha profissão tive "direito" na empresa a uma formação de 2 semanas e meia de Suporte Basico de Vida.. o que posso dizer é isto, deveria ser obrigatoria para TODOS.. sem exceções

                  A vantagem numa situação de socorro é tremenda.. em varios tipos de situaçoes..desde como saber "falar" com uma vitima, tratar queimaduras, ferimentos ligeiros a saber reagir em caso de ter de se lidar com um vitima de AVC, paragem cardio-respiratoria, procedimentos, prioridades, muita coisa mesmo..

                  Eu não sei fazer uma sondagem aqui no forum.. mas gostava de saber quantos de nós tem algum tipo de ensinamentos deste genero aqui no forum..
                  Os paises mais desenvolvidos são onde o acesso é estes pequenos cursos é mais vulgar..
                  Parece-me interessante e muito importante..

                  Cumps a todos
                  Concordo que a população deveria ter formação a vários níveis, no sentido de ajudar de alguma maneira que necessite a determinado momento de assistencia...

                  ...não esquecer no entanto que NEM SEMPRE a ajuda a prestar deve ser do tipo "fisico" que envolva o mexer na vitima....

                  ...A maior parte dos supostos auxílios realizados de boa fé é realizada por pessoas sem formação, ou com má formação, ou com má pratica, o que resulta quase sempre em danos, ou no agravar de danos á vitima..

                  O acto de ajudar é um conjunto de procedimentos, desde a recolha de informações sobre a vitima, (local de ocorrencia, circunstacias de ocorrência), ao comunicar devidamente a quem de direito essas informações, e mesmo o de proteger o local da ocorrência das vitimas...

                  -Nem todas as pessoas poderão ter o mesmo tipo de formação( formação diferenciada)...

                  -Nem todas as pessoas saberão aplicar procedimentos "complexos" ( aplicação diferenciada)

                  Mas todas as pessoas deverão saber o que fazer para REALMENTE ajudar uma vitima, saber a QUEM comunicar, COMO comunicar, E o QUE comunicar..

                  A ordem deve ser sempre, COMUNICAR, PROTEGER e somente no fim INTERVIR directamente sobre a vitima....

                  --Ter em consideração todos estes pontos, saber avaliar em condições de stress os paramentros correctos, e actuar correctamente é dificil, por isso é conveniente manter a intervenção directa sobre vitimas ao minimo possível, e deixar para quem de direito ( bombeiros socorristas certificados, enfermeiros, médicos...) os procedimentos necessários...


                  Tive 1 ano de formação em socorrismo....
                  Tenho o cerificado actualizado...
                  Tenho muita formação teorica sobre os estados de choque, e o meu trabalho está relacionado com conhecimento medico ( não de intervenção e acção),E não me concidero com formação suficiente para intervir "médicamente" sobre uma vitima...

                  Todos os cidadão deverão ser formados para intervir CIVICAMENTE ( logisticamente) em casos de socorro..
                  ..mas a ajuda directa sobre as vitimas não é para todos, e a qualidade da formação e do treino, é essencial nestas circunstancias

                  Muitos "cursos" ou "acções de formação certificada" que no fim de umas horas, ou poucos dias emitem um papel que "certifica" o detentor como socorrista... tais são na realidade basicamente inuteis como cursos de intervenção de socorro sobre vitimas, mas pelo menos dão alguns conceitos básicos do que é o PROCESSO de socorro....

                  falando por mim, sempre que possível, deixo para quem sabe mais, e limito-me a realizar os procedimentos que de certeza irão ajudar a vitima: Comunicar(112), Proteger( o local e a vitima), Informar(médicos infermeiros bombeiros...), e por fim intervir...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BrunoRo Ver Post
                    Um P.S.S. correcto?
                    Traduz lá isso

                    Comentário


                      #11
                      eu devia ter feito isso mas baldei me:p

                      Comentário


                        #12
                        Fiz formação em Socorrismo, por vontade própria, na Cruz Vermelha Portuguesa! Acho que devia ser obrigatório no ensino, considero muito mais importante do que, por exemplo, a disciplina de Área Projecto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Paulo Alexandre Ver Post
                          Traduz lá isso
                          Um Plano de Segurança e Saude...Penso que te referias a isto...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                            Concordo que a população deveria ter formação a vários níveis, no sentido de ajudar de alguma maneira que necessite a determinado momento de assistencia...

                            ...não esquecer no entanto que NEM SEMPRE a ajuda a prestar deve ser do tipo "fisico" que envolva o mexer na vitima....

                            ...A maior parte dos supostos auxílios realizados de boa fé é realizada por pessoas sem formação, ou com má formação, ou com má pratica, o que resulta quase sempre em danos, ou no agravar de danos á vitima..

                            O acto de ajudar é um conjunto de procedimentos, desde a recolha de informações sobre a vitima, (local de ocorrencia, circunstacias de ocorrência), ao comunicar devidamente a quem de direito essas informações, e mesmo o de proteger o local da ocorrência das vitimas...

                            -Nem todas as pessoas poderão ter o mesmo tipo de formação( formação diferenciada)...

                            -Nem todas as pessoas saberão aplicar procedimentos "complexos" ( aplicação diferenciada)

                            Mas todas as pessoas deverão saber o que fazer para REALMENTE ajudar uma vitima, saber a QUEM comunicar, COMO comunicar, E o QUE comunicar..

                            A ordem deve ser sempre, COMUNICAR, PROTEGER e somente no fim INTERVIR directamente sobre a vitima....

                            --Ter em consideração todos estes pontos, saber avaliar em condições de stress os paramentros correctos, e actuar correctamente é dificil, por isso é conveniente manter a intervenção directa sobre vitimas ao minimo possível, e deixar para quem de direito ( bombeiros socorristas certificados, enfermeiros, médicos...) os procedimentos necessários...


                            Tive 1 ano de formação em socorrismo....
                            Tenho o cerificado actualizado...
                            Tenho muita formação teorica sobre os estados de choque, e o meu trabalho está relacionado com conhecimento medico ( não de intervenção e acção),E não me concidero com formação suficiente para intervir "médicamente" sobre uma vitima...

                            Todos os cidadão deverão ser formados para intervir CIVICAMENTE ( logisticamente) em casos de socorro..
                            ..mas a ajuda directa sobre as vitimas não é para todos, e a qualidade da formação e do treino, é essencial nestas circunstancias

                            Muitos "cursos" ou "acções de formação certificada" que no fim de umas horas, ou poucos dias emitem um papel que "certifica" o detentor como socorrista... tais são na realidade basicamente inuteis como cursos de intervenção de socorro sobre vitimas, mas pelo menos dão alguns conceitos básicos do que é o PROCESSO de socorro....

                            falando por mim, sempre que possível, deixo para quem sabe mais, e limito-me a realizar os procedimentos que de certeza irão ajudar a vitima: Comunicar(112), Proteger( o local e a vitima), Informar(médicos infermeiros bombeiros...), e por fim intervir...
                            concordo que nem sempre seja fácil a abordagem à vitima, mas com um ano de formação não te achas apto a ajudar uma vitima?!
                            não falo de SAV, nem de se armar em herói, mas sim de fazer algo (que de certeza sabes) para ajudar alguem?!
                            penso que estás a ser prudente demais

                            tive no ano passado SBV (e mais umas coisitas), mas por na altura estar em fase de transição para o novo algoritmo - ou ate já existia o novo, não me lembro bem - só aprendi o algoritmo antigo
                            felizmente nunca precisei de usar o que aprendi

                            só no 4° ano vou ter SAV

                            Comentário


                              #15
                              Tenho conhecimentos teoricos e infelizmente já os pus em pratica algumas vezes..intra e extra-hospitalar..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                O essencial do SBV é avaliar se a vítima está a respirar ou não.

                                Chamar o 112...

                                e se for necessário, fazer as 30 compressões e as 2 ventilações, alternadamente.

                                Não são 30 para 2.
                                São 15 para 2 se o ressuscitador estiver sozinho e 5 para 1 se tiver ajuda.

                                Também tive um curso de SBV numa cadeira e tenho muita curiosidade em suporte avançado.. com calma lá irei.

                                Também acho que seria benéfico esse tipo de formação para todos, a nível do ensino secundário.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu se vir alguem todo partido a minha formação é chamar o 112...e já não se podem queixar

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
                                    Não são 30 para 2.
                                    São 15 para 2 se o ressuscitador estiver sozinho e 5 para 1 se tiver ajuda.

                                    Também tive um curso de SBV numa cadeira e tenho muita curiosidade em suporte avançado.. com calma lá irei.

                                    Também acho que seria benéfico esse tipo de formação para todos, a nível do ensino secundário.
                                    Tenho que te contrariar!!!

                                    Há quanto tempo tiveste?

                                    O ano passado mudaram o algoritmo!!

                                    Provou-se que é muito mais eficaz manter compressões do que ventilações.

                                    Por isso, agora, são 30 compressões e 2 ventilações!!

                                    A minha professora é médica do INEM.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                      concordo que nem sempre seja fácil a abordagem à vitima, mas com um ano de formação não te achas apto a ajudar uma vitima?!
                                      não falo de SAV, nem de se armar em herói, mas sim de fazer algo (que de certeza sabes) para ajudar alguem?!
                                      penso que estás a ser prudente demais

                                      tive no ano passado SBV (e mais umas coisitas), mas por na altura estar em fase de transição para o novo algoritmo - ou ate já existia o novo, não me lembro bem - só aprendi o algoritmo antigo
                                      felizmente nunca precisei de usar o que aprendi

                                      só no 4° ano vou ter SAV
                                      Sim, de facto quando disse que não me sentia totalmente apto a realizar o procediemento "médico" estava a falar em SAV e equivalentes...

                                      Eu seria o ultimo da fila a oferecer-me para entubar quem quer que fosse!!
                                      Uma coisa é ter realizado o procedimento com toda a calma em situações controladas, outra é numa situação de real emergencia....

                                      Evidentemente que no socorro imediato "basico" me sinto mais do que capaz para o realizar, ou mesmo o socorro avançado, se não existisse mais niguem para o fazer. Teria os conhecimentos, a formação, e o sangue frio para o fazer, mas a experiencia conta muito, a rotina de procedimentos é essencial para evitar danos na vitima, e esta rotina não a tenho, e é aqui muitas vezes que reside o risco...na falta de melhor, e depois de avaliada e confirmada a necessidade de realizar o procedimento, fazia-o, mas sou um forte adepto do limitar a intervenção da minha parte ao minimo possivel, deixando estas intervenções mais profundas para quem de direito......

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                        Tenho que te contrariar!!!

                                        Há quanto tempo tiveste?

                                        O ano passado mudaram o algoritmo!!

                                        Provou-se que é muito mais eficaz manter compressões do que ventilações.

                                        Por isso, agora, são 30 compressões e 2 ventilações!!

                                        A minha professora é médica do INEM.
                                        Então não há nada a discutir... foi há 3 anos... e como não tenho praticado LOL. Já agora há distinção entre reanimador sozinho e com acompanhante em termos de proporção?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por paio pires Ver Post
                                          eu devia ter feito isso mas baldei me:p
                                          ENORME erro..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tirei o curso de formação de socorrista da CVP.
                                            Sempre que posso ajudo mas muitas vezes não é comodo transportar luvas e pocket mask...
                                            Nunca esquecer a segurança do socorrista!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                              Sim, de facto quando disse que não me sentia totalmente apto a realizar o procediemento "médico" estava a falar em SAV e equivalentes...

                                              Eu seria o ultimo da fila a oferecer-me para entubar quem quer que fosse!!
                                              Uma coisa é ter realizado o procedimento com toda a calma em situações controladas, outra é numa situação de real emergencia....

                                              Evidentemente que no socorro imediato "basico" me sinto mais do que capaz para o realizar, ou mesmo o socorro avançado, se não existisse mais niguem para o fazer. Teria os conhecimentos, a formação, e o sangue frio para o fazer, mas a experiencia conta muito, a rotina de procedimentos é essencial para evitar danos na vitima, e esta rotina não a tenho, e é aqui muitas vezes que reside o risco...na falta de melhor, e depois de avaliada e confirmada a necessidade de realizar o procedimento, fazia-o, mas sou um forte adepto do limitar a intervenção da minha parte ao minimo possivel, deixando estas intervenções mais profundas para quem de direito......
                                              ok, parece que estamos em sintonia
                                              tinha lido o texto na diagonal e não fiquei com essa ideia

                                              outra alteração no novo algoritmo é o facto de agora, já não se ir à procura de sinais de circulação
                                              e tmb não ser preciso percorrer a linha costal com o dedo anelar e bla bla bla. parece que agora é mais a olho (entre os mamilos)
                                              lol

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mais ninguém que tenha conhecimentos de SBV?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Por acaso vou reciclar o meu curso de SBV para a semana..

                                                  Mas estou à espera é do curso de SAV..nunca mais tenho vaga..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
                                                    Por acaso vou reciclar o meu curso de SBV para a semana..

                                                    Mas estou à espera é do curso de SAV..nunca mais tenho vaga..
                                                    O meu curso vai um pouco além do SBV. Mas não chega nem aos calcalhares do suporte avançado de vida.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      je have SBV... na fabrica tem ajudado mais nas partes dos curativos, quando eu pensava k a agua oxigenada e o álcool faziam milagres não há nada como o soro fisiológico para resolver o assunto! espero nunca ter de intervir em fracturas ou paragem cardio-respiratória... era sinal que tudo estava bem.

                                                      o curso teve a duração de 10 horas misturadas entre teórica e pratica, foi um enfermeiro do hospital de vila do conde o formador..

                                                      ah, depois do curso semanalmente revejo o livro teórico para que não caia nada em esquecimento.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
                                                        Então não há nada a discutir... foi há 3 anos... e como não tenho praticado LOL. Já agora há distinção entre reanimador sozinho e com acompanhante em termos de proporção?
                                                        O que me ensinaram na Cruz Vermelha é que quando são dois, um faz as 30 compressões e o outro as 2 ventilações. Quando o que faz as compressões estiver cansado, trocam de funções.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já agora, alguém aqui já fez o curso de TAT (tripiulante de ambulância de transporte)? Eu em princípio vou fazer no mês que vem, e depois começo a fazer turnos nas ambulâncias...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                                                            Já agora, alguém aqui já fez o curso de TAT (tripiulante de ambulância de transporte)? Eu em princípio vou fazer no mês que vem, e depois começo a fazer turnos nas ambulâncias...
                                                            não tenho essa formação apesar de andar muitas vezes a transportar doentes de um hospital pra outro

                                                            a partir de hoje tou mais apta pra fazer SBV. já sei as guidelines de 2006!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X